Nós, cristãos, cremos que toda esta maravilha da amizade com Deus, da presença do Espírito Santo, é algo que nos supera de tal maneira que de nenhum modo podemos merecê-lo. se nunca podemos merecer ou comprar a amizade sincera de um ser humano, porque a amizade só pode ser um presente que se dá gratuita e livremente, com muito maior razão é impossível que possamos merecer ou comprar a amizade divina. E quando estamos em pecado e nosso coração se move com o desejo de buscar essa amizade, é porque a graça de Deus já está tocando o coração, já o está atraindo. É sempre ele quem tem a iniciativa, é sempre ele quem ama primeiro.
Não obstante, uma vez que o Espírito Santo nos presenteia sua amizade (a graça santificante), uma vez que ele começa a habitar em nós como amigo, ao mesmo tempo começa a produzir uma obra de renovação em nossa vida. Isto é, toma-nos tão a sério, que quer que nós também participemos em nosso próprio crescimento, que nos entreguemos por inteiro, com todas as nossas energias, a um caminho de amadurecimento. E para isso nos capacita.
Mas nossos méritos são, em primeiro lugar, de Cristo, que se entregou por nós, e nunca querem dizer que estamos merecendo a amizade de Deus. Essa amizade será sempre um presente totalmente gratuito de sua ternura infinita, uma iniciativa de amor e uma obra gratuita do Espírito Santo.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández
|
"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele." João 6,56
Festa da Misericórdia SBJ
domingo, 18 de janeiro de 2015
Vinde Espírito Santo!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário