Hoje contemplamos o que fez o Espírito na vida de Santa Catarina de Sena. Por uma parte, nela vemos realizada a sabedoria dos simples, porque Catarina era uma mulher analfabeta, sem formação, que chegou a explicar mistérios profundos da vida espiritual e foi capaz de tirar de seus erros muitos espirituais e foi capaz de tirar de seus erros muitos pretensos sábios de sua época. A ação do Espírito em quem se deixa ensinar por ele produz a mais elevada sabedoria e infunde, nos aparentemente fracos, um ímpeto incompreensível. A humilde e inculta Catarina era capaz de se dirigir ao Papa dando-lhe conselhos e censurar de frente as fraquezas dos bispos.
Além do mais, o homem ou a mulher onde atua o Espírito, que se deixa levar na existência pelo impulso de vido do Espírito Santo, perde o temor ao desgaste que possa ocasionar-lhe sua missão; já não tem medo da passagem do tempo, da perda de energias, e cada vez experimenta uma segurança maior, prova paz e gozo no Espírito Santo (Rm 14,17). Pela firme vitalidade que lhes foi dando o Espírito com o passar dos anos, na velhice eles darão frutos, continuarão cheios de seiva e verdejantes (Sl 91[92], 15).
A vida de Deus em nós nos faz experimentar, quando uma parte de nós se vai desgastando, que existe outro nível de vida que vai crescendo: Dá forças ao homem acabrunhado, redobra o vigor do fraco (Is 40,29).
É bom hoje peçamos ao Espírito Santo que derrame em nós essa sabedoria dos humildes e essa fortaleza dos santos que se deixam conduzir por ele.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández
Nenhum comentário:
Postar um comentário