Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



terça-feira, 24 de junho de 2014

Vinde Espírito Santo


              Hoje celebramos o nascimento de João Batista. No Evangelho de São Lucas, podemos ver como o Espírito Santo atuou em São João Batista. Ele o foi  preparando progressivamente para sua missão. Seu fortalecimento vai se manifestar na coragem de sua pregação, que o levou morte. E sua vida no deserto mostra como toda  a sua existência esteve sempre completamente orientada para Deus. João quis ser sempre só de Deus, e o deserto era o símbolo dessa consagração. Alguém que foi consagrado já no seio de sua mãe pela ação do Espírito (cf. Lc 1,15;Lc 1,41) não podia resistir ao desejo de se entregar por inteiro.
             Do deserto sai João Batista; ali havia vivido sua entrega a Deus, e ali o Espírito Santo o foi preparando. O deserto na Bíblia é o lugar do encontro com o Espírito, porque não existem outras coisas que possam distrair ou encantar o homem, e então ali pode se escutar a voz do Senhor que fala ao coração. De fato, o profeta Oseias apresenta o deserto como o lugar da sedução divina, onde Deus leva seu povo para encontrar-se com ele a sós e assim cativar-lhe o coração (cf. Os 2,16).

               No deserto João havia estado atento ao Espírito Santo, havia se alimentado e enriquecido no encontro com ele, havia bebido palavras de sabedoria. Por isso, ao sair do deserto podia comunicar o que havia recebido, o anúncio da salvação. João deixou o deserto podia comunicar o que havia recebido, o anúncio da salvação. João deixou o deserto e entregou a vida preparando o caminho para Jesus. Isso só é possível por ação do Espírito.
               Por isso, na realidade, somente a ação da graça pode curar nosso ceticismo e nosso desânimo doentio, entrando no profundo de nossas motivações e de nossas energias, para que possamos cumprir a missão que nos confiou até deixar a vida nessa entrega. Daí que seja necessário invocar cada dia a ação do Espírito para que nos fortaleça interiormente, para que nos proporcione uma vez mais a energia, o arrojo, a alegria inesgotável de cumprir o que Deus em seu amor nos recomendou.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Nenhum comentário:

Postar um comentário