Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vinde Espírito Santo


        É belo percorrer a vida dos santos para perceber o que pode fazer o Espírito Santo na vida de um ser humano, para ver como o Espírito Santo pode mudar completamente a vida de uma pessoa e levá-la ao mais elevado grau. Hoje recordamos o que o Espírito Santo fez em Santo Inácio de Loyola.
         Depois de uma batalha, defendendo a cidade de Pamplona, o valente Inácio ficou ferido. Ali o Espírito Santo aproveitou para fazer das suas. Durante o tempo de repouso, Inácio dedicou-se à leitura, e esse providencial acontecimento fez com que lesse a vida de Cristo e algumas vidas de santos, com o que se acendeu nele a chama da entrega apaixonada ao Senhor.
          No altar da Virgem de Montserrat, deixou sua espada e começou uma peregrinação vestido de mendigo. Em pouco tempo, alcançou uma grande profundidade espiritual que expressou em seus exercícios espirituais.
           Depois de uma adequada preparação, foi ordenado sacerdote e formou um pequeno grupo com fortes inquietudes evangelizadoras. Dali surgiu depois sua fecunda Companhia de Jesus. Suas obras e as de sua Companhia são incontáveis. Por ocasião da morte de Inácio em 1556, a companhia havia chegado a Índia e ao Japão, com um entusiasmo inquebrantável e criatividade evangelizadora. Certamente a tarefa evangelizadora da Igreja lhe deve muitíssimo.
            Passou os últimos anos de sua vida desfrutando altíssimas experiências místicas, carregadas de notável ternura e de gozo místico que aparecem refletidas em seu diário íntimo.
             Para Inácio, Deus devia ser o princípio e o fundamento de tudo. Por isso o mais importante na vida cristã consiste em aceitar com amor que a própria vida tenha sido criada para amar, adorar e servir a Deus. Aceitando isso com sinceridade, então sim é realmente possível deixar tudo e entregar-lhe tudo até o fim, sem reservas. De fato a vida de Inácio esteve consagrada a buscar a maior glória de Deus, e todas as suas obras eram realizadas com essa finalidade.
             Peçamos ao Espírito Santo que a nossa vida não transcorra na mediocridade, que nos transforme até o fundo e nos leve a viver em profundidade, entregando tudo. Não podemos fazê-lo sozinhos; mas o Espírito Santo pode fazê-lo, se cooperarmos com ele.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Pensamento do dia

Deus é o que me sabe.
João Guimarães Rosa

Encontro diário com Deus

                   Como verdadeiro discípulo do Senhor, deves dar testemunho dele, de sua doutrina, de sua ressurreição e de sua atual vivência no mundo.
                  Jesus não só vive ele, mas vivifica os que se deixam influenciar por seu Espírito, que é Espírito de Vida.
                  Não é que Jesus, como ele nos adverte, necessite de nosso testemunho; somos nós que necessitamos viver esse testemunho para viver dentro do âmbito da vida, ou como diz Jesus: Digo isto para que vos salveis.
                   Triste e trágico seria que Jesus tivesse de afirmar também de nós: Vós nunca escutastes a voz do Pai... e sua Palavra não habita em vós.
Os cinco minutos de Jesus - Alfonso Milagro, CMF

Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus


 
Pelo sinal da santa cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor dos Nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
(Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea)
                         A alma generosa será cumulada de bens; e o que largamente dá, largamente receberá.
(Provérbios 11,25)

Hoje já faz dois meses que José e eu estamos na casa de Zacarias e Isabel. Daqui uns dias, é bom a gente começar a pensar em retornar a Nazaré, pois temos nossa vida lá. E, quando mais o tempo passa, fazer viagens longas se tornará mais difícil. Talvez fiquemos aqui por mais um mês ou um pouco menos. Porém, decidirei voltar somente quando eu sentir que Isabel poderá dar conta sozinha de cuidar do menino João e da casa. Zacarias já retomou suas atividades sacerdotais no Templo.

Planejar a vida é semear sonho em nossa estrada. Porém, temo de estar preparados para enfrentar os imprevistos.
 Terminar com um Pai-nosso, três ave-marias e um glória ao pai
9 meses com Maria - Luís Erlin, CMF

O Evangelho comentado cada dia

17ª Semana do Tempo Comum
Mt 13,47-53
                                                                                                 A mentalidade bíblica e seu modo típico de se expressar busca sempre fazer paralelos de situações e provocar contrastes: peixes bons/peixes maus; coisas novas/coisas velhas etc. Porém dos dois termos ou situações que comparam, a força está sempre posta no que é boa notícia de salvação e as imagens negativas (forno aceso, pranto, ranger de dentes...) aparecem somente como um telão de sombra para ressaltar a boa notícia da salvação. Podemos confiar que a rede que nos arrasta nos conduz ao Reino de Deus.

Evangelho do dia

17ª Semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 13,47-53)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santo Inácio de Loyola, reconhecido tendo uma alma maior que o mundo
Santo Inácio de Loyola Neste dia celebramos a memória deste santo que, em sua bula de canonização, foi reconhecido como tendo “uma alma maior que o mundo”.
Inácio nasceu em Loyola na Espanha, no ano de 1491, e pertenceu a uma nobre e numerosa família religiosa (era o mais novo de doze irmãos), ao ponto de receber com 14 anos a tonsura, mas preferiu a carreira militar e assim como jovem valente entregou-se às ambições e às aventuras das armas e dos amores. Aconteceu que, durante a defesa do castelo de Pamplona, Inácio quebrou uma perna, precisando assim ficar paralisado por um tempo; desse mal Deus tirou o bem da sua conversão, já que depois de ler a vida de Jesus e alguns livros da vida dos santos concluiu: “São Francisco fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo. São Domingos isso, pois eu tenho também de o fazer”.
Realmente ele fez, como os santos o fizeram, e levou muitos a fazerem “tudo para a maior glória de Deus”, pois pendurou sua espada aos pés da imagem de Nossa Senhora de Montserrat, entregou-se à vida eremítica, na qual viveu seus “famosos” Exercícios Espirituais, e logo depois de estudar Filosofia e Teologia lançou os fundamentos da Companhia de Jesus. A instituição de Inácio iniciada em 1534 era algo novo e original, além de providencial para os tempos da Contra-Reforma. Ele mesmo esclarece: “O fim desta Companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição da alma própria, mas, com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição da alma do próximo”.
Com Deus, Santo Inácio de Loyola conseguiu testemunhar sua paixão convertida, pois sua ambição única tornou-se a aventura do salvar almas e o seu amor a Jesus. Foi para o céu com 65 anos e lá intercede para que nós façamos o mesmo agora “com todo o coração, com toda a alma, com toda a vontade”, repetia.
Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Vinde Espírito Santo


        Venha, Espírito Santo. Hoje é mais um dia, mas quero vivê-lo como se fosse o último, como se fosse o único.
Não quero desperdiçar este dom maravilhoso de um dia de vida, não quero deixar de aproveitar este presente de amor.
Dê-me a graça de passar um bom dia, suportando com paciência as dificuldades, as limitações, as contrariedades, e desfrutando de maneira plena cada experiência agradável, reconhecendo a nobreza de cada ser humano e descobrindo sua presença em cada instante.
Venha, Espírito Santo, para que não me angustiem demasiado os problemas, as dores, as situações imprevistas. Ajude-me a aprender algo bom de tudo isso.
Dê-me a capacidade de adaptar-me docemente a tudo para continuar caminhando com calma e esperança.
Venha, Espírito Santo, e conceda-me um bom dia.
Amém.         
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Pensamento do dia

Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo faz enrugar a alma.
Albert Schweitzer

Encontro diário com Deus

                   Quando rezas o Pai-nosso e pronuncias aquele pedido: Seja feita a vossa vontade, faze-o com um verdadeiro sentido de fé e de entrega à divina vontade, e isso mesmo que a vontade de Deus não coincida com a tua vontade, com as tuas preferências, inclinações ou conveniências.
                  Deves estar em uma constante revisão para detectar se a vontade tua é tão santa e tão reta que coincida com a tua vontade de Deus.
                  Que tua oração mais frequente seja esta: Seja feita a vossa vontade.
Os cinco minutos de Jesus - Alfonso Milagro, CMF

Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus


 
Pelo sinal da santa cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor dos Nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
(Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea)
                         Estendo para vó os braços; minha alma, como terra árida, tem sede de vós.
(Salmo 142,6)

Acredito que a conversa que tive com a senhora ontem fez com que meu coração ficasse pesado. Nesta noite novamente tive um sonho horrível. Vejo sofrimento, sangue, alguém sendo chicoteado. Desta vez não comentei com ninguém, nem mesmo com Isabel. Ela está tão feliz com João que não quero enchê-la com esses meus pesadelos. Lembrei-me da argila na mãos do oleiro e repeti aquilo que disse ao anjo: "Cumpra-se em mim a tua palavra". Senti-me confortada, mas mesmo assim é difícil carregar no coração essa angústia.

Sentir angústia é natural, mas não deixe que ela seja maior que sua fé e sua esperança.
 Terminar com um Pai-nosso, três ave-marias e um glória ao pai
9 meses com Maria - Luís Erlin, CMF

O Evangelho comentado cada dia

19ª Semana do Tempo Comum
Mt 13,44-46
                                                                                                 A o reconstituir, de memória, a parábola do tesouro em diferentes grupos cristãos, todo mundo recorda que o homem que o encontra vai correndo para vendê-lo para comprar o campo. Porém, salvo raríssimas exceções, ninguém se recorda da frase sobre a qual se baseia a parábola e que a dinamiza toda: "cheio de alegria". Damo-nos conta de que temos que renunciar, sacrificar e abstermo-nos, enquanto que a alegria fica à margem, como uma virtude menor e quase esquecida. Somos convidados a recuperá-la em nossa vida.

Evangelho do dia

17ª Semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 13,44-46)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Pedro Crisólogo, pastor prudente e zeloso da Igreja
São Pedro Crisólogo O santo deste dia nasceu em Ímola, na Itália, no ano de 380 e “aproveitou” sua vida, gastando-se totalmente pelo Evangelho, a ponto de ser reconhecido pela Igreja como Doutor da Igreja (isto se deu em 1729, pelo Papa Bento XIII).
São Pedro Crisólogo tinha este nome por ter se destacado principalmente pelo dom da pregação – Crisólogo significa ‘O homem da palavra de ouro’ (este cognome lhe foi dado a partir do séc IX).
Diante da morte do bispo de Ravena, o escolhido para substituí-lo foi Pedro, que neste tempo vivia num convento, aonde queria oferecer-se como vítima no silêncio; mas os planos do Senhor fizeram dele bispo.
Pastor prudente e zeloso da Igreja usou do dom da pregação como instrumento do Espírito para a conversão de pagãos, hereges e cristãos indiferentes na vivência da própria fé.
São Pedro Crisólogo, com o seu testemunho de santidade, conhecimento das ciências teológicas e dom de comunicação venceu a heresia do Monofisismo, a qual afirmava Jesus ter apenas uma só natureza, e não a misteriosa união da natureza divina e humana como o próprio nos revelou.
Um homem que tinha o pecado no coração, porém, Pedro lutou com as armas da oração, jejum e mortificações para assim desfrutar e transmitir pela Palavra o tesouro da graça, isto até entrar na Glória Celeste em 450.
São Pedro Crisólogo, rogai por nós!

terça-feira, 29 de julho de 2014

Vinde Espírito Santo


        Detenho-me um momento só para respirar. Simplesmente existo, e repito. Presto atenção só a respiração, ao ar que entra em mim e que sai de mim. E me deixo assim ficar, abandono-me. Com doçura, afasto todos os pensamentos, recordações e imagens que venham aparecendo, e volto a concentrar-me com serenidade só na respiração. Detenho-me só a fruir a minha existência, que é um presente cujo valor não tem preço.
         Assim, abandonando-me, vou deixando nascer um sentimento positivo de gratidão e de verdadeira paz. Ao fim das contas, mais para além de tudo, vale a pena existir. É melhor que não existir. Este presente é maravilhoso. Graças, graças.
          Deixo que o Espírito Santo continue fazendo crescer esse sentimento de doce gratidão.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Pensamento do dia

O mundo ocidental se defrontou em cheio com o paradoxo da pobreza em meio à abundância.
Leo Huberman

Encontro diário com Deus

                   Aquele que ora se conscientiza de sua necessidade e pede auxílio. Ninguém nos pode solucionar nossos mais profundos problemas, nem dar remédio a nossas mais íntimas necessidades. Às vezes temos feito tudo que nos cumpria fazer, mas nada conseguimos.
                  É então o momento de reconhecer que só Cristo pode solucionar nossos problemas; é a hora de recordar a Jesus com plenitude de confiança, mas com não menor certeza de nossa indigência.
                  É então que na oração descobrimos que o Senhor é alguém que se preocupa conosco e com quem se tem de ter relações pessoais; é então que descobrimos que, mesmo que todos nos abandonem, Jesus está sempre do nosso lado com seu poder e com sua bondade.
Os cinco minutos de Jesus - Alfonso Milagro, CMF

Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus


 
Pelo sinal da santa cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor dos Nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
(Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea)
                         Desfalece-me o espírito dentro de mim, gela-me no peito o coração.
(Salmo 142,4)

Fui logo cedo lavar algumas roupas. Encontrei na beira do riacho uma senhora que chorava a perda de uma filha ainda pequena. Ela percebeu que eu estava grávida e disse: "Deus queira que você nunca sinta a dor que eu estou sentindo, perder um filho é como ser sepultada com ele". Enquanto eu voltava, fiquei pensando na dor dessa mãe. Se acontecesse alguma coisa com Jesus hoje, eu já sofreria infinitamente, mesmo sem conhecê-lo. Imagina depois de tê-lo nos braços, tê-lo amamentado. Essa dor, como disse a mulher, deve ser inominada. Meu Deus, quantas mães já passaram por essa espada na alma. 

Não diga que nunca mais se levantará, pois você não está deixando Deus ser Deus, ele o quer de pé, sempre.
 Terminar com um Pai-nosso, três ave-marias e um glória ao pai
9 meses com Maria - Luís Erlin, CMF

O Evangelho comentado cada dia

17ª Semana do Tempo Comum
Jo 11,19-27
                                                                                                 João  coloca na boca de Marta uma confissão de fé parecida com a pronunciada por Pedro: "Tu és o Messias, o Filho de Deus bendito". Agora é uma mulher de Betânia, que acolheu tantas vezes a Jesus em sua casa, que proclama solenemente sua fé: "eu creio que tu és o Messias, o Filho de Deus. A Pedro, Jesus prometeu que a Igreja ia ser edificada sobre ele. Não é Marta outra rocha sobra a qual também podemos firmar nossa fé?"

Evangelho do dia

17ª Semana do Tempo Comum

Evangelho (Jo 11,19-27) 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Ou (escolhe-se um dos evangelhos)
 
Evangelho (Lc 10,38-42)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”.
41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Marta, modelo ativo de quem acolhe
Santa Marta Hoje lembramos a vida de Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e teólogos encontram em Marta e sua irmã Maria, a figura da vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria). O nome Marta vem do hebraico e significa “senhora”.
No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe: “… Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa” (Lc 10,38).
Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro.
A tradição nos diz que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, saíram de Bethânia e tiveram de ir para França, onde se dedicaram à evangelização. Santa Marta é considerada em particular como patrona das cozinheiras e sua devoção teve início na época das Cruzadas.
Santa Marta, rogai por nós!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Vinde Espírito Santo¹


        Uma das maneiras mais frequentes de expulsar o Espírito Santo é quando fomentamos a nostalgia pelo tempo que vai passando, pela vida que não se detém, ou já passou, e não volta mais. Vamo-nos desgastando e existem coisa que já não poderemos viver. Dói-nos sentir que desperdiçamos muitas oportunidades para ser felizes, e tememos que o tempo continue passando e choramos o que não soubemos viver.
          Esquecemos que existe uma forma de viver que faz com que a passagem do tempo não seja ir se destruindo e perdendo vitalidade. Existe uma forma de viver que faz com que a passagem do tempo seja um enriquecimento cada vez mais, um caminho para uma vida cada vez mais plena, um itinerário para uma juventude cada vez mais cheia de vitalidade interior. Para uma árvore, para um vinho, para uma pérola preciosa, a passagem do tempo não é um dramático desgaste ou um enfraquecimento; ao contrário, é um amadurecimento que os vai melhorando, enriquecendo, fortalecendo. O mesmo acontece com o espírito humano. Dizia São Paulo: Ainda que exteriormente se desconjunte nosso homem exterior, nosso interior renova-se de dia para dia (2Cor 4,16).
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Pensamento do dia

Nunca encontrei um pessimista que fosse útil ao mundo.
Bv. João XXIII

Encontro diário com Deus

                   Aquele que ora se conscientiza de sua necessidade e pede auxílio. ninguém nos pode solucionar nossos mais profundos problemas, nem dar remédio a nossas mais íntimas necessidades. Ás vezes temos feito tudo que nos cumpria fazer, mas nada conseguimos.
                  É então o momento de reconhecer que só Cristo pode solucionar nossos problemas; é a hora de recorrer a Jesus com plenitude de confiança, mas com não menos certeza de nossa indigência.
                  É então que na oração descobrimos que o Senhor é alguém que se preocupa conosco e com que se tem de ter relações pessoais; é então que descobrimos que, mesmo que todos nos abandonem, Jesus está sempre do nosso lado com seu poder e com sua bondade.
Os cinco minutos de Jesus - Alfonso Milagro, CMF

Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus


 
Pelo sinal da santa cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor dos Nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
(Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea)
                         Sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos.
(Salmo 138,2)

A leitura que eu ouvi ontem fez com que eu desejasse ainda mais me colocar nas mãos do Senhor meu Deus, até o ponto de ele me tornar completamente agradável aos seu olhos. Qual seria o sentido de viver se nossa vida não está em sintonia com o Deus que nos criou? Desejar ser argila nas mãos do Senhor é com certeza a melhor oração que podemos fazer. Mais que palavras, a oração agradável é o esforço constante de nos deixar moldar segundo a benevolência do grande Oleiro. Nossa vida seria muito diferente se, em vez de nos perguntarmos "o que queremos?", perguntássemo-nos "o  que Deus quer de nós?".
 
Somente a intimidade com Deus fará com que percebamos o que ele quer de nós. Se Deus é apenas um conhecido, dificilmente sentaremos com ele á mesa.
 Terminar com um Pai-nosso, três ave-marias e um glória ao pai
9 meses com Maria - Luís Erlin, CMF

O Evangelho comentado cada dia

17ª Semana do Tempo Comum
Mt 13, 31-35
                                                                                                 As parábolas da mostarda e do fermento parecem dirigidas à ansiedade dos discípulos ao constatar a desproporção entre a pequenez de seu grupo e de seus meios diante da tarefa do anúncio do Reino. Jesus vai ao encontro de seu desânimo e os tranquiliza: ainda que os começos sejam insignificantes, não o são também um grãozinho de mostarda ou uma pitada de fermento? Há que se confiar na sua força e adiantar-se a contemplar seu desenlace : uma grande árvore e uma massa de pão bem crescida que, ao sair do forno, saciará a fome de muitos.

Evangelho do dia

17ª Semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 13,31-35)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”. 33Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: “O Reino dos Céus é como fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. 34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: ‘Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo’.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Celestino, usou muito bem o cajado da justiça e paz
São Celestino Com satisfação nós lembramos da santidade do Papa Celestino I, que governou a Igreja dos anos 422 até 432. Ele nasceu na Itália e, ao ser escolhido para governar a Igreja do Cristo, usou muito bem o cajado da justiça e paz.
No tempo dele havia a auto-suficiência do Pelagianismo que, embora condenado no Concílio de Cartago, perdurava querendo “contaminar” os cristãos, pois afirmava uma “auto salvação”.
Combatente também contra a heresia do Nestorianismo – que afirmava ter Jesus duas naturezas e duas pessoas – São Celestino fez de tudo para condenar o erro e pecado sem deixar de amar o errado e o pecador; assim viveu na santidade, até entrar na eterna casa dos santos em 432.
São Celestino, rogai por nós!

domingo, 27 de julho de 2014

Vinde Espírito Santo!


        A oração é um diálogo; mas para poder orar é indispensável que eu descubra que estou com alguém que me conhece, que me ouve, que capta tudo o que sinto e tudo o que digo, e o entende perfeitamente.
        Por isso tenho de recordar que o Espírito Santo não é uma energia que me cura  ou que me faz bem. É muito mais que isso, porque é alguém capaz de conhecer e de amar perfeitamente.
          Ele me chama por meu nome, reconhece-me porque ele é Deus e tem uma inteligência infinita, uma capacidade de captar tudo de maneira perfeita, tudo de maneira perfeita, sem que nada possa escapar de sua atenção. Por isso não existe coisa que eu lhe possa ocultar, nem sentimentos, nem planos que sejam secretos para ele, como diz o salmo: 

Senhor, vós me perscrutais e me conheceis... A palavra ainda me não me chegou a língua, e já, Senhor, a conheceis toda... Se eu dissesse: "Pelo menos as trevas me ocultarão e a noite, como se fora luz me há de envolver". As próprias trevas não são escuras para vós, a noite vos é transparente como o dia (Sl 138[139], 1.4.11-12).

           Não podemos pedir ao Espírito Santo que não nos conheça, que não penetre nossos pensamentos, não podemos afastá-lo para que ele ignore algo, não podemos esconder-lhe nem mesmo aquilo que nós escondemos permanentemente  de nós mesmos. Por isso, quando vamos contar-lhe algo, ele sabe perfeitamente de que estamos falando, não devemos ter medo de que não nos entenda, nem temos de nos esforçar para encontrar as palavras justas quando queremos lhe explicar algo. Basta que o digamos, porque ele o conhece melhor que nós.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Pensamento do dia

Divertimento é como seguro de vida - quando mais velho a gente fica, mais eles custam.
Kin Hubbard

Encontro diário com Deus

                   A divisão entre os bons, entre os seguidores de Jesus Cristo, é o que com mais empenho busca o demônio, porque sabe que é o meio mais eficaz para a destruição do Reino de Deus.
                  Assim, os que são causa de divisão entre os irmãos trabalham para o demônio e contra os interesse de Jesus; aí reside a gravidade que reveste a divisão entre os cristãos.
                  Nem sempre se poderá exigir que todos pensemos o mesmo e da mesma maneira; mas, visto que a cabeça não nos pode unir, que nos uma ao menos o coração; a desunião não é tanto produto das ideias, e sim das atitudes e dos sentimentos que acompanham essas atitudes e essas ideias.
Os cinco minutos de Jesus - Alfonso Milagro, CMF

Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus


 
Pelo sinal da santa cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor dos Nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
(Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea)
                         Perscrutai, Senhor, para conhecer meu coração, provai-me e conhecei meus pensamentos.
(Salmo 138,23)

Isabel ficou em casa com João, eu acompanhei Zacarias e José até a sinagoga para rezar. Uma das leituras proclamadas hoje foi esta: foi dirigida a Jeremias a palavra do Senhor nestes termos: "Vai e desce à casa do oleiro, e ali se farei ouvir minha palavra". Desci, então, à casa do oleiro, e ali te farei Jeremias a palavra do Senhor nestes termos: "Vai e desce à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minha palavra". Desci, então, à casa do oleiro, e o encontrei ocupado a trabalhar no torno. Quando o vaso que esta a modelar não lhe saía bem, como costuma acontecer nos trabalhos de cerâmica, punha-se a trabalhar em outro á sua maneira. Foi esta, então, a linguagem do Senhor: "casa de Israel, não poderei fazer de vós o que faz esse oleiro? - oráculo do Senhor. O que é a argila em suas mãos, assim sois vós nas minhas, casa de Israel". (Jeremias 18,1-6)
 
Não basta pedir a Deus que faça de nós criaturas novas, é preciso descer até a casa do oleiro, é necessário compromisso, trabalho de nossa parte.
 Terminar com um Pai-nosso, três ave-marias e um glória ao pai
9 meses com Maria - Luís Erlin, CMF

O Evangelho comentado cada dia

17º Domingo do Tempo Comum
Mt 13,44-52

Lectio Divina

Leitura: "O Reino dos Céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra" (vv.45-46).
Meditação: Se realmente acredito que Jesus é Deus, tenho que demonstrar isso, dando prioridade às práticas da fé. Ou será que sou apenas mais um católico "não praticante. 
Oração: Meu Deus, perdoai-me quando, por comodidade, preguiça ou por outros motivos fúteis, deixei de participar das atividades da comunidade, da Santa Missa etc.
Ação: Mostrarei na prática que a religião é "pedra preciosa" para mim.

Evangelho do dia

17º Domingo do Tempo Comum

Evangelho (Mt 13,44-52)   
—O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
—PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
 
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45O Reino dos Céus é também como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.
47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes.
51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.



— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

Santo do dia

São Pantaleão, realizava milagrosas curas em nome de Jesus Cristo
São Pantaleão O santo de hoje viveu no séc. III e IV da era cristã, durante um período de intensa perseguição aos cristãos que não podiam professar a própria fé, pois o que predominava naquela época era o culto aos deuses pagãos.
Pantaleão era filho de Eustóquio, gentio e de Êubola, cristã. Sua mãe encaminhou-o na fé cristã. Após o falecimento de sua mãe, Pantaleão foi aplicado pelo pai aos estudos de retórica, filosofia e medicina.
Durante a perseguição, travou amizade com um sacerdote, exemplo de virtude, Hermolau, que o persuadiu de Nosso Senhor Jesus Cristo ser o autor da vida e o senhor da verdadeira saúde.
Um dia que se viu diante de uma criança morta por uma víbora, disse para consigo: “Agora verei se é verdade o que Hermolau me diz”. E, segundo isto, diz ao menino: “Em nome de Jesus Cristo, levanta-te; e tu, animal peçonhento, sofre o mal que fizeste”. Levantou-se a criança e a víbora ficou morta; em vista disso, Pantaleão converteu-se e recebeu logo o santo batismo.
Acabou sendo convocado pelo imperador Maximiano como seu médico pessoal. As milagrosas curas que em nome de Jesus Cristo realizava, suscitaram a inveja de outros médicos, que o acusaram de cristão perante o imperador que, por sua vez, o mandou ser amarrado a uma árvore e degolado.
Desta forma, assumindo a coroa do martírio, São Pantaleão passou desta vida para a vida eterna.
São Pantaleão, rogai por nós!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Vinde Espírito Santo


        Entrar na presença do Espírito Santo é conseguir que por um momento ele seja o único importante. Isso produz um deleite diferente e superior a qualquer outro prazer, um gáudio do qual nos privamos muitos crentes.
         O tempo de oração pode ser um tempo vazio e superficial, pode se converter em um momento em que pensamos em nossos problemas, planejamos coisas, imaginamos como resolver alguma dificuldade de nossa vida. Buscamos a nós mesmos. Mas ali não nos encontramos com o Senhor. Isso ainda não é falar consigo mesmo, porque ali Deus não ocupa o centro de nossa atenção, e nem sequer é uma presença que nos interesse, ele é frequentemente uma decoração do nosso tempo de reflexão em que nos ocupamos com nossa própria vida, analisamos, resolvemos, sonhamos e terminamos rezando um pai-nosso para crer que alimentamos nossa dimensão espiritual.
          Por isso é tão importante invocar o Espírito Santo antes de nos colocar a orar, e pedir que ele nos faça reconhecer o olhar de Jesus cheio de amor, seus braços que nos esperam, e que nos ajude a escutar a ele mais que a nossa própria mente. O Espírito Santo é aquele que nos move a orar de verdade. Por isso, não deveríamos começar nenhuma oração sem invocá-lo.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Pensamento do dia

Escrever é enxugar as palavras até a morte.
João Cabral de Mello Neto

Encontro diário com Deus

                   O homem procura Deus para servir-se dele; quando não lhe é útil, o rejeita. Deus se aproxima dos estranhos, daqueles que ainda não têm um juízo sobre ele, fazendo-o à sua imagem e semelhança.
                  Deus rompe esquemas, destrói tranquilidades e coloca o homem no grande risco da fé. A resposta do homem a Jesus foi o ódio. Jesus era um corpo estranho que rompia a paz e a falsa segurança diante de Deus.
                  Se Jesus foi recusado pelos seus, não estranhes que também tu devas experimentar essas rejeições não só da tua pessoa, mas também da mensagem de salvação evangélica, que tu apresentas em tua atividade como apóstolo do Senhor.
Os cinco minutos de Jesus - Alfonso Milagro, CMF

Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus


 
Pelo sinal da santa cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor dos Nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
(Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea)
                         Nada de minha substância vos é oculto, quando fui formado ocultamente, quando fui tecido nas entranhas subterrâneas.
(Salmo 138,15)

Senhor meu Deus, eu te louvo e te bendigo, hoje faz quatro meses que me tornei a arca que carrega no mundo presente de teu Filho. Minha barriga está crescendo, Senhor, isso indica que o corpo de Jesus vai tomando forma dentro do meu corpo. Como eu queria e desejaria que todas as pessoas tivessem a alegria que sinto em poder ser tabernáculo de sua presença. Embora eu saiba que sou eu que o alimento, sinto em minha alma que é ele que está me alimentando, me revigorando a cada instante. Que este menino conduza todos à felicidade completa assim como ele me tem feito feliz. 
Em cada eucaristia você se torna tabernáculo, deixe Deus morar em você.
 Terminar com um Pai-nosso, três ave-marias e um glória ao pai
9 meses com Maria - Luís Erlin, CMF

O Evangelho comentado cada dia

16ª Semana do Tempo Comum
Mt 20,20-28
                                                                                                 Podeis beber da taça que vou beber? Quem sabe São Tiago tenha recordado a pergunta de Jesus quando ele, na noite da última ceia, foi passando a taça de vinho a seus discípulos e, quando, ao beber dela, eles perceberam que estavam se comprometendo a compartilhar da sorte do Mestre. Nem São Tiago nem os demais foram capazes de manter o juramento,  e a taça do sofrimento e da morte o Mestre teve que bebê-la sozinho. Mas, quando chegou a hora de Tiago, bebeu a taça junto com seu Senhor e participar, por fim, de seu destino.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Vinde Espírito Santo


        Como o Espírito Santo transforma nosso comportamento? Ele o faz com a ajuda de nossa cooperação, porque ele quer que também sejamos ativos em nosso crescimento.
         O desenvolvimento das virtudes requer algumas renúncias. Por exemplo, para aprendermos a ser pacientes, }às vezes temos de renunciar a dizer algumas coisas, ou a queixar-nos, ou a maltratar os outros; para sermos humildes às vezes precisamos renunciar a falar de nós mesmos; para sermos generosos temos de renunciar a alguns bens.
          Cada vez que dizemos não a algo inconvenientemente (um amor proibido, uma experiência perigosa, alguma coisa indevida), fica-nos um vazio, uma espécie de buraco interior que reclama. Mas com que se enche esse vazio para que se transforme em algo positivo?
          Na realidade, o simples fato de renunciar a algo que não é bom já deveria fazer-nos sentir nobres e serenos com nossa consciência. Mas isso pode ser só orgulho, uma necessidade de aparecer, o desejo de se sentir importante, ou uma forma de se cuidar para evitar problemas. Então, isso não faz senão deixar-nos na superficialidade.
         O único que enche o vazio é o amor. Renunciar quando é necessário, mas por amor, realmente por amor. Então sim é que uma renúncia nos deixa uma sensação de ter aprofundado na vida.
         Nenhuma virtude vale a pena se não está impregnada de amor. Por isso uma pessoa austera e sacrificada, sem amor, não é mais que um egoísta ou um vaidoso. Contempla-se a sim mesmo e agrada-lhe sentir-se mais perfeito que outros. Isso não é profundidade, porque a pessoa permanece no nível superficial da vaidade. Mas só o Espírito Santo pode nos dar o amor que não temos e, por isso, antes de qualquer esforço, é necessário invocá-lo e pedir-lhe insistentemente que derrame a força do amor em nosso interior.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Pensamento do dia

A esperança é um risco a correr. É de fato o risco de riscos.
George Bernanos

Encontro diário com Deus

                   Ao homem custa muito humilhar-se; por isso, Jesus nos deixou não só o preceito, mas também o exemplo da própria humilhação.
                  Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim forçais também vós (Jo 13,15).
                  Às vezes poderá parecer-te heroísmo o fato de te humilhares, mas tens de pensar que tua humilhação é muito pouco, se a comparas com a do Senhor; e, se pensas que teu ato de serviço termina em um irmão teu, te resultará mais fácil tua atitude humilde.
Os cinco minutos de Jesus - Alfonso Milagro, CMF

Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus


 
Pelo sinal da santa cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor dos Nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
(Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea)
                         Cada geração apregoa à outra as vossas obras e proclama o vosso poder.
(Salmo 144,4)

Hoje faz um mês que o menino João nasceu. Logo pela manhã Zacarias entoou um hino ao Senhor em agradecimento pela vida do menino. Na hora do almoço Isabel e eu preparamos uma comida especial para comemorarmos. João está muito esperto, está crescendo bastante. Isabel não está tendo dificuldades em amamentas, pelo contrário, é uma bênção a quantidade de leite que ela tem. Como eu já disse outro dia, João quase não dá trabalho. No almoço comentávamos que ele tem um olhar penetrante. Acreditamos que será alguém de muita personalidade, extremamente sincero.

Festejar a vida é louvar a Deus que nos criou.
 Terminar com um Pai-nosso, três ave-marias e um glória ao pai
9 meses com Maria - Luís Erlin, CMF

O Evangelho comentado cada dia

16ª Semana do Tempo Comum
Mt 13,10-17
                                                                                                 Se nos perguntam qual o número de bem-aventuranças, certamente responderemos que são oito, e no entanto, além das que aparecem nos evangelhos de Lucas e Mateus, há outras semeadas ao londo dos evangelhos. A que lemos hoje: Bem-aventurados os vossos olhos, porque veem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem, recorda-nos que temos a sorte de ser ouvintes do evangelho e ter visto Jesus, o mesmo que viram os discípulos de Emaús: nos irmãos a quem acolhemos e na fração do Pão.

Evangelho do dia

16ª Semana do Tempo Comum

Evangelho(Mt 13,10-17)

— O Senhor esteja convosco.
—Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
—Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?”11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. 14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.