Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

É a hora do Espírito Santo de Deus!
 
É tempo de restauração! Nós somos o povo de Deus de hoje! Houve o povo da primeira Aliança: os judeus. Eles ainda continuam sendo o povo do Senhor. Mas existe agora o povo da Nova Aliança, que somos nós. Assim como o Senhor precisou ressuscitar o povo da Antiga Aliança, e não uma só vez, Ele agora, nestes tempos, quer fazer muito mais. Graças a Deus estamos no começo dessa obra de ressurreição.

O Senhor quer restaurar o povo de Deus que somos nós. Ele quer restaurar a Sua Igreja. Não se trata de reformar. É muito mais que isso, é muito mais lindo! É restaurar a Igreja.

“Profetiza ao espírito, disse-me o Senhor, profetiza, filho do homem, e dirige-te ao espírito: eis o que diz o Senhor Javé: vem, espírito, dos quatro cantos do céu, sopra sobre esses mortos para que revivam” (Ezequiel 37, 9-10ss).

Nós somos esses ossos ressequidos. O Senhor quer ressuscitar o Seu povo que está igualzinho àqueles ossos: “Nossos ossos estão secos, nossa esperança está morta! Estamos perdidos” (cf. Ezequiel 37, 11).

O Senhor, Ele mesmo, está renovando a Sua Igreja com o poder do Seu Espírito. É a hora do Espírito! É a hora da Igreja!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


As coisas não valem pelo tempo que duram, mas pela instensidade com que são vividas.
Fernando Pessoa.

Dia a dia com a Misericórdia



E DISSE JESUS:
Sim, estarei sempre ao teu lado, se fores sempre como uma pequena criança e de nada tiveres medo; assim como fui aqui teu princípio, assim também serei teu fim (D.295).

Encontro diário com Deus


                   "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14,6). Estas palavras proferidas por Nosso Senhor quando ainda estava no mundo vão além da vida humana do Salvador. São palavras que não passam, e que Ele poderá repetir sempre, com o mesmo cunho de verdade, no Santíssimo Sacramento.
                    Há caminhos fictícios, atalhos, na vida espiritual, estradas que podem ser trilhadas por algum tempo e abandonar depois.
                   Jesus no Santíssimo Sacramento é o Caminho imutável. É o meio, o modelo, porquanto nos seria de pouco proveito conhecer o caminho se Ele não nos ensinassse, com o seu exemplo, a palmilhá-lo.
                   Somente se pode alcançar o céu pela participação da vida de Nosso Senhor. Que a nossa vida espiritual consista, portanto, em contemplar a Eucaristia e nEla procurar o exemplo do que temos que fazer em todas as circunstâncias da vida cristão. Eis em que se resume e como se entretém a união com Jesus-Hóstia, e será assim que nos tornaremos eucarístico em nossa vida, e que nos santificaremos segundo a graça da Eucaristia.

Flores da Eucarístia, São Pedro Julião Eymard

31 de janeiro

Imaculada Conceição
Rogai por nós
Se Maria Santíssima é o modelo do cristão, ela o é de maneira muito marcada da juventude. É porque Maria sempre foi jovem; muito jovem, quando foi Mãe de Deus, jovem e sempre jovem, com a juventude do espírito, mesmo em sua morte.
Maria sempre teve um ideal jovem e por isso converteu-se no ideal dos jovens; ela sempre foi nobre e digna, pura e limpa, imaculada e santa, como deve ser todo ideal.
Se todo ideal é azul, como é a cor do céu, a juventude faz do manto azul da Imaculada o ideal de seus pensamentos e o ímã que atrai seus afetos.
Embora envelheçamos, não percamos a juventude de nosso espírito, não percamos a juventude da Imaculada.

Maria presente na juventude, será sempre motivo de segurança e de alegria.

O Evangelho comentado cada dia

3ª Semana do Tempo Comum
Mc 4,21-25


                             Eis quatro pequenas parábolas de Jesus: a primeira nos lembra a responsabilidade de sermos luz de perdão e amor em meio às trevas do ódio; a segunda, que nossas ações sejam transparentes, sem corrupção; a terceira, que evitemos julgar os outros pelas aparências e de sermos cegos para com nossos defeitos, dos quais Deus nos pedirá contas um dia; e a última fala importância de disponibilizarmos os dons que todos recebemos de Deus em favor dos irmãos, seja na família, seja na comunidade. Quanta matéria para fazermos um sincero exame de consciência!

Evangelho do dia

Evangelho (Marcos 4,21-25)

Quinta-Feira, 31 de Janeiro de 2013
São João Bosco

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo +… segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São João Bosco

31 de Janeiro

São João Bosco Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.

Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.

Dom Bosco, criador dos oratórios. Catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.

Para a Canção Nova, para a Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.

São João Bosco, rogai por nós!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

Comungue para vencer o pecado
 
O remédio para acabar com as doenças espirituais que nós, infelizmente, adquirimos é a Eucaristia. É o próprio Corpo e Sangue, Alma e Divindade do Nosso Senhor Jesus Cristo, remédio eficaz para o corpo e para a alma. Ao comungar o Corpo do Senhor descontaminamos nosso corpo e alma: nossos pensamentos, sentimentos, idéias e fantasias serão purificados. A descontaminação acontece pela Eucaristia.

Além de recebermos Jesus Eucarístico, é preciso adorá-Lo no Santíssimo Sacramento. Seja adorador! Se, por vários motivos, você não puder permanecer por muito tempo em adoração, passe pelo menos cinco minutos por dia diante de Jesus no sacrário. Adorar ao Senhor é reconhecê-Lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Mestre de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. "Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele prestarás culto" (Lc 4,8), diz Jesus, citando o livro do Deuteronômio (6,13).

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


O importante não é vencer todo os dias, mas lutar sempre.
Santo Agostinho


Dia a dia com a Misericórdia


E DISSE JESUS:
(...) tira tantos tesouros do Meu Coração, quantos puderes carregar, porque então Me agradas mais. E digo-te ainda uma coisa: extrai essas graças não apenas para ti, mas também para o próximo, isto é, encoraja as almas com as quais convives à confiança na Minha infinita misericórdia. Oh! quanto amo as almas que têm plena confiança em Mim! Tudo farei por elas. (D.294).

Encontro diário com Deus


                     A Santa Eucaristia é Jesus Cristo passado, presente e futuro; é o supremo desenvolvimento da Encarnação e da vida mortal do Salvador, que aí nos concede todas as graças. É o mistério régio da nossa fé, para o qual convergem todas as verdades católicas, como os rios se lançam no oceano que os alimenta.
                    Que a Santa Eucaristia seja portanto o nosso ponto de partida na meditação dos mistérios, das virtudes e das verdades da religião, de que é o centro. Essas verdades são apenas raios, e se partimos do centro haveremos de seguir-lhes o curso.
                   Com efeito, que de mais simples do que estabelecer relação entre o nascimento de Jesus no présepio e o seu nascimento sacramental sobre o altar e em nossos corações?
Quem não reconhece que a vida oculta de Nazaré continua na divina Hóstia do Tabernáculo, e que a Paixão do Homem Deus sobre o Calvário se renova no Santíssimo Sacrifício? E não é Nosso Senhor manso e humilde no Santíssimo Sacramento como em sua vida na Terra? Nâo está sempre aí como o Bom Pastor, o Consolador divino, o Amigo do coração?
                   Feliz a alma que sabe encontrar Jesus na Eucaristia, e, na Eucaristia, todas as coisas!
Flores da Eucarístia, São Pedro Julião Eymard

30 de janeiro

Imaculado Coração de Maria
Rogai por nós

Nossa Mãe celestial possui um Coração imensamente bom e compadecido; afinal, um Coração maternal.
Como Mãe que é, entende muito bem seus filhos, sabe que somos fracos e pecadores e por isso compreende nossas quedas e nossa limitações; e, quando nos vê caídos, olha-nos com compaixão e misericórdia. Nossa Mãe celestial sofre quando vê que nós sofremos, mas sofre mais quando vê que nós não sabemos sofrer e perdemos o valor do sofrimento.
Sempre se tornará pouca a confiança que tenhamos no Coração maternal de Maria; sempre será fraco o amor que tenhamos à nossa Mãe do céu.

Maria merece toda nossa confiança, em todo os tempos, lugares e situações.

O Evangelho comentado cada dia

3ª Semana do Tempo Comum
Mc 4,1-20


                          Acredito, leitor, que você é um bom receptor da semente da Palavra. Se assim não fosse, não estaria lendo esse comentário. Pois bem, é possível que não veja os frutos. Não desanime. A semente precisa de tempo para germinar e depois brotar e crescer. Às vezes, até que chegue o tempo da colheita, será preciso passar meses e anos; peço que não desanime. Seja paciente! O fato de não ver de maneira imediata os frutos não quer dizer que você seja caminho duro ou terreno pedregoso. Confie, e a Palavra dará seu fruto no seu devido tempo.
 

Evangelho do dia

Evangelho (Marcos 4,1-20)

Quarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013
3ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.
2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escu­tai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.
8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
13E lhes disse: “Vós não com­preendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um.”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Jacinta Marescotti

30 de Janeiro

Santa Jacinta Marescotti Em Roma, em 1585, nasceu Jacinta, dentro de uma família muito nobre, religiosa, com posses, mas que possuía, principalmente, a devoção, o amor acima de tudo. Seus pais faziam de tudo para que os filhos conhecessem Jesus e recebessem uma ótima educação.

Jacinta Marescotti que, então, tinha como nome de batismo Clarisse, foi colocada num convento para a sua educação, numa escola franciscana, juntamente com as irmãs. Uma das irmãs dela já era religiosa franciscana.

Crescendo na educação religiosa, com valores. No entanto, a boa formação sempre respeita a liberdade. Já moça e distante daqueles valores por opção, ela quis casar-se. Saiu da vida religiosa, começou a percorrer caminhos numa vida de pecados, entregue à vaidade, à formosura e aos prazeres. Enfim, ia se esvaziando. Até que outra irmã sua veio a se casar. Sua reação não foi de alegria ou de festa, pelo contrário, com inveja e revolta ela resolveu entrar novamente na vida religiosa.

A consequência foi muito linda, porque ao entrar nesse segundo tempo, ela voltou como estava: vazia, empurrada por ela própria, pela revolta. Lá dentro, ela foi visitada por sofrimentos. Seu pai, que tanto ela amava e que lhe dava respaldo material, faleceu, foi assassinado. Ela pegou uma enfermidade que a levou à beira da morte. Naquele momento de dor, ela pôde rever a sua vida e perceber o quanto Deus a amava e o quanto ela não correspondia a esse amor.

Arrependeu-se, quis confessar-se e o sacerdote foi muito firme, inspirado naquele momento a dizer: “Eu só entro para o sacramento da reconciliação se sair, do quarto dela, tudo aquilo que está marcado pelo luxo e pela vaidade”. Até as suas vestes eram de seda, diferente das outras irmãs. Ela aceitou, pois já estava num processo de conversão. Arrependeu-se, confessou-se e, dentro do convento, começou a converter-se.

Jacinta Marescotti de tal forma empenhou-se na vida de oração, de pobreza, de castidade e vivência da regra que tornou-se, mais tarde, mestra de noviças e superiora do convento.

Deus faz maravilhas na vida de quem se deixa converter pelo Seu amor.

Santa Jacinta Marescotti, rogai por nós!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

Precisamos estar com Maria
 
"Nossa Senhora está aqui, eu a vejo, sim, a vejo andar pelos corredores da sua casa", disse São João Bosco.

A Santíssima Virgem Maria é nossa Mãe, sua Mãe, e mesmo quando não a reconhecemos Ela olha para nossas necessidades. Quanto maior a necessidade, mais Maria se faz presente. Se sua casa e sua família estão padecendo de grandes problemas, Nossa Senhora está muito mais presente nela do que você pensa. Ela está constantemente percorrendo os cômodos da sua casa. Para que Deus possa operar maravilhas basta que alguém acredite e tenha fé. Ela é nosso grande exemplo disso.

Nós estamos em tempos de luta. A luta é entre a Mulher e o dragão (cf. Apocalipse 12, 1-18). Por isso, precisamos estar com Maria, ao lado dela. Precisamos estar debaixo do seu manto. Mais ainda: temos de estar no seu ventre, como Jesus esteve, bem debaixo de seu coração. É Ela quem vai vencer o maligno. A bendita entre as mulheres!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


O maior número de males que a pessoa padece provém da própria pessoa.
Plínio

Dia a dia com a Misericórdia


E DISSE JESUS
Procede como um mendigo, que, quando recebe uma esmola maior, não a recusa, mas antes a agradece efusivamente; também tu, se te concedo graças maiores não te escuses dizendo que é indigna delas (D.294).

Encontro diário com Deus


            Jesus Eucaristia é a grande luz que ilumina todo homem que vem a este mundo (cf. Jo 1,9;8,12;9,5;12,35-36). É o sol interior que esclarece as almas que O desejam seguir.
            Eis por que os santos encontravam ao pé do Tabernáculo, o conhecimento das grandes verdades, raios de claridade, a ciência de Deus tão preciosa e tão rara!
           Jesus na Eucaristia é sempre o bom Mestre que instrui a alma fiel, e que lhe revela, com doçura, a sua própria miséria, o seu nada. Mostra-lhe a verdade sem discussões, sem nuvens e sem lhe exigir esforços; manifesta-lhe com amor a sua santa vontade, seu bel-prazer sobre sua pessoa.
          Ah! como esta palavra interior penetra o recôndito da alma! Quanto a empolgam deliciosamente a beleza, a verdade, a presença de Jesus, com sua divindade, sua bondade!
           E a alma, então, é qual outra Madalena aos pés de Jesus (Lc 10,39) iluminada pela sua graça; é um outro São João reclinado no Coração de Jesus e haurindo nEle e ciência e a doçura da santa dileção (Jo 13,23)
Flores da Eucarístia, São Pedro Julião Eymard

29 de janeiro


Nossa Senhora do Horto
Rogai por nós


Em Maria Santíssima encontramos a ausência de todo mal e a presença de todo bem; ela não teve nenhum pecado e possui todas as virtudes: por isso a Igreja a chama Santa e Santíssima.
Em sua vida, o cristão deve afastar-se do mal, deve fugir de todo o pecado, que é o verdadeiro mal, porque nos distancia de Deus. Porém, não basta não praticar o mal; é preciso praticar o bem e até é preciso praticar tanto bem quanto possamos, e praticá-lo da melhor maneira possível ou do modo mais perfeito. Este deve ser o ideal do cristão: nunca dizer basta.

Maria fomentou em si, continuamente, o espírito de oblatividade ao Pai.

O Evangelho comentado cada dia

3ª Semana do Tempo Comum
Mc 3,31-35


                        Este Evangelho faz parte do processo pelo qual teve de passar a família de Jesus (e provavelmente o próprio Jesus) para esclarecer sua relação com as pessoas. Não se trata aqui que Jesus renegue sua família, porém Jesus já vive sob uma nova perspectiva: a do Reino. Entre as pessoas estabelece-se uma nova relação que é determinada pelo próprio Deus, que é o Pai de todos. Essa nova relação é superior e mais forte que qualquer outra que possamos imaginar (familia, raça, língua, culturam religião...). Não se fala em excluir, mas de incluir a todos na família de Deus.

Evangelho do dia

Evangelho (Marcos 3,31-35)

Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2013
3ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”.
33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Pedro Nolasco

29 de Janeiro

São Pedro Nolasco No século XII, uma família francesa teve a graça de ter como filho o pequeno Pedro Nolasco que, desde jovem, já dava sinais de sensibilidade com o sofrimento alheio. Foi crescendo, formando-se, entrou em seus estudos humanísticos e, ao término deles, numa vida de oração, penitência e caridade ativa, São Pedro Nolasco sempre buscou viver aquilo que está na Palavra de Deus.

Desde pequeno, um homem centrado no essencial, na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo; um homem devoto da Santíssima Virgem.

No período de São Pedro Nolasco, muitos cristãos eram presos, feitos escravos por povos não-cristãos. Eles não só viviam uma outra religião – ou religião nenhuma –, como atrapalhavam os cristãos.

São Pedro Nolasco, tendo terminado os estudos humanísticos e ficando órfão, herdou uma grande herança. Ao ir para a Espanha, deparou-se com aquele sofrimento moral e também físico de muitos cristãos que foram presos e feitos escravos. Então, deu toda a sua herança para o resgate de 300 deles. Mais do que um ato de caridade, ali já estava nascendo uma nova ordem; um carisma estava surgindo para corresponder àquela necessidade da Igreja e dos cristãos. Mais tarde, fez o voto de castidade, de pobreza e obediência; foi quando nasceu a ordem dedicada à Santíssima Virgem das Mercês para resgatar os escravos, ir ao encontro daqueles filhos de Deus que estavam sofrendo incompreensões e perseguições.

Em 1256, ele partiu para a glória sabendo que ele, seus filhos espirituais e sua ordem – que foi abençoada pela Igreja e reconhecida pelo rei – já tinham resgatado muitos cristãos da escravidão.

Peçamos a intercessão deste santo para que estejamos atentos à vontade de Deus e ao que Ele quer fazer através de nós.

São Pedro Nolasco, rogai por nós!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

Entra na minha casa e permanece nela, Senhor!
 
“Mas Zaqueu, adiantando-se, disse ao Senhor: ‘Pois bem, Senhor, eu reparto aos pobres a metade dos meus bens e, se prejudiquei alguém, restituo-lhe o quádruplo’” (Lc 19,8).

Zaqueu fez isso porque a sua vida já tinha mudado. Só se mexe no bolso quando o Senhor toca no coração. “Então Jesus disse a seu respeito: ‘Hoje veio a salvação a esta casa, pois também ele é filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido’” (Lc 19,9-10).

O Senhor realiza esse Evangelho! Este é o clamor do povo: “Quero Deus, necessito de Deus na minha família”.

Diga ao Senhor: "Jesus, escolheste a mim apesar da minha fraqueza e do meu pecado. Escolheste a mim para Te levar para a minha casa. Senhor, não sou digno de que entres na minha casa, mas preciso que entres e digas uma Palavra. Porque basta que digas uma Palavra e a minha casa será transformada. A minha família será mudada. Entra na minha casa e permanece nela, Senhor. Amém".

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


Deus tem mil maneiras - para cada um a sua - de fazer-se presente na alma, de mostrar que existe, que me conhece e ama.
Papa Bento XVI

Dia a dia com a Misericórdia


E DISSE JESUS:
Minha filhinha, não tenhas medo da casa de teu Pai. Deixa as vãs investigações aos sábios deste mundo. Eu quero ver-te sempre como uma pequena criança. Pergunta tudo com simplicidade ao confessor, e Eu te responderei pela boca dele. (D. 290)

Encontro diário com Deus


               O silêncio é a maior prova de respeito, e o respeito é a primeira disposição para a oração.
               Prestemos a Nosso Senhor a homenagem de um sentimento de respeito, ao chegarmos à sua presença, pois que nos mostramos miseráveis quando a leviandade e a negligência precedem essa homenagem.
              Devemos tributar a Nosso Senhor o respeito exterior, que é a oração do corpo; nada auxilia tanto a oração da alma. Evitemos atitudes familiares diante de Deus, pois demonstram menosprezo.
              Se o coração não estiver ardente de amor, que ao menos o corpo dê testemunho de verdadeira fé e desejo de amar e se agradável.
              Pensemos pois muito severos no tocante ao culto de respeito; conservemos a dignidade do porte e uma atitude religiosa, guardando um rigoroso silêncio e um perfeito recolhimento.
Flores da Eucarístia, São Pedro Julião Eymard

28 de janeiro

Nossa Senhora
Rogai por nós

Maria Santíssima conheceu a Deus pelo estudo permanente das Sagradas Escrituras, que ela penetrava cada dia mais, inspirada pelas luzes do Espírito Santo.
Para que cheguemos ao conhecimento de Deus, o caminho a seguirmos deverá ser o seguinte: a frequente leitura e profunda reflexão da Sagrada Bíblia.
E, junto com a leitura da Sagrada Bíblia, devemos pedir a luz do Espírito Santo medinate uma assídua e fervorosa oração.
É bom que estudemos as coisas de Deus, mas tenhamos presente que a Deus mais se conhece pela oração do que pelos livros.

Maria recebeu em plenitude as virtude infusas e os dons do Espírito Santo; também a nós foram concedidos esses dons, em nosso batismo e porteriormente em nossa Confirmação.

O Evangelho comentado cada dia

3ª Semana do Tempo Comum
Mc 3,22-30


                         Existem algumas palavras de Jesus no Evangelho de hoje que deveríamos sempre lembrar: "Satanás não pode subsistir, está perdido". Por aí teríamos de começar cada dia e lembrarmos que o triunfo está do lado de Deus, do lado da vida. As forças da morte e do mal não têm nada a fazer. A vida do cristão se fundamenta na esperança certa de que "Satanás está perdido". Por isso, o maior pecado é o da desesperança, o daquele que não acredita na força do Espírito de Deus para vencer o mal. Todavia é certo que até para esse pecado existe misericórdia e pedão, ou então Deus não seria Deus.

Evangelho do dia

Evangelho (Marcos 3,22-30)

Segunda-Feira, 28 de Janeiro de 2013
Santo Tomás de Aquino

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.
23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.
28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santo Tomás de Aquino

28 de Janeiro

Santo Tomás de Aquino Neste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: "Quem é Deus?".

A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.

Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezenove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou.

Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus.

Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado "Doutor Angélico", Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico.

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

Nossa sexualidade não pode ser profanada
 
A paternidade e a maternidade são coisas sagradas e santas. Por isso não pode haver infidelidade nem adultério entre o casal. Não pode haver profanação do matrimônio realizado em Deus.

Para arrasar com seu casamento, o inimigo de Deus quer arrastar você para a infidelidade. Ele o arrasta para a vaidade de se sentir capaz de seduzir e conquistar alguém. Mas é preciso ter olhar espiritual e enxergar que é o maligno quem quer acabar com você e com seu casamento, seja você homem ou mulher.

Deus nos deu a sexualidade não para ser profanada. Assim como nenhum de nós é louco de usar seringas contaminadas, também não podemos ser loucos de permitir que o inimigo profane um dom tão precioso como a nossa sexualidade. Se você entrou nessa, precisa fazer logo uma boa confissão e começar a viver uma vida de castidade. Só através da Santíssima Eucaristia, comungando frequentemente e adorando Jesus no Santíssimo Sacramento é que conseguiremos força para prosseguir numa vida de santidade.

Ou santos ou nada!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


Onde há amor, há perdão.
François de la Rochefoucauld

Dia a dia com a Misericórdia



E DISSE JESUS:
Não te admires se, ás vezes, és julgada injustamente. E eu, por teu amor, bebi por primeiro o cálice de sofrimento não merecidos. (D. 289)

Encontro diário com Deus


              Nosso Senhor deixaria por assim dizer de corresponder a uma necessidade imperiosa do homem se apenas quisesse receber de nossa parte homenagens interiores, porquanto não sabemos amar sem provar o nosso amor por testemunhos exteriores de amizades e afeição.
             Jesus desce do céu trazendo apenas sua bondade; nada mais possui, e espera de seus fiéis todas as suas condições de existências neste mundo: o templo, a matéria do Sacrifício, as lâmpadas, os vasos sagrados necessários para que se torne Sacramento. Tudo recebe de nós!
             E Jesus se faz nosso devedor. Mas Ele pode e quer pagar as suas dívidas. Sim, Jesus, que se constitui caução de seus membros sofredores, dizendo: "Tudo o que fizerdes ao menor de meus irmãos vos retribuirei ao cêntuplo" (cf. Eclo 35,13; Mt 10,42), Jesus que paga as dívidas alheias, com maior razão há de pagar as próprias. Que felicidade, portanto, fazermos jus a lucros eternos, dando a Nosso Senhor!
            Consolai-O no seu abandono, socorrei-O na sua pobreza! Jesus não considera a quantidade dos dons, mas o coração que os oferece.
Flores da Eucarístia, São Pedro Julião Eymard

27 de janeiro

Nossa Senhora
Rogai por nós

Em seu canto do Magnificat, Maria dá testemunho da conduta de Deus com os poderosos da terra: derrubou-os do seu trono, lá do alto de sua soberba; deixou-os vazios dos bens do céu para vê-los repletos dos bens da terra, por ter permitido que esses bens terrenos secassem seu coração.
Forma dominados pelo dinheiro, pelo poder, pela influência; tiveram como objetico a conquista do mundo. Os humildes, pelo contrário, são abençoados por Deus, são elevados à sua graça e a seu amor, e por isso chegarão a conquistar o céu.

Maria nos ensina o espírito de disponibilidade e a aceitação colúntaria do plano que Deus tem sobre nós.

O Evangelho comentado cada dia

3º Domingo do Tempo Comum
Lc 1,14;4,14-21

Lectio Divina
Leitura: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me a anunciar a Boa-Nova aos pobres (...)".
Meditação: Como Jesus, fui ungido também para uma missão: Anunciar a todos a novidade do amor de Deus aos irmãos. Mas, antes de falar, devo mostrar com minhas ações que de fato acredito nisso, amando os outros, perdoando-os, aceitando-os como são e respeitando as diferenças de cultura, de educação, de comportamento, de religião.
Oração: Senhor, não permitais que eu fale aos irmãos de vossa doutrina sem antes praticar.
Ação: Decidido a ser discípulo de Jesus, hei de me esforçar para segui-lo em todas as situações e em todos os lugares, a começar por minha casa.

Evangelho do dia

Evangelho (Lucas 1,1-4; 4,14-21)

Domingo, 27 de Janeiro de 2013
3º Domingo do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

1Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra.
3Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. 4Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste.
Naquele tempo, 4,14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza.
15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam.
16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.
17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Ângela Mérici

27 de Janeiro

Santa Ângela Mérici Nasceu no ano de 1474 no norte da Itália. De uma família muito honesta, materialmente pobre, mas espiritualmente riquíssima, amava muito Cristo e sua Igreja. Os filhos foram crescendo assim, com o testemunho dos pais, inclusive Santa Ângela que, desde pequenina, já tinha vida de oração e penitência, buscava amar, cada vez mais, Deus.

Ela teve uma irmã e, com o tempo, seus pais vieram a falecer. Os filhos tiveram que sair de sua terra e morar com um tio. Ali, a irmã faleceu e, mais tarde, o tio. Quantas perdas! Mas Santa Ângela, mulher de oração, nunca acusou Deus, nunca se revoltou. Isso não quer dizer que não sentiu, não sofreu. Até Nosso Senhor, verdadeiro Deus, verdadeiro homem sofreu.

Inspirada pelo Espírito Santo, retornou para a sua terra natal e ali começou a fazer um trabalho muito providencial, confirmado pelo céu, porque teve um sonho de ver jovens com coroas de lírios caminhando para o céu. Naquele discernimento, ela agarrou a inspiração e foi trabalhar servindo jovens que corriam riscos morais.

O grupo daquele que se dedicavam a Deus foi crescendo, servindo no resgate à evangelização dos jovens e também na restauração das famílias. Ela foi com o coração aberto, cheio de amor para auxiliar, com as outras jovens, as famílias. Promoveu a restauração das jovens, das famílias, também foi ao encontro dos pobres e enfermos.

O Papa aprovou esta nova congregação que foi consagrada a Santa Úrsula, por isso, eram chamadas ursulinas, pois a própria Santa Úrsula apareceu para Santa Ângela. Ela que, aos 66 anos, partiu para o céu, hoje intercede não só pelas ursulinas, mas por todos que são Igreja.

Santa Ângela Mérici, rogai por nós!

sábado, 26 de janeiro de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

A autoridade dentro do lar
 
Quantos pais se lamentam dizendo: "Eu não sei mais o que fazer com meu filho!" e acabam entregando os pontos. O inimigo, aos poucos, foi retirando das mãos deles o comando da casa, a ponto de muitos pais e mães não saberem mais como agir. Percebem que não têm mais o domínio, a direção e o comando do lar... nem do próprio casamento.

Pai e mãe são a autoridade do lar. Não se trata de autoritarismo, dominação, rudeza... A palavra “autoridade” vem de autor: aquele que faz e detém a autoria; tem, portanto, a autoridade. Quando alguém compõe uma música tem a autoridade sobre essa canção, porque foi ele quem a fez. O pai é co-autor, pois participou com Deus na criação de seus filhos: ele detém a autoridade legítima e estabelecida pelo próprio Deus sobre sua casa. Quem quer a perda de autoridade é o inimigo, pois ele é o rebelde e o desobediente desde o princípio.

Você precisa investir “pesado” na oração e resgatar para Deus a sua família. Principalmente, vocês, pais e mães, que sentem que acabaram perdendo as rédeas e não sabem mais como educar seus filhos. Não sabem quando dizer “sim” e quando dizer “não”.

Em Jesus Eucarístico você vai encontrar a força e a sabedoria para retomar a direção da sua casa, da sua família.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


A pessoa que ama seu inimigo visa a mudá-lo em amigo.
Paul Beauchamp

Dia a dia com a Misericórdia



E DISSE JESUS:
Com o mesmo amor com que te aproximas de Mim, aproxima-te de cada uma das irmãs, e tudo o que lhes fizeres, fá-lo-ás a Mim (D.283)

Encontro diário com Deus


                   A presença de Jesus na Eucarístia além de ser a vida do culto exterior, oferece-nos ocasião de Lhe dar esmolas.
Dar a Jesus Cristo! É uma honra, um consolo, uma necessidade do coração!
                    Nem todos podem prestar homenagem ao soberano do país; somente pessoas privilegiadas. E quem ousaria a não ser um íntimo, oferecer a um amigo de posição mais elevada um ramalhete de flores?
                    Jesus, entretanto, se bem que verdadeiro Rei, e Criador de todos os reis, foge à etiqueta dos soberanos da Terra e permite que Lhe prestemos continuamente as nossas homenagens!
                    Que honra! E que consolação para a alma fervosorosa poder dizer: "Dou ao meu próprio Deus alguma coisa de minhas economias, de meu pão, e posso repartir com Ele, com Jesus, o fruto do meu trabalho!"
                    Sim, Nosso Senhor não poderia sair do Tabernáculo se não houvesse o luminário e um pequeno trono que vos erguemos; fomos nós que vos abrimos a porta da prisão e fizemos desaparecer a nuvem que vos ocultava, ó Sol de amor! Dardejai agora os vosso raios sobre todos os corações".

Flores da Eucarístia, São Pedro Julião Eymard

26 de janeiro

Nossa Senhora das Dores
Rogai por nós
Ao saudar a Maria com título de Virgem fiel, a Igreja reconhece nela a fidelidade à Palavra de Deus.
Essa Palavra nem sempre lhe foi fácil e humanamente agradável; antes, pelo contrário, não poucas vezes se lhe tornou árdua e difícil, dolorosa e humilhante. Depois o nascimento de seu Filho se tornou humilhante para ela, ao dá-lo à luz numa gruta e não tendo como berço outra coisa senão uma manjedoura. Passar, no final da vida desse Filho, como sendo a mãe de um justiçado e de um sonhador visionário, foi também uma dura prova.
Sempre, porém, e em todo momento, Maria foi fidelíssima ao que Deus queria dela. O cristão deverá ser fiel à sua vocação batismal e isso mesmo que, em certas ocasiões, se exija muita fortaleza de espírito e perseverante heroísmo.

Ó Maria, que eu seja consciente de que Deus escolheu a mim para ser filho seu.

O Evangelho comentado cada dia

2ª Semana do Tempo Comum
Mc 3,20-21


                              Notícia surpreendente: a família de Jesus pensava que ele tava louco, pois não fazia o que todo mundo fazia, falava de uma forma diferente. Uns o louvavam e outros o criticavam. Para alguns era um homem de Deus, para outros estava possuído pelo demônio. As críticas eram dolorosas. Não para Jesus, mas para a sua família. Por isso, vão buscá-lo e levá-lo até sua casa. Sempre acontece o mesmo com os profetas. Mas Jesus era um homem livre, inclusive perante sua família. Foram eles que precisaram chegar a aceitar que Jesus era mais que um simples membro da família.

Evangelho do dia

Evangelho (Lucas 10,1-9)

Sábado, 26 de Janeiro de 2013
São Timóteo – São Tito

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’ ”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Timóteo

26 de Janeiro

São Timóteo Sua vida foi marcada pela evangelização, pela santidade de São Paulo e também de São João Evangelista. A respeito dele, certa vez, São Paulo escreveu em uma de suas cartas: "A Timóteo, filho caríssimo: graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, Nosso Senhor!" (II Timóteo 1,2).

Nesta carta, vamos percebendo que ele foi fruto de uma evangelização que atingiu não somente a ele, mas também sua família: “Quando me vêm ao pensamento as tuas lágrimas, sinto grande desejo de te ver para me encher de alegria. Confesso a lembrança daquela tua fé tão sincera que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe, Eunice e, não tenho a menor dúvida, habita em ti também”. (II Timóteo 1,4-5) Por isso, São Paulo foi marcado pelo testemunho de São Timóteo, que se deixou influenciar também por São Paulo. Tornou-se, mais tarde, além de um apóstolo, um companheiro de São Paulo em muitas viagens.

Primeiro bispo de Éfeso, foi neste contexto que ele conheceu e foi discípulo de Nosso Senhor seguindo as pegadas do Evangelista João.

Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.

Peçamos a intercessão desse grande santo para que sejamos apóstolos nos tempos de hoje.

São Timóteo, rogai por nós!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

A falsa alegria do mundo
 
Podemos até cair no erro e pensar que felizes são aqueles que não têm problemas; os que têm dinheiro de sobra, os que não têm problemas no casamento nem com os filhos. Os que têm todas as satisfações do mundo; os que não choram... Muitos pensam que ser alegre é viver como mostram as novelas.

No sistema capitalista em que vivemos temos uma falsa liberdade e uma falsa alegria. E assim ele vai tirando Deus de nosso interior. É como uma hemorragia interna em que vamos perdendo sangue sem perceber, e quando se percebe, o estado já pode ser trágico. Deus é a causa de nossa alegria e não o dinheiro!

Problemas e tristezas costumam nos afastar do Senhor; mas deve ser o contrário: só Ele é capaz de nos devolver a verdadeira alegria, a paz e tudo aquilo de que necessitamos.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


Enviar uma carta é um bom meio de ir algum lugar sem  mover nada a não ser o coração.
Phyllis Theroux

Dia a dia com a Misericórdia


E DISSE JESUS:
O meu Coração foi movido de grande misericórdia para contigo, Minha filha caríssima, quando te vi retalhada em farrapos da grande dor que sofrias, chorando os teu pecados. eis que reconheço o teu amor tão puro e sincero e te dou a primazia entre as virgens; tu és a honra e a glória da Minha paixão. Vejo cada humilhação da tua alma e nada Me passa despercebido. - Exalto os humildes até o Meu trono, porque assim o quero (D.282)

Encontro diário com Deus


                 Acercou-se de Jesus certo dia uma piedosa adoradora trazendo-Lhe um vaso de alabastro cheio de perfumes, e o derramou sobre os pés a fim de Lhe testemunhar o seu amor e honrar-Lhe a Divindade e a Humanidade Santíssima.
                "Para que este desperdício, murmura o traidor Judas; estes perfumes podiam ser vendidos por elevado preço, distríbuindo-se com os pobres o seu valor".
                Jesus, porém, defende a sua serva: "Praticou boa obra para comigo, e por toda a parte em que se pregar este Evangelho, esta ação será contada em seu louvor" (Mt 26,8-13; Mc 14,4-9).
                Jesus está no Santíssimo Sacramento para receber dos homens as mesmas homenagens que Lhe prestaram os que tiveram a felicidade de acercar-se dEle durante sua vida mortal. Está aí a fim de que todos possam Lhe render homenagens pessoais, e se a única razão de ser da Eucarísita fosse esta de podermos tributar a Nosso Senhor em pessoa nossos deveres de cristão, isso deveria ser suficiente para nos tornar felizes.

Flores da Eucarístia, São Pedro Julião Eymard

25 de janeiro

Nossa Senhora da Anunciação
Rogai por nós
Causa impacto a humildade da jovenzinha de Nazaré. Nenhum ser humano jamais recebeu uma missão tão honrosa como ela; um arcanjo vindo da parte do próprio Deus transmite a Maria uma saudação que ouvidos humanos jamais ouviram, e um mensagem que excede em honra e dignidade a tudo o que o homem poderia imagina.
Contudo, ela se julga pequena, indigna de tão alta dignidade e, em sua profunda humildade, intitula-se a escrava, a servidora do Senhor.
Embora devamos conscientizar-nos das graças que Deus nos concedeu e devamos agradecê-las profundamente, não devemos perder os sentimentos mais sinceros de humildade, sabendo e reconhecendo que todo que existe em nós é de Deus e a Deus o devemos, e que nosso é somente o que de imperfeito e pecaminoso possuímos.

"A Virgem Maria é o sinal da esperança segura e do conforto ao peregrinar Povo de Deus" (Lumen Gentium, 68).

O Evangelho comentado cada dia

2ª Semana do Tempo Comum
Conversão de São Paulo
Mc 16,15-18


                        Em uma anedota humorística de Mafalda (personagem da história em quadrinhos), ela vê que seu irmãozinho calçou os sapatos em pés errado e está chorando. "Estão doendo os seus pés?", pergunta-lhes ela atenciosa. "Não, me dói o orgulho", responde o menino. Daí podemos deduzir que é possível que a Paulo não lhe doesse o corpo, mas sim o orgulho, ao cair do cavalo. Todavia, Paulo aprendeu com aquela experiência e, a partir desse momento, seu orgulho não teve mais a menor importância e concentrou toda a sua vida em Jesus e em anunciar a Boa-Nova da salvação a todo os povos.

Evangelho do dia


Evangelho (Marcos 16,15-18)

Sexta-Feira, 25 de Janeiro de 2013
Conversão de São Paulo

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Conversão de São Paulo

25 de Janeiro

Conversão de São Paulo O apóstolo dos gentios e das nações nasceu em Tarso. Da tribo de Benjamim, era judeu de nação. Tarso era mais do que uma colônia de Roma, era um município. Logo, ele recebeu também o título de cidadão romano. O seu pai pertencia à seita dos fariseus. Foi neste ambiente, em meio a tantos títulos e adversidades, que ele foi crescendo e buscando a Palavra de Deus.

Combatente dos vícios, foi um homem fiel a Deus. Paulo de Tarso foi estudar na escola de Gamaliel, em Jerusalém, para aprofundar-se no conhecimento da lei, buscando colocá-la em prática. Nessa época, conheceu o Cristianismo, que era tido como um seita na época. Tornou-se, então, um grande inimigo dessa religião e dos seguidores desta. Tanto que a Palavra de Deus testemunha que, na morte de Santo Estevão, primeiro mártir da Igreja, ele fez questão de segurar as capas daqueles que o [Santo Estevão] apedrejam, como uma atitude de aprovação. Autorizado, buscava identificar cristãos, prendê-los, enfim, acabar com o Cristianismo. O intrigante é que ele pensava estar agradando a Deus. Ele fazia seu trabalho por zelo, mas de maneira violenta, sem discernimento. Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada. Mas Nosso Senhor veio para salvar todos.

Encontramos, no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, o testemunho: "Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina. Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: 'Saulo, Saulo, por que me persegues?'. Saulo então diz: 'Quem és, Senhor?'. Respondeu Ele: 'Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão'. Trêmulo e atônito, disse Saulo: 'Senhor, que queres que eu faça?' respondeu-lhe o Senhor: 'Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer'".

O interessante é que o batismo de Saulo é apresentado por Ananias, um cristão comum, mas dócil ao Espírito Santo.

Hoje estamos comemorando o testemunho de conversão de São Paulo. Sua primeira pregação foi feita em Damasco. Muitos não acreditaram em sua mudança, mas ele perseverou e se abriu à vontade de Deus, por isso se tornou um grande apóstolo da Igreja, modelo de todos os cristãos.

São Paulo de Tarso, rogai por nós!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

Não perca mais tempo!
 
É preciso se decidir a amar e a perdoar. É como o padre na hora da Santa Missa. Para converter o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Cristo é necessário pronunciar as palavras da consagração: "Isto é meu Corpo... Este é o cálice do meu Sangue...". Cabe ao sacerdote pronunciar as palavras e, ao Espírito Santo, com Sua graça, fazer o milagre, para que se tornem presentes sobre o altar o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Se o sacerdote não disser as palavras, não haverá como o Espírito Santo agir. Na hora em que ele pronuncia essas palavras, o Espírito Santo age e a maravilha de Deus acontece: um milagre.

Com o amor e o perdão é o mesmo: Deus entra com a graça, mas, se não há decisão, não há como a graça d'Ele agir. Pois Ele quis nos criar livres.

Não perca mais tempo: ame hoje, perdoe hoje, ajude quem necessita hoje!

"Bendigo a Deus de todo o coração por colocar em meu caminho tantas pessoas verdadeiramente boas!" (Padre Pio de Pietrelcina)

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


As tradições são as rugas e os cabelos brancos da hitória.
Paula Nei


Dia a dia com a Misericórdia


E DISSE JESUS:
Minha filha, desejo deleitar-Me com o amor do teu coração, com o amor puro, virginal, impecável e em nada obscurecido. Minha filha, quanto mais amares o sofrimento, tanto mais puro será o teu amor Comigo (D.279).

Encontro diário com Deus


                     A Eucaristia, afeto soberano do coração!
                 O coração há de estar onde se encontra o seu tesouro, isto é, as suas alegrias, os seus desejos, a sua felicidade (cf. Mt 6,21).
                 O pensamento do coração é sempre ativo, é a chama de um fogo sempre ardente.
                 Assim, o pensamento eucarístico do coração acompanha-lhe as aspirações, as pulsações. Jesus-Eucaristia não somente constitui toda a sua felicidade, mas se torna a paixão viva e poderosa da alma, que O deseja e procura com Madalena (Jo 20,13.15) e com a Esposa dos Cantares (Ct 3,1-3), chorando a sua ausência e suspirando pelo Bem Amado.
                  Finalmente, a Eucaristia, como bem supremo da vontade, faz com que a alma considere sem valor os bens e prazeres desta terra e as criaturas.
                 É que a Eucaristia é seu único tesouro, seu elemento, sua vida. Fora disto, sofre e se consome.

Flores da Eucarístia, São Pedro Julião Eymard

24 de janeiro

Nossa Senhora das Dores
Rogai por nós

Aquele grito deicida: "Crucifica-o!" não foi dirido somente contra Jesus Cristo, mas também contra sua Mãe Santíssima. Aquele grito ressou no palácio do governador romano; mas sobretudo ressou no Coração dolorido da Mãe do crucificado.
E aquele "crucifica-o" vai se repetindo em profundas expressões através dos tempos e pelos espaços e sai da boca e dos corações de muitos homens.
Não permita o Senhor que também nós o pronuncie-mos, porque então também nosso pessoal "crucifica-o" ressoaria, hoje, no Coração de Nossa Mãe celestial e lhe causaria, hoje, no Coração de Nossa Mãe celestial e lhe causaria aquele sofrimento que a amargurou aos pés da cruz, no alto do Calvário.

Maria exige que nossa devoção a ela nos vá santificando, evitando o pecado e imitando suas virtudes.