O Espírito Santo quer se fazer presente em todos os momentos de nossa vida, não só nos instantes de ventura e bem-estar, mas também quando as coisas não vão bem, quando nos sentimos inquietos, inseguros, tristes ou perturbados pelos problemas que temos com os outros ou pelas coisas que não nos agradam nas atitudes alheias.
Porque na vida de todos os dias também existem obscuridade e vazio; nem todos os momentos e nem todas as experiências são luminosos e felizes. Quando vemos no mundo tantas insignificâncias humanas, interesses egoístas, falsidades, falta de compreensão e invejas, torna-se muito difícil reconhecer ali uma presença de Deus que seja alimento e luz. Muitas vezes temos essa sensação de que tudo é falso, superficial, pura aparência, engano e vaidade.
Mas teremos de recordar que Deus criou este universo, que o Espírito Santo está em toda parte, que ele age no meio da debilidade dos seres humanos, que nos chamou a viver como irmãos, e não nos desprezarmos; que temos uma missão a cumprir para o bem dos outros em lugar de fugir do convívio humano.
Podemos nos convencer disso para não nos isolar do mundo. Mas, ao mesmo tempo, tudo isso que nos deixa sensação de vazio nos convida a buscar algo mais profundo, a tratar de não cair na superficialidade. Temos de estar no mundo sem ser do mundo e colocar no mundo o amor, a entrega, a fidelidade e a honestidade que não encontramos. Isso não significa deixar-nos levar pela negatividade; porque se vivemos olhando o mal, vamos nos converter em seres impacientes, incapazes de compreender e, então, nem mesmo daremos qualquer contribuição boa para a sociedade. Para isso necessitamos invocar o Espírito Santo, de maneira que não nos deixemos levar pela negatividade e sempre atuemos de maneira positiva.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández
Nenhum comentário:
Postar um comentário