Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



sábado, 31 de agosto de 2013

Deixe Jesus tocar seu coração

A medida de todas as coisas é o amor
   
Dentre todos os dons, o único que não vai acabar é o amor. Da mesma maneira, só permanecerá o que for feito no amor. Até a fé vai acabar um dia. Só permanecerá o que for feito no amor e só permanece o amor com que as coisas foram feitas.
Hoje, você precisa cuidar de sua casa: varrer, cozinhar, passar... e amanhã tudo isso irá desaparecer, porque novamente será preciso varrer, cozinhar...mas o amor com que você fez essas coisas permanecerá.

Na nossa vida tudo vai passar. Por isso, é preciso ser esperto e colocar amor em tudo que fazemos. A vida é feita de alegrias e tristezas, nem tudo serão rosas, enfrentaremos espinhos, teremos que repetir todos os dias as tarefas rotineiras, calar diante de uma injustiça, saber lidar com o chefe, colegas... Depende de cada um de nós ganhar ou perder tudo aquilo que fizemos. Pois, até mesmos as coisas grandiozas que fazemos se não tiver amor de nada valerão. Mas as menores coisas, as mais insignificantes, feitas com amor permanecerão.
A medida de todas as coisas é o amor.




Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


Doar-se é encontrar nossa felicidade na felicidade dos outros.
Frei Clemente Kesselmeier

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Coloca o amor-próprio em último lugar, para que não macules as tuas ações. Com grande paciência suporta-te a ti mesma. Não descuides das mortificações interiores. Justifica sempre em ti o ponto de vista das Superioras e do confessor. foge dos que murmuram como da peste. Deixa que todos procedam como lhes aprouver; tu, procede como estou exigindo de ti... (D. 1760).

Encontro diário com Deus



                           Se não comungardes sacramentalmente, na Santa Missa, recebei em espírito Jesus Cristo no íntimo de vossa alma, pedindo-Lhe que vos conceda a graça de viver unicamente para Ele, já que somente por Ele podeis viver.
                           Imitai Zaqueu em seus bons propósitos (Lc 19,8) e agradecei a Nosso Senhor terdes podido assistir a Santa Missa e fazer a comunhão espiritual. Oferecei, em ação de graças, uma homenagem particular, um sacrifício, um ato de virtude, e pedi a Jesus Cristo que vos conceda sua bênção e a todos os vossos parentes e amigos.
                           A leitura do último Evangelho, geralmente o de São João, em que se descreve a geração eterna, a-temporal e a espiritual do Verbo Encarnado, adorai Jesus que subiu ao Céu para vos preparar um lugar. Contemplai-o reinando em seu trono de glória e enviando aos Apóstolos seu Espírito de verdade e de amor. Pedir que este Espírito Divino habite em vós, que vos dirija em tudo o que tiverdes a fazer durante o dia, que a graça do Santo Sacrifício santifique o vosso dia todo e o torne fecundo em obras de mérito e salvação.
                           
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard

31 de agosto


Maria Mãe das Graças
rogai por nós

Todos temos momentos de tristeza e todos necessitamos de compreensão. Nossa Mãe do céu está sempre disposta a compreender-nos.
Ela nos compreende porque é a Mãe mais completa, nos compreende porque é uma Mãe Virgem e um coração virgem ama com uma ternura especial; compreende-nos porque ela foi a Mãe das Dores, e ninguém sofreu como seu amantíssimo Coração.
Ela nos compreende e nos ajuda; vamos a ela com a simplicidade e a confiança com que uma criancinha recorre à sua mãe.

Virgem Maria, és ditosa, porque geraste aquele que te criou e permanece virgem para sempre.

O Evangelho comentado cada dia

21ª Semana do Tempo Comum
Mt 25,14-30

                             Os dons que recebemos de Deus não são para serem guardados a sete chaves. Ele devem se multiplicar. Isso é possível quando os compartilhamos com o próximo. O tempo propício para a multidão desses dons é o tempo da nossa vida, pois chegará um dia no qual deveremos prestar contas dos dons que recebemos. Nunca devemos esquecer que o primeiro e grande dom recebido é a própria vida, e a partir dela teremos possibilidade de multiplicar todos os talentos que Deus nos conceder.

Evangelho do dia

21ª Semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 25,14-30)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola:
14”Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lu­crou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’. 21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. 26O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? 27Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. 28Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!”



— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Raimundo Nonato
Desde jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o hábito. Assim, tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos.
Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o Missionário e Sacerdote Raimundo, entregou-se no lugar de um dos cristãos. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos, com tanta Unção que começou a convertê-los e desse modo sofreu muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.
Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha. São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente. Não aguentou atingir Roma onde o Papa Gregório IX queria São Raimundo como Cardeal e conselheiro.
O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau em que orava nos seus anos de pastor.
São Raimundo Nonato, rogai por nós!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Deixe Jesus tocar seu coração

Coloquemos o Senhor como o primeiro em nossas vidas 
  
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível" (São Francisco de Assis).
Volto a repetir: Para nós católicos está sendo uma vergonha como estamos vivendo os domingos e os feriados santos, pois para muitos de nós esses dias são sinônimos de festas, viagens e descanso. Estamos os vivendo de qualquer jeito, por isso a Nova Era vem tomando conta desses dias. Mas também há aqueles que os vivem adequadamente, mas Cristo não é o Senhor em suas casas; de forma que estão vivendo uma farsa, esquecendo-se de que a vinda do Senhor está cada vez mais próxima... São como os sepulcros caiados de que falam os Evangelhos.

Precisamos reverter tudo e colocar o Senhor como o primeiro em nossas vidas, proclamando: Jesus Cristo é o meu Senhor!

É preciso que o Senhor seja o Senhor da sua família, do seu trabalho, do seu namoro, matrimônio. De tudo! É necessário "arregaçarmos as mangas". Nós precisamos mudar enquanto há tempo, por isso, peçamos que o Espírito Santo nos ajude.


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


Como posso dormir sossegado quando me lembro das crianças abandonadas de minha paróquia?
Bv. Eustáquio van Lieshout

Encontro diário com Deus



                           Quando tiverdes Jesus em vosso peito, no trono de vosso coração, ficai um momento tranquilo sem orações vocais; adorai no silêncio, prostrai-vos em espírito aos pés de Jesus como Zaqueu ou Madalena, e em companhia da Santíssima Virgem.
                           Enquanto sentirdes a vossa alma recolhida, contemplai-O, proclamai-O rei de vosso coração, esposo de vossa alma e procurai ouvi-lO... Dizei-Lhe: "Falai, Senhor, pois vosso servo escuta..." (ISm 3,10).
                           Colocai o vosso coração aos pés do Divino Rei, oferecei-Lhe vossa vontade para executar suas ordens, consagrai todos os vossos sentidos ao seu divino serviço, prendei ao seu trono o vosso espírito para que daí não se afaste mais, ou, melhor, lançai-o sob os seus divinos pés, a fim de que Jesus lhe possa extrair o orgulho e a leviandade.
                           Enquanto sentirdes a vossa alma recolhida, gozando a clama da presença de Nosso Senhor, não a perturbeis. Deixai-a nesse doce sono sobre o peito de Jesus, pois esta graça, alimentando-a e unindo-a suavemente ao seu Bem- Amado, lhe é mais proveitosa que outro qualquer exercício.
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard

30 de agosto


Nossa Senhora Rainha dos apóstolos
Rogai por nós

Como o apóstolo João, nunca se afaste de Maria. Ela comunicará a você a sua fortaleza de espírito e o fará compreender onde se origina o verdadeiro valor.
Quando começar a acovardar-se, ela fará que você se lembre de que não se trata de você mas dos interesses de Cristo, que Cristo jamais foi vencido, e que tampouco você será vencido, enquanto lutar pela causa Dele, animado pelo espírito de sua Mãe.

Virgem Maria, ditosa porque levaste em teu seio o Criador do universo.

O Evangelho comentado cada dia

21ª Semana do Tempo Comum
Mt 25,1-13

                             Na antiguidade, nas bodas, as donzelas eram as encarregadas de preparar a festa final: o encontro entre o noivo e a noiva. Assim se entende facilmente que cinco daquelas donzelas foram realmente insensatas. Não haviam preparado azeite suficiente nem mesmo para a espera. Nós, cristão, somos hoje os encarregados de preparar o encontro definitivo entre Cristo e a humanidade, os responsáveis por preparar a celebração do banquete do Reino. Teremos nós azeite suficiente? Não aconteça que permaneçamos fora do banquete quando chegar o momento de com ele entrar.

Evangelho do dia

21ª Semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 25,1-13)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1”O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previ­dentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.



— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Minha filha, quero instruir-te sobre a luta espiritual. Nunca confies em ti, mas entrega-te inteiramente, à Minha vontade. No abandono, nas trevas e diversas dúvidas, recorre a Mim e ao teu diretor. Ele te responderá sempre em Meu nome. Não principies disputa com nenhuma tentação. Encerra-te logo no Meu Coração e na primeira oportunidade abre-te diante do confessor... (D. 1760).

Santo do dia

São Cesário de Arles
Cesário nasceu na França em 470, e ao deixar sua casa entrou para o mosteiro de Lérins, onde se destacou pela inteligência, bom humor, docilidade e rígida penitência, que mais tarde acabou exigindo imperfeitamente dos monges sob sua administração. Diante dos excessos de penitências, Cesário precisou ir se tratar na cidade de Arles – Sul da França- local do aprofundamento dos seus estudos e mais tarde da eleição episcopal.
São Cesário de Arles, até entrar no Céu com 73 anos de idade, ocupou-se até o fim com a salvação das almas e isto fazia, concretamente, pela força da Palavra anunciada e escrita, tornando-se assim o grande orador popular do Ocidente latino e glória para a vida monástica. Já que escreveu duas Regras monásticas. Em tudo buscava comunicar a ortodoxia da Fé e aquilo que lutava para viver com o Espírito Santo e irmãos, por isto no campo da moral cristã, Cesário de Arles salientava o cultivo da justiça, prática da misericórdia e o cuidado da castidade.
São Cesário de Arles, rogai por nós!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Deixe Jesus tocar seu coração

Que diferença faz ser cristão? 
  
Você pode perguntar-se: "Que diferença faz ser cristão?" O cristão é cheio do Espírito Santo. Por isso é diferente das outras pessoas; e só poderia ser assim. O cristão não é mais deste mundo, não porque quer, mas porque Jesus não é deste mundo; e, como Jesus, você também não o é.

Você é destinado a este mundo, enviado como sal, como luz, mas não é dele, assim como o sal não é massa, assim como a luz não é treva. Você não é deste mundo. E por ser diferente o perseguem como Jesus e os apóstolos foram perseguidos. Perseguido, mas feliz, feliz justamente porque é perseguido.

Essa é uma diferença. "Que diferença faz ser cristão?" Só aqueles que experimentaram podem saber. Os cristãos não vivem mais na carne, mas no Espírito. E, porque vivem no Espírito, as obras da carne vão morrendo, e neles as obras do Espírito vão vivificando.

Deus o abençoe

Monsenhor Jonas Abib

Pensamento do dia


A paz sempre se estabelece no coração depois de uma opção livre.
Jean Lafrance

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Minha filha, medita sobre a vida divina que está contida na Igreja, para a salvação e a santificação da tua alma. Reflete sobre como estás aproveitando estes tesouros de graças, este esforços do Meu amor. (D. 1758).

Encontro diário com Deus



                           "Tenho sede!" (Jo 19,28). Adorai, na Santa Missa, Jesus novamente crucificado sobre o altar, pedindo a seu Pai para sofrer ainda por amor dos homens e exclamando: "Tenho sede". sede dos corações, sede de vossa glória!".
                           Saciai esta sede ardente de Jesus, sede do sofrimento, da salvação do mundo e da reparação à Majestade de Deus ultrajada, sofrendo e reparando com Ele!
                           Escutai as palavras de Jesus agonizante e adorai-O entregando-se totalmente - o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade - no momento da Comunhão, nas mãos de todos os homens, uni-vos ao sacerdote e adorai Jesus descido da Cruz e entregue aos braços de sua Mãe Santíssima.
                           Recebei-O também, estreitai-O no vosso coração, onde O conservareis para sempre.
                           É este o momento em que nos cabe oferecer Jesus, vítima no altar e em nossos corações, tanto por nós mesmos como por aqueles que nos são caros. Jesus nos pertence então, é nosso. Deus Pai no-lO dá e ele mesmo se dá a nós para que O façamos valer. Oferecemo)lO, portanto, em união com Maria, e peçamos a esta boa Mãe que O ofereça conosco.
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard

29 de agosto


Nossa Senhora - Rogai por nós


A vida do Menino Jesus e de sua Mãe pode ser representada da seguinte maneira: Jesus é pequeno, está nos joelhos de Maria. Ela quer distrair o Menino e sorri alegremente; imediatamente uma nuvem passa diante de seus olhos e a angústia invade seu Coração: outro dia, trinta e três anos mais tarde, ela o terá como agora sobre seus joelhos, porém...morto.
Pobre Mãe! Será aos pés da cruz! Ela será "A piedade".
Virgem Maria, que participastes de corpo e alma da glória de Jesus Cristo, faze que todos cheguemos a essa mesma glória.

O Evangelho comentado cada dia

21ª Semana do Tempo Comum
Mc 6,17-29

                             Os profetas não escolhem a forma de seu martírio. Nem mesmo desejam ser profetas. São, simplesmente, pessoas responsáveis e consequentes que, de repente, veem-se envolvidos nas tormentas do poder e injustiça que tantas vezes se produzem em nossa história. Às vezes até lhes acontecem mortes ridículas. Como a de João Batista. Depois de uma vida no deserto, toca-lhe morrer porque a dança da filha de Herodíades havia sido agradável ao rei. Mas isso não diminui em nada o valos da vida de João. O homem que anunciou o Reino e recordou a todos nós que somente na justiça o podemos acolher.

Evangelho do dia

21ª Semana do Tempo Comum
Evangelho (Mc 6,17-29)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Hero­díades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.
24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.



— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Martírio de São João Batista
Filho de Zacarias e Isabel, João era primo de Jesus Cristo, a quem “precedeu” como um mensageiro de vida austera, segundo as regras dos nazarenos.
São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e ao denunciar os vícios e injustiças deixou Deus conduzí-lo ao cumprimento da profecia do Anjo a seu respeito: “Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente…” ( Lc 1, 15)
São João Batista desejava que todos estivessem prontos para acolher o Mais Forte por isso, impelido pela missão profética, denunciou o pecado do governador da Galileia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades – sua cunhada – e com ela vivia como esposo.
Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio do santo, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe: “Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista” (Mc 6,25)
Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.
São João Batista, rogai por nós!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Deixe Jesus tocar seu coração

O único temor que devemos ter é de não sermos do Senhor
   
“Esperamos, ó Cristo, Vossa Vinda gloriosa!” Deus quer que vivamos assim, neste estado de vigilância, de prontidão, que não é medo nem receio. Que sejamos como aquele servo que está alegre porque o Senhor está voltando. Ele está chegando. E porque ele O ama, alegra-se com a volta d’Ele.

Em geral, nós, cristãos, católicos, infelizmente temos medo da volta do Senhor. No entanto, isso não deve ser assim de modo algum. Bem sabemos que, quando o Senhor voltar, se completará plenamente a redenção: a plena redenção e salvação nossa, do mundo inteiro, de toda a humanidade. E não apenas isso: Ele vai trazer a plena redenção à Terra, a este Universo que Ele mesmo criou.

Tudo será resgatado, redimido, levado à plenitude e Jesus será infinitamente glorificado. A vinda do Senhor é realmente algo glorioso. Muitas vezes, olhamos apenas o aspecto de que Ele vai julgar. Sim, Ele também virá julgar; mas se você é do Senhor não deve temer nada. Você é d'Ele, pertence a Ele. Faz parte da família e cortejo d’Ele, daqueles que vão glorificar a vitória de Jesus.

Portanto, nós não precisamos temer. O nosso único temor é o de não sermos do Senhor. É o de não estarmos preparados. É o de dissiparmos o tempo, – que temos agora –, vivendo como os pagãos: buscando somente prazeres, dinheiro, conforto e solidez para os dias que virão; guardando em poupanças humanas em vez de investirmos no Reino de Deus. Isso você deve temer. Mas, a volta do Senhor, não!

Para os que são do Senhor, a volta d’Ele é alegria. Ele virá glorioso. Ele virá para ser glorificado e levar para a glória aqueles que Lhe pertencem. Então os motivos são de alegria e não de pesar, medo ou receio.

Deus o abençoe!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Pensamento do dia


As coisas deste mundo são boas quanto mais simples forem.
José Luiz Martín Descalzo

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Reflete, Minha filha, sobre quem é Aquele com quem o teu coração está estreitamente unido pelos votos...Antes de criar o mundo, Eu te amava com o amor que o teu coração experimenta hoje e, por todos os séculos, o Meu amor nunca mudará (D. 1754).

Encontro diário com Deus



                           "Perdoai-nos as nossas ofensas" (Mt 6,12) - Perdoai, ó me Jesus, os pecados de minha vida para que, com um coração puro e consciência tranquila, ouse aproximar-me menos indignamente do vosso santo altar, e mereça vos servir santamente, bem como vos louvar com o Anjos e Santos. Esquecei, Senhor, o mal que nos fizeram e não vos vingueis daqueles que nos contradizem, caluniam e perseguem. Pagai-lhes o mal com o bem, o crime com a graça, o ódio com o amor.
                           "Como nós perdoamos a quem nos tem ofendido" (Mt 6,12) - Sim, de todo o coração, com verdadeira caridade, de toda a nossa alma e com simplicidade infantil, desejamos sinceramente que lhes sejam concedidos, como nós, os dons do vosso amor.
                           " E não nos deixeis cair em tentação" (Mt 6,13) - Não entregueis aqueles que Vos confessam e em Vós esperam a fúria de animais ferozes.
                           "Mas livrai-nos do mal" (Mt 6,13) - Livrai-nos do demônio impuro, orgulhoso e semeador de discórdias. Livrai-nos dos sábios do século para que não concorram em nós a simplicidade de vosso espírito; dos sábios orgulhosos para que não excitem a vossa ira; dos homens inconstantes e hipócritas para que não iludam nossa simplicidade.
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard

28 de agosto


Maria mãe da Igreja
rogai por nós

Uma noite escura rompe a ilusão
de encontrar a Deus entre a claridade.
ilumina, Mãe, nosso coração,
que busca a verdade.
Se a meu lado vens, nada temerei;
se tua luz ilumina nossa escuridão, marcharemos juntos até conseguir
chegar a verdade.
Acompanha, Mãe, nossa solidão neste caminhar,
pois contigo sempre poderei marchar, na busca da verdade.

Virgem, causa de nossa alegria, que penetre em mim a felicidade e a alegria que a vida cristã leva consigo.

O Evangelho comentado cada dia

21ª Semana do Tempo Comum
Mt 23,27-32

                             Servirá para nós a queixa de Jesus: "Por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade"? O que fizemos dos dons que Deus nos deu? Será que os disponibilizamos para os outros? Infelizmente, às vezes nos fechamos em nosso egoísmo e não aceitamos colaborar. Achamos que dá muito trabalho sair de casa para ajudar na preparação de refeição para os moradores de rua, cantar no coral, participar de uma romaria. No entanto, a felicidade reside em nos doarmos e servir Cristo nos irmãos, na alegria!

Evangelho do dia

21ª Semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 23,27-32)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.
29Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, con­fessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Com­pletai, pois, a medida de vossos pais!”



— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santo Agostinho
Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus.
Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.
O seu processo de conversão recebeu um “empurrão” quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: “Toma e lê”, e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:“…revesti-vos do Senhor Jesus Cristo…não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências”.
Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de “perder” sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade.
Santo Agostinho, rogai por nós!

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Deixe Jesus tocar seu coração

 “Jesus e Maria em nossa casa”
   
Jesus e Maria precisam ser entronizados em nossa casa para que sirvamos ao Senhor. Que Jesus e Maria sejam os donos, os senhores da nossa casa.

Tanto a separação quanto o divórcio não lhe dão o direito de buscar aventuras, prostituir-se, enveredar para uma vida leviana. Você continua num caiaque a dois. Se o seu marido desistiu, certamente Jesus assumiu os remos, e Ele mesmo rema com você. Você não está sozinha. Jesus está com você em seu caiaque... Pense na maravilha de ter Jesus remando com você, levando-a adiante, juntamente com seus filhos. Não desista!

Marido, Deus pode refazer seu casamento, embora você tenha errado no primeiro momento. O homem assume verdadeiramente seu papel quando reconhece seu erro e muda de atitude. Esqueça o orgulho e refaça seu casamento. Talvez tenha que lutar bastante, pois feriu seriamente sua esposa e seus filhos. Não será tarefa fácil: eles estão feridos. Faça sua parte, “mude para valer” seu relacionamento. Não coloque tudo a perder. A nossa aventura é lutar para que nossa família seja transplantada, como um canteiro, para o jardim do céu.

Convido você a fazer a entronização do Coração de Jesus e de Maria em sua casa. Tome uma imagem ou um quadro, a fim de que, entronizados, Jesus e Maria permaneçam no seu lar. Que Eles sejam os donos da sua casa e você possa dizer: “Quanto a mim e a minha família, nós serviremos ao Senhor” (Js 24,15).

Deus o abençoe!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Pensamento do dia


A verdadeira caridade abre os braços e fecha os olhos.
São Vicente de Paulo

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Nada temas. O que aos outros não é permitido, a ti é dado. As graças que a outras almas não é dado ver, nem mesmo de longe, tu te alimentas com elas diariamente, como se fosse pão de cada dia. (D. 1753).

Encontro diário com Deus



                           "Seja feita a vosso vontade, assim na Terra como no Céu" (Mt 6,10) - Fazei que não tenhamos outro prazer que o de pensar em Vós, desejar-Vos e querer-vos; que sempre e em tudo, renunciando a nós mesmos, só tenhamos luz e vida na obediência à vossa vontade, sempre boa, agradável e perfeita. Pereçam todos os nossos pensamentos e desejos se de Vós não procederem, para Vós não se dirigirem e em Vós não permanecerem.
                           "O pão nosso de cada dia nos daí hoje" (Mt 6,11) - Senhor Jesus, que fizeste chover diariamente o maná do deserto para as necessidades do vosso povo diariamente o maná do deserto para as necessidades do vosso povo (cf. Ex 16,13-14.21); que quisestes ser a partilha e herança única e total dos levitas; que legastes aos Apóstolos vossa divina pobreza (Mt 6,19-20), queremos que somente Vós sejais nosso Procurador e Mordomo, e como tal Vos elegemos.
                           Sede Vós, e unicamente Vós, o nosso alimento e vestuário, nosso tesouro e nossa glória, nosso remédio nas enfermidades e nossa proteção contra os inimigos.
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard

27 de agosto


Nossa Senhora do Carmo
Rogai por nós

Se você quer aprender a servir aos homens pelo que valem e pelo que Cristo sente por eles, aproxime-se de Maria.
Ela Fará com que você veja em cada um deles o preço do sangue de seu divino Filho, que você veja também em cada um seu próprio Filho, que vive ou quer viver nele; ela lhe dirá que conta com você na obra da salvação dos homens e que espera que não frustre a esperança que colocou em você.

Virgem ideal de santidade, que nos meus atos não me mova outro ideal senão Tu.

O Evangelho comentado cada dia

21ª Semana do Tempo Comum
Mt 23,23-26

                             Jesus está verdadeiramente chateado. Não se pode dizer de outra maneira. Assim é que se deduz facilmente que, em alguns momentos, chatear-se pode ser muito cristão. Enche-se de coragem perante os fariseus e escribas que cuidam até do mínimo detalhe, mas se esquecem da compaixão e do direito. O que deixa Jesus triste é que escravizam as pessoas com as normas. É que o Reino de Deus não é uma questão de normas e leis, mas sim de fraternidade, de compaixão, de justiça. No Reino em primeiro lugar vem a pessoa. Colocá-la debaixo de normas merece de fato a tristeza de Jesus.

Evangelho do dia

21ª Semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 23,23-26)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 23Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.
24Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo.



— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Mônica
Como cristã exemplar que era, Mônica preocupava-se com a conversão de sua família, por isso se consumiu na oração pelo esposo violento, rude, pagão e, principalmente, pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e pecado. A história nos testemunha as inúmeras preces, ultrajes e sofrimentos por que Santa Mônica passou para ver a conversão e o batismo, tanto de seu esposo, quanto daquele que lhe mereceu o conselho: “Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas”.
Santa Mônica tinha três filhos. E passou a interceder, de forma especial, por Agostinho, dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, o que fez com que resolvesse procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo. Por isso se envolveu em meias verdades e muitas mentiras. Contudo, a mãe, fervorosa e fiel, nunca deixou de interceder com amor e ardor, durante 33 anos, e antes de morrer, em 387, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: “Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer”.
Por esta razão, o filho Santo Agostinho, que se tornara Bispo e doutor da Igreja, pôde escrever: “Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade”.
Santa Mônica, rogai por nós!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Deixe Jesus tocar seu coração

Se Jesus entrar em sua vida, ela será transformada
   
"A esperança cristã é a espera certa da felicidade eterna" (Santo Tomás de Aquino).

Esta é a ordem de Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. Assim como temos de viver este mandamento de Jesus, que é “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, temos de realizar essa ordem do Senor. Temos de levar a Palavra a toda pessoa humana, sem exceção.
Às vezes achamos que essa ou aquela pessoa – como uma prostituta, um drogado, um favelado, um rico... – não vai se deixar tocar por Deus; não vai se converter. Criamos de antemão dificuldades e julgamentos.

Quem nos disse que este merece a salvação e aquele não?

Da mesma forma, muitas vezes, pensamos que as pessoas precisam deixar de fazer coisas más para depois se aproximarem de Deus. Mas o que ocorre é o contrário: é preciso encontrar-se com Deus para então abandonar o pecado. Foi o que aconteceu com São Paulo, com Maria Madalena, Zaqueu e com tantos outros santos, conhecidos ou não.

Seja você quem for, seja qual for seu problema, se Jesus entrar em sua vida, ela será toda mudada. Ele não o acusa, como não o fez com ninguém retratado no Evangelho, mas o chama de volta. Entregue sua vida a Ele agora.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


Três coisas podem mostrar o que uma pessoa é: sua taça quando transborda, sua bolsa quando está cheia e a sua ira.
Arnaldo Niskier

Dia a dia com a Misericórdia

Santa Faustina nos Relata:
Tinha permissão para visitar Czestochowa. Vi Nossa Senhora pela primeira vez, quando de madrugada, pelas cinco horas, fui assistir à exposição da Imagem. Rezei sem cessar até as onze horas e parecia-me que havia acabado de chegar. A Madre Superiora de lá mandou uma Irmã me chamar para o café, e ela se preocupava que eu me atrasasse para o trem. Muitas coisas me disse Nossa Senhora. confiei-Lhe meus votos perpétuos, e sentia que sou Sua filha e ela minha Mãe. Nada me recusou do que Lhe pedi. (D. 260).

Encontro diário com Deus



                           No "Pater" (Mt 6,9), adorai os santos e inefáveis abandonos que o Salvador sofreu na Cruz para expiar os vosso culpáveis desprezos para com Deus e sua divina Lei. Prometei-Lhe jamais abandoná-lo, e pedi a graça da perseverança final.
                           Dizei o "Pater" com Jesus Cristo na Cruz, perdoando aos seus inimigos; perdoai também aos que vos ofenderam, perdoai do íntimo do coração e sinceramente (cf. Lc 23,34).
                           "Pai nosso que estais no céu" (Mt 6,9) - Nos céus da Eucaristia, a Vós que estais sentado nesse trono de graça e de amor, bênção, honra, glória e poder pelos séculos dos séculos (cf. Ap 5,12-13).
                           "Santificado seja o vosso nome" (Mt 6,9) - Em nós, em primeiro lugar, por vosso espírito de humildade, obediência e caridade. Oxalá, pudéssemos, cheios de humildade e abnegação, trabalhar para que fôsseis conhecido, adorado e amado em vossa Eucaristia.
                           "Venha a nós o vosso Reino" (Mt 6,10) - Vosso reino eucarístico. Reinai vós unicamente sobre nós, pelo império do vosso amor, pela vitória de vossas virtudes sobre nossos defeitos e pela efusão da graça e da vocação eucarística.
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard

26 de agosto


Sagrado Coração de Maria
Rogai por nós

Você está consagrado ao Coração de Maria? Adote o costume de repetir com frequência essa consagração.
Renove-a ao levantar-se cada dia, renove-a antes de iniciar seu trabalho ou suas ocupações, renove-a sobretudo nos momentos difíceis ou de prova para seu espírito.
Aos poucos você irá se acostumando a agir em nome de Maria e então fará maravilhas; melhor dito: verá que maravilhas ela fará com você.

Virgem digna de todo louvor, toma-me como instrumento para a salvação das almas.

O Evangelho comentado cada dia

21ª Semana do Tempo Comum
Mt 23,13-22

                            Os escribas eram os que conheciam bem a Lei e as pessoas a quem o povo recorria quando não sabia o que fazer. Os fariseus faziam parte do grupo que pretendia ser dos puros, vivendo a religião judaica em toda a sua integridade. Uns e outros acabavam fazendo da religião uma forma de vida que os separava de seus irmãos. Os primeiros porque explicavam, mas não se sentiam obrigados a viver. E os segundos porque se sentiam superiores e separados de seus irmãos. A uns e a outros Jesus os chama de hipócritas. Hoje Jesus teria algo a nos dizer?

Evangelho do dia

21ª Semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 23,13-22)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, 14nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós.
16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’
19Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.



— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Zeferino
O que mais abalava a Igreja não eram as perseguições e massacres, mas sim as heresias que foram surgindo conjuntamente à tentativa de elaborar as Revelações com dados puramente filosóficos. Os gnósticos chegavam a negar a divindade de Cristo; Teodoro subordinou de tal forma Cristo ao Pai que fez dele uma simples criatura e Montano profetizava e pregava sobre o fim do mundo a partir da consciência de ser a revelação do Espírito Santo.
Diante de todas as agitações, São Zeferino, mesmo não sendo um teólogo e nem escritor, soube com o bom senso e a ajuda do Espírito Santo unir-se a grande sábios da ortodoxia da época, como Santo Irineu, Hipólito e Tertuliano, a fim de livrar os cristãos da mentira e rigorismos. São Zeferino foi martirizado e entrou na Igreja Triunfante no ano de 217.
São Zeferino, rogai por nós!

domingo, 25 de agosto de 2013

Deixe Jesus tocar seu coração

 Seja íntimo de N. Senhora
   
Jesus é o nosso Intercessor por excelência. Nossa Senhora é a advogada de todos os que recorrem à sua piíssima proteção.
Maria está sempre em prontidão e diante de nossas dores, intercede por nós, mesmo quando não recorremos ao auxílio dela. Verdadeiramente é a Mãe da Misericórdia que não suporta o sofrimento dos seus filhos, sejam eles justos ou injustos. Ela não faz distinção de ninguém, rogando por todos nós e jamais deixando de atender às nossas súplicas, quando estas são da vontade divina. A mesma Maria –, que nas Bodas de Caná apressou a hora de Jesus –, quer alcançar muitas graças para nós. Como o fez nessa festa matrimonial, quando o Senhor disse a Ela: “Que quereis de mim, mulher? A minha hora ainda não chegou” (João 2:4).

O mesmo Ela pode fazer por você diante das coisas que considera impossíveis. A Deus tudo é possível e com a intercessão de Nossa Senhora tudo se torna mais fácil, pois Ela recorre ao Senhor. A Virgem Maria quer ser também a advogada em sua vida. A intercessora do seu casamento, da sua casa, do seu trabalho, assim como o fez nas Bodas de Caná e em tantas outras ocasiões. Como Mãe, como Mulher, Ela vê nossas necessidades e as apresenta ao Filho.

Deixe-a entrar em sua vida, em sua casa. Ela é a Bendita entre todas as mulheres. Onde Ela entra, entra Jesus.

Pensamento do dia


Ama a tua vocação com paixão, ela é o sentido da tua vida.
Auguste Rodin

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Caríssima filha Minha, delícia do Meus Coração, as tuas palavras Me são mais caras e agradáveis que o cântico dos Anjos. Para ti estão abertos todos os tesouros do Meu coração. Tira desse Coração tudo de que necessitas para ti e para o Mundo inteiro. Pelo teu amor, afasto os justos castigos que a Humanidade merece. (...) Um só suspiro de amor teu desagrava-Me por muitas injúrias, que Me infligem os ímpios. A menor ação, ou ato de virtude, tem a Meus olhos valor imenso, e é pelo grande amor que tens para Comigo (...) Ó filha por Mim especialmente amada, menina do Meu olho, descansa um momento junto ao Meu Coração e saboreia esse amor com que te deliciarás pela eternidade toda... (D. 1487).

Encontro diário com Deus


                           Após a elevação, considerai Jesus sobre o altar, como outrora na Cruz, adorando seu Pai no profundo aniquilamento da própria glória, rendendo-lhe graças por todos os bens que Ele concede aos homens seus irmãos, e irmãos redimidos, apresentando-Lhe as chagas ainda abertas e clamarem graça e misericórdia para os pecadores, e intercedendo por nós (cf. Hb 7,25) com uma oração que o Pai não pode deixar de atender porque é a oração de seu Filho, de seu Filho imolado por amor para glorificá-lO!
                           Tributai ao próprio Jesus as adorações que Ele oferece ao Pai.
                           Adoro-vos, ó meu Salvador, realmente presente sobre o altar para renovar em meu favor o sacrifício do Calvário.
                           Bênção, glória e poder vos sejam dadas nos séculos dos séculos, ó Cordeiro que ainda se imola, e todos os dias! (cf. Ap 5,12-13).
                           Dou-vos graças e não cessarei de rendê-las eternamente, por me haverdes amado tanto!
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard

25 de agosto


Imaculado Coração de Maria
Rogai por nós

O coração de Maria foi o oratório mais retraído e suntuoso, o mais puro e sagrado que nosso entendimento pode construir e nossa fantasia dourar.
Os Santos Padres a chamam com frase significativa:
Templo de Jerusalém, Habitação da Santíssima Trindade, Tabernacúlo de Deus, Sede de Jesus Cristo e Oratório dos crentes.
No recinto imaculado desse oratório, a célula de seu Coração, a Virgem orou, meditou, contemplou.

Virgem Mãe, Virgem Santa, que sejamos luz do mundo, construtores da Paz.

O Evangelho comentado cada dia

21º Domingo do Tempo ComumLc 13,22-30

Lectio Divina
Leitura: " Procurai entrar pela porta estreita; porque, digo-vos, muitos procurarão entrar e não conseguirão".
Meditação: O único jeito de entrar por uma porta estreita é ser presunçoso, dominador, orgulhoso Jesus disse que para entrar no Reino dos Céus teríamos de nos tornar como crianças a fim !de servir os irmãos com toda a humildade e simplicidade.
Oração:  Senhor, com vosso auxílio, quero vencer meu orgulho. Tenho diante de mim vosso exemplo, pois sendo Deus vos dignastes encarnar em nosso meio para nos servir.
Ação: Procurarei ajudar, ser útil, prestar serviço à comunidade sem questionar sua natureza.

Evangelho do dia

21ª Semana do Tempo Comum
Evangelho (Lc 13,22-30)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’
Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’
27Ele, porém, responderá: “Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, todos vós, que praticais a injustiça!’
28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.



— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Luís
A rainha-mãe, Branca de Castela, providenciou ótimos professores e instrutores para uma formação digna do filho, dessa forma quando o pai de Luís morreu, quando este tinha apenas 12 anos, o jovem pôde ser coroado e na idade de 21 anos começar a reger toda a nação, sem esquecer sua realidade de pai e esposo. São Luís era penitente, humilde, homem de oração e caridade; participava com tanta perseverança da Santa Missa diária que, ao ser provocado por nobres, respondia: “Se eu dedicasse tempo dobrado para os jogos ou para a caça, ninguém repreenderia!”
São Luís buscava intensamente viver a justiça do Reino de Deus enquanto rei e cristão, por isso praticava o que aconselhava: “Não tiremos o bem dos outros nem sequer para o dar a Deus”. Cheio de amor a Cristo, à Igreja e ao Papa, São Luís organizou até mesmo cruzadas a fim de resgatar os lugares santos; certa vez ficou preso durante 5 anos e depois de solto empenhou-se numa outra cruzada que o vitimou com uma peste mortífera (tifo). Ao receber os santos sacramentos esse grande santo entrou no Céu a 25 de agosto de 1270.
Foi canonizado em 1297, pelo Papa Bonifácio VIII.
São Luís, rogai por nós!

sábado, 24 de agosto de 2013

Deixe Jesus tocar seu coração

Deus o escolheu para ser sal no seu lar
   
A cada um de nós o Senhor faz esta mesma proposta: “Escolhei hoje a quem quereis servir”, e espera uma resposta. Ele mesmo quer nos conduzir a uma decisão consciente: que não seja uma questão de emoção, de sentimento. Guiados pelo Espírito Santo, precisamos tomar uma decisão real, objetiva, concreta e que leve à vida.

“Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. No momento em que assumimos esta responsabilidade, tudo começa a mudar. Se na sua casa você é o único que realmente serve ao Senhor, saiba que Deus o escolheu para ser sal no seu lar. No Evangelho de Mateus percebemos qual é a missão do sal:

“Vós sois o sal da terra. Se o sal perde seu sabor, como tornará a ser sal? Não serve mais para nada; é jogado fora e calcado aos pés pelos homens” (Mt 5,13).

Não foi você que escolheu ser sal, foi o Senhor quem o constituiu assim para transformar todas as coisas em sua casa, seja você pai ou mãe, ou até mesmo um jovem filho. O sal não apenas preserva da corrupção, mas liberta pela ação do Espírito. O Espírito Santo que está em nós deu-nos capacidade de acabar com toda corrupção e retirar o pecado da nossa casa. Não tenha receio, acredite nisto:

“Vã é a salvação que vem do homem. Com Deus realizaremos façanhas” (Sl 107,13).

Deus abençoe você!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


Mais forte será sempre aquele que põe juntas suas mãos.
Soren Kierkegaard

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Recita o Terço que te ensinei, que a tempestade cessará (...) Por ele conseguirás tudo, se o que pedires estiver de acordo com a Minha vontade (D. 1731).

Encontro diário com Deus


                           Representai aos vossos olhos, na elevação, Jesus pendente da Cruz entre o Céu e a Terra como Vítima e Medianeiro entre Deus ofendido e os pobres pecadores. Adorai e oferecei esta Divina Vítima em expiação de vossos pecados e dos pecados de vossos parentes, amigos e de todos os homens.
                           Jesus morreu para nos resgatar; sua última graça foi o perdão concedido aos algozes (Lc 23,24); o último dom de seu amor, sua divina Mãe (Jo 19,27); seu último desejo,  sede de sofrer (Jo 19,28); seu último ato, o abandono de sua vida entre as mãos de seu Pai (Lc 23,46).
                           Na Divina Eucaristia Jesus perpetua o amor que me testemunhou em sua morte; imola-se todas as manhãs no Santo Sacrifício e vem perder, nos que comungam, sua existência sacramental. Oferece-me, de sua Hóstia, as graças de minha redenção, o preço de minha salvação. Mas, para que eu possa me aproveitar disto, Jesus pede que eu morra com Ele e por Ele.
                           Ó Meu Deus, concedei-me a graça de morrer ao pecado e a mim mesmo, e de viver unicamente para vos amar em vossa Eucaristia.
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard