Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



quinta-feira, 24 de julho de 2014

Vinde Espírito Santo


        Como o Espírito Santo transforma nosso comportamento? Ele o faz com a ajuda de nossa cooperação, porque ele quer que também sejamos ativos em nosso crescimento.
         O desenvolvimento das virtudes requer algumas renúncias. Por exemplo, para aprendermos a ser pacientes, }às vezes temos de renunciar a dizer algumas coisas, ou a queixar-nos, ou a maltratar os outros; para sermos humildes às vezes precisamos renunciar a falar de nós mesmos; para sermos generosos temos de renunciar a alguns bens.
          Cada vez que dizemos não a algo inconvenientemente (um amor proibido, uma experiência perigosa, alguma coisa indevida), fica-nos um vazio, uma espécie de buraco interior que reclama. Mas com que se enche esse vazio para que se transforme em algo positivo?
          Na realidade, o simples fato de renunciar a algo que não é bom já deveria fazer-nos sentir nobres e serenos com nossa consciência. Mas isso pode ser só orgulho, uma necessidade de aparecer, o desejo de se sentir importante, ou uma forma de se cuidar para evitar problemas. Então, isso não faz senão deixar-nos na superficialidade.
         O único que enche o vazio é o amor. Renunciar quando é necessário, mas por amor, realmente por amor. Então sim é que uma renúncia nos deixa uma sensação de ter aprofundado na vida.
         Nenhuma virtude vale a pena se não está impregnada de amor. Por isso uma pessoa austera e sacrificada, sem amor, não é mais que um egoísta ou um vaidoso. Contempla-se a sim mesmo e agrada-lhe sentir-se mais perfeito que outros. Isso não é profundidade, porque a pessoa permanece no nível superficial da vaidade. Mas só o Espírito Santo pode nos dar o amor que não temos e, por isso, antes de qualquer esforço, é necessário invocá-lo e pedir-lhe insistentemente que derrame a força do amor em nosso interior.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Nenhum comentário:

Postar um comentário