Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Vinde Espírito Santo!




                 Os que deram seu sangue por Cristo mostram até que ponto o Espírito Santo pode nos fortalecer. Às vezes pensamos que nunca seremos capazes de suportar certas coisas, mas esquecemos que o Espírito Santo pode fortalecer-nos de uma forma maravilhosa. Isso se vê claramente nos mártires.
Hoje a Igreja celebra São Paulo Miki e outros 25 mártires, em sua maioria japoneses, que deram a vida por Cristo no dia 5 de fevereiro de 1597.
                São os primeiros mártires da época moderna. Até esse momento, a Igreja venerava, sobretudo, os mártires dos primeiros séculos, e pensava que o martírio recordasse esses mártires de um passado distante. Mas quando os cristãos se empenharam decididamente na evangelização da Ásia, e apaixonaram-se por implantar a Igreja no Japão e em outros países distantes, então o martírio voltou a aparecer em abundância como semente de novas comunidades. Em 1597 dão a vida 9 missionários jesuítas e franciscanos, junto com 17 leigos (um catequista, um médico, um soldado, três meninos do coral etc). Morreram crucificados nos arredores de Nagasaki só por pretenderem viver publicamente sua fé.
               Os mártires que hoje celebramos, em sua maioria missionários ou pregadores, mostram -nos até que ponto podemos nos entregar à missão evangelizadora. Morreram dignamente, uns cantando, outros sorrindo, outros invocando Jesus e Maria, ou exortando as testemunhas do massacre a serem fiéis ao Evangelho.
               Por outra parte, a multidão de crentes que presenciava o ato animava-os dizendo-lhes que logo estariam no paraíso.
Nas Atas dos Santos, narra-se que Antônio, um dos leigos crucificados, pôs-se a cantar um salmo "que havia aprendido na catequese de Nagasaki". Peçamos ao Espírito Santo que nos torne capazes de nos entregar até o fim, cantando e orando. 
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Nenhum comentário:

Postar um comentário