O que é a Providência Divina? Segundo o Catecismo da Igreja Católica, são as disposições pelas quais Deus conduz com sabedoria e amor todas as criaturas até seu fim último (§321). Em outras palavras, é o amor de Deus que se manifesta todos os dias na nossa vida, através das pequenas e grandes graças que recebemos diariamente. É a ação concreta de Deus em nosso favor e em favor de toda a humanidade, visível aos nossos olhos e palpável as nossas mãos.
Não podemos ter medo de anunciar: “Eu dependo da providência divina! Eu dependo de ti, Jesus! A minha família, a minha saúde, as minhas necessidades, o meu sustento, os meus sonhos, as minhas conquistas, dependem da providência divina!”. Foi Jesus Cristo que afirmou esta verdade no capitulo 15 do Evangelho de São João, quando disse: “Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois Sem mim, nada podeis fazer!” Eis ai a grande graça que nós católicos possuímos, temos diariamente a nossa disposição a Santa Eucaristia. O meio pelo qual, Deus Pai, permitiu que estivéssemos, até o fim dos tempos, enraizados na videira que é Jesus: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e Eu nele! (João 6,56)”. A Eucaristia é a fonte e ápice de toda a vida cristã. Na Eucaristia, a ação santificante de Deus para conosco e o nosso culto para com ele, atingem o seu clímax. Ela encerra todo o bem espiritual da Igreja: o mesmo Cristo, nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do Povo de Deus são expressas e realizadas pela Eucaristia. Mediante a celebração eucarística, já nos unimos à liturgia do Céu e antecipamos a vida eterna. (1324-1327 1407 – Catecismo da Igreja Católica). Precisamos escutar a voz de Deus através da Igreja, da leitura diária da Palavra e da nossa oração pessoal, para podermos compreender a sua vontade e aprendermos a depender da Sua providência.
Não podemos nos enganar, já existiram, existem e vão existir, situações que não saberemos o que fazer. Momentos que serão reconhecidos por nós e pelas pessoas ao nosso redor, como as muralhas de Jericó que se levantaram nas nossas vidas. É justamente nesta hora que aqueles que aprenderam a depender da Providência Divina, vão atravessar todos os problemas, todas as tempestades, todos os impossíveis, mantendo a esperança, a serenidade, a confiança e a paz. Demonstrando a todos que “Tudo podemos Naquele que nos fortalece (Filipenses 4,13)”. O próprio Catecismo da Igreja afirma no trecho §305: “Jesus pede a todos nós uma entrega filial à providência do Pai Celeste, que cuida das mínimas necessidades de seus filhos: "Por isso, não andeis preocupados, dizendo: Que iremos comer? Ou, que iremos beber?... Vosso Pai celeste sabe que tendes necessidade de todas essas coisas. Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mt 6,31-33)”. Precisamos viver esta verdade, caso contrário, até o que acreditamos possuir, pode acabar num piscar de olhos! É o Senhor quem realiza tudo em nós. Lembremos que se Deus não edificar e construir a casa é inútil o cansaço dos pedreiros! (Salmo 127,1)! É o Senhor que ampara e levanta os que estão caídos. É Ele que fornece o alimento na hora certa, abrindo a mão e saciando o desejo dos seres vivos. (Salmo 145,14-16).
Confiemos no Senhor! Muitas vezes a nossa falsa segurança é apenas uma corda que nos sustenta, a fim de não despencarmos no precipício que existe abaixo de nós! E é justamente nesta hora que Deus chega até nós e manda que cortemos esta corda! E o que fazer?? Por mais louco que seja, se Deus mandou cortar a corda, é preciso cortá-la! Crendo que o Senhor vai nos pegar no colo! Sabendo que Ele vai nos sustentar e não vai deixar que caiamos em direção a morte! Quem não sabe confiar, depender e se abandonar a providência de Deus, não está preparado para seguir em frente! E infelizmente, mais cedo ou mais tarde, vai acabar agindo como se fosse Deus, encontrando a ruina pela frente! Já que não soube esperar o Senhor agir e não teve coragem de se abandonar nos braços do Pai.
Não dá mais para perder tempo! Não podemos mais lançar olhares desesperados, buscando ajuda naquilo que não poderá nos ajudar! É preciso crer a todo momento que jamais estaremos sozinhos ou seremos abandonados, sejam eles tristes ou alegres, durante as perseguições ou quando formos elogiados, passando necessidades ou durante a fartura, enfrentando tempestades ou navegando na calmaria, experimentando a dor e o sofrimento ou celebrando a libertação que chegou, estando enfermos e doentes ou quando a nossa saúde estiver excelente, aguardando a vitória e a justiça de Deus ou durante o jubilo pela concretização das promessas do Senhor, durante a morte daqueles que amamos ou no nascimento de mais um filho, quando estivermos crucificados ou quando ressuscitarmos para uma vida melhor, sempre o Senhor estará ao nosso lado!!! Jesus Cristo, o nosso melhor amigo, prometeu que jamais estaríamos sozinhos, pois Ele afirmou: “Eu estarei sempre convosco, até o fim dos tempos! (Mateus 28,20)”. Sendo assim, independente do momento que estivermos vivendo agora, cantemos juntos: “Jesus está aqui! Ele está aqui! Tão certo como o ar que eu respiro! Aleluia! Tão certo como amanhã que se levanta! Tão certo como eu te falo e podes me ouvir!” Afirmando ainda: Eu espero em Deus, pois eu sei que Ele vai providenciar tudo aquilo que necessito!
Carlinhos - Ministério Eterna Luz
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário