A Eucaristia não é somente a vida do cristão; é também a vida dos povos. O homem que vive em sociedade necessita de um traço de união com os seus semelhantes, de uma lei de honra, de um centro de afeições.
A Eucaristia é o laço do cristão; por meio dEla se estabelece o parentesco, come-se à mesma mesa, e tem-se o mesmo Pai que está nos Céus (Mt 6,9;23-9)
Um século prospera ou decresce na razão do culto que tributa à Divina Eucaristia. Nisto consiste a sua vida e a medida de sua fé, de sua caridade e de sua virtude. O culto da Eucaristia exprime o poder de uma geração, a santidade de um século. Quando este culto domina a fé e a piedade de um povo, este povo se engrandece e prospera.
O culto da Eucaristia é como o sol dos belos dias, que aquece, reanima e fecunda a natureza e faz nascer e amadurecer os frutos por toda a parte. Mas quando o Santíssimo Sacramento é esquecido, encerrado num canto de sacristia, assemelha-se então ao sol do inverno que, brilhando durante algumas horas apenas, deixa a terra sempre fria e gelada.
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard
Nenhum comentário:
Postar um comentário