Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



domingo, 16 de outubro de 2011

Palavra do Pastor

29º Domingo do Tempo comum – 16.10.2011


DAR A DEUS O QUE É DE DEUS!


+ Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília


A liturgia deste 29º Domingo do Tempo Comum proclama que Deus é o Senhor da vida e da história e que o reconhecimento disso deve nos levar a “dar a Deus o que é de Deus!” O profeta Isaías proclama a soberania de Deus na história; não há outro deus ou senhor fora dele. No episódio narrado por Mateus, Jesus supera a armadilha colocada pelos fariseus indo muito além da questão do pagamento dos impostos. As moedas romanas tinham a imagem de César: que sejam dadas a César! Na pessoa humana está inscrita a imagem e semelhança de Deus, pois ao criar o homem, Deus disse: “façamos o homem à nossa imagem e semelhança...” Por isso, o homem pertence a Deus, seu verdadeiro e único Senhor. É preciso dar a Deus o que é de Deus! Deus não pode ser substituído por César ou por ídolos que querem tomar o seu lugar dominando as pessoas. Não há como “dar a César o que é de César”, de modo justo, sem “dar a Deus o que é de Deus”. Por outro lado, para “dar a Deus o que é de Deus”, o cristão deve empenhar-se na construção da sociedade, segundo o querer de Deus. A imagem de Deus continua a ser violada em cada pessoa humana que tem a sua dignidade negada e o seu direito à vida desrespeitado. Ao reconhecer Deus como Senhor e acolher o seu Reino, o cristão deve exercer a cidadania e participar da vida política e social, com responsabilidade, sendo “sal da terra” e “luz do mundo”. É preciso deixar-se conduzir pelo Senhor da história e pela sua Palavra a fim de contribuir na construção da sociedade. O Salmo 95, hoje meditado, nos convida a adorar e louvar o Senhor. Os povos da terra devem “dar ao Senhor poder e glória”, “a glória que é devida ao seu nome”. Através da oração e do testemunho de vida, é preciso “publicar: reina o Senhor!”, recordando que é Ele quem “julga os povos com justiça”.

A segunda leitura nos apresenta o exemplo de uma comunidade que reconhece a Deus como Senhor, a comunidade dos tessalonicenses, cuja fé, esperança e caridade, são louvadas por Paulo. O apóstolo nos ensina a “dar graças” a Deus por aquilo que Ele realiza na comunidade. Nós continuamos a bendizer a Deus, em especial neste mês, pelos missionários e missionárias que estão entre nós e além fronteiras, testemunhando corajosamente a fé em Cristo, como Paulo.

Neste mês missionário, à luz da Palavra de Deus proclamada, é preciso pensar como vai o nosso compromisso na evangelização dos diversos ambientes e situações sociais. Lembre-se que você também é chamado a ser missionário, através do testemunho da fé e do amor cristão: em casa, na escola, no trabalho, nos hospitais, nos meios de comunicação, no mundo da política, no campo da cultura, enfim, na vida cotidiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário