Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



segunda-feira, 30 de junho de 2014

Vinde Esírito Santo


              Venha, Espírito Santo, e ajude-me a reconhecer Jesus ressuscitado no meio de meus cansaços, de minhas preocupações, no meio das angústias do povo. Porque ele sempre permanece. Ajude-me a reconhece-lo glorioso, cheio de vida, repleto de força, revestido de luz celestial. Com um toque de sua graça, desperte o meu coração para que o louve, para que me encha de admiração diante de seu rosto precioso. Derrame em meu interior desejos de buscar Jesus, para que o amando, encontre-o em cada coisa. Faça com que me deslumbre com sua luz esplêndida para que não me dominem as obscuridades do mundo. Abra a minha vida inteira, Espírito Santo, para que Jesus possa toma-la com o poder de sua ressurreição. Renove minha existência com um pouco dessa vida plena de Jesus ressuscitado, para que eu também possa viver como um ressuscitado. 
Amém.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Pensamento do dia


Na frieza de nossa vida também habita Deus.
Frei Prudente Neri

Encontro diário com Deus

                Agora sabemos o trabalho que incumbe ao cristão: transformar o mundo desde seus fundamentos, fazendo-o segundo o Coração de Jesus, por meio de um despertar de ideias e de obras. Despertar! Nunca foram fecundos nem o sonho nem a morte.
Os cinco minutos de Jesus - Alfonso Milagro, CMF

Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus


 
Pelo sinal da santa cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor dos Nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
(Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea)
                         Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia e congratulavam-se com ela.  
(Lucas 1,58)

Tendo terminado o tempo do isolamento, Isabel saiu do quarto caminhou pela casa. Sentou um pouco no quintal e recebeu algumas visitas, pois muitas pessoas desejavam ver o menino recém-nascido. Eu preparei um chá para os visitantes e também alguns pães. As pessoas conversavam um pouco com Isabel, viam o menino, tomavam chá e partiam. A visita era rápida, justamente para não cansar Isabel. A população desta cidade é muito temente a Deus, sempre recitam frases da Lei ou pronunciam uma bênção para o casal e o menino.  
 
Pronunciar uma bênção é receber essa bênção de volta, pois em geral aquilo que desejamos aos outros colheremos nós.
 Terminar com um Pai-nosso, três ave-marias e um glória ao pai
9 meses com Maria - Luís Erlin, CMF

O Evangelho comentado cada dia

13ª Semana do Tempo Comum
Mt 8,18-22
                                                                                                 Ao longo de sua história de seguimento do Mestre, os discípulos iam aprendendo sua missão. Jesus alternava uma pedagogia de paciência diante de suas limitações e dificuldades para entender a vida do Reino, com outra de exigências radicais. A estes dois que querem segui-lo, situa-os diante do absoluto desprendimento que formará parte da vida dos discípulos: terão de deixar para trás qualquer pretensão de segurança ("não ter onde reclinar a cabeça") e qualquer vínculo familiar que o prenda ao passado. Jesus se converterá em seu único teto e família.

Evangelho do dia

13ª Semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 8,18-22)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”.
20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Evangelho do dia

13º Domingo do Tempo Comum

Evangelho (Mt 16,13-19)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Protomártires da Igreja de Roma
Protomártires da Igreja de RomaDepois da solenidade universal dos apóstolos São Pedro e Paulo, a liturgia nos apresenta a memória de outros cristãos que se tornaram os primeiros mártires da Igreja de Roma, por isso, protomártires.
O testemunho dos mártires da nossa Igreja nos recorda o que é essencial para a vida, para o cristão, para sermos felizes em Deus, principalmente nos momentos mais difíceis que todos nós temos.
Os mártires viveram tudo em Cristo.
No ano de 64, o imperador Nero pôs fogo em Roma e acusou os cristãos. Naquela época a comunidade cristã, vítima de preconceitos, era tida como uma seita, e inimiga, pois não adoravam o Imperador.
Qualquer coisa que acontecia de negativo, os cristãos eram acusados. Por isso, foram acusados de terem posto fogo em Roma, e a partir daí, no ano 64, começaram a ser perseguidos.
Os escritos históricos em Roma narram que os cristãos eram lançados nas arenas para servirem de espetáculo ao povo, junto às feras. Cobertos de piches, como tochas humanas e muitos outros atos atrozes.
E a resposta era sempre o perdão e a misericórdia.
O Papa São Clemente I escreveu: “Nos encontramos na mesma arena e combatemos o mesmo combate. Deixemos as preocupações inúteis e os vãos cuidados e voltemo-nos para a gloriosa e venerável regra da nossa tradição: consideremos o que é belo, o que é bom e o que é agradável ao nosso criador.”
Protomártires da Igreja de Roma, rogai por nós!

domingo, 29 de junho de 2014

Vinde Espírito Santo


              Hoje a Igreja celebra São Pedro e São Paulo, escolhidos pelo Espírito Santo para estender a Igreja nos primeiros tempos. Toda a obra deles foi feita pelo impulso do Espírito Santo, que guia a sua Igreja.
              Pedro e Paulo juntos recordam-nos o chamado a comunicar aos irmãos a fé que temos recebido, sabendo que o mundo necessita desse anúncio. Cremos que a fé pode fazer nascer um mundo novo. De fato, Pedro e Paulo, com sua missão, ajudaram a mudar a sociedade pagã daquela época.

               Eles nos ensinam a alimentar uma esperança comunitária, porque não esperamos só para nós, mas para o mundo e a história onde estamos inseridos. Na realidade essa é a dinâmica própria do amor, pelo qual se faz particularmente presente na história o dinamismo do Espírito Santo, que nos arroja para o insuspeitado.
               Estamos  chamados a viver a alegria de cooperar com a novidade do Espírito. Mas é preciso deixar a cômoda praia e atirar-se "mar adentro" (Lc 5,1-11), vencendo os medos (cf. Mc 4, 35-41) com o olhar posto em Cristo (cf. Mt 14,22-330. É a alegria de dizer aos outros que achamos o Messias (Jo 1,41.45).
               Quando deixamos que o Espírito Santo - que brota do coração do Ressuscitado - nos impulsione nesta tarefa, seguramente experimentamos as maravilhas que ele pode fazer nos corações e nos admiramos vendo o que pode conseguir sua graça.
                Isso é o que viveu intensamente São Paulo, que pregava o Evangelho não somente por palavras, mas também com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção (1Ts 1,5). Também São Pedro falava desse precioso Evangelho pregado no Espírito Santo (1Pd 1,12).
                Peçamos ao Espírito Santo que nos encha dessa mesma força para mudar o mundo.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Pensamento do dia


Há pessoas semelhantes a estrelas, as quais não vemos, entretanto, aproveitamos da sua luz.
São Zygmunt Flinski

Encontro diário com Deus

                Hoje como ontem Jesus nos repete: Deixai vir a mim os pequeninos; acostumemos nossas crianças a ir ao sacrário, a frequentar a recepção dos sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia, a oferecer suas orações ao Senhor sacramentado; recomendemos às suas orações as diversas necessidades da família, da Igreja, da pátria e do mundo inteiro; será muito difícil que o Sagrado Coração de Jesus não chegue a conceder o que lhe pedem as almas inocentes.
Os cinco minutos de Jesus - Alfonso Milagro, CMF

Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus


 
Pelo sinal da santa cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor dos Nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
(Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea)
                         Servir ao Senhor com respeito  exultai em sua presença; prestai-lhe homenagem com tremor, para que não se irrite e não pereçais quando, em breve, se acender sua cólera. Felizes, entretanto, todos os que nele confiam.  
(Salmo 2,11)

Zacarias e José foram ao Templo. José me disse que depois das orações muita gente se reuniu em torno de Zacarias para cumprimenta-lo. Todos estavam maravilhados pela graça que ele havia recebido. Alguns inclusive disseram que fariam de tudo para estar presentes na circuncisão do menino. Eu fiquei em casa junto com Isabel, ela já está bem-disposta, bem recuperada das consequências naturais do parto, porém, ainda está no quarto respeitando o tempo da purificação. O menino não está dando trabalho, dorme quase todo o tempo e chora muito pouco.  
 
Nem sempre podemos cumprir nossas obrigações religiosas da forma como desejamos, mas cuidar de alguém que precisa pode ser a melhor oração que fazemos.
 Terminar com um Pai-nosso, três ave-marias e um glória ao pai
9 meses com Maria - Luís Erlin, CMF

O Evangelho comentado cada dia

Ss. Pedro e Paulo, Aps. (S.)
Mt 16, 13-19

Lectio Divina

Leitura: "Disse-lhes Jesus: 'É vós quem dizeis que eu sou?' Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!' Jesus, então, lhe disse: 'Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus" (v.17).
Meditação: Tanto São Pedro como São Paulo viveram essa fé e, mesmo diante das adversidades, eles não desanimaram. Devo seguir o mesmo caminho. 
Oração: Eu creio, Jesus, que sois o Filho de Deus vivo! Fazei que não desanime diante das dificuldades..
Ação: As provações não me desviarão de meus propósitos.

Santo do dia

São Pedro e São Paulo Apóstolos, principais líderes da Igreja Cristã Primitiva
São Pedro e São Paulo apóstolos Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados “os cabeças dos apóstolos” por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.
Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro.
Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo. Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.
Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada “aos pés de Gamaliel”, um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.
Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério.
Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação. Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o “Apóstolo dos gentios”.
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

sábado, 28 de junho de 2014

Vinde Espírito Santo


              No capítulo 8 do livro dos Provérbio, fala-se da sabedoria celestial, e ali se dizem coisas muito belas que podemos aplicar ao Espírito Santo.
              Diz, por exemplo, que quando Deus criou o universo, ele estava ali:
 
Juno a ele estava eu como artífice, brincando todo o tempo diante dele, brincando sobre o globo de sua terra; achando as minha delícias junto aos filhos dos homens (Pr 8,30-31).
 


               Porque o Espírito Santo é amor que procede do Pai, e se pode dizer que onde existe amor existe jogo, existe alegria, existe gozo, existe uma relação que dá felicidade, que nunca aborrece, que nunca cansa, que não tem lugar para a tristeza e a monotonia.
               Mas o Espírito Santo joga pelo orbe da terra e se entretém conosco. Porque ele foi enviado ao mundo e gosta de se encontrar conosco, derramando bondade semeando esperança, despertando coisas belas. o Espírito Santo é uma artista feliz que, no meio de nossas misérias, realiza a arte de criar coisas preciosas. Assim ele vive uma espécie de jogo sublime.
               Por isso, também nós podemos deixar que o Espírito nos ensine esse jogo santo, a arte de fazer nascer coisas belas onde parece que não existe nada bom, onde aparentemente não existe beleza nem graça. Joguemos com ele.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Pensamnto do dia


Os três ricos do mundo são a terra com suas raízes; o céu com suas estrelas; e o mar com suas águas.
Provérbio mongol

Encontro diário com Deus

                Um dos traços distintivos do Coração de Jesus que aparece magnificamente em todas as páginas do Evangelho, ´sua compaixão e misericórdia para com os pobres materiais e espirituais.
               Jesus deu o pão material às multidões famintas; mas o homem também sente fome de Deus; fome não menos exigente, e não menos torturante que a fome material; fome de pão, fome de Deus; é difícil que exista um homem que não experimente uma ou outra espécie de fome, e tão digno de compaixão e merecedor de urgente ajuda é aquele que sofre a fome de pão, como aquele que é torturado pela fome de Deus.
Os cinco minutos de Jesus - Alfonso Milagro, CMF

Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus


 
Pelo sinal da santa cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor dos Nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
(Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea)
                         Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite.   
(Salmo 1,2)

Enquanto Isabel dormia, Zacarias tomou o menino em seus braços e olhava atentamente nos olhinhos do bebê. Ele fazia esforço em dizer algumas palavras, mas não conseguia. Depois afagou a criança em seu peito e começou a chorar emocionado. José e eu saímos do quarto para deixa-los a sós. Fico imaginando tudo aquilo que está passando pela cabeça de Zacarias. A realização desta promessa é uma demonstração clara do apreço do Senhor por ele e por Isabel. Nestes dias estamos como que anestesiados por sermos testemunhas oculares de bênção de Deus.
 
Muitas vezes é preciso que nos afastemos para que o outro possa se encontrar.
 Terminar com um Pai-nosso, três ave-marias e um glória ao pai
9 meses com Maria - Luís Erlin, CMF

O Evangelho comentado cada dia

12ª Semana do Tempo Comum
Imaculado Coração de Maria
Lc 2,41-51
                                                                                                 Na festa do Imaculado Coração de Maria, a liturgia nos apresenta à consideração este trecho do evangelho em que meditamos sobre o dia a dia da família de Jesus. O que constatamos? Uma família se dando ares de importante, pedindo exceções? Não. O que vemos é uma família igual ás outras, cumprindo suas obrigações religiosas, com fidelidade: "segundo o costume da festa", conforme anota a comunidade de São Lucas, cuja atitude da Sagrada Família tanto a impressionou que a fixaram por escrito. Uma família que enfrenta problema sério como o foi a perda do filho. E eu, como procedo?



Evangelho do dia

12ª Semana do Tempo Comum
Imaculado Coração de Maria

Evangelho (Lc 2,41-51)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.
44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a pro­curá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.
47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procu­ráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santo Irineu, grande bispo e mártir
Santo Irineu Celebramos a memória do grande bispo e mártir, Santo Irineu que, pelos seus escritos, tornou-se o mais importante dos escritores cristãos do século II.
Nascido na Ásia Menor, foi discípulo de São Policarpo, que por sua vez conviveu diretamente com o Apóstolo São João, o Evangelista. Ao ser ordenado por São Policarpo, Irineu foi para a França e assumiu várias funções de serviço à Igreja de Cristo (que crescia em número de comunidades e necessidade de pastoreio).
Importante contribuição deu à Igreja do Oriente quando foi em missão de paz para um diálogo com o Papa Eleutério sobre a falta de unidade na data da celebração da Páscoa, pois o Oriente corria ao risco de excomunhão, sendo fiel ao significado do seu próprio nome – portador da paz – logrou êxito nessa missão, já que isto nada interferia na unidade da fé.
Ao voltar da missão deparou-se com a morte do bispo Potino, o qual o havia enviado para Roma e, sendo assim, foi ele o escolhido para sucessor do episcopado de Lião. Erudito, simples, orante e zeloso bispo, foi Santo Irineu quem escreveu contra os hereges, sobre a sucessão apostólica e muito dos dados que temos hoje, sobre a história da Igreja do século II.
Este grande bispo morreu mártir na perseguição do imperador Severo.
Santo Irineu, rogai por nós!

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Vinde Espírito Santo


              Se alguma vez conseguimos permanecer calados e serenos, deixando que o Espírito Santo nos faça experimentar seu amor, estaremos vivendo uma preciosa experiência mística. Quando abandonamos nossas resistências e nos deixamos tomar pelo Espírito, ele toca um centro amoroso onde o ser humano só pode depender, porque é uma criatura; e o mais íntimo de sua realidade é a dependência, é receber o ser e a vida, é beber de Deus. Vejamos como alguns místicos exprimem essa dependência quando chegam a um alto grau de desenvolvimento:
              Ó quão ditosa é esta alma que sente sempre Deus descansando e repousando em seu seio!... Deus está ali comumente como se descansasse em um abraço com a esposa, na substância de sua alma, e ela o sente muito bem e o frui habitualmente... Ele a absorve profundamente no Espírito Santo, enamorando-a com primor e delicadeza divina.
                                                         (São João da Cruz)   

               Deus toma a vontade, mas me parece que toma também o entendimento, porque não discorre, mas está ocupado só gozando de Deus como quem está olhando, e vê tanto que não sabe para onde olhar.
(Santa Tereza de Ávila)
 
Chega-se a transcender e ultrapassar não só este mundo sensível, mas também a si mesmo... É necessário que se deixem todas as operações intelectuais, e que a ponta do afeto se translade toda para Deus e tudo se transforme em Deus. E esta é a experiência mística e secretíssima, que ninguém a conhece senão quem a recebe, e ninguém e deseja senão quem a deseja, e ninguém a deseja se o Espírito Santo não o inflama até a medula.
(São Boaventura)
               Então é preciso rogar ao Espírito Santo que venha como fogo ardente para abrandar novamente o coração endurecido, para derreter esse gelo e convertê-lo em um regato alegre, feliz e compassivo. Talvez neste preciso momento você tenha de se converter, renunciar a um mau sentimento que o está esfriando e rogar ao Espírito Santo que volte a abrandar seu coração.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Pensamento do dia


Uma vez que a palavra divina é a fonte de toda a sabedoria, todos podem tornar-se discípulos de Deus.
André Feuillet

Encontro diário com Deus

                O Espírito está as instituições e sobre as estruturas... tanto na Igreja, em geral, como na vida religiosa ou sacerdotal em particular; pois bem, o Espírito de Deus impulsiona ao respeito e acatamento destas, enquanto podem facilitar e favorecer a ação do Espírito.
               Mas não devemos esquecer que Deus prefere a misericórdia aos sacrifícios, isto é, os sentimentos de um coração sincero e compassivo à prática meramente externa e ritualista dos preceitos da lei.
Os cinco minutos de Jesus - Alfonso Milagro, CMF

Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus


 
Pelo sinal da santa cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor dos Nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
(Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea)
                         Louvar-vos-ei eternamente pelo que fizestes e cantarei vosso nome, na presença de vossos fiéis, porque é bom.  
(Salmo 51,11)

Isabel me convidou para rezar. Ela recitou um Salmo que manifesta a esperança dos aflitos no Senhor: Aleluia. Louva, ó minha alma, o Senhor! Louvarei o Senhor por toda a vida. Salmodiarei ao meu Deus enquanto existir. Não coloqueis nos poderosos a vossa confiança, são apenas homens nos quais não há salvação. Quando se lhe for o espírito, ele voltará ao pó, e todos os seus projetos se desvanecerão de uma só vez. Feliz aquele que tem por protetor o Deus de Jacó, que põe sua esperança no Senhor, seu Deus. É esse o Deus que fez o céu e a terra. o mar e tudo o que eles contêm; que é eternamente fiel à sua palavra, que faz justiça aos oprimidos, e dá pão aos que têm fome. O Senhor livra os cativos; o Senhor abre os olhos aos cegos; o Senhor ergue os abatidos; o Senhor ama os justos. O Senhor protege os peregrinos, ampara o órfão e a viúva; mas entrava os desígnios dos pecadores. O Senhor reinará eternamente: ó Sião, teu Deus é rei por toda a eternidade. (Salmo 145).  
 
Nada nos pertence, tudo é de Deus. É no Senhor que tomamos posse dos bens que nos são imprescindíveis.
 Terminar com um Pai-nosso, três ave-marias e um glória ao pai
9 meses com Maria - Luís Erlin, CMF

O Evangleho comentado cada dia

12ª Semana do Tempo Comum
Sagrado Coração de Jesus
Mt 11,25-30
                                                                                                 É no Sagrado Coração de Jesus que verdadeiramente encontramos repouso para nossas almas. O Senhor vem em nosso socorro para nos aliviar de nosso fardos tão pesados. O Senhor não quer nos ver em aflição, por isso pede-nos para receber-mos sua doutrina, que é "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos". Do Sagrado Coração de Jesus emana para cada um de nós sua bondade e sua mansidão. Vamos acolher o Senhor em nossos corações e assim acharemos repousa para nossas almas.

Evangelho do dia

12ª Semana do Tempo Comum
Sagrado Coração de Jesus

Evangelho (Mt 11,25-30)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos peque­ninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encon­trareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 

Santo do dia

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, senhora da morte e rainha da vida
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro A devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a ser propagada a partir de 1870 e espalhou-se por todo o mundo. Trata-se de uma pintura do século XIII, de estilo bizantino. Segundo a tradição, foi trazida de Creta, Grécia, por um negociante. E, desde 1499, foi honrada na Igreja de São Mateus in Merulana..
Em 1812, o velho Santuário foi demolido. O quadro foi colocado, então, num oratório dos padres agostinianos. Em 1866, os redentoristas obtiveram de Pio IX o quadro da imagem milagrosa. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi colocada na Igreja de Santo Afonso, em Roma. De semblante grave e melancólico, Nossa Senhora traz no braço esquerdo o Menino Jesus, ao qual o Arcanjo Gabriel apresenta quatro cravos e uma cruz. Ela é a senhora da morte e a rainha da vida, o Auxílio dos cristãos, o socorro seguro e certo dos que a invocam com amor filial.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Vinde Espírito Santo


              Onde não deixo estar presente o Espírito Santo, sinto-me eu o criador das emoções e das realidades. Então fabrico para mim um mundo pessoal onde o Espírito Santo não pode entrar, coo se fosse um setor só meu, onde acredito que sou livre.
              Mas não percebo que, se o afasto de algo, ali acabarão entrando a fraqueza, a morte e o fracasso, porque só do Espírito vem a vida.

               Essa falsa liberdade não é senão uma escravidão que me arrasta para a morte. O que vivo fora de sua presença de amor pouco a pouco vai se convertendo em fonte de dor, ansiedade, desgaste e cada vez proporciona menos a felicidade de antes. Mas eu me empenho em tirar o jugo e me revolvo no chão, e sucede-me como ao depravado que acaba usando as mulheres como se fossem animais para recuperar o prazer que já não consegue sentir.
               Em troca, se eu vou construindo minha felicidade com o Espírito Santo, se lhe permito que guie minha liberdade e me cure de minhas escravidões, cada vez sou mais livre, cada vez posso ser mais dono de minha vida, sem que me dominem as tristezas ocultas, as angústias sem sentido, o nervosismo, o cansaço, as necessidades obsessivas etc.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Pensamento do dia


Herói é o ser humano que domina seus desejos.
Bhartrilhari

Encontro diário com Cristo

                "Tomar sobre si o jugo" é sinônimo de aceitar a vontade do Senhor, doutrina de Jesus. Ele mesmo nos anima a isso, dizendo que é um Mestre bom e compreensivo em seus sentimentos e dissabores; costumo lançar a culpa disso nos outros; talvez seja eu mesmo o causador e o responsável; ao menos certamente serei o responsável de que essas situações perdurem em mim, por não recorrer àquele que de modo seguro e suave está disposto a ser o lenitivo de todos os meus penares.
Os cinco minutos de Jesus - Alfonso Milagro, CMF

Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus


 
Pelo sinal da santa cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor dos Nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
(Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea)
                         Eu sou, porém, como o verdejante oliveira na casa de Deus: confio na misericórdia de Deus para sempre.  
(Salmo 51,10)

Hoje eu tomei o menino em meus braços. Foi uma experiência inesquecível: enquanto eu embalava a criança, senti de leve o meu ventre mexer, como se meu filho Jesus quisesse abraçar seu primo que estava em meu colo. Chamei José. Ele colocou a mão em meus ventre e chorou de alegria. Revivi o encontro emocionante que Isabel e eu tivemos assim que entrei em sua casa no primeiro dia de visita. A criança dormiu em meus braços e me transmitia uma grande paz. Fiz uma experiência de Deus por meio deste menino. Depois de um tempo, recostei-o ao lado de sua mãe. 
 
Deus nos fala cotidianamente. Basta estarmos atentos para ouvir e discernir sua voz em meio ao barulho que nos rodeia.
 Terminar com um Pai-nosso, três ave-marias e um glória ao pai
9 meses com Maria - Luís Erlin, CMF

O Evangleho comentado cada dia

12ª Semana do Tempo Comum
Mt 7,21-29
                                                                                                 Quem aceita crer na mensagem do Evangelho de Jesus, tem a experiência de ver sua vida ser edificada sobe o que é seguro, sobre uma "rocha", seguindo a imagem proposta. Precisa-se, porém, estar atento para diferenciar a "rocha" firme de sua Palavra, da "areia" inconsistente de velhos costumes vazios: falar muito de Deus, colocar seu nome bem visível na "casa" de nossas ações e empresas, esquecendo-nos de que a única rocha verdadeira é a sua vontade e que somente se fazendo coincidir com ela, nossa existência se torna firme e formosa.

Evangleho do dia

12ª Semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 7,21-29)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava cons­truída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” 28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensina­mento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santos João e Paulo, testemunhavam o amor a Deus


Santos João e PauloOs santos que recordamos hoje pertenceram ao século IV e ali deram um lindo testemunho do martírio no ano de 362, no contexto em que a Igreja de Cristo era perseguida.
Eles pertenciam à Corte de Juliano, o Apóstata, que queria que todos os cristãos se rendessem aos deuses do Império. João e Paulo, porém, renunciaram ao cargo, e se retiraram para uma propriedade onde viveram da caridade e servindo aos pobres, testemunhando acima de tudo o amor a Deus.
Eram irmãos de sangue, mas responderam pessoalmente ao Evangelho.
O Imperador enviou uma autoridade para convencê-los a mudarem de ideia, e oferecerem sacrifícios ao deus Júpiter para não serem condenados.
Após alguns dias, os irmãos não negaram sua fé e acabaram morrendo degolados, testemunhando seu amor a Deus.
São João e São Paulo, rogai por nós!

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Vinde Espírito Santo


              O Espírito Santo convida-os permanentemente á conversão. Porque a conversão não é só uma grande mudança que aconteceu alguma vez no passado, quando decidimos seguir Jesus Cristo. A conversão é coisa de todos os dias. Nossa mentalidade e nosso coração devem ser mudados de modo permanente.
              Quando nos descuidamos, mete-se em nosso interior algum critério equivocado, ou voltamos a optar pelo egoísmo, ou perdemos um pouco de alegria ou da generosidade que tínhamos. Então, é preciso voltar a nos converter, é preciso voltar a escutar o Evangelho e deixar-nos interpelar pelo Espírito.

               A conversão também é uma espécie de abrandamento ou de descongelamento. Porque, quando nos descuidamos, o coração endurece e torna-se frio. Quando não curamos em tempo as más experiências que temos a cada dia, nossos rancores, tristezas, sentimentos de culpa e desilusões endurecem o coração como uma pedra, ou esfriam e o transformam em uma pedra de gelo, dura e fria pela dor ou pelo medo. Optamos uma vez mais pela comodidade e pelo isolamento; os outros deixam de ser nossos irmãos e se transformam em inimigos ou competidores.
               Então é preciso rogar ao Espírito Santo que venha como fogo ardente para abrandar novamente o coração endurecido, para derreter esse gelo e convertê-lo em um regato alegre, feliz e compassivo. Talvez neste preciso momento você tenha de se converter, renunciar a um mau sentimento que o está esfriando e rogar ao Espírito Santo que volte a abrandar seu coração.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Pesnamento do dia


Futebol é uma arte onde em um segundo você pode criar uma "obra-prima" ou um fiasco da sua vida.
Josevan Lopes

Encontro diário com Cristo

                Nossas almas e nossa vidas acham-se hoje fortemente tensas pelas circunstâncias ambientais, sejam elas pessoais ou sociais; tudo isso nos está obrigando a viver uma vida de atribulações, de temos e de angústia.
               Somente recorrendo ao Coração amantíssimo do Salvador, no qual certamente acharemos paz e tranquilidade, poderemos compensar essas tensões.
               Nossas mesmas inquietudes pessoais, nossos desmedidos desejos e ambições, que frequentemente são os principais causadores da inquietação da nossa vida, são serenando, suavizando-se, orientando, ordenando, enquanto permitimos que a vontade do Senhor governe nossa vida.
Os cinco minutos de Jesus - Alfonso Milagro, CMF

Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus


 
Pelo sinal da santa cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor dos Nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
(Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea)
                         Ó meu Deus, criai em mim um coração puro e renovai-me o espírito de firmeza.  
(Lucas 50,12)

Segundo nossas leis, a mulher depois do parto está impura por causa do sangue que perde ao dar à luz. Assim, Isabel ficará no quarto somente convivendo com os da casa, durante sete dias. Depois, no oitavo dia, o menino será circuncidado. José e eu respeitamos o casal e deixamos os dois com o menino maior parte do tempo sozinhos. Com toda certeza, eles têm muito que agradecer e conversar, mesmo que seja por meio de olhares. Preparei as refeições e Isabel está se alimentado bem. Da cozinha eu a ouvia recitar salmos de louvores pela chegada do menino. 
 
Deus se alegra com nossa oração de súplica, pois manifesta nossa necessidade dele, porém ele se alegra mais com os nossos agradecimentos.
 Terminar com um Pai-nosso, três ave-marias e um glória ao pai
9 meses com Maria - Luís Erlin, CMF

O Evangelho comentado cada dia

12ª Semana do Tempo Comum
Mt 7,15-20
                                                                                                 Nazaré era uma aldeia de agricultores e pastores e Jesus estava familiarizado com os costumes e realidades do campo. Por isso, recorre á sabedoria elementar que têm os que o escutam e que, ao ver uma árvore, sabem logo se vai dar bons ou maus frutos. O resultado final das coisas (os frutos), parece dizer, depende sempre do longo do processo de amadurecimento que têm por detrás. Cuidai das raízes dessa árvore que sois cada um, plantai-a próxima de um manancial de água, podai seus ramos a tempo: o bom fruto virá por si.

Evangelho do dia

12ª Semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 7,15-20)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhe­ce­reis”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia


São Guilherme, combatente contra o mal
São GuilhermeCom grande devoção, hoje, lembramos a santidade de vida de São Guilherme, que nasceu em Vercelli, Itália, no ano de 1085. Órfão muito cedo, foi morar com os familiares que em nada o impediram de seguir Jesus e realizar seus anseios de vida religiosa.
Quando tinha apenas 14 anos, Guilherme saiu com vestes penitenciais para visitar o Santuário de Santiago de Compostela, na Espanha, visando expressar sua caminhada espiritual. Aconteceu que desejava peregrinar para a Terra Santa, mas devido a turbulências políticas, desviou-se e acabou se retirando no Monte Partênio (Monte da Virgem) e ali permaneceu em silêncio, penitência e oração.
São Guilherme, ao começar a construção do Santuário de Nossa Senhora do Monte Virgine, com o tempo, teve de organizar a comunidade dos monges formada a partir de sua total consagração. E desta forma nasceu o primeiro dos vários mosteiros fundados pelo Santo.
Combatente contra o mal, durante os 67 anos de existência ele não admitiu o pecado em sua vida, tanto que diante da malícia de uma mulher, ele preferiu jogar-se em brasas acesas do que nos braços do pecado; e por graça foi preservado milagrosamente de qualquer ferimento.
São Guilherme, rogai por nós!

terça-feira, 24 de junho de 2014

Vinde Espírito Santo


              Hoje celebramos o nascimento de João Batista. No Evangelho de São Lucas, podemos ver como o Espírito Santo atuou em São João Batista. Ele o foi  preparando progressivamente para sua missão. Seu fortalecimento vai se manifestar na coragem de sua pregação, que o levou morte. E sua vida no deserto mostra como toda  a sua existência esteve sempre completamente orientada para Deus. João quis ser sempre só de Deus, e o deserto era o símbolo dessa consagração. Alguém que foi consagrado já no seio de sua mãe pela ação do Espírito (cf. Lc 1,15;Lc 1,41) não podia resistir ao desejo de se entregar por inteiro.
             Do deserto sai João Batista; ali havia vivido sua entrega a Deus, e ali o Espírito Santo o foi preparando. O deserto na Bíblia é o lugar do encontro com o Espírito, porque não existem outras coisas que possam distrair ou encantar o homem, e então ali pode se escutar a voz do Senhor que fala ao coração. De fato, o profeta Oseias apresenta o deserto como o lugar da sedução divina, onde Deus leva seu povo para encontrar-se com ele a sós e assim cativar-lhe o coração (cf. Os 2,16).

               No deserto João havia estado atento ao Espírito Santo, havia se alimentado e enriquecido no encontro com ele, havia bebido palavras de sabedoria. Por isso, ao sair do deserto podia comunicar o que havia recebido, o anúncio da salvação. João deixou o deserto podia comunicar o que havia recebido, o anúncio da salvação. João deixou o deserto e entregou a vida preparando o caminho para Jesus. Isso só é possível por ação do Espírito.
               Por isso, na realidade, somente a ação da graça pode curar nosso ceticismo e nosso desânimo doentio, entrando no profundo de nossas motivações e de nossas energias, para que possamos cumprir a missão que nos confiou até deixar a vida nessa entrega. Daí que seja necessário invocar cada dia a ação do Espírito para que nos fortaleça interiormente, para que nos proporcione uma vez mais a energia, o arrojo, a alegria inesgotável de cumprir o que Deus em seu amor nos recomendou.
Os cinco minutos do Espírito Santo - Víctor Manuel Fernández

Pensamento do dia


O respeito ao direito alheio é a paz.
Benito Juárz

Encontro diário com Cristo

                Jesus chama a si e convida todo os que se acham oprimidos por algum pesar, os que sofrem qualquer dor e miséria, e a todos promete consolo e alívio. Em sua companhia e em seu convívio acharão a paz para a alma e o alívio para todos os seus pesares.
               Ás vezes a carga da vida, com suas variadas circunstâncias, pode se tornar difícil e pesada; o cumprimento do dever com não pouca frequência mostra-se duro e árduo; também permite o Senhor, com alguma frequência, que aqueles que nos rodeiam, mesmo que involuntariamente e com a melhor boa vontade, nos façam sofrer, produzam um vazio ao nosso derredor, esqueçam nosso atuar, suspeitem em nós intenções que nunca passaram sequer por nossas mentes...
               Em circunstâncias tais semelhantes, o recurso ao Coração de Cristo é o lenitivo mais eficaz e seguro; ali encontraremos paz e alívio, suavidade e calor de compreensão e afeto.
Os cinco minutos de Jesus - Alfonso Milagro, CMF

Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus


 
Pelo sinal da santa cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor dos Nossos inimigos. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
(Pedir a iluminação do Espírito Santo com uma oração espontânea)
                         Completando-se para Isabel o tempo de dar à luz, teve um filho
(Lucas 1,57)

Por volta das oito horas da manhã, a cidade de Ain-Karin ouviu o choro do menino nascido de Isabel. Era uma criança forte, bonita e saudável. Foi muito emocionante ver Isabel abraçando o menino pela primeira vez, logo em seguida ela o alimentou. Aquela cena mexeu com meus sentimento, fiquei muito feliz ao olhar para aquele menino. Eu estava diante de um grande mistério, porém não pensei muito nisso. Minha preocupação maior era assistir Isabel em suas necessidades, já que foi um parto difícil. Agora ela descansa e dorme, a criança também repousa e Zacarias orgulhoso vela o sono dos dois.
 
Embora não pensemos nisso, o dia de nosso nascimento também foi um dia de muito alegria. Nossos pais e parentes sabem contar detalhes daquele dia histórico.
 Terminar com um Pai-nosso, três ave-marias e um glória ao pai
9 meses com Maria - Luís Erlin, CMF