Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

A adoração a Deus nos faz crescer como pessoa
 
O pecado original, dentro de nós, é como um defeito de fabricação. Muitas pessoas, ao comprarem um carro novo, percebem logo que ele apresenta defeito e o levam à oficina especializada; devido ao grande trabalho que têm acabam devolvendo o carro para a revendedora. Aquele carro já veio com defeito de fabricação, não por nossa culpa nem porque dirijamos mal, mas porque o defeito já existia.

Há uma criatura dentro de nós que só nos dá trabalho: a Palavra de Deus a chama de "homem velho". Na verdade somos nós mesmos, mas, uma vez agraciados pelo Senhor, recebemos a efusão do Espírito Santo e um "homem novo" vai se formando dentro de nós.

Uma transformação vai acontecendo, porém, o "homem velho" continua a existir. Ele nos dá trabalho porque tem "defeito de fabricação", "de nascença". Viemos com um "defeito de fabricação" que se chama pecado original e, é justamente por causa desse pecado que, sem desejarmos, há em nós uma indisposição para adorar.

Às vezes você fica atrapalhado ou com vergonha pelo fato de não conseguir fazer adoração e faz de tudo para que as outras pessoas não saibam que sente essa dificuldade.

Só que infelizmente isso é algo natural, que acontece por causa desse "defeito de fabricação" que temos: o pecado original.

Nossa adoração diante de Deus nos torna mais gente, nos faz mais criaturas humanas, nos faz crescer como pessoa. Quanto mais nos aproximamos de Deus, tanto mais nos tornamos criaturas mais sensíveis e humanas. Por isso Ele nos deu a graça de podermos adorá-Lo.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


Não se pode criar experiências. É preciso passar por ela.
John Dryden.

Dia a dia com a Misericórdia


E DISSE JESUS:
Desejo que haja em vós mais fé nos momentos presentes. Que grandes alegrias Me traz a fidelidade (...) nas mínimas coisas (D. 352).

Encontro diário com Deus


                 Quando uma pobre alma sem virtudes, sem merecimentos adquiridos, mas que reconhece o seu estado e o confessa ingenuamente, se aproxima de Nosso Senhor e Lhe fala com a simplicidade e o abandono de um filho para com sua mamãe, outra coisa não o impele senão a doçura da intimidade. Ousaria acaso falar assim de coração aberto na presença de testemunhas? Não; ela ouviu Jesus segredar-lhe: "Vinde a Mim, vós que estais acabrunhados e Eu vos aliviarei" (Mt 11,28). Acercou-se então, e, no segredo, deixou expandir-se o coração, num tocante abandono.
                  É esse convite, suave e íntimo, que nos chama à Comunhão; sem ele, jamais teríamos coragem de nos aproximar da Santa Mesa, pois a graça de preparação à Comunhão é uma graça de confiança e não uma graça de exame, nem mesmo uma graça de oração. Essas disposições são boas, não há dúvida, mas a verdadeira preparação é ter confiança nestas palavras: "vinde, sou o Deus de vosso coração, não temais".
E esta preparação honra muito mais a Deus do que se vos lançásseis por terra, sem ânimo.
Flores da Eucarístia, São Pedro Julião Eymard

28 de fevereiro

Nossa Senhora das Dores
Rogai por nós

Maria Santíssima não pensou em si mesma, mas em seus filhos, que somos nós e, por causa de nossa salvação, aceitou suas dores e, o que era para ela mais custoso e se lhe tornava mais doloroso, a vida de seu próprio Filho Jesus.
Se pensássemos um pouco menos em nós mesmos e um pouco mais nos outros, menos em nossas necessidades do que nas necessidades dos que nos rodeiam, menos em nossas dores e sofrimentos, em nossos gostos e conveniências, do que no que vemos em nossos próximos, seríamos os salvadores deles e merecedores da vida eterna.

Como testemunha de Jesus Cristo, Maria nos compromete a ser luz do mundo e sal da terra.

O Evangelho comentado cada dia

2ª Semana da Quaresma
Lc 16,19-31


                               Esta parábola nos recorda a importância da solidariedade humana. Nós, que sentimos filhos de Deus somos, consequentemente, irmãos. E não fica bem deixar que sejam os cães os que se aproximam para lamber as chagas dos irmãos. Não é uma boa ideia construir muros para proteger nosso bem-estar contra o avanço dos pobres. Não é uma boa ideia que muitos passem necessidade, enquanto nós esbanjamos. Que não aconteça que alguma vez, ao despertamos deste sonho, descubramos que se transformaram as situações e experimentemos, em nossa própria carne o que hoje fazemos aos nossos irmãos.

Evangelho do dia

Evangelho (Lucas 16,19-31)

Quinta-Feira, 28 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’
30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santos Romão e Lupicino

28 de Fevereiro

Santos Romão e Lupicino São Romão entrou para a vida religiosa com 35 anos, na França, onde nasceram os dois santos de hoje. Ele foi discernindo sua vocação, que o deixava inquieto, apesar de já estar na vida religiosa. Ao tomar as constituições de Cassiano e também o testemunho dos Padres do deserto, deixou o convento e foi peregrinar, procurando o lugar onde Deus o queria vivendo.

Indo para o Leste, encontrou uma natureza distante de todos e percebeu que Deus o queria ali.

Vivia os trabalhos manuais, a oração e a leitura, até o seu irmão Lupicino, então viúvo, se unir a ele. Fundaram então um novo Mosteiro, que se baseava nas regras de São Pacômio, São Basílio e Cassiano.

Romão tinha um temperamento e caminhada espiritual onde com facilidade era dado à misericórdia, à compreensão e tolerância. Lupicino era justiça e intolerância. Nas diferenças, os irmãos se completavam, e ajudavam aos irmãos da comunidade, que a santidade se dá nessa conjugação: amor, justiça, misericórdia, verdade, inspiração, transpiração, severidade, compreensão. Eles eram iguais na busca da santidade.

O Bispo Santo Hilário ordenou Romão, que faleceu em 463. E em 480 vai para a glória São Lupicino.

Santos Romão e Lupicino, rogai por nós!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

Quaresma, tempo da graça de Deus
 
Chegamos à Quaresma: o tempo da graça, a hora da salvação. Para Deus não há casos perdidos. Não há situações sem solução. Para Deus não tem "sucata" e muito menos "lata de lixo".

Tenha certeza de que a Quaresma é o tempo da oportunidade e da chance para todos. Basta acolher a hora da graça. E a hora da graça é agora. Mais uma vez, Dom Alberto preparou o Retiro Popular da Quaresma. Neste ano de 2013, ele é apresentado num belíssimo livro com o título: ''A quem iremos, Senhor?'' Estou recomendando-o especialmente a você. Ele será, para todos nós, um excelente ''livro de receita'', porque o Arcebispo de Belém (PA) nos apresenta propostas muito concretas para fazermos este caminho e acolher a hora da graça do Senhor para nossa vida.

Bom caminho! Vamos juntos, do jeito de Maria!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


No banquete da vida a amizade é o pão, e o amor é o vinho.
Paolo Mantegazza

Dia a dia com a Misericórdia



E DISSE JESUS:
Minha filha, o teu coração é o Meu repouso e o Meu agrado. Nele encontro tudo o que Me nega um tão grande número de almas (D. 339).

Encontro diário com Deus


              Vossa fraqueza e indigência espirituais devem constituir o fundamento de vossa humildade. Resignai-vos suavemente à vossa incapacidade, o que produzirá uma doce paz, pela qual vos unireis a Deus. Aliás, a perfeição seria agradecer-Lhe a vossa miséria, que glorifica as suas inefáveis grandezas, e, diante das menores graças, bendizer a Deus, considerando-as favores grandiosos que Ele vos concede apesar de vossa indignidade.
              Nosso Senhor nos deixa na condição que nos é própria e nos manifesta o nosso nada, que devemos contemplar serenamente e lho oferecer, por entre ações de graças. Deus não se recusará a lançar-lhe o seu olhar, enviar-lhe um belo raio que o faça produzir ao menos uma pequenina flor, ou algumas espigas, que os anjos recolherão nos celeiros do Céu.
 O Profeta dizia e o Sacerdote repete cada manhã: "Por que estás triste, ó minha alma, e porque te pertubas? Espera em Deus (Sl 42,5).
           Eis a resposta, eis o remédio: mansidão, esperança e confiança na misericórdia dAquele que não abandona criatura alguma saída de suas mãos, pois a todas criou no seu amor para os seus desígnios de amor.
Flores da Eucarístia, São Pedro Julião Eymard

27 de fevereiro

Maria, rogai por nós

Maria estava inundada do amor de Deus, porém não quis guardá-lo para si, mas quis enriquecer-nos com esse amor divino.
Toda a alegria da vida finca suas riquezas no fato de que nos vê repletos do amor de Deus e, quanto mais amarmos a Deus, maior será sua alegria.
Se devemos amar a Deus para agradar a nosso Pai celestial, também devemos fazê-lo para agradar a nossa Mãe bondosa. Façamos, pois as coisas não tanto por um mero sentido do dever, mas principalmente por amor a Deus, para agradar a Deus e à Santíssima Virgem.

Maria não se fechou em si mesma; viveu para seu Filho e para os seguidores dEle antes e depois da Ascensão.

O Evangleho comentado cada dia

2ª Semana da Quaresma
Mt 20,17-28


                         Jesus está subindo para Jerusalém. Os discípulos imaginam que lá haverá luta, mas que o triunfo está próximo. Todavia o triunfo que os discípulos esperam não é aquele que Jesus avista. Por isso, a mãe dos Zebedeus pede os primeiros lugares para seus filhos. Com isso os outros discípulos ficam incomodados. Na realidade saboreavam já as delícias desse cálice. Ficaram assustados quando Jesus terminou seu discurso dizendo que havia vindo para "dar sua vida". Não contavam com isso. Esse modo de proceder não se ajustava às expectativas de cada um. Faltava-lhes ainda muito a aprender.

Evangelho do dia

Evangelho (Mateus 20,17-28)

Quarta-Feira, 27 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Gabriel das Dores

27 de Fevereiro

São Gabriel das Dores Nascido a 1838 em Assis, na Itália, dentro de uma família nobre e religiosa, recebeu o nome de batismo Francisco, em homenagem a São Francisco.

Na juventude andou desviado por muitos caminhos, e era dado a leitura de romances, festas e danças. Por outro lado, o jovem se sentiu chamado a consagrar-se totalmente a Deus, no sacerdócio ministerial. Mas vivia 'um pé lá, outro cá'. Ou seja, nas noitadas e na oração e penitência.

Aos 18 anos, desiludido, desanimado e arrependido, entrou numa procissão onde tinha a imagem de Nossa Senhora. Em meio a tantos toques de Deus, ouviu uma voz serena, a voz da virgem Maria, que dizia que aquele mundo não era para ele, e que Deus o queria na religião.

Obediente a Santíssima Virgem, na fé, entrou para a Congregação dos Padres Passionistas. Ali, na radicalidade ao Evangelho, mudou o nome para Gabriel, e de acordo também com a sua devoção a Nossa Senhora, chamou-se então: Gabriel da Dores.

Antes de entrar para a Congregação, já tinha a saúde fraca, e com apenas 23 anos partiu para a glória, deixando o rastro da radicalidade em Deus.

Em meios as dores, São Gabriel viveu o santo Evangelho.

São Gabriel das Dores, rogai por nós!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

Não seja indiferente à misericórdia do Senhor
 
Quantas pessoas você conhece que estão perto de você e que se tornaram desprezíveis aos olhos dos outros? Talvez o seu pai, que já aprontou de tudo, ou o seu irmão ou seu marido, ou talvez aqueles que estejam envolvidos no mundo das drogas ou da prostituição. Deus está de olho nessas pessoas. E se essa pessoa for você, o Senhor está de olho em você também. Se você for uma pessoa desprezível, Deus quer curá-lo!

Os judeus, quando viam um eunuco ou um cobrador de impostos, escarravam no chão para demonstrar seu desprezo. Você pode se reprovar, desprezar-se, a sociedade pode lhe desprezar também, mas Jesus nunca o desprezará. O coração de Deus vai ao encontro das misérias das pessoas, e assim, vemos a misericórdia de Deus acontecer.

A união da miséria humana somada ao coração de Deus, cheio de amor, resulta na misericórdia. Ela supera todo o nosso entendimento. Não é possível entendê-la, basta que a acolhamos e aceitemos Sua misericórdia.

A única coisa que contraria a misericórdia divina é a oposição humana, porque assim a pessoa fica neutra e a misericórdia não tem como atingi-la. Então, em primeiro lugar, não se neutralize, ou seja, não se torne indiferente, abra a "guarda" para a misericórdia do Senhor. E, pelo amor de Deus, não despreze ninguém, não julgue que alguém não é merecedor dessa misericórdia!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


Quem não evita as faltas pequenas, pouco a pouco cai nas grandes.
Perilo Gomes

Dia a dia com a Misericórdia



E DISSE JESUS:
Embora a Minha grandeza seja inconcebível, convivo somente com os pequeninos - exijo de ti a infância espiritual (D. 332).

Encontro diário com Deus


                A confiança é necessária à oração. Ela nos é infundida pelo Espírito Santo, que nos comunica o espírito de filhos de adoção (Rm 8,15), a confiança filial que faz a alma dirigir-se a Deus como a um Pai.
               Essa confiança é um dom pemanente e um hábito que devemos por em exercício.
               Acontece na ordem da graça o mesmo que na ordem da natureza. A criança pede instintivamente; constituí-lhe uma necessidade pedir à sua mamãe, e procurá-la para obter o que deseja. E faz assim por confiança: é uma das manifestações de seu amor. Por isto, certa mãe tinha razão de se queixar de que seu filho não a amava, porque jamais lhe pedia qualquer coisa.
              Devemos portanto recorrer à bondade de Deus, fazê-la distribuir graças ativamente, pedindo-as com confiança. Lembremos-nos de que, embora pecadores, somos sempre filhos, e que Ele é Pai.
Flores da Eucarístia, São Pedro Julião Eymard

26 de fevereiro


Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria
Fazei os nosso corações semelhantes aos vossos

A mãe se entrega ao filho sem limites, nem condições, nem restrições. Maria, Mãe de Jesus, entregou-se a Ele desta forma; viveu para Ele, preocupada com Ele e com suas coisas.
Quanto, aos doze anos, o perdeu no Templo, sofreu uma profunda dor em seu Coração de Mãe.
Você, em sua vida cristã, deve preocupar-se com Jesus e com seus interesses; são os homens que você pretende salvar. Não perca seu empenho e sua ilusão por viver entregue à obra redentora de Jesus Cristo. Que em sua vida nada haja que não fique sob a influência de Jesus Cristo, que não seja animado por seu Espírito.

Maria era Amiga dos Apóstolos, que seguiam a Jesus também o é dos apóstolos de hoje.

O Evangelho comentado cada dia

2ª Semana da Quaresma
Mt 23,1-12

                              Roupas caras, títulos, lugares preferenciais, status..., sejamos sinceros e reconheçamos que, no fundo, todos gostaríamos de ser tratados com reverência. A proposta de Jesus é diferente, pois ele sempre sai do "normal" e nos convida também a fazermos o mesmo. Na comunidade dos filhos de Deus o primeiro é sempre o servo de todos. Isto quer dizer que pode ser lido de duas formas: quem quiser ser o primeiro seja o servo de todos. E também: os que atualmente nos servem nos precedem, por que eles são os primeiros no Reino. Esses são dois pontos importantes que não podemos esquecer.

Evangelho do dia

Evangelho (Mateus 23,1-12)

Terça-Feira, 26 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Porfírio

26 de Fevereiro

São Porfírio Nascido do ano de 353 em Tessalônica da Macedônia, Porfírio foi muito bem formado pelos seus pais, numa busca de piedade e vontade de Deus. Com 25 anos foi para o Egito, onde viveu a austeridade. Depois, seguiu para a Palestina, vivendo como eremita por 5 anos. Devido a uma enfermidade seguiu para Jerusalém, onde se tratou.

São Porfírio percebia que faltava algo. Ele tinha herdado uma grande fortuna, e já tendo discípulos - que vendo a ele seguir a Cristo, também quiseram seguir nosso Senhor nos passos dele - ele ordenou que esses discípulos fossem para Tessalônica e vendessem todos os bens. Ele então, pôde dar tudo aos pobres.

Ele estava muito doente, mas através de uma visão, o Senhor o curou. Mais tarde, passou a trabalhar para ganhar o 'pão de cada dia', sempre confiando na Divina Providência.

O Patriarca de Jerusalém o ordenou sacerdote, e depois Bispo em Gaza, tendo grande influência politica e na religiosidade de todo o povo. Por meio do Espírito Santo e das autoridades, conseguiu que os templos pagãos fossem fechados, e os ídolos destruídos. Não para acabar com a religiosidade, mas para apontar a verdadeira religião: Nosso Senhor Jesus Cristo, único Senhor e Salvador.

Faleceu no século V, deixando-nos esse testemunho: nossa fé, nossa caridade, precisam ter uma ressonância dentro e fora da Igreja, para a glória de Deus e Salvação de todas as pessoas.

São Porfírio, rogai por nós!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

Aprenda a enfrentar os seus problemas
 
Quando não nos atemorizamos e nos desesperamos diante dos problemas - mas os enfrentamos - é conseguimos encontrar a solução.

Que aventura linda é buscar o caminho da solução do problema. Desenvolver os cálculos e chegar à solução dos problemas. Todo problema tem solução, só que assim como na matemática, todos os problemas têm que ser enfrentados.

A solução dos problemas é Jesus, mas diante dessa verdade não podemos cruzar os braços. Caminhando com o Senhor vamos chegar à solução de todos os problemas. Eu fiz, graças a Deus, uma matemática muito boa e tive muitos professores bons. Mas eu sou muito mais feliz por encontrar a solução dos meus problemas em Jesus. A Canção Nova só é o que é hoje, porque soube enfrentar os problemas.

É isso que Jesus está nos ensinando hoje. Ele é a porta, não só o Pastor, mas também a porta. A Palavra de Deus para nós, hoje, é uma ordem: CORAGEM!

Saber enfrentar os problemas é verdadeiramente o segredo para a felicidade.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


Não é como criança que creio em Jesus Cristo e o confesso.
Meus hosanas nasceram de uma fornalha de dúvidas.
Fiodor Dostoievski

Dia a dia com a Misericórdia


E DISSE JESUS:
Minha filha, quero entregar-Me às almas, desejo as almas. Na MInha festa, na Festa da Misericórdia, percorrerás o mundo inteiro e trarás as almas que desfalecem à fonte da Minha misericórdia. Eu as curarei e fortalecerei (D.206).

Encontro diário com Deus


               As criaturas, em geral, fazem esperar no que lhes solicitam favores.
              Jesus, porém, vem ao nosso encontro. Infunde-nos mesmo a esperança com a qual não ousávamos mais contar; anima-nos à confiança, faz-nos renascer à vida.
             O momento mais suave entre todos, na vida do pecador, o momento mais tocante, e que fará sempre derramar lágrimas de felicidade, é o momento da conversão, em que Jesus lhe faz sentir que está perdoado, dizendo: "Vai em paz!" (Lc 7,50).
             É uma agonia que termina; o pecador sai do túmulo, renasce à vida. Confessar-se lhe foi custoso, sim, mas agora somente experimenta alegria, semelhante à mãe depois de ter dado ao mundo o primogênito.
             Jesus pede somente que o pecador se ponha de joelhos, e lhe diga por entre lágrimas: "Pequei, Senhor, não sou digno de ser perdoado"!. Não resiste então, e perdoa tudo!
             Vede como Nosso Senhor, em vida, sabia perdoar. Não repreende a mulher adúltera; humilha os seus acusadores e os faz fugir (Jo 8,7-11). Abstém-se de fitá-la com receio de fazê-la corar,e a despede absolvida. E longe de censurar Madalena, por suas desordens, a elogia e defende, coroando-a com estas belas palavras: "Ela muito amou" (Lc 7,47).
Flores da Eucarístia, São Pedro Julião Eymard

25 de fevereiro

Imaculado Coração de Maria
Rogai por nós

Maria é toda Coração, porque é toda amor; e é toda amor, porque é Mãe.
O cristão e o homem que vivem o amor, vivem do amor, vivem no amor e vivem para o amor. O cristianismo é a religião do amor.
Por isso, quem não entende assim, não captou o sentido do cristianismo, da religião de Jesus Cristo. E o cristianismo é a religião do amor, porque Deus é amor e por isso devemos viver a Deus com amor e no amor.
Quanto mais amor você colocar em suas ações e em suas relações com os outros, viverá mais cristamente.

Maria é amor e nos lembra que a verdadeira alegria é fruto do Espírito de amor.

O Evangelho comentado cada dia

2ª Semana da Quaresma
Lc 6,36-38


                               Diante da severidade, da vingança e do rancor, Jesus propõe a misericórdia, a compaixão, o perdão, a generosidade sem limites. É possível que não nos apercebamos de que a proposta de Jesus é a única que nos abre caminhos de futuro e de vida? De raspão, dá-nos um toque que tem sabor de uma leve ameaça, nos avisa: a medida que usarmos será usada conosco. Assim para o nosso próprio bem e porque todos temos algo ocultar, algo que precisa de perdão, pois é melhor sermos generosos para com os outros e encher-nos de compreensão e misericórdia.

Evangelho do dia

Evangelho (Lucas 6,36-38)

Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Valburga

25 de Fevereiro

Santa Valburga Santa Valburga nasceu no ano de 710. Era filha de São Ricardo, rei dos Saxões do Oeste. Santa Valburga tinha dois irmãos: o bispo Vilibaldo e o monge Vunibaldo. Durante uma peregrinação com seu pai, mãe e irmãos aos Lugares Santos, Santa Valburga retirou-se numa abadia. E foi ali que descobriu a beleza do chamado de Deus, consagrando-se inteiramente ao Senhor. Seu pai veio a falecer durante a viagem de volta dessa peregrinação.

Em 748, foi enviada por sua abadessa à Alemanha, junto com outras religiosas, para fundar e implantar mosteiros e escolas entre populações recém-convertidas. Na viagem, uma grande tempestade foi aplacada pelas preces de Valburga, por ela Deus já operava milagres. Naquele país, foi recebida e apoiada pelo bispo Bonifácio, seu tio, que consolidava um grande trabalho de evangelização, auxiliado pelos sobrinhos missionários.

Designou a sobrinha para a diocese de Eichestat onde Vunibaldo havia construído um mosteiro em Heidenheim e tinha projeto para um feminino na mesma localidade. Ambos concluíram o novo mosteiro e Valburga eleita a abadessa. Após a morte do irmão, ela passou a dirigir os dois mosteiros, função que exerceu durante dezessete anos. Nessa época transpareceu a sua santidade nos exemplos de sua mortificação, bem como no seu amor ao silêncio e na sua devoção ao Senhor. As obras assistenciais executadas pelos seus religiosos fizeram destes mosteiros os mais famosos e procurados de toda a região.

Valburga se entregou a Deus de tal forma que os prodígios aconteciam com frequência. Os mais citados são: o de uma luz sobrenatural que envolveu sua cela enquanto rezava, presenciada por todas as outras religiosas e o da cura da filha de um barão, depois de uma noite de orações ao seu lado.

Morreu no dia 25 de fevereiro de 779 e seu corpo foi enterrado no mosteiro de Heidenheim, onde permaneceu por oitenta anos. Mas, ao ser trasladado para a igreja de Eichestat, quando de sua canonização, em 893, o seu corpo foi encontrado ainda intacto. Além disso, das pedras do sepulcro brotava um fluído de aroma suave, como um óleo fino, fato que se repetiu sob o altar da igreja onde o corpo foi colocado.

Nesta mesma cerimônia, algumas relíquias da Santa foram enviadas para a França do Norte, onde o rei Carlos III, o Simples, havia construído no seu palácio de Atinhy, uma igreja dedicada a Santa Valburga. O seu culto, em 25 de fevereiro, se espalhou rápido, porque o óleo continuou brotando. Atualmente é recolhido em concha de prata e guardado em garrafinhas distribuídas para o mundo inteiro. Os devotos afirmam que opera milagres.

Santa Valburga, rogai por nós!

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

O Senhor te faz digno
 
Não podemos nos desconectar de Deus. Quando nós nos sentimos indignos diante do Senhor, este sentimento vai nos desconectando, vai nos estragando. E quantas pessoas, por se sentirem assim, foram perdendo a dignidade e achando até que Deus não as ouve mais, não as ama mais...

O Senhor está dizendo: "Filho, filha, tua fé te salvou".

Infelizmente a cabeça acusa, a sua mente vai te macerando. O verbo macerar é muito forte. Macerar é você pegar, por exemplo, pétalas e amassar, estragar. O sentimento de indignidade faz isso em nós. Jesus está dizendo: "Eu não estou te chamando de indigno, mas de filho".

Não escute tua cabeça, ela é 'louca', os teus sentimentos também são 'loucos'. Eles vão te levar para o buraco, eles vão macerar você. Os teus sentimentos não podem conspirar contra você. A tentação pega um conduto: a sintonia dos nossos sentimentos e emoções para macerar.

Há partes muito boas em você, ainda há partes santas em você. Não deixe que a tentação acabe e macere você. Jesus está te dizendo: "Filho, filha, tua fé precisa te salvar, não dê ouvidos aos teus pensamentos e sentimentos de inferioridade".

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia

 
Muitos jovens se desencaminham porque nunca souberam qual é o caminho certo.
Frei Anselmo Fracasso


Dia a dia com a Misericórdia


E DISSE JESUS:
Prometo que a alma que venerar esta Imagem não perecerá. Prometo também já aqui na Terra, a vitória sobre os inimigos e, especialmente, na hora da morte. eu mesmo a defenderei como Minha própria glória (D. 48).

Encontro diário com Deus


                    O que sensibiliza sobremodo os pecadores é pensar que Deus esperou por eles. e exclamam: "Ah! Ele dignou-se conservar-me esta vida, que eu empregava inteiramente em ofendê-lO!" E derramam lágrimas de gratidão.
                    Mas, que dizer da bondade de Deus em receber-nos e perdoar-nos?
                    Oh! é grandiosa, na verdade, a misericórdia divina!
                    Deus não nos censura, não nos lembra nossa ingratidão nem nossa maldade; estende um véu sobre a sua justiça, impõe-lhe silêncio, para nos mostrar tão-somente o seu Coração. Toma-nos em seus braços, estreita-nos ao coração como o pai do filho pródigo, e nos abraça ternamente por entre lágrimas de alegria.
                   E diante de nossas acusações não tem outra palavra que esta: "Dai-lhe novamente a veste primitiva; colocai-lhe no dedo o anel de ouro, e alegremo-nos, porque meu filho morrera e agora vive" (Lc 15,22-24).
                  Tudo esqueceu, e esquece mesmo as nossas misérias presentes, e que O ofendemos apesar de tanto amor. A nós, porém, compete não esquecer! Procuremos viver de reconhecimento e de amor para com essa misericórdia.
Flores da Eucarístia, São Pedro Julião Eymard coração como o pai do filho pródigo

24 de fevereiro

Nossa Senhora de Pieta
Rogai por nós

A razão da existência de Maria Santíssima é ser Mãe de Deus; se não tivesse sido Mãe de Deus, Maria não teria existido.
Porém, Maria está destinada a ser também a guia e a estrela orientadora da Igreja de Jesus Cristo. O Senhor Jesus aos pés da cruz entregou à sua Mãe Santíssima o cuidado dos homens, o cuidado solícito de sua Igreja.
Por isso Maria caminha diante da Igreja como estrela que a guia, como norte e bússola que a orienta, como Mãe que chama seus filhos para levá-los a Deus.

"Maria sempre esteve presente na Igreja com sua maternal assistência" (Paulo VI)

O Evangelho comentado cada dia

2º Domingo da Quaresma
Lc 9,28b-36

Lectio Divina
Leitura: "E eis que falavam com ele (Jesus) dois personagens: eram Moisés e Elias, que apareceram envoltos em glória, e falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém".
Meditação: Jesus catequiza seus discípulos para que compreendam o significado de sua morte, já próxima, mas necessária para a sua ressurreição. A dor, o sofrimento nos amadurecem e nos apontam para a aceitação e a consequente resposta positiva àquela provação.
Oração: Meu Jesus, que a cada momento de "morte" em minha vida saiba me levantar e alimentar a esperança.
Ação: Não me deixarei abater. Serei positivo e alegre, vendo sempre o lado bom das pessoas e dos acontecimentos.

Evangelho do dia

Evangelho (Lucas 9,28b-36)

Domingo, 24 de Fevereiro de 2013
2º Domingo da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 28bJesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. 29Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante.
30Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém.
32Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele.
33E, quando estes dois homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que estava dizendo.
34Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem.
35Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!”
36Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Sérgio

24 de Fevereiro

São Sérgio Celebramos neste dia a santidade de vida do monge Sérgio que chegou ao martírio devido seu grande amor a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. São Sérgio vivia no deserto enquanto os cristãos estavam sendo perseguidos e entregando a vida em sacrifício de louvor.

Certa vez o santo monge e intercessor foi movido pelo Espírito Santo para ir à Cesareia, onde lá ele encontrou no centro da praça a imagem de Júpiter, que era considerado como o maior dos deuses entre os pagãos. Diante da imagem os sacerdotes pagãos acusavam os cristãos e os condenavam, com o motivo de serem eles os culpados da omissão dos deuses diante das necessidades do povo.

Encorajado por Deus, São Sérgio levantou-se para denunciar as mentiras e anunciar no poder do Espírito Santo o Evangelho. Depois de fazer um lindo trabalho de evangelização, São Sérgio foi preso e no século IV partiu para a Glória.

São Sérgio, rogai por nós!

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

Educados por Maria na escola da santidade
 
A palavra "compaixão" vem do verbo compadecer-se, que significa "padecer com". As mães entendem perfeitamente isso, pois quando os filhos, independentemente da idade, adoecem, o que eles padecem, elas também padecem. O filho sofre no corpo; a mãe, no coração. Muitas vezes, gostaríamos de pedir ao Senhor que tivéssemos a dor no corpo no lugar de nossos filhos.

Foi isso o que Maria viveu. Ela sofreu no coração todas as dores de seu Filho. O que Jesus sofreu no corpo, Ela sofreu no coração. O sofrimento dela teve início desde o momento em que o anjo Gabriel anunciou-lhe que seria Mãe do Filho de Deus. Depois deste acontecimento, muitos outros se seguiram: a viagem que Ela fez com urgência à casa de Isabel, a incompreensão de José ao vê-la grávida, pois não sabia como lhe explicar que aquilo era obra do Espírito Santo.

Houve um momento importante em que Jesus, ao ver a Mãe junto do apóstolo a quem amava, disse-lhe: "‘Mulher, eis aí teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí tua mãe’. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa" (João 19,26b-27). É isso o que o Senhor está dizendo mais uma vez à Virgem das Dores. Ele está apontando para você e dizendo a Ela: "Mulher, eis aí o teu filho". Ao chamá-la de "mulher", Jesus está recordando que Maria era a mulher do Gênese, a mulher das Bodas de Caná e também do Apocalipse. Jesus a chamou assim, porque, naquele momento da crucificação, Ela era a mulher que estava esmagando a cabeça da serpente.

Meus irmãos, Maria quer esmagar a “serpente” na sua vida. Ela quer vê-lo perto de Jesus e para isso precisa pisar na cabeça da serpente. Maria não quer que você caia em tentação, embora saiba que temos propensão ao pecado.

Hoje, Ela está lhe dizendo que é possível vencer a tentação. O que você vai fazer agora? Entregue a sua vida a Jesus, entregue-se a Ele. Renuncie a satanás, ao pecado. Viva o PHN.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


Ajuda teu semelhante a levantar a carga, porém não a carregá-la.
Pitágoras

Dia a dia com a Misericórdia


E DISSE JESUS:
Os dois raios representam o Sangue e a Água: o raio pálido siginifica a àgua que justifica as almas; o raio vermelho significa o Sangue que é a vida das almas. Ambos os raios jorraram das entranhas da Minha misericórdia, quando na Cruz, o Meu Coração agonizante foi aberto pela lança. Estes raios defendem as almas da ira do Meu Pai (D. 299).

Encontro diário com Deus


                    Considerando a grande paciência de Deus para com certos ímpios, somos levados a crer que é realidade o que se ouve dizer: basta ser ímpio para viver longamente. O próprio Espírito Santo assim se exprime: " O justo morre deixando por acabar as suas boas obras (cf. Sb 4,7), enquanto o ímpio vive muito tempo em sua malícia" (cf. Ec 8,12).
                    É que Deus os espera para convertê-los; deixa-os amontoar crimes para que estes se tornem troféus de sua misericórdia. Agradam-Lhe esses golpes grandiosos da graça, esses milagres de conversão, que constituem dias de festa e de misericórdia, dias de júbilo no Céu.
                   "Deus nos espera para se apiedar de nós" (cf. Sb 12,19-20; 2Pd 3,9). Cada hora vale, assim, por um novo perdão, uma nova criação de misericórdia sobre nós; a justiça insiste, pede constatemente a nossa morte, não querendo mais adiá-la, pois cada minuto de nossa vida lhe pertence. A misericórdia arrebata-lhe a sentença, e, assim, nos cria perpetuamente uma vida nova. Oh! quantas ações de graças devemos à divina misericórdia!
Flores da Eucarístia, São Pedro Julião Eymard

23 de fevereiro

Nossa Senhora do Rosário
Rogai por nós

A Virgem Maria é a "Mãe do perfeito amor"; todo verdadeiro amor é perfeito, até mesmo o simples amor humano; mas quando essa amor humano é iluminado pela luz da fé e é sustentado pelo amor de Deus, então a perfeição desse amor reveste-se de insuspeitados resplendores.
Maria é a mãe desse amor que enobrece, eleva e santifica; a ela devemos recorrer para conseguir esse amor.
Portanto, viva para amar; ame e viverá e, se viver amando, viverá feliz e tornará felizes todos os que estão à sua volta.

Maria é chamada bem-aventurada, feliz, ditosa, porque possuiu a Deus; ela nos ensina que é possível ser feliz, pois é possível amar a Deus.

O Evangelho comentado cada dia

1ª Semana da Quaresma
Mt 5,43-48


                      Se fôssemos sinceros, reconheceríamos que ainda não chegamos a compreender este evangelho. Vêm-me à mente frases como "perdoo, mas não esqueço", "irmãos sim, primos nunca" e outras do mesmo estilo. Porque amar os inimigos é algo que não nos entra na cabeça. "Conviver" até poderia ser, mas "amá-los" é uma expressão muito forte. No entanto talvez esteja aí a chave do Evangelho, a novidade radical que faz dos discípulos autênticos de Jesus uma nova humanidade, capaz de arrebentar o espiral da violência que ensanguentou a História da humanidade, nossa própria história.

Evangelho do dia

Evangelho (Mateus 5,43-48)

Sábado, 23 de Fevereiro de 2013
1ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Policarpo

23 de Fevereiro

São Policarpo O santo deste dia é um dos grandes Padres Apostólicos, ou seja, pertencia ao número daqueles que conviveram com os primeiros apóstolos e serviram de elo entre a Igreja primitiva e a Igreja do mundo greco-romano.

São Policarpo foi ordenado Bispo de Esmirna pelo próprio São João, o Evangelista. De caráter reto, de elevado saber, amor à Igreja e fiel à ortodoxia da fé, era respeitado por todos no Oriente.

Com a perseguição aos cristãos, o santo Bispo de 86 anos, escondeu-se até ser preso e levado para o governador, que pretendia convencê-lo de ofender a Cristo. Policarpo, porém, proferiu estas palavras: "Há oitenta e seis anos sirvo a Cristo e nenhum mal tenho recebido dele. Como poderei rejeitar Àquele a quem prestei culto e reconheço como meu Salvador".

Condenado à morte no estádio da cidade, ele próprio subiu na fogueira e testemunhou para o povo: "Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o Vosso Nome adorável seja glorificado por todos os séculos". São Policarpo viveu o seu nome – poli=muitos, carpo=fruto – muitos frutos”, que foram regados com suor, lágrimas e, no seu martírio no ano de 155, regado também com sangue.

São Policarpo, rogai por nós!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

Tome posse da bênção que Deus lhe dá
 
Deus é Pai, mas não é paternalista – não faz aquilo que podemos fazer por nós mesmos. A bênção que o Senhor nos dá é aquilo que não podemos fazer por nós mesmos, está acima da nossa natureza.

Se o Senhor lhe dá uma bênção para cada dia, assim como dava o maná para o povo de Israel, você precisa pegar esta bênção.

A graça de Deus nunca é demais. Você pode e precisa pedi-la a cada dia: "Abençoa-me e abençoa-me muito". Isso não é egoísmo, mas necessidade.

É Deus quem sabe como e quando a bênção vai atingir a nossa vida. Você não precisa se preocupar quando Deus vai agir, mas apenas tomar posse da bênção que Ele lhe dá.

Ele quer que você aprenda a pedir, porque pode ser que a bênção daquele dia reflita na sua vida inteira.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia

 
A pessoa educada é a pessoa que aprende a pensar.
F. L. Holmes

Dia a dia com a Misericórdia


SANTA FAUTINA NOS RELATA:
À noite, quando me encontrava na minha cela, vi Nosso Senhor vestido de branco. Uma das mãos erguida para a bênção, e a outra tocava-lhe a túnica, sobre o peito. Da túnica entraberta sobre o peito saíam dois grandes raios, um vermelho e o outro pálido. Em silêncio, eu contemplava o Senhor; a minha alma estava cheia de temor, mas também de grande alegria. Logo depois, Jeus me disse: Pinta uma imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós. Desejo que esta Imagem seja venerada, primeiramente, na vossa capela e, depois, no mundo inteiro (D. 47)

Encontro diário com Deus


                 Jesus declarou que a fim de procurar uma só ovelha desgarrada deixaria as outras noventa e nove, e que haveria maior júbilo no Céu, pela conversão de um pecador, que pela perseverança de noventa e nove justos (Lc 15,4.7).
                 Oh! quanto Jesus deseja a volta do pecador! Apresenta-se a essa alma, suplica-lhe, atormenta-lhe o coração, até conseguir seu intento, à semelhança da mãe que chora o extravio de seu filho e o persegue com lágrimas e ternura para fazê-lo voltar ao bom caminho.
                 Poder-se-ia dizer que se Deus não fosse infinito e infatigável em seu agir, a busca dos pecadores seria suficiente para Lhe absorver a felicidade e o poder.
                 Nosso Senhor, durante a vida, ocupava-se em conquistá-los, e sempre se entristecia quando pensava neles; chorava muitas vezes a infelicidade dessas almas, e toda a bondade dos justos, e mesmo a santidade de Maria, não O consolavam. Agora, roga por eles, dedica-lhes especial cuidado, e envia os seus anjos a procurá-los. Faz com que o céu e a Terra se movimentem para salvar um único pecador.
Flores da Eucarístia, São Pedro Julião Eymard

22 de fevereiro

Nossa Senhora
Rogai por nós

Será muito difícil encontrar um só documento do magistério eclesiástico que, de uma ou de outra forma, não faça alguma referência a Maria Santíssima e à sua obra na Igreja. Ela é posta como exemplo e modelo da Igreja ou é apresentada como o melhor expoente da verdade ou da realidade teológica que se explica; é colocada para a consideração dos filhos de Deus como o primeiro fruto da Redenção de Jesus Cristo.
O autêntico devoto da Virgem não é também menos sincero e fiel devoto do Magistério da Igreja, donde sabe que lhe chegará a verdade, amor e a posse de Deus.

Maria é Mãe da Igreja e é igualmente Mãe da família cristã, que é uma pequena Igreja.

O Evangelho comentado cada dia

1ª Semana da Quaresma
Mt 16,13-19


                        O papa é o bispo de Roma. Além disso, é o "primus inter pares" expressão latina que significa que é o "primeiro entre os iguais", isto é, que é o primeiro entre todos os bispos. Hoje celebramos a festa daquele que foi o primeiro na história dos "primeiros entre os iguais". Pedimos por nosso papa para que seja vínculo de unidade entre todos "os iguais" e para que exerça sua primazia na caridade e no serviço. E pedimos por todos os "iguais" para que se sintam co-responsáveis pela Igreja com o "primeiro". É que a Igreja é uma comunidade, não uma "organização".

Evangelho do dia

Evangelho (Mateus 16,13-19)

Sexta-Feira, 22 de Fevereiro de 2013
Cátedra de São Pedro, Apóstolo

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Festa da Cátedra de São Pedro

22 de Fevereiro

Festa da Cátedra de São Pedro Festa da Cátedra de São Pedro. É com alegria que hoje nós queremos conhecer um pouco mais a riqueza do significado da cátedra, do assento, da cadeira de São Pedro que se encontra na Itália, no Vaticano, na Basílica de São Pedro. Embora a Sé Episcopal seja na Basílica de São João de Latrão, a catedral de todas as catedrais, a cátedra com toda a sua riqueza, todo seu simbolismo se encontra na Basílica de São Pedro.
Fundamenta-se na Sagrada Escritura a autoridade do nosso Papa: encontramos no Evangelho de São Mateus no capítulo 6, essa pergunta que Jesus fez aos apóstolos e continua a fazer a cada um de nós: "E vós, quem dizei que eu sou?" São Pedro,0 em nome dos apóstolos, pode assim afirmar: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus então lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne, nem o sangue que te revelou isso, mas meu Pai que está no céus, e eu te declaro: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; eu te darei a chave dos céus tudo que será ligado na terra serás ligado no céu e tudo que desligares na terra, serás desligado nos céus".
Logo, o fundador e o fundamento, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Crucificado que ressuscitou, a Verdade encarnada, foi Ele quem escolheu São Pedro para ser o primeiro Papa da Igreja e o capacitou pelo Espírito Santo com o carisma chamado da infalibilidade. Esse carisma bebe da realidade da própria Igreja porque a Igreja é infalível, uma vez que a alma da Igreja é o Espírito Santo, Espírito da verdade.
Enfim, em matéria de fé e de moral a Igreja é infalível e o Papa portando esse carisma da infalibilidade ensina a verdade fundamentada na Sagrada Escritura, na Sagrada Tradição e a serviço como Pastor e Mestre.
De fato, o Papa está a serviço da Verdade, por isso, ao venerarmos e reconhecermos o valor da Cátedra de São Pedro, nós temos que olhar para esses fundamentos todos. Não é autoritarismo, é autoridade que vem do Alto, é referência no mundo onde o relativismo está crescendo, onde muitos não sabem mais onde está a Verdade.
Nós olhamos para Cristo, para a Sagrada Escritura, para São Pedro, para este Pastor e Mestre universal da Igreja, então temos a segurança que Deus quer nos dar para alcançarmos a Salvação e espalharmos a Salvação.
Essa vocação é do Papa, dos Bispos, dos Presbíteros, mas também de todo cristão.

São Pedro, rogai por nós!