Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Precisamos aprender a arte da paciência!






         Atualmente, vivemos numa sociedade imediatista, onde somos impulsionados a querer tudo para ontem. Se falarmos para alguém ter paciência, principalmente diante de algum problema, é quase uma falta de educação. Graças a correria ao nosso redor, acabamos esquecendo que “para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus (Eclesiastes 3,1)”, que ”entre a manhã e a tarde muda o tempo, e tudo isto acontece num instante aos olhos de Deus (Eclesiástico 18,26)”. Que diante das dificuldades diárias, precisamos exercitar a paciência!

Fomos e somos educados como a geração Fast-food! Que quer dizer, literalmente, comida rápida.  Novo modelo de alimentação, evolução dos restaurantes e lanchonetes do tipo drive-in, que surgiram na década de 40, no sul da Califórnia.  Modelo este que acelerou o nosso estilo de vida. Nós vivemos agitados, angustiados, querendo que o dia tivesse 30 horas, sendo chamados a todo o momento a não perdermos tempo, pois segundo a lei do comércio, tempo é dinheiro. É verdade que não podemos perder tempo. Mas qual tempo? Será que este tempo se refere apenas a vida profissional? Aos afazeres domésticos? Aos estudos? Se ao final de 24 horas, que todos nós possuímos todo dia, percebermos que não tivemos tempo para ficarmos de corpo e alma, não apenas com o corpo, com quem amamos; de esquecer um pouco de nós, ajudando aqueles que precisam; de amar a Deus em primeiro lugar, mantendo um relacionamento intimo com o Senhor, através de uma oração diária; de ler um versículo bíblico, meditando na Palavra que Deus tem para mim naquele dia; de apreciar e agradecer as graças que Deus me concede diariamente; corremos um sério risco de passarmos pela vida e não vivê-la.

            Se não aprendermos agora, a vivermos bem com a gente mesmo, com os nossos familiares, com as pessoas com quem convivemos e principalmente com Deus, iremos sofrer muito quando formos chamados pelo Senhor a passarmos pela prova da paciência. É preciso aprender que por mais que a paciência seja amarga, seu fruto é doce (Rousseau)! Que o que vale a pena possuir, vale a pena esperar (Marcelo A. Pereira)! E principalmente, que um momento de paciência pode evitar um grande desastre; mas um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida (Provérbio chinês)! Veja por exemplo quantas pessoas, por não terem paciência de esperar a raiva passar, cometem atos impensáveis, prejudicando a si mesmas e outros, se sentindo culpadas durante muito tempo. Quantos pais perderam a amizade de seus filhos por não terem paciência de entender o que se passava na vida deles e não gastarem tempo conversando com eles. Quantas pessoas estão afundadas em dívidas, por não pararem durante um tempo para rezar, perguntando para Deus, se tais dívidas que seriam realizadas, eram da vontade d’Ele. Quantas pessoas existem no mundo, que por não saberem escutar, por não terem paciência com os outros, achando que estão sempre corretas, se envolvem em confusões desnecessárias. Colocando muitas vezes, até a suas vidas em perigo. E pior, quantas pessoas na caminhada cristã, estragaram tudo, por não terem tido paciência de esperar que a vontade de Deus se concretizasse.

O coração de Jesus deve doer muito, quando contemplamos irmãos de caminhada, servos que antes eram apaixonados por Jesus Cristo, se perderem ao longo do caminho, por não saberem esperar o tempo de Deus! Abandonando a missão, por não aceitarem as provas. É preciso lembrarmos sempre que todos são e serão provados em algum momento (Eclo 2,1)! Independente de estarem na Igreja, ou não! Precisamos suportar as demoras de Deus (Eclo 2,3)! Tudo o que acontecer em nossas vidas, precisamos aceitar, lutando para mudar aquilo que cabe a nós, mas sendo constantes na dor! Tendo paciência nos momentos de humilhação (Eclo 2,4)! Precisamos crêr em Deus! Sabendo que Ele cuidará de nós! Que os que esperam no Senhor, serão dirigidos por Ele (Eclo 2,6)! Que os que temem o Senhor, confiando n’Ele, receberão uma recompensa que não falhará. Que receberão coisas boas e uma alegria duradoura. (Eclo 2,8-9)! Olhemos para o passado e vejamos: Quem confiou no Senhor e foi desapontado? Quem confiou no Senhor e ficou frustado e desiludido? (Eclo 2,11)! Ninguém!! Precisamos aprender a viver como se tudo dependesse da gente, sabendo que tudo depende de Deus. Exercitando a paciência diariamente! Aprendendo a sofrer as demoras do Senhor.



Um abraço fraterno!
Carlinhos – Ministério Eterna Luz


Nenhum comentário:

Postar um comentário