Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Vinde Espírito Santo!



                 Sabemos que em toda a Escritura a pala espírito fala de dinamismo. E se o Espírito Santo tem esse nome é porque ele derrama vida em movimento, impulsiona para a frente, não nos deixa estanques ou imóveis. Ele sopra, move, arrasta liberta de toda acomodação e de toda imobilidade. Por isso mesmo também no Novo Testamento ele é associado com o simbolismo do vento: diz-se que assim como o vento sopra onde quer, assim é aquele que nasce do Espírito (Cf. Jo 3,8). Cristo ressuscitado sopra quando o Espírito nos discípulos (cf. Jo 20,22) e os impulsiona para uma missão. Por isso não é por acaso que se associe o derramamento do Espírito em Pentecostes, tirando-os do fechamento, com uma rajada de vento impetuoso (cf. At 2,2).
                 O mesmo impulso do Espírito Santo nos conduz a buscar sempre mais. Em sua carta sobre o Terceiro Milênio, o papa João Paulo II atribui, particularmente ao Espírito, a construção do Reino de Deus 'no decorrer da história". preparando sua "plena manifestação" e "fazendo germinar dentro da vivência humana as sementes da salvação definitiva" (Tertio Millennio Adveniente [TMA], nº 45b). Por isso não só esperamos chegar ao céu, mas desejamos viver nesta vida algo do céu.
                  Não podemos ignorar que o Novo Testamento não fala só do Reino que já chegou com Cristo, ou do Reino celestial que virá na Parusia, mas também do Reino que vai crescendo (cf. Mc 4,26-28; Mt 13,31-33; Ef 2,22; 4,15-16; Cl 2,19). E, se vai crescendo, esperamos que o Espírito Santo nos ajude a ir criando um mundo cada vez melhor.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Nenhum comentário:

Postar um comentário