O Espírito Santo nos faz encontrar nas coisas deste mundo mais do que nós buscamos nelas.
É completamente normal que nos agradem as coisas da terra, que nos atraiam as coisas deste mundo, porque Deus as criou para que as desfrutemos (ITm 6,17). Se não fosse assim, morreríamos de angústia e não poderíamos suporta esta vida.
A atração das coisas é um sinal maravilhoso, e a variedade deste mundo, repleto de coisas agradáveis, é um reflexo de inesgotável formosura de Deus.
O atrativo que sentimos pelo prazer que nos proporcionam as coisas desta terra nos diz que existem a vida e a esperança, que vale a pena ter nascido, que existe a beleza e que existe o bem; em definitivo, que existe Deus.
O problema é que às vezes nos confundimos, e isso é causa de muitas tristezas. Porque as coisas são simplesmente criaturas de Deus que refletem um pouquinho de sua beleza; mas que elas e infinitamente melhor que as coisas.
No entanto as coisas nos enganam, e ás vezes nos confundimos crendo que são eternas, e chegamos a adorá-las como se fossem nosso Deus.
O problema na realidade não são as coisas deste mundo, e sim nossa debilidade, nossa pequenez, nossa obscuridade que nos cega.
Nós esquecemos que nas criaturas temos de descobrir o Senhor infinitamente belo que se reflete nelas. Esquecemos que fomos criados para ele, e não para as coisas que são obras de suas mãos e só manifestam gota de sua beleza.
Peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a transcender as coisas, que possamos nos deter nelas com alegrias, mas encontramos nelas o Criador, como o fazia São Francisco de Assis, cheio de alegria.
Venha, Espírito Santo, e ajude-me a reconhecer Jesus ressuscitado no meio de meus cansaços, de minhas preocupações, no meio das angústias do povo. Porque ele sempre permanece. Ajude-me a reconhece-lo glorioso, cheio de vida, repleto de força, revestido de luz celestial. Com um toque de sua graça, desperte o meu coração para que o louve, para que me encha de admiração diante de seu rosto precioso. Derrame em meu interior desejos de buscar Jesus, para que o amando, encontre-o em cada coisa. Faça com que me deslumbre com sua luz esplêndida para que não me dominem as obscuridades do mundo. Abra a minha vida inteira, Espírito Santo, para que Jesus possa toma-la com o poder de sua ressurreição. Renove minha existência com um pouco dessa vida plena de Jesus ressuscitado, para que eu também possa viver como um ressuscitado.
Amém.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández
Nenhum comentário:
Postar um comentário