São grandiosos os deveres de um pai para com seus filhos; sua finalidade é torná-los bons cristãos, cidadãos úteis, eleitos para o Céu.
Três deveres têm a cumprir neste particular: educar os filhos no temor de Deus, corrigi-los e estabelecê-los convenientemente no mundo.
Educar que o corpo é feiro para a alma, e a alma para Deus, que a esclarece com as verdades da fé e a embeleza com sua santidade. A mãe começa esta educação religiosa, e o pai deve completá-la e fortificá-la. Sua palavra tem uma graça de acréscimo: a graça do poder e da autoridade. O exemplo da mãe convence, o do pai arrasta; daí esta palavra do Espírito Santo: tal pai, tal filho (cf. Eclo 3,3).
Um pai de família deve se aplicar, portanto, antes de tudo, em dar aos seus filhos uma educação cristã, como alicerce sólido e indispensável de todo estado honesto e de futuro feliz. Deve, com grande cuidado,velar pela moralidade das escolas e das casas de educação às quais deseja confiar a inocência e a fraqueza de seus filhos. A inocência da vida e a pureza da fé valem mais que todas as dignidade, a todas as ciências por acaso desprovidas desses dois primeiros tesouros.
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard
Nenhum comentário:
Postar um comentário