Alguns dizem que o Espírito Santo é somente uma energia. Mas nós cremos que a Bíblia não diz isso, mas que é uma Pessoa.
Na Bíblia, Espírito é o impulso de Deus que intervém no mundo e particularmente no homem. Nesse sentido, aplica-se à atividade das três Pessoas da Trindade que atuam unidas.
Mas existem textos onde a expressão Espírito se refere a alguém, indica uma Pessoa distinta do Pai e do Filho. Assim o vemos, por exemplo, no Evangelho de João. Ali se lhe dá também o nome de Paráclito, e se o chama de o outro Paráclito, para distingui-lo de Cristo, e se lhe atribui a missão de nos recordar o que Cristo, ensinou. Diz-se, por outra parte, que o Pai o envia. é mencionado com o Pronome aquele, que não é utilizado para se referir só a um a energia ou a um impulso impessoal, mas para falar de uma Pessoa (cf. Jo 14,26;16,7-15).
Também poderíamos mencionar 1 Cor 12,11, onde se lhe atribui um poder de decisão pessoal: reparte os dons como lhe agrada. Finalmente, mencionemos Gl 4,6, onde se diz que o Espírito clama "Pai" o que insiste que se distingue do Pai.
Não obstante, embora sendo uma Pessoa distinta, o Espírito não permite que nos detenhamos nele, porque sempre nos orienta para Cristo e para o Pai. O que ele nos comunica é o que recebe de Cristo (cf. Jo 16,14-15) e o que nos recorda com os ensinamentos de Cristo. Mas, além disso, ele nos faz clamar: "Pai" (cf. Gl 4,6; Rm 8,15). Ele, com a sedução sublime de sua graça, faz com que nos enamoremos de Cristo e que nos deixemos atrair por Deus Pai.
Peçamos ao Pai Deus que derrame em nós esse magnífico presente do Espírito Santo, porque sua Palavra o prometeu:
Se vós, pois, sendo maus sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quando mais vosso Pai celestial dará Espírito Santo aos que lho pedirem (Lc 11,13).
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández
Nenhum comentário:
Postar um comentário