Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mensagem do dia

Seja forte diante dessa grande luta

Assim como o café com leite, misturados, já não são mais nem leite nem café, o que teremos em breve será “céus novos e uma terra nova”. O céu será diferente porque estará misturado com a terra. A terra será muito diferente, porque estará misturada com o céu. O humano será diferente, porque estará misturado com o divino. E o divino também será diferente, porque estará misturado com o humano.

Como acontece na Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo: Ele é Deus e homem ao mesmo tempo, sem deixar de ser homem e sem deixar de ser Deus. Teremos uma terra nova, porque divinizada, e céus novos, porque humanizados. Mas até essa realidade chegar, a luta será grande. Quando vier o Reino de Deus, o inimigo de Deus será vencido. Ele sabe que pouco tempo lhe resta:

"Ai de vós, terra e mar, pois o diabo desceu para junto de vós, cheio de grande furor, sabendo que lhe resta pouco tempo" (Ap 12,12b).

Estamos sofrendo por causa disso. Mas o Senhor nos diz para sermos fortes e não temermos.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Deixe Jesus tocar seu Coração

Fomos feitos para a liberdade


Basta um olhar ou um toque de Jesus para que toda a nossa vida se transforme. Por nós mesmos não somos capazes de endireitar a nossa vida, mas onde Jesus chega tudo se transforma, como narrou hoje o Evangelho a respeito de uma mulher que há dezoito anos estava com um espírito que a tornava doente. Ela era encurvada e incapaz de se endireitar. “Vendo-a, Jesus a chamou e lhe disse: ‘Mulher, estás livre da tua doença’. Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus” (Lc 13,11-13).

Estamos no início da semana e precisamos vivê-la de maneira nova, com o coração cheio de esperança. Com confiança e simplicidade de coração, oremos ao Senhor para que Ele entre em nossa vida e transforme todas as realidades desencontradas que minam a nossa fé e a nossa esperança.

Jesus, vem tocar em nós hoje!

Luzia Santiago - Canção Nova

Frase do dia


A busca de Deus é a busca da felicidade. O encontro com Deus é a própria felicidade". [Santo Agostinho]

A palavra de Deus


Deus, nosso Pai, na sua grande misericórdia nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo, para uma viva esperança, para uma herança incorruptível, incontaminável e marcescível, reservada para os santos no céu. (1 Pd 1,3-5).

30 de novembro


Nossa Senhora
Rogai por nós
Viver na cruz com Cristo mais que morrer pela cruz de Cristo, é o que nos tornará credores da vitória da ressurreição de Cristo.
Não pensemos que a Virgem Maria só sofreu as dores da cruz quando viu Jesus cravado nele.
Quantas vezes, quando Jesus era menino, a Virgem não deve ter fitado nEle seus olhos e o deve ter visto já na cruz! Ao afagar as mãos do menino Jesus. deve ela ter sentido nas suas o contato das chagas, que mais tarde os cravos abririam; ao pousar os lábio na fronte de Jesus, com um doce beijo, certamente ela sentia nos seus os pungentes espinhos, que mais tarde atravessariam as fontes de Jesus.

Maria, esperança no mundo em que a esperança escasseia e se apaga.

Evangelho do dia

André deixou tudo e seguiu Jesus

Evangelho (Mateus 4,18-22)

Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2011
Santo André, apóstolo

 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

30 de Novembro


Santo André Apóstolo



Santo André Apóstolo
Hoje a Igreja está em festa, pois celebramos a vida de um escolhido do Senhor para pertencer ao número dos Apóstolos.

Santo André nasceu em Betsaida, no tempo de Jesus, e de início foi discípulo de João Batista até que aproximou-se do Cordeiro de Deus e com São João, começou a segui-lo, por isso André é reconhecido pela Liturgia como o "protocleto", ou seja, o primeiro chamado: "Primeiro a escutar o apelo, ao Mestre, Pedro conduzes; possamos ao céu chegar, guiados por tuas luzes!"

Santo André se expressa no Evangelho como "ponte do Salvador", porque é ele que se colocou entre seu irmão Simão Pedro e Jesus; entre o menino do milagre da multiplicação dos pães e Cristo; e, por fim, entre os gentios (gregos) e Jesus Cristo. Conta-nos a Tradição que depois do Batismo no Espírito Santo em Pentecostes, Santo André teria ido pregar o Evangelho na região dos mares Cáspio e Negro.

Apóstolo da coragem e alegria, Santo André foi fundador das igrejas na Acaia, onde testemunhou Jesus com o seu próprio sangue, já que foi martirizado numa cruz em forma de X, a qual recebeu do santo este elogio: "Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou!"

Santo André Apóstolo, rogai por nós!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mensagem do dia

Abra-se a essa graça da efusão do Espírito

Não é preciso que você participe de encontros especiais para ser batizado no Espírito Santo. Existem as "Experiências de Oração", os "Seminários de Vida no Espírito" e muitos outros tipos de encontros. Isso tudo é muito bom, pois ajuda as pessoas a adquirirem mais conhecimentos e se abrirem a essa graça.

Muitos receberam a efusão do Espírito Santo em alguns desses encontros. Eles foram preparados para recebê-Lo. Com essa preparação, abriram-se e permitiram o batismo no Espírito Santo. Mas essa não é a única maneira. Eu O recebi assim, de repente. Padre Haroldo Rahm, SJ, passou por mim, falou sobre o que eu queria, graças a Deus; eu buscava e pedi.

Há pessoas que recebem a efusão do Espírito Santo ao lerem livros sobre esse assunto. Elas querem, estão buscando, pedem e, por isso, recebem essa graça. Outras recebem o Espírito Santo escutando áudios de palestras.
Como você pode perceber, existem muitas maneiras, mas o importante é querer essa bênção de todo o coração.
Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Novena à Nossa Senhora das Graças 9º dia

A MEDALHA MILAGROSA
Santa Catarina Labouré foi distinguida no dia 27 de novembro de 1830, com a aparição da Virgem Santíssima.
Nossa Senhora tinha os dedos cobertos de anéis e pedrarias de indizível beleza, dos quais desprendiam raios luminosos para todos os lados, envolvendo a Virgem de extraordinário esplendor.
Maria Santíssima disse: Eis o símbolo das graças que derramamos sobre as pessoas que as pedem.
Como se não pudesse com o peso das graças, os braços se abaixaram e se abriram na atitude graciosa que se vê na medalha milagrosa. Formou-se então, em torno da Virgem Maria, um quadro onde se liam em letras de ouro essas palavras: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorrremos a Vós.
A Santíssima Virgem confiou-lhe então esta missão:
Manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a usarem receberão grandes graças; hão de ser abundantes as graças para os que a trouxerem com confiança.
A Virgem Maria fez compreender a Santa Catarina o quanto lhe são agradáveis s orações dos que a invocam, e quanto é generosa em conceder o que lhe pedem.
Sinal da cruz

Ato de contrição

Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu. Por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, por Vos ter ofendido, e pesa-me também por ter perdido o Céu e merecido o Inferno.

Mas proponho firmemente, com o auxílio de Vossa divina graça e pela poderosa intercessão de Vossa Mãe Santíssima, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender.
Espero alcançar o perdão de minhas culpas, por Vossa infinita misericórdia. Assim seja.

Rezar três vezes: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”

Súplica a Nossa Senhora (rezar todos os dias da novena):

Ó Imaculada Virgem! Mãe de DEUS e nossa Mãe, ao contemplar-Vos de braços abertos derramando graças sobre os que vô-las pedem, cheios de confiança na vossa poderesa intercessão, embora reconhecendo a nossa indignidade, por causa de nossas numerosas culpas, acercamo-nos de vossos pés, para Vos expor durante esta novena, as nossas mais prementes necessidades (mencionar as necessidades).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa este favor que confiantes Vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do Vosso Nome, e bem de nossas almas, e para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos um profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmarmos sempre, verdadeiros cristãos.

9º dia 
Ó Mãe Imaculada, fazei com que a cruz de vossa medalha brilhe sempre diante de meus olhos, suavize as penas da vida presente e me conduza à vida eterna.

Rezar três ave-Marias, seguida cada uma da invocação: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”
Oração final
Santíssima Virgem, eu reconheço e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha.
Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida, uma boa morte e a graça de (pede-se uma graça), que peço com toda a confiança. Amém.

Deixe Jesus tocar seu Coração

“O dia mais belo é hoje”


Gosto muito de um poema da Madre Teresa de Calcutá, onde uma das estrofes diz assim: “O dia mais belo é hoje”. Cada dia é único e irrepetível, portanto precisamos vivê-lo intensamente, e mais ainda, contemplá-lo, porque o recebemos de presente para vivermos de maneira nova. Não sei se você tem o costume de olhar para o céu de manhã, no final tarde, à noite, ou em alguma hora do dia. Todos os dias bem cedinho a paisagem do céu está colorida com tons diferentes; o cenário é sempre novo. Quando iniciamos o dia com Jesus, cada manhã é nova. Precisamos andar de cabeça erguida para enxergarmos a beleza de cada novo dia.
“Assim fala o Senhor: Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória” (Is 65,17).
Jesus, hoje nós queremos viver de maneira nova este novo dia. Encha-nos com o Espírito Santo, que faz novas todas as coisas.
Jesus, eu confio em vós!
Luzia Santiago - Canção Nova

Frase do dia


Dois homens olharam através das grades da prisão;um viu a lama, o outro as estrelas. [Santo Agostinho]

A palavra de Deus

Alguém entre vós está triste? Reze! Está alegre? Cante. Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam orações sobre ele ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente. Orai uns pelos outros para serdes curados! (Tg 5,13-16)

29 de novembro


Nossa Senhora das Divinas Vocações
Rogai por nós

É Cristo que lhe ordena que na vida você chegue a ser fermento que faça a massa levedar, que a torne apta para formar o pão, que sacie a fome do mundo de hoje.
a função e missão pessoal de Maria são essencialmente maternais; e o são porque dá vida, a vida de Cristo em nós; por isso ela é verdadeiramente Mãe, porque nos deu a vida e no-la está dando diariamente e nos aumenta essa vida, de sorte que cada dia vamos vivendo mais e melhor.
Não basta viver: é preciso crescer nessa vida e transmiti-la aos que nos cercam.

Maria, vocação e chamado de Deus, também nós deveremos fazer em nossa vida.

Evangelho do dia

Os segredos do Reino revelados aos pequeninos

Evangelho (Lucas 10,21-24)

Terça-Feira, 29 de Novembro de 2011
1ª Semana do Advento

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

21Naquele momento Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

29 de Novembro


São Francisco Antônio Fasani



São Francisco Antônio Fasani
O santo de hoje nasceu em Lucera (Itália), a 6 de agosto de 1681, e lá morreu a 29 de novembro de 1742. Foi beatificado no dia 15 de abril de 1951 e canonizado a 13 de abril de 1986 pelo Papa João Paulo II. Fez os estudos no convento dos Frades Menores Conventuais. Sentindo o chamamento divino, ingressou no noviciado da mesma Ordem. Fez a profissão em 1696 e a 19 de setembro de 1705 recebeu a Ordenação Sacerdotal. Doutorou-se em Teologia e tornou-se exímio pregador e diretor de almas. Exerceu os cargos de Superior do convento de Lucera e de Ministro Provincial.

"Ele fez do amor, que nos foi ensinado por Cristo, o parâmetro fundamental da sua existência. O critério basilar do seu pensamento e da sua ação. O vértice supremo das suas aspirações", afirmou o Papa João Paulo II a respeito de São Fasani.

São Fasani apresenta-se-nos de modo especial como modelo perfeito de Sacerdote e Pastor de almas. Por mais de 35 anos, no início do século XVIII, São Francisco Fasani dedicou-se, em Lucera, e também nos territórios ao redor, às mais diversificadas formas de ministério e do apostolado sacerdotal.

Verdadeiro amigo do seu povo, ele foi para todos irmão e pai, eminente mestre de vida, por todos procurado como conselheiro iluminado e prudente, guia sábio e seguro nos caminhos do Espírito, defensor dos humildes e dos pobres. Disto é testemunho o reverente e afetuoso título com que o saudaram os seus contemporâneos e que ainda hoje é familiar ao povo de Lucera: ele, outrora como hoje, é sempre para eles o "Pai Mestre".

Como Religioso, foi um verdadeiro "ministro" no sentido franciscano, ou seja, o servo de todos os frades: caridoso e compreensivo, mas santamente exigente quanto à observância da Regra, e de modo particular em relação à prática da pobreza, dando ele mesmo incensurável exemplo de regular observância e de austeridade de vida.

São Francisco Antônio Fasani, rogai por nós!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Oração de Libertação

"Pelo poder, grandeza e eficácia do Nome e do Sangue de Jesus Cristo peço a Deus o perdão de todos os meus pecados, desde a idade responsável até o dia de hoje. Peço ao Espírito Santo de Deus que faça de mim uma nova pessoa em Cristo. Em nome do Senhor Jesus Cristo renego todo engano contrário à ressurreição de Cristo e renego e renuncio ao engano da reencarnação. Pelo poder, grandeza e eficácia do Nome e do Sangue de Jesus Cristo renego e renuncio a todos os envolvimentos e pactos pessoais meus ou de meus pais e ancestrais com a área do oculto e das trevas, desde crendices, superstições e benzimentos, a horóscopo, astrologia, idolatria, feitiçarias religiosas, ocultismo e magia, pedindo perdão a Deus e libertação desses pecados e de todos os pecados pessoais meus ou de meus pais e ancestrais. Em nome de Jesus Cristo e pelo poder do seu sangue declaro quebrada qualquer consagração de minha vida, nome, posses ou propriedades que não tenha sido feita a Deus.
 Pelo poder, grandeza e eficácia do Nome e do Sangue de Jesus Cristo declaro desfeitas todas as maldições escritas, ritualizadas ou verbalizadas contra a minha vida e declaro desfeitas todas as obras malignas e rituais de ocultismo porventura feitos contra a minha vida, contra a minha família e descendentes, rejeitando em nome de Jesus Cristo toda ansiedade, angústia, melancolia ou depressão irritação, agressividade, crise na vida financeira, no casamento, ou qualquer crise.
 Pelo poder, grandeza e eficácia do Nome e do Sangue de Jesus Cristo declaro vitoriosamente que Satanás e os demônios não tem qualquer poder para introduzir em minha vida qualquer obra inacabada, incompleta ou obstruída. Declaro pelo nome e pelo sangue de Jesus Cristo que rejeito para sempre a todo espírito maligno de cegueira espiritual, de apatia espiritual ou de enfermidade, seja contra a mente ou contra o corpo e que está desfeita toda somatização auditiva e visual de enfermidade, com meu compromisso de rejeição e destruição de suas fontes de origem. Peço ao Espírito Santo que me ajude a manter minha natureza debaixo do poder da cruz de Cristo e me conduza a toda a plenitude de redenção, santificação, libertação, e manifestação do poder de Deus em minha vida.
 Em nome de Jesus Cristo e para a glória do nome dele. Amém."

Mensagem do dia

A Santa Missa é um grande tesouro

Na Missa, Jesus vem e nos fecunda com a Sua redenção. As pessoas que apresentamos a Ele, os problemas e as situações que vivemos, tudo isso é assumido por Cristo no Seu sacrifício redentor. Para isso é preciso que nós católicos entendamos o valor da Santa Missa.

O inimigo de Deus tem consciência da importância da Santa Missa, por isso, faz questão de obscurecer o nosso entendimento. Ele trabalha a nossa mente para não darmos a devida importância a ela. Distrai-nos com tudo o que está acontecendo à nossa volta no momento da Celebração Eucarística, como as músicas, os instrumentos e as palmas. Passamos a ficar preocupados com a procissão de entrada e do ofertório, com os que vão fazer as leituras e a coleta. E assim, ocupados e distraídos com tantas coisas, ficamos alheios ao sacrifício da Cruz, a grande realidade invisível naquele momento.

Não podemos nos deixar enganar! Precisamos ter uma liturgia bem preparada, com procissões, leituras, músicas, mas tudo deve estar centrado na renovação do sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, o sacrifício do calvário. Quando descobrirmos o valor da intercessão de Jesus na Santa Missa, encontraremos um grande tesouro.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Novena à Nossa Senhora das Graças 8º dia

A MEDALHA MILAGROSA
Santa Catarina Labouré foi distinguida no dia 27 de novembro de 1830, com a aparição da Virgem Santíssima.
Nossa Senhora tinha os dedos cobertos de anéis e pedrarias de indizível beleza, dos quais desprendiam raios luminosos para todos os lados, envolvendo a Virgem de extraordinário esplendor.
Maria Santíssima disse: Eis o símbolo das graças que derramamos sobre as pessoas que as pedem.
Como se não pudesse com o peso das graças, os braços se abaixaram e se abriram na atitude graciosa que se vê na medalha milagrosa. Formou-se então, em torno da Virgem Maria, um quadro onde se liam em letras de ouro essas palavras: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorrremos a Vós.
A Santíssima Virgem confiou-lhe então esta missão:
Manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a usarem receberão grandes graças; hão de ser abundantes as graças para os que a trouxerem com confiança.
A Virgem Maria fez compreender a Santa Catarina o quanto lhe são agradáveis s orações dos que a invocam, e quanto é generosa em conceder o que lhe pedem.
Sinal da cruz

Ato de contrição

Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu. Por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, por Vos ter ofendido, e pesa-me também por ter perdido o Céu e merecido o Inferno.

Mas proponho firmemente, com o auxílio de Vossa divina graça e pela poderosa intercessão de Vossa Mãe Santíssima, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender.
Espero alcançar o perdão de minhas culpas, por Vossa infinita misericórdia. Assim seja.

Rezar três vezes: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”

Súplica a Nossa Senhora (rezar todos os dias da novena):

Ó Imaculada Virgem! Mãe de DEUS e nossa Mãe, ao contemplar-Vos de braços abertos derramando graças sobre os que vô-las pedem, cheios de confiança na vossa poderesa intercessão, embora reconhecendo a nossa indignidade, por causa de nossas numerosas culpas, acercamo-nos de vossos pés, para Vos expor durante esta novena, as nossas mais prementes necessidades (mencionar as necessidades).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa este favor que confiantes Vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do Vosso Nome, e bem de nossas almas, e para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos um profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmarmos sempre, verdadeiros cristãos.

8º dia

Ó Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, fazei com que esses raios luminosos que irradiam de vossas mãos virginais iluminem minha inteligência para melhor conhecer o bem e abram em meu coração vivos sentimentos de fé, esperança e caridade.

Rezar três ave-Marias, seguida cada uma da invocação: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”

Oração final
Santíssima Virgem, eu reconheço e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha.
Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida, uma boa morte e a graça de (pede-se uma graça), que peço com toda a confiança. Amém.

Deixe Jesus tocar seu Coração

Com a graça de Deus tudo podemos


Todos nós somos necessitados da graça de Deus e em todos os momentos, principalmente quando não sabemos como proceder nas situações, precisamos rezar: “Senhor, eu confio na vossa graça” (Sl 12).
Com a graça de Deus podemos tudo, mas sem ela a menor ação fica impossível realizarmos. “O Espírito vem em socorro da nossa fraqueza” (Rm 8,26). Clamemos incessantemente o Espírito Santo em tudo o que formos fazer, das menores às maiores coisas, para que Ele nos conduza e nos fortaleça.
Vinde, Espírito Santo, e nos ilumina, porque sozinhos não somos capazes de uma boa ação.
Obrigada, Jesus, porque o Seu amor nos sustenta a cada momento.
Luzia Santiago - Canção Nova

Frase do dia


“Senhor, instrua-me acerca do que devo ensinar, ensina-me acerca de que maneira devo me corrigir”. [Santo Agostinho]

A palavra de Deus



Aquele que soube fazer o bem e não o fizer, peca. (Tg 4,17)

28 de novembro

Ave Cheia de Graça
Rogai por nós

O anjo saudou a Maria como cheia de graça; mas apesar de que já desde o primeiro instante de sua existência Maria tivesse essa plenitude de graça, cada vez mais foi crescendo nessa plenitude, até chegar a um grau que a mente humana não pode chegar a compreender.
O crescimento na graça e na virtude constitui uma exigência da dinâmica da graça, que não é extática, mas tende sempre a expandir-se, a comunicar-se e assim a crescer.

Maria, paisagem pintada pelo pincel de Deus com a mais brilhante de suas cores.

Evangelho do dia

Jesus e o oficial romano

Evangelho (Mateus 8,5-11)

Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2011
1ª Semana do Advento

 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

28 de Novembro


São Tiago da Marca



São Tiago da Marca
O santo de hoje morreu dizendo "Jesus, Maria, bendita Paixão de Jesus", isto porque sua vida toda foi dedicada para a causa do Evangelho. Tiago da Marca nasceu no ano 1391 numa aldeia da Marca de Ancona, Itália. Recebeu no Batismo o nome de Domingos. Tendo morrido seu pai e sua mãe, ficou aos cuidados de um homem rico que o encaminhou para trabalhos administrativos. Desta forma, São Tiago conheceu a iniquidade do mundo, tomando a decisão de se retirar para um convento.

Quando despertou para a vocação à vida Consagrada, São Tiago pensou em entrar para os Cartuxos, mas ao viajar para Babiena, na Toscana, ficou tão edificado com os diálogos que travou com os franciscanos, que resolveu entrar para a Família de São Francisco de Assis. Recebeu o hábito, tomando o nome de Tiago, no Convento de Nossa Senhora dos Anjos, perto de Assis, onde, pouco tempo depois, fez profissão.

Dormia apenas três horas por noite; e passava o restante da noite na meditação das coisas celestes. Nunca comia carne, jejuava inviolavelmente as sete quaresmas de S. Francisco. Todos os dias se disciplinava com rigor. A única pena que sentia era não poder dedicar-se à pregação, único emprego que desejava na sua Ordem. Para conseguir o que tanto desejava, foi a Nossa Senhora do Loreto, celebrou a Santa Missa e, depois da consagração, a Santíssima Virgem apareceu-lhe a dizer que a sua oração tinha sido ouvida.

Começou a pregar com tanto fervor que nunca subia ao púlpito sem tocar os corações mais endurecidos, fazendo muitas conversões miraculosas. Foi associado a São João Capistrano para pregar a Cruzada contra os turcos que, tendo-se apoderado de Constantinopla, enchiam de terror toda a cristandade. Foi tal o seu zelo por esta ocasião que se lhe pode atribuir em grande parte o sucesso desta gloriosa empreitada.

Como sacerdote dedicou-se nas pregações populares onde, de modo simples, vivo e eficaz, evangelizava e espalhava a Sã Doutrina Católica em diversas regiões da Europa. São Tiago anunciava, mas também denunciava toda opressão social, pois os negociantes e mercadores tiranizavam o povo com empréstimos de juros sem fim, por causa disso o santo fundou os bancos populares que emprestavam com juros mínimos. Por fim, São Tiago se instalou em Nápoles onde teve a revelação que aí terminaria seus dias, como de fato aconteceu a 28 de novembro de 1476, isto depois de ser atingido por uma doença mortal. Foi canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII.

São Tiago da Marca, rogai por nós!

domingo, 27 de novembro de 2011

Palavra do Pastor

I DOMINGO DO ADVENTO – 27.11.2011


O SENHOR VEM!

+ Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília


A Liturgia da Palavra nos motiva a viver o Tempo do Advento, o tempo de preparação para a solenidade do Natal de Jesus, que estamos iniciando neste domingo. O Evangelho proclamado nos transmite a certeza de que o Senhor vem, mostrando-nos o que fazer. É preciso estar preparados e atentos para o encontro com o Senhor, pois não se sabe quando ele virá. Não há como preparar-se de última hora. A atitude proposta é a vigilância, ao contrário de estar “dormindo”, acomodado. “Cuidado! Ficai atentos”, diz Jesus aos seus discípulos (Mt 13,33). São diversos os motivos pelos quais devemos cultivar a vigilância, neste Advento. É preciso preparar-se para acolher Jesus, de modo renovado, no Natal, assim como, para o encontro último e definitivo com Cristo. Este tempo de espera está marcado pela feliz expectativa da vinda do Senhor. É tempo de conversão simbolizada pela cor litúrgica roxa, utilizada na Igreja durante este período. Devemos preparar a nossa “casa” para acolher Jesus com grande empenho. O modo como iremos celebrar e viver o Natal dependerá muito da maneira como vivemos este Tempo do Advento. Um feliz Natal, como sempre desejamos a todos, dependerá de um Advento vivido de modo frutuoso e, por isso, feliz. Nesta perspectiva de espera marcada pela conversão está a profecia de Isaías. Em sua oração, o profeta reconhece os pecados cometidos pelo povo e invoca a Deus como pai” e “redentor” (63,16), recordando que somos o “barro” nas mãos do “oleiro”, que é Senhor (64,7).

A vigilância exige o nosso compromisso e a confiança na graça de Deus. São Paulo, na Primeira Carta aos Coríntios, afirma que é Deus quem “dará a perseverança” numa vida cristã irrepreensível “até o fim, até o dia de nosso Senhor Jesus Cristo” (1,8). Por isso, rezamos, hoje, o Salmo 79 suplicando confiantes: “Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos, para que sejamos salvos!”

Estamos vivenciando a Campanha para a Evangelização, promovida em toda a Igreja no Brasil, motivando-nos a assumir com responsabilidade a missão evangelizadora da Igreja. Rezemos para que a evangelização seja cada vez mais frutuosa em nosso meio. Procuremos também participar das iniciativas pastorais da Igreja, que necessita de discípulos missionários dispostos a evangelizar pelo anúncio e pelo testemunho de vida. Vamos colaborar para que uma nova evangelização aconteça entre nós, renovando a nossa disposição de seguir a Jesus, de participar da comunidade, testemunhar a fé e colaborar na construção da justiça e da paz em nosso mundo. Um gesto concreto, proposto a cada ano, é a Coleta para a Evangelização, a ser realizada no próximo dia 11 de dezembro, como expressão de comunhão e de partilha, destinada à promoção e à manutenção da ação evangelizadora na Arquidiocese e em todo o Brasil.

Mensagem do dia

Consagre o seu lar a Jesus e Maria
 
Eu sempre me perguntava: "O que quer dizer o Espírito do Senhor repousa sobre mim? Ele está descansando? Está repousando sobre mim?" Eu procurava o significado dessa expressão. Até que descobri que a palavra "repousar" é a mesma usada no primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, onde se diz: "O sopro de Deus pairava na superfície das águas" (Gên 1,2c).

Pairar e repousar são equivalentes. No hebraico, é o verbo usado para expressar o que a galinha faz quando abre as asas e repousa em cima dos ovos para chocá-los. Ela sabe "re + pousar" sobre eles, sem que eles se quebrem, até que os pintinhos nasçam.

Saiba:
o Espírito Santo está repousando sobre a sua casa, sua família. Também sobre as confusões do seu lar. Quem trouxe confusão para a sua casa não foi Deus, nem foi somente você ou alguém da sua família. Mas o Espírito Santo está aí para transformar tudo. Ele é fiel e poderoso para fazer essa obra! Basta querer e pedir. Ele repousa sobre sua casa e sua família para transformar "o caos" em ordem e beleza.

É preciso pedir a "efusão do Espírito Santo" sobre a nossa casa, uma efusão constante, para que, continuamente, Ele repouse sobre nosso lar e nossa família. Precisamos ser os primeiros intercessores da nossa casa. É preciso consagrar a nossa casa Àqueles que são os seus donos! É certo: você quer que Deus seja o dono de sua casa. Que Jesus governe e ponha ordem em seu lar e que Maria seja a dona de sua casa.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Novena à Nossa Senhora das Graças 7º dia

A MEDALHA MILAGROSA
Santa Catarina Labouré foi distinguida no dia 27 de novembro de 1830, com a aparição da Virgem Santíssima.
Nossa Senhora tinha os dedos cobertos de anéis e pedrarias de indizível beleza, dos quais desprendiam raios luminosos para todos os lados, envolvendo a Virgem de extraordinário esplendor.
Maria Santíssima disse: Eis o símbolo das graças que derramamos sobre as pessoas que as pedem.
Como se não pudesse com o peso das graças, os braços se abaixaram e se abriram na atitude graciosa que se vê na medalha milagrosa. Formou-se então, em torno da Virgem Maria, um quadro onde se liam em letras de ouro essas palavras: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorrremos a Vós.
A Santíssima Virgem confiou-lhe então esta missão:
Manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a usarem receberão grandes graças; hão de ser abundantes as graças para os que a trouxerem com confiança.
A Virgem Maria fez compreender a Santa Catarina o quanto lhe são agradáveis s orações dos que a invocam, e quanto é generosa em conceder o que lhe pedem.
Sinal da cruz

Ato de contrição

Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu. Por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, por Vos ter ofendido, e pesa-me também por ter perdido o Céu e merecido o Inferno.

Mas proponho firmemente, com o auxílio de Vossa divina graça e pela poderosa intercessão de Vossa Mãe Santíssima, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender.
Espero alcançar o perdão de minhas culpas, por Vossa infinita misericórdia. Assim seja.

Rezar três vezes: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”

Súplica a Nossa Senhora (rezar todos os dias da novena):

Ó Imaculada Virgem! Mãe de DEUS e nossa Mãe, ao contemplar-Vos de braços abertos derramando graças sobre os que vô-las pedem, cheios de confiança na vossa poderesa intercessão, embora reconhecendo a nossa indignidade, por causa de nossas numerosas culpas, acercamo-nos de vossos pés, para Vos expor durante esta novena, as nossas mais prementes necessidades (mencionar as necessidades).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa este favor que confiantes Vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do Vosso Nome, e bem de nossas almas, e para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos um profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmarmos sempre, verdadeiros cristãos.

7º dia -

Ó Virgem Milagrosa, Rainha Excelsa Imaculada Senhora, sede minha advogada, meu refúgio e asilo nesta Terra, minha fortaleza e defesa na vida e na morte, meu consolo e minha glória no Céu.

Rezar três ave-Marias, seguida cada uma da invocação: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”

Oração final
Santíssima Virgem, eu reconheço e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha.
Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida, uma boa morte e a graça de (pede-se uma graça), que peço com toda a confiança. Amém.

Deixe Jesus tocar seu Coração

“Converter-se significa converter-se ao amor”.



O amor nada faz inconveniente, nem procura o próprio interesse. Isso é conversão! E conversão não se dá nas grandes coisas, mas nas pequeninas, pois é um exercício para a vida toda.
“Converter-se significa converter-se ao amor”.
A razão de ser de nossa existência é amar a Deus com um empenho total e nos relacionar com nossos irmãos com uma atitude de amor inspirada no amor do próprio Deus. “Com efeito, quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (I João4,20b). Aos olhos de Deus, nosso amor por Ele é mera ilusão se não for uma participação sem Seu amor e não se exprimir no serviço aos homens.
Como vemos, a primeira conversão é fácil, mas difícil é a conversão do não buscar o próprio interesse. Renunciar pelo bem do outro àquilo que gostaria de possuir para si mesmo.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago - Canção Nova

Frase do dia


"Aqueles que pretendem encontrar a alegria fora de si, facilmente encontram o vazio". [Santo Agostinho]

A palavra de Deus


Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Lavai as mãos, pecadores, e purificai os vossos corações, ó homens de dupla atitude. Reconhecei a vossa miséria, afligi-vos e chorai. Humilhai-vos na presença do Senhor e ele vos exaltará. (Tg 4,8-10)

27 de novembro


Maria mãe da Igreja
Rogai por nós

Em seu Evangelho, Cristo nos fala da água que salva para a vida eterna e nos afirma que não terá mais sede todo aquele que beber dessa água.
Quando Maria levava seu cântaro à fonte para enchê-lo de água refrescante, certamente levava o Menino Jesus consigo e ia pensando e falando com ele a respeito dessa água de vida.
Foi assim que seu espírito se tornou repleto e saciado dessa água, que fecunda e fertiliza as virtudes, convertendo-a em fonte de graça.

Maria, figura perene para o cristão, ideal e meta, estímulo e atrativo.

Evangelho do dia

Cuidado, ficai atentos, porque não sabeis quando virá o Senhor

Evangelho (Marcos 13,33-37)

Domingo, 27 de Novembro de 2011
1º Domingo do Advento

 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando.
35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo.
37O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

27 de Novembro


Santa Catarina Labouré



Santa Catarina Labouré
Celebramos neste dia o testemunho de vida cristã e mariana daquela que foi privilegiada com a aparição de Nossa Senhora, a qual deu origem ao título de Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa.

Santa Catarina de Labouré nasceu em Borgonha (França) a 2 de maio de 1806. Era a nona filha de uma família que, como tantas outras, sofria com as guerras napoleônicas.

Aos 9 anos de idade, com a morte da mãe, Catarina assumiu com empenho e maternidade a educação dos irmãos, até que ao findar desta sua missão, colocou-se a serviço do Bom Mestre, quando consagrou-se a Jesus na Congregação das Filhas da Caridade.

Aconteceu que, em 1830, sua vida se entrelaçou mais intimamente com os mistérios de Deus, pois a Virgem Maria começa a aparecer a Santa Catarina, a fim de enriquecer toda a Igreja e atingir o mundo com sua Imaculada Conceição, por isso descreveu Catarina:

"A Santíssima Virgem apareceu ao lado do altar, de pé, sobre um globo com o semblante de uma senhora de beleza indizível; de veste branca, manto azul, com as mãos elevadas até à cintura, sustentava um globo figurando o mundo encimado por uma cruzinha. A Senhora era toda rodeada de tal esplendor que era impossível fixá-la. O rosto radiante de claridade celestial conservava os olhos elevados ao céu, como para oferecer o globo a Deus. A Santíssima Virgem disse: Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem''.

Nossa Senhora apareceu por três vezes a Santa Catarina Labouré. Na terceira aparição, Nossa Senhora insiste nos mesmos pedidos e apresenta um modelo da medalha de Nossa Senhora das Graças. Ao final desta aparição, Nossa Senhora diz: "Minha filha, doravante não me tornarás a ver, mas hás-de ouvir a minha voz em tuas orações".

Somente no fim do ano de 1832, a medalha que Nossa Senhora viera pedir foi cunhada e espalhada aos milhões por todo o mundo.

Como disse Sua Santidade Pio XII, esta prodigiosa medalha "desde o primeiro momento, foi instrumento de tão numerosos favores, tanto espirituais como temporais, de tantas curas, proteções e sobretudo conversões, que a voz unânime do povo a chamou desde logo medalha milagrosa".

Esta devoção nascida a partir de uma Providência Divina e abertura de coração da simples Catarina, tornou-se escola de santidade para muitos, a começar pela própria Catarina que muito bem soube se relacionar com Jesus por meio da Imaculada Senhora das Graças.

Santa Catarina passou 46 anos de sua vida num convento, onde viveu o Evangelho, principalmente no tocante da humildade, pois ninguém sabia que ela tinha sido o canal desta aprovada devoção que antecedeu e ajudou na proclamação do Dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora em 1854.

Já como cozinheira e porteira, tratando dos velhinhos no hospício de Enghien, em Paris, Santa Catarina assumiu para si o viver no silêncio, no escondimento, na humildade. Enquanto viveu, foi desconhecida.


Santa Catarina Labouré entrou no Céu a 31 de dezembro de 1876, com 70 anos de idade.


Foi beatificada em 1933 e canonizada em 1947 pelo Papa Pio XII.


Santa Catarina Labouré, rogai por nós!

sábado, 26 de novembro de 2011

Mensagem do dia

O que preciso fazer para ser batizado no Espírito Santo?

A grande provisão de Deus para os nossos tempos é o Espírito Santo. Quando um soldado é enviado em missão, ele vai com uma provisão. Ou seja: seu comandante lhe dá armas, alimentos, remédios e roupas de que precisará para aquela missão. Nenhum comandante enviará um soldado sem lhe dar o abastecimento necessário.

Mesmo em casa, quando um filho vai a um passeio, a mãe prepara o seu lanche, as roupas e tudo que for necessário para aquele dia. É a provisão para aquela viagem. Da mesma maneira, para enfrentar esses tempos que estamos vivendo, para enfrentar essa época em que Jesus se aproxima a passos largos, precisamos do Espírito Santo. Necessitamos da efusão do Espírito Santo, precisamos da promessa de Jesus: "[...] Vós, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo" (At 1,5b).

Você se pergunta: “O que preciso fazer para ser batizado no Espírito Santo?”. É tão simples quanto beber um gole de água. Todavia, ninguém pode fazê-lo por você, é preciso que você queira e que dê o passo. Se mantiver a água na boca, sem se abrir para recebê-la, ninguém poderá fazer isso por você.

Deus deu-me a graça de receber o Espírito Santo porque, embora nada entendesse, do fundo do meu coração eu queria. Eu tinha sede. Não sabia que era a graça do Espírito Santo que me faltava, mas quis aquele “algo a mais”. Por isso pedi continuamente, pois tinha sede, e Deus veio em meu auxílio e concedeu-me a graça. É preciso que você também tenha sede, que queira essa graça de verdade. Não basta um querer superficial: é preciso querer, buscar e pedir. Repito: você precisa querer! Precisa buscar! Ninguém poderá fazê-lo por você. Você precisa pedir, pois a iniciativa é sua.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Novena à Nossa Senhora das Graças 6º dia

A MEDALHA MILAGROSA
Santa Catarina Labouré foi distinguida no dia 27 de novembro de 1830, com a aparição da Virgem Santíssima.
Nossa Senhora tinha os dedos cobertos de anéis e pedrarias de indizível beleza, dos quais desprendiam raios luminosos para todos os lados, envolvendo a Virgem de extraordinário esplendor.
Maria Santíssima disse: Eis o símbolo das graças que derramamos sobre as pessoas que as pedem.
Como se não pudesse com o peso das graças, os braços se abaixaram e se abriram na atitude graciosa que se vê na medalha milagrosa. Formou-se então, em torno da Virgem Maria, um quadro onde se liam em letras de ouro essas palavras: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorrremos a Vós.
A Santíssima Virgem confiou-lhe então esta missão:
Manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a usarem receberão grandes graças; hão de ser abundantes as graças para os que a trouxerem com confiança.
A Virgem Maria fez compreender a Santa Catarina o quanto lhe são agradáveis s orações dos que a invocam, e quanto é generosa em conceder o que lhe pedem.
Sinal da cruz

Ato de contrição

Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu. Por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, por Vos ter ofendido, e pesa-me também por ter perdido o Céu e merecido o Inferno.

Mas proponho firmemente, com o auxílio de Vossa divina graça e pela poderosa intercessão de Vossa Mãe Santíssima, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender.
Espero alcançar o perdão de minhas culpas, por Vossa infinita misericórdia. Assim seja.

Rezar três vezes: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”

Súplica a Nossa Senhora (rezar todos os dias da novena):

Ó Imaculada Virgem! Mãe de DEUS e nossa Mãe, ao contemplar-Vos de braços abertos derramando graças sobre os que vô-las pedem, cheios de confiança na vossa poderesa intercessão, embora reconhecendo a nossa indignidade, por causa de nossas numerosas culpas, acercamo-nos de vossos pés, para Vos expor durante esta novena, as nossas mais prementes necessidades (mencionar as necessidades).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa este favor que confiantes Vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do Vosso Nome, e bem de nossas almas, e para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos um profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmarmos sempre, verdadeiros cristãos.

6º dia - Terceira Aparição

Contemplemos Maria aparecendo a Santa Catarina, radiante de luz, cheia de bondade, rodeada de estrelas, mandando cunhar uma medalha e prometendo muitas graças a todos que a trouxerem com devoção e amor.

Guardemos fervorosamente a Santa Medalha, e como um escudo nos protegerá dos perigos.

Rezar três ave-Marias, seguida cada uma da invocação: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”

Oração final
Santíssima Virgem, eu reconheço e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha.
Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida, uma boa morte e a graça de (pede-se uma graça), que peço com toda a confiança. Amém.

Deixe Jesus tocar seu Coração

Exercitemos a nossa vontade


Para conquistar tudo o que quisermos nesta vida, precisamos nos exercitar como os atletas que treinam longamente para obterem o domínio do corpo.
Precisamos fazer pequenos exercícios no dia a dia como tomar um banho frio, comer menos ou comer alguns alimentos, mesmo que eles não sejam muito agradáveis ao nosso paladar; falar menos e escutar mais, fazer ao outro o que gostaríamos que fizessem a nós, ficar atento à necessidade do irmão e tantas outras atividades que o Espírito Santo vai nos inspirar ao longo do dia. Isso, com certeza, nos favorecerá organizar, regrar e disciplinar a nossa vida.
Muitas vezes somos arrastados de um lado para o outro por coisas que nos dominam, pois não temos forças para enfrentá-las, porque a nossa vontade está enfraquecida. No entanto, com nosso esforço e com a graça de Deus podemos proclamar: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13).
Fiquemos atentos a todas as oportunidades que teremos ao longo deste dia para exercitarmos a nossa vontade.
Luzia Santiago - Canção Nova
Espírito Santo, ajude-nos a sermos homens e mulheres de têmpera.

Frase do dia


“Se queres seguir a Deus, deixa-O ir adiante. Não queiras que Ele te siga”. [Santo Agostinho]

A palavra de Deus


Ou imaginais que em vão diz a Escritura: sois amados até o ciúme pelo Espírito que habita em vós. resisti ao maligno e ele fugirá para longe de vós. ( Tg 4,5-7)

26 de novembro

Nossa Senhora
Rogai por nós
Em sua adolescência, Maria trouxera para si um projeto de vida, que tinha sua virgindade como ponto central.
Mas Deus modificou esse projeto e, conservando milagrosamente sua virgindade, fez com que sua vida e sua função pessoal se centrassem em sua Maternidade divina.
Maria Aceitou a vontade de Deus, que mudava seus planos pessoais, e entregou-se plenamente ao que Deus queria dela. Com maior razão devemos nós estar dispostos a ceder em nossos planos, para aceitar os planos que Deus tem a nosso respeito.

Nossa Senhora dos Sacerdotes, concede-nos numerosas e santas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias.

Evangelho do dia

Ficai atentos e vigiai

Evangelho (Lucas 21,34-36)

Sábado, 26 de Novembro de 2011
34ª Semana Comum

 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

26 de Novembro


São Leonardo de Porto Maurício



São Leonardo de Porto Maurício
Lembramos hoje a santidade do sacerdote que, pela sua vida e missão, mereceu ser constituído pelo Papa Pio XI, como Patrono dos sacerdotes que, em qualquer parte da terra, se consagram às missões populares católicas. São Leonardo, o grande missionário do século XVIII, como lhe chamou Santo Afonso Maria de Ligório, nasceu em Porto Maurício, perto de Gênova, Itália, a 20 de dezembro de 1676. Aconteceu que Leonardo perdeu muito cedo sua mãe, tendo sido criado e educado pelo seu tio. Encontrou cedo sua vocação ao Sacerdócio, por isso, ao renunciar a si mesmo, foi para Roma formar-se no Colégio da Companhia de Jesus. Por causa da sua inocência e sólida virtude, conquistou a simpatia e a alta consideração de seus superiores, que nele viam outro angélico Luís Gonzaga. Entrou para a Ordem Franciscana, no Convento de São Boaventura, e com 26 anos já era Padre. Começou a vivenciar toda a riqueza do Evangelho e a radicalidade típica dos imitadores de Francisco, por isso ocupou posições cada vez maiores no serviço à Ordem, à Igreja e para com todos. Devoto da Virgem Maria, que lhe salvou a vida num tempo de incurável doença (tuberculose), São Leonardo de Porto Maurício era devotíssimo do Sagrado Coração de Jesus na forma da adoração ao Jesus Eucarístico.

Foi, no século XVIII, o grande apóstolo do santo exercício da Via-Sacra. Era um grande amante da pobreza radical e franciscana. Toda a vida, penitências e orações de São Leonardo convergiam para a salvação das almas. Era tal a unção, a caridade ardente e o entusiasmo que repassava em suas pregações, que o célebre orador Bapherini, encanecido já no exercício da palavra, sendo enviado por Clemente XII a ouvir os sermões de Leonardo para depois o informar a este respeito, desempenhou-se da sua missão dizendo "que nunca ouvira pregador mais arrebatador, que o efeito de seus discursos era irresistível, que ele próprio não pudera reter as lágrimas". São Leonardo era digno sucessor de Santo Antônio de Lisboa, de São Bernardino de Sena e de São João Capistrano. O próprio Pontífice Bento XIV quis ouvir o famoso missionário, e para isso chamou-o a Roma, em 1749, a fim de preparar os fiéis para o Ano Santo. Depois de derramar-se por Deus e pelos outros, São Leonardo de Porto Maurício, não se tornou mártir, como tão desejava, mas deu toda sua vida no dia-a-dia até adoecer e entrar no Céu a 26 de novembro de 1751, no Convento de São Boaventura, em Roma, onde, 54 anos antes, se consagrara ao Senhor sob o burel de São Francisco. Não se limitou apenas à pregação o ilustre missionário de Porto Maurício; deixou também vasta coleção de escritos, publicados a princípio isoladamente, e reunidos depois numa grande edição, que prolonga no futuro a sua prodigiosa ação missionária, não apenas dentro das fronteiras da Itália, mas cujo âmbito é todo o mundo civilizado, pelas traduções feitas em quase todas as línguas cultas. Estes escritos constituem, em geral, um rico tesouro de verdades ascéticas e ensinamentos morais e homiléticos.

São Leonardo de Porto Maurício, rogai por nós!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mensagem do dia


O valor maravilhoso da Eucaristia
 
O Papa João Paulo II, em um discurso aos jovens, disse a seguinte frase: "Ir à Missa quer dizer ir ao Calvário, para nos encontrarmos com Ele, o nosso Redentor".

Por causa da diferença de fuso horário entre os países, sempre há Missas sendo celebradas ao longo do dia em alguma parte do mundo. Pela graça de Deus, a Eucaristia nunca deixa de ser celebrada. Realiza-se aqui na terra, oculto na pobreza do pão e vinho, aquilo que Jesus realiza no Céu.

Daí o valor maravilhoso da Eucaristia! Toda a nossa intercessão se une ao sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo! Parte do sacrifício da Santa Missa e se abre em horizontes cada vez maiores para as nossas necessidades, para as nossas comunidades, paróquias, dioceses. Ela atinge todo o mundo, toda a Igreja e toda a humanidade.

É sempre bom lembrar que não são apenas nossos cantos, nossos instrumentos, nossas procissões que dão valor à Celebração Eucarística. Sem dúvida, isso nos ajuda a entrar no seu mistério, mas o que dá valor a essa celebração é a Eucaristia: é a renovação incruenta, isto é, sem derramamento de Sangue, do único sacrifício redentor, acontecido no Calvário naquela tarde de sexta-feira.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Formações

Minha música me leva para o céu?

A música precisa me levar ao céu e despertar nos corações de quem me escuta o desejo do céu!
No decorrer da minha caminhada musical e cristã, pude perceber que a música tem um poder incrível de fazer a opinião, de animar, de desanimar, de induzir, entre outros. Ela, de fato, mexe conosco, com nosso interior e vai além: faz com que coloquemos o que está dentro para fora, ou seja, faz com que os sentimentos se tornem visíveis a todos.

Verificamos isso em muitas pessoas que “curtem” determinados estilos musicais e acabam assumindo para si aquela determinada maneira de ser, vestir, andar, baseadas no conceito que veio junto com aquele estilo musical. Certamente, não é só a música, é toda a escolha do modo de vida que elas adotam. E a música é o "carro-chefe", se assim podemos dizer.

Isso não é uma crítica a nenhum estilo musical ou à determinada maneira de se portar ou a qualquer liberdade de escolha. Quero simplesmente exemplificar, e tomando esse exemplo quero chegar àquilo que faço por graça de Deus: a música cristã, católica.
Se a música tem esse poder de entrar pelos meus ouvidos e mexer com todo meu ser, então é necessário que a música católica desperte nosso interior para a santidade; é primordial que a música nos leve para Deus.
A música dentro da Igreja continua mexendo com nossos sentimentos, continua tendo o mesmo efeito que a música fora dessa instituição tem. Mas onde está o nosso diferencial? O nosso diferencial está no que somos. E digo isso diretamente aos músicos, àqueles que fazem música cristã, católica. O agir segue o ser, se busco a santidade, minha música automaticamente também buscará santidade e as pessoas que a escutam também sentirão o desejo de buscá-la [santidade] e, assim, como costumo dizer: "e vida que segue"

Tudo começa em um coração que quer encontrar o Senhor. Falando de modo bem pessoal, Deus me deu a música, mas me deu para me ganhar, ou seja, sou músico para ir para o céu. A música foi um modo por meio do qual Deus, na Sua misericórdia, viu que poderia me levar para o céu, e com minha ajuda poderia também levar outros para o céu. Mas é meu o chamado, é minha a escolha de buscá-Lo pela música e levá-Lo pela música.

Nós nos enganamos muitas vezes e saímos do essencial da nossa musicalidade, achamos que nossa música só é eficaz quando o externo (som, palco, público) está perfeito; no entanto, esta só tem eficácia quando nosso coração está lutando para chegar à perfeição, externando nossa vida de oração e comunhão com o Espírito Santo. Não nos enganemos, sejamos hoje também pessoas que criem estilos de “santos” em nossa comunidade, paróquia, famílias, entre outros.

A música precisa me levar ao céu e despertar nos corações de quem me escuta o desejo do céu!


Deus abençoe você e seu ministério!
Até a próxima!

Retirado do Site Canção Nova

Novena à Nossa Senhora das Graças 5º dia

A MEDALHA MILAGROSA
Santa Catarina Labouré foi distinguida no dia 27 de novembro de 1830, com a aparição da Virgem Santíssima.
Nossa Senhora tinha os dedos cobertos de anéis e pedrarias de indizível beleza, dos quais desprendiam raios luminosos para todos os lados, envolvendo a Virgem de extraordinário esplendor.
Maria Santíssima disse: Eis o símbolo das graças que derramamos sobre as pessoas que as pedem.
Como se não pudesse com o peso das graças, os braços se abaixaram e se abriram na atitude graciosa que se vê na medalha milagrosa. Formou-se então, em torno da Virgem Maria, um quadro onde se liam em letras de ouro essas palavras: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorrremos a Vós.
A Santíssima Virgem confiou-lhe então esta missão:
Manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a usarem receberão grandes graças; hão de ser abundantes as graças para os que a trouxerem com confiança.
A Virgem Maria fez compreender a Santa Catarina o quanto lhe são agradáveis s orações dos que a invocam, e quanto é generosa em conceder o que lhe pedem.
Sinal da cruz

Ato de contrição

Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu. Por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, por Vos ter ofendido, e pesa-me também por ter perdido o Céu e merecido o Inferno.

Mas proponho firmemente, com o auxílio de Vossa divina graça e pela poderosa intercessão de Vossa Mãe Santíssima, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender.
Espero alcançar o perdão de minhas culpas, por Vossa infinita misericórdia. Assim seja.

Rezar três vezes: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”

Súplica a Nossa Senhora (rezar todos os dias da novena):

Ó Imaculada Virgem! Mãe de DEUS e nossa Mãe, ao contemplar-Vos de braços abertos derramando graças sobre os que vô-las pedem, cheios de confiança na vossa poderesa intercessão, embora reconhecendo a nossa indignidade, por causa de nossas numerosas culpas, acercamo-nos de vossos pés, para Vos expor durante esta novena, as nossas mais prementes necessidades (mencionar as necessidades).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa este favor que confiantes Vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do Vosso Nome, e bem de nossas almas, e para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos um profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmarmos sempre, verdadeiros cristãos.

5º dia - As Mãos de Maria

Contemplemos hoje Maria desprendendo de suas mãos raios luminosos.
Esses raios, disse Ela, são a figura das graças “que derramo sobre todos aqueles que mas pedem e aos que trazem com fé a minha medalha”.
Não desperdicemos tantas graças! Peçamos com fervor, humildade e perseverança e Maria Imaculada no-las alcançará.

Rezar três ave-Marias, seguida cada uma da invocação: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”
Oração final
Santíssima Virgem, eu reconheço e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha.
Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida, uma boa morte e a graça de (pede-se uma graça), que peço com toda a confiança. Amém.