Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



quarta-feira, 31 de julho de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

“Jesus e Maria em nossa casa”
   
Jesus e Maria precisam ser entronizados em nossa casa para que sirvamos ao Senhor. Que Jesus e Maria sejam os donos, os senhores da nossa casa.

Tanto a separação quanto o divórcio não lhe dão o direito de buscar aventuras, prostituir-se, enveredar para uma vida leviana. Você continua num caiaque a dois. Se o seu marido desistiu, certamente Jesus assumiu os remos, e Ele mesmo rema com você. Você não está sozinha. Jesus está com você em seu caiaque... Pense na maravilha de ter Jesus remando com você, levando-a adiante, juntamente com seus filhos. Não desista!

Marido, Deus pode refazer seu casamento, embora você tenha errado no primeiro momento. O homem assume verdadeiramente seu papel quando reconhece seu erro e muda de atitude. Esqueça o orgulho e refaça seu casamento. Talvez tenha que lutar bastante, pois feriu seriamente sua esposa e seus filhos. Não será tarefa fácil: eles estão feridos. Faça sua parte, “mude para valer” seu relacionamento. Não coloque tudo a perder. A nossa aventura é lutar para que nossa família seja transplantada, como um canteiro, para o jardim do céu.

Convido você a fazer a entronização do Coração de Jesus e de Maria em sua casa. Tome uma imagem ou um quadro, a fim de que, entronizados, Jesus e Maria permaneçam no seu lar. Que Eles sejam os donos da sua casa e você possa dizer: “Quanto a mim e a minha família, nós serviremos ao Senhor” (Js 24,15).

Deus o abençoe!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Pensamento do dia


São poquíssimas as pessoas capazes de tolerar, nos outros os defeitos que elas próprias possuem.
Arthur Graf

Dia a dia com a Misericórdia

Rezemos com Santa Faustina:
Dia de Santo Inácio. - Rezei com fervor a este Santo, censurando-o, por poder olhar para mim e não me dar ajuda em coisa tão importante, isto é, no cumprimento da vontade de Deus. Eu dizia ao Santo: "Vós, nosso Padroeiro, que estáveis inflamado pelo fogo do amor e do zelo pela maior glória de Deus, peço-Vos humildemente, ajudai-me no cumprimento dos planos de Deus." (...) Então, vi Santo Inácio, do lado esquerdo do altar, com um grande livro na mão, e ele me disse estas palavras: "Minha filha, não sou indiferente à sua causa; (...) e, indicando o livro com a mão, desapareceu. (D. 448).

Encontro diário com Deus


                           Feliz, eternamente feliz, quem sabe tornar-se o cativo do grande Cativo eucarístico, o companheiro fiel deste nobre Escravo (Cf Fl 2,7) transubstanciado, Jesus Cristo no santíssimo Sacramento.
                           Então, trabalhando na presença imediata de Jesus-eucaristia, sob as ordens e o olhares de um tal Mestre e Guia, não mais inveja os bens deste mundo nem mesmo as delícias do céu. Tudo encontra o cêntuplo aos pés do Tabernáculo. Se ama a vida e o tempo é unicamente para prolongar a convivência com Jesus no Santíssimo Sacramento.
                           Em todo o seu agir, tem sempre em vista Nosso Senhor Sacramentado, pois que está determinado que nesta vida o amor de Deus para conosco consiste no amor de Jesus Cristo Eucaristia.
                           Procuremos ter duas moradas: uma de trabalho, o Calvário da submissão, da renúncia, da crucificação; a outra de repouso, o Tabernáculo do Deus da Eucaristia, que será ao mesmo tempo o lugar de oferenda de todas as atividades da primeira, e onde iremos receber novas ordens e novas forças.
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard

31 de julho

<>  </>
Virgem clementíssima,
apresenta-nos ao Pai, para que lhe possamos ser agradáveis.

Vem Senhora, à nossa solidão.
vem ao nosso coração;
a tantas esperanças que morreram,
a nosso caminhar sem ilusão.
Vem e dá-nos a alegria que nasce
da fé e do amor,
o gozo das alamas que confiam
no meio do esforço e da dor.

Virgem clementíssima, apresenta-nos ao Pai, para que lhe possamos ser agradáveis.

O Evangelho comentado cada dia

17ª Semana do Tempo Comum
Mt 13,44-46
                             Esta parábola proclama uma grande verdade. Quando encontramos aquilo que valorizamos como o maior tesouro de nossa vida, sempre vendemos tudo o que temos e nos agarramos ao que encontramos. Pela simples razão de que essa troca vale a pena para nós, porque não temos a sensação de perder o que nos interessa. A única questão, que deveríamos propor a nós mesmos seria: O que é que verdadeiramente é um tesouro para nós? A família? A segurança econômica? O bem-estar dos irmãos? Triunfar a qualquer preço?

Evangelho do dia

17ª Semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 13,44-46)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44 “O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45 O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46 Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santo Inácio de Loyola
Inácio nasceu em Loyola na Espanha, no ano de 1491, e pertenceu a uma nobre e numerosa família religiosa (era o mais novo de doze irmãos), ao ponto de receber com 14 anos a tonsura, mas preferiu a carreira militar e assim como jovem valente entregou-se às ambições e às aventuras das armas e dos amores. Aconteceu que, durante a defesa do castelo de Pamplona, Inácio quebrou uma perna, precisando assim ficar paralisado por um tempo; desse mal Deus tirou o bem da sua conversão, já que depois de ler a vida de Jesus e alguns livros da vida dos santos concluiu: “São Francisco fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo. São Domingos isso, pois eu tenho também de o fazer”.
Realmente ele fez, como os santos o fizeram, e levou muitos a fazerem “tudo para a maior glória de Deus”, pois pendurou sua espada aos pés da imagem de Nossa Senhora de Montserrat, entregou-se à vida eremítica, na qual viveu seus “famosos” Exercícios Espirituais, e logo depois de estudar Filosofia e Teologia lançou os fundamentos da Companhia de Jesus. A instituição de Inácio iniciada em 1534 era algo novo e original, além de providencial para os tempos da Contra-Reforma. Ele mesmo esclarece: “O fim desta Companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição da alma própria, mas, com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição da alma do próximo”.
Com Deus, Santo Inácio de Loyola conseguiu testemunhar sua paixão convertida, pois sua ambição única tornou-se a aventura do salvar almas e o seu amor a Jesus. Foi para o céu com 65 anos e lá intercede para que nós façamos o mesmo agora “com todo o coração, com toda a alma, com toda a vontade”, repetia.
Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

terça-feira, 30 de julho de 2013

Encontro diário com Deus


                           Sob qualquer aspecto que se considere a Eucaristia, ela nos lembra de um modo tocante a morte de Nosso Senhor.
                           Foi instituída na véspera de sua morte, na mesma noite em que se entregou aos inimigos: "Pridie quam pateretur im nocte que tradebatur" (1Cor 11,23). E o nome com que a designa é o testamento selado com seu sangue: "Hoc testamentum est in sanguine meo" (1Cor 11,25).
                           O Estado de Jesus é um estado de morte. Nas aparições de Bruxelas e de Paris, respectivamente em 1290 e 1369, mostrou as suas chagas, como nossa Vítima. Jesus está sem movimento, sem vontade, semelhante a um morto que se precisa transportar. Em seu redor reina um silêncio de morte; seu altar é um túmulo - e o corporal que envolve a Santa Hóstia é um novo sudário, novum sudarium. Quando o sacerdote vai celebrar o Santo Sacrifício traz sobre si as insígnias da morte: os paramentos sagrados são todos ornados de uma cruz, na frente e nas costas.
                           Sempre a morte, sempre a cruz - eis o estado da Eucaristia considerada em si mesma.
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard

Deixe Jesus tocar o seu coração

O pecado paralisa
   
É preciso que cada um dos nossos volte, mesmo que tenha perdido tudo e já esteja “cheirando mal”, como o filho pródigo. Para Deus não há caso sem solução. Não há casos perdidos. Olhando para Maria Madalena, Jairo, Mateus, percebemos que para o Senhor não há casos impossíveis. É preciso que cada um dos nossos volte para casa.

Aquele homem que estava paralisado (cf. Lucas 5, 18-19) não tinha mais como ir sozinho, tal era a situação em que ele havia chegado. Foram seus amigos que o colocaram na maca e o levaram para Jesus. Tiveram um grande trabalho porque não tinham como entrar. Mas, finalmente, conseguiram levá-lo à presença do Senhor.

É assim que precisamos fazer com os nossos. Não podemos parar de trabalhar enquanto não conseguirmos levá-los todos até Jesus. Ao ver aquele homem paralítico na padiola Cristo percebeu que sua maior necessidade era o perdão dos seus pecados, por isso, lhe diz: “Teus pecados te são perdoados” (Lucas 5, 19b). A maior necessidade dos nossos é essa também. Eles estão nessa situação porque foram para longe de Deus e acabaram no pecado, como o filho pródigo e como aquele homem paralisado. O pecado vai entrevando a pessoa de tal maneira que se torna vão qualquer socorro humano. É preciso o socorro divino.

Pois com Deus faremos proezas, realizamos maravilhas. Por isso, faça a sua parte: lute, ore, interceda, jejue, sacrifique-se, fale, exorte... Faça tudo o que estiver ao seu alcance. Chegará a hora em que cada pessoa da sua família haverá de se decidir e voltar para a casa do Pai. E quando isso acontecer, o Senhor mesmo irá dizer: “Meu (minha) filho (a), tem confiança; os teus pecados te são perdoados”. Depois Ele cuidará do restante: curando a paralisia, dando roupas novas, sandálias e anel novo de filiação (cf. "A parábola do filho pródigo" (Lucas 15, 11-32)).



Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


De nada adianta correr se estamos na estrada errada.
Provérbio alemão

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Minha filha, sabe que o teu amor vivo e a compaixão que tens para Comigo foram um consolo para Mim no Jardim das Oliveiras (D. 1664).

Encontro diário com Deus


                           Oh! Quão infiéis seríamos sem Jesus entre nós!
                           Exilados, sozinhos neste mundo, e devendo privar-nos dos bens terrestres, das consolações da vida, enquanto que os mundanos gozam de tudo à vontade, não poderíamos suportar a vida!
                           O amor quer ver, ouvir, conversar, tocar. Nada substitui o ente querido; nem lembranças, nem dons, nem retratos, porque tudo isto não tem vida.
                           Nosso Senhor sabia muito bem que coisa alguma poderia substituir sua Pessoa, que precisávamos dEle mesmo. E não nos seria suficiente a sua palavra? Não porque não vibra mais, não ouvimos as expressões tocantes dos lábios do Salvador!
                           E o Evangelho? É um testamento. E os sacramentos que comunicam vida? É necessário o autor da vida para entretê-la em nós! E a Cruz? Não, sem Jesus, ela nos entristece! E a esperança? Sem Jesus é uma agonia.
                           Com a Eucaristia, com Jesus no meio de nós, dia e noite e muitas vezes sob o mesmo teto, acessível a todos, e a todos esperando em sua casa sempre aberta, chamando a Si os pequenos com acentuada predileção, a vida é menos amarga.
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard

30 de julho

O GRANDE MOMENTO DA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA
COMO RAINHA DO CÉU E DA TERRA

Maria é mais santa que os santos, mais pura que os anjos, mais excelsa que os céus, mais gloriosa que os querubins, a que está mais perto e a mais semelhante a Deus.
É como um lírio entre espinhos, como um amanhecer sem poente, como um astro que recebe continuamente a luz do sol, como uma fonte perene, como um jardim sempre florido no qual se alegra o Pai eterno , saciado de fragrâncias por onde passeia o Espírito Santo; é o Paraíso da Augusta Trindade.
Virgem ouvinte, sua atitude foi sempre estar à escuta da Palavra de Deus.
Nossa Senhora Rainha do Céu e da Terra

O Evangelho comentado cada dia

17ª Semana do Tempo Comum
Mt 13,36-43
                             Encanta-me pensar que os demônios familiares contra os quais continuo lutando durante toda a vida não chegarão a triunfar sobre mim, mas sim que no final de meus dias o Filho do Homem enviará seus anjos e os arrancará para sempre. Sinto-me feliz por pensar que, no fim, com a ajuda de Deus, chegarei a ganhar essa guerra na qual já perdi tantas batalhas. E não só eu, mas também os meus, as pessoas que amo e toda a humanidade que sofre, para que esses demônios sejam expulsos de nossa cabeça, do nosso interior e sejamos verdadeiramente livres.

Evangelho do dia

17ª Semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 13,36-43)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36 Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37 Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38 O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39 O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40 Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41 O Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42 e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Pedro Crisólogo
Diante da morte do bispo de Ravena, o escolhido para substituí-lo foi Pedro, que neste tempo vivia num convento, aonde queria oferecer-se como vítima no silêncio; mas os planos do Senhor fizeram dele bispo. Pastor prudente e zeloso da Igreja usou do dom da pregação como instrumento do Espírito para a conversão de pagãos, hereges e cristãos indiferentes na vivência da própria fé.
São Pedro Crisólogo, com o seu testemunho de santidade, conhecimento das ciências teológicas e dom de comunicação venceu a heresia do Monofisismo, a qual afirmava Jesus ter apenas uma só natureza, e não a misteriosa união da natureza divina e humana como o próprio nos revelou. Um homem que tinha o pecado no coração, porém, Pedro lutou com as armas da oração, jejum e mortificações para assim desfrutar e transmitir pela Palavra o tesouro da graça, isto até entrar na Glória Celeste em 450.
São Pedro Crisólogo, rogai por nós!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

Em todas a situações, Jesus está comigo
   
Esta é a grande verdade do cristianismo: Jesus, que ressuscitou, está no meio de nós. Não somente Ele pode estar, mas Ele faz questão de estar com os seus.

Quando você está em casa, ocupando-se dos seus afazeres domésticos¸ Jesus está com você. Quando você trabalha numa empresa, no comércio, no campo, Ele está ali presente, juntinho com você. Quando você está alegre, Ele se faz presente. Mas quando você está triste e chora, com mais razão ainda, Ele se faz um com você. Ele é o primeiro a se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.

Mesmo quando você erra e peca, quando você não consegue superar um vício, não consegue se libertar de uma situação que o amarra e escraviza, quando você desobedece e se revolta, Ele está com você. E se entristece com a sua situação... mas Ele permanece ali, juntinho com você, para lhe estender a mão, para lhe dar coragem, para levá-lo à libertação.

Nós nunca estamos sozinhos. Em toda parte e em qualquer situação, “Ele está no meio de nós” e participa concretamente da nossa vida.

Deus o abençoe!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Pensamento do dia


Um dos segredos da felicidade é não fazer de um aborrecimento uma desgraça.
Françoise Giroud

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Olha para o Meu Coração cheio de amor e misericórdia para com os homens, especialmente para com os pecadores, Contempla e penetra na Minha Paixão. (D. 1663).

Encontro diário com Deus


                           Não há outro centro de vida senão Jesus, e Jesus Eucaristia.
                           O alimento desse centro é o egredere de Abrão (Gn 12,14; At 7,3-4); é o despojamento, abstração de tudo o que é esterior, um profundo recolhimento, a perda em Jesus. E esta vida é mais agradável a seu divino Coração e honra sobremaneira o Pai Celestial; por isto, Nosso Senhor deseja ardentemente, e me diz: Sai de ti mesmo, vem comigo para a solidão, e hei de falar-te, em segredo, ao coração" (cf. Os 2,16).
                           Ah! é que a vida em Jesus é o amor de preferência, é o dom de si, é o trabalho de união. Viver assim é criar raízes, é preparar o alimento, a seiva da árvore: "Regnum Dei intra vos est - O reino de Deus está em vós" (Lc 17,21).
                           Com efeito, a vida que não tem Jesus Cristo por finalidade não passa de morte digna de lágrimas, por mais longa, mais rica e mais bela que seja. É mister, portanto, que eu viva de Jesus e não de mim mesmo, em Jesus e não em mim; que eu reze com Ele, me imole com Ele e com Ele me consuma em um mesmo amor; enfim que eu me torne com Ele uma única chama, um só coração, uma só vida.
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard

29 de julho

<> </> <> </><></><> </> <> </><></><></>
Virgem piedosa, de tua bondade esperamos todo o bem.
Mãe te chamam os pobres,
pobres sem pão nem calor,
pobres sem livro nas mãos,
pobres sem uma ilusão.

Mãe te chama o que sofre
sofrimentos de pranto e dor,
sofrimentos de vre-se oprimido,
sofrimentos carentes de amor.


Mãe te chama este povo,
nascido na cruz,
povo que marcha rumo ao céu.
Mãe do povo é Tu.


Virgem piedosa, de tua bondade esperamos todo o bem.

O Evangelho comentado cada dia

17ª Semana do Tempo Comum
Jo 11,19-27
                             Jesus revela para Marta que ele é a ressurreição e a vida e que aquele que crê nele, ainda que esteja morto, viverá. Crer em Jesus é fundamental para arrancar de nosso coração a morte e seus sinais. Basta examinarmos nossa vida. Odeio quem esbarra em mim, quem me impede de andar com mais velocidade, o mendigo que me pede uma esmola, enfim, só penso em mim, não perdoo e tenho um coração de pedra? Sou um "morto" ambulante. Jesus me ressuscitará pelo amor gratuito aos irmãos, mas tenho de tomar coragem, sair de mim para ser feliz.

Evangelho do dia

17ª Semana do Tempo Comum
Evangelho (Jo 11,19-27)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19 muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20 Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21 Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22 Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23 Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24 Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25 Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26 E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27 Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Ou (escolhe-se um dos evangelhos)

Evangelho (Lc 10,38-42)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38 Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39 Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40 Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”.
41 O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42 Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

 






— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Marta
No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe: “… Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa” (Lc 10,38).
Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro.
A tradição nos diz que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, saíram de Bethânia e tiveram de ir para França, onde se dedicaram à evangelização. Santa Marta é considerada em particular como patrona das cozinheiras e sua devoção teve início na época das Cruzadas.
Santa Marta, rogai por nós!

domingo, 28 de julho de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

A sacralidade da sexualidade humana
   
Deus não quis gerar filhos sozinho e, também não era possível que a criatura humana, sozinha, os criasse. Deus quis fazer uma sociedade entre Ele e a criatura humana, para povoar de filhos esta terra e o céu! Justamente por isso o inimigo nos leva para caminhos errados da prostituição, do adultério, de namoros avançados, da masturbação, porque sabe da sacralidade da vida e da sexualidade humana.

Todos nós acabamos sendo carentes de amor, de afeto, pois, muitas vezes, não recebemos amor suficiente ou não fomos valorizados por pessoas importantes para nós, na nossa casa, na escola, entre amigos... E muitos de nós, ao começarmos a despertar para a vida afetiva, o que nos foi oferecido foi sexo e não amor. Por essa razão, o estrago é grande.

Somente em Jesus vamos restaurar nossa auto-estima e receber as curas físicas, emocionais e espirituais de que necessitamos. Somente n’Ele encontramos a paz e o amor de que precisamos para ser felizes e equilibrados. Cristo, pessoalmente, vem até nós, para nos curar e libertar. Passar horas com Ele, diante do sacrário, é o melhor remédio.


Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


Plantar é bom, colher é melhor, mas ambos exigem disposição, decisão e atitudes honestas.
Paulo Samuel

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Minha filha, a tua compaixão por Mim é um alívio para Mim. A tua alma adquire uma beleza singular quando medita sobre a Minha Paixão. (D. 1657).

Encontro diário com Deus


                           Todo amor tem um centro de vida. A criança se fixa no amor de sua mamãe; o amigo, na afeição de um amigo, o avarento, em seus tesouros; o soldado, na glória. Cada qual tem um centro de vida onde repousa e se delicia, e onde concentra todos os seus trabalhos, bem como os afetos e desejos.
                           E qual será o verdadeiro centro do cristão, principalmente do adorador? Um centro humano não lhe pode bastar, pois o homem sente necessidade de um centro infinito como são infinitos os anelos do coração. Precisa de um centro sempre vivo e acessível, pois, do contrário, sentir-se-ia órfão e exilado; um centro restaurador para alimentar em si o foco do amor; afinal, um centro perfeito, que o aperfeiçoe, que satisfaça as necessidades de sua alma, que seja a vida de seu espírito o panorama de amor de sua imaginação, a lembrança benfazeja de sua memória, o objeto soberano de sua vontade, a felicidade do seu coração e mesmo de seu corpo. Quem diz centro, diz tudo isto. É mister que o homem de seu corpo sejja feliz em seu centro, para não procurar outro.
                           Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento quer ser o centro de todos os corações. Atrai-nos continuamente para Ele, e essa atração ininterrupta constitui a vida de amor (cf. Jo 12,32).
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard

28 de julho

<> </> <> </><></><> </> <> </><></><></>
Virgem, entre todas a mais bela, que eu possa comparecer na presença de Deus,
quando Ele me chamar, limpo de toda mancha do pecado.

Olha que linda oração, para quando Deus venha a chamar para junto de si um ser querido: "A clementíssima Virgem e Mãe de Deus, Maria, piedosíssima consoladora do aflitos, recomende a seu Filho a alma de seu servo..., para que com esta intervenção maternal não tema os horrores da morte, mas que consiga entrar em sua companhia na desejada mansão da Pátria celestial".

Virgem, entre todas a mais bela, que eu possa comparecer na presença de Deus, quando Ele me chamar, limpo de toda mancha do pecado.

O Evangelho comentado cada dia

17º Domingo do Tempo Comum
Lc 11,1-13

Lectio Divina
Leitura: "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem".
Meditação: Parar para rezar requer fundamentalmente um sentimento profundo de humildade. É ter consciência de que, sem Deus, nada podemos e de que todo o bem que então façamos não produzirá fruto. Os resultado, portanto, de nosso apostolado são de Deus, embora não os vejamos. A "seara" é dele, não nossa!
Oração: Meu Deus, enchei-me o coração de humildade para que todos os dias vos peça incansavelmente o vosso Espírito para me nortear em minha caminhada.
Ação: Iniciarei meu dia, pedindo a Deus as luzes do Espiríto Santo.

Evangelho do dia

17ª Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Lc 11,1-13)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
1 Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um dos seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”.
2 Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3 Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”
5 E Jesus acrescentou: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6 porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7 e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8 eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário.
9 Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10 Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá.
11 Será que algum de vós, que é pai, se o filho lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12 Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
13 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Celestino
No tempo dele havia a auto-suficiência do Pelagianismo que, embora condenado no Concílio de Cartago, perdurava querendo “contaminar” os cristãos, pois afirmava uma “auto salvação”.
Combatente também contra a heresia do Nestorianismo – que afirmava ter Jesus duas naturezas e duas pessoas – São Celestino fez de tudo para condenar o erro e pecado sem deixar de amar o errado e o pecador; assim viveu na santidade, até entrar na eterna casa dos santos em 432.
São Celestino, rogai por nós!

sábado, 27 de julho de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

Deus do impossível
   
Por meio de milagres, Jesus quis que percebêssemos que tudo era (e continua sendo!) possível para Deus. Dessa forma, o Senhor mostra ao povo, aos discípulos, aos apóstolos que Ele tinha poder sobre a lei da gravidade, sobre o próprio Corpo, sobre as coisas e pessoas.

Era uma preparação para o que Jesus iria lhes apresentar logo em seguida: Se Cristo fez com o pão e com o Corpo o que quis, multiplicando os pães e andando sobre as águas, por que não poderia fazer do Corpo d'Ele verdadeira bebida e do Sangue verdadeira bebida?

Irmãos, nosso Deus é o Deus do impossível! É o Deus
do amor e dos milagres!



Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, mas podemos construir nossa juventude para o futuro.
Franklin Roosevelt

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Minha filha, medita com frequência sobre os sofrimento que por ti suportei, e nada do que sofres por Mim te parecerá grande. Tu Meu agradas mais quando meditas sobre a Minha dolorosa Paixão. Une os teus pequenos sofrimentos com a Minha dolorosa Paixão, para que tenham valor infinito diante de Minha majestade (D. 1512).

Encontro diário com Deus


                           O amor transforma o homem num Céu em que a Santíssima Trindade se compraz em habitar. Esta permanência amorosa não será, porém, simplismente passiva; ao contrário, cada Pessoa Divina exercerá na alma sua respectiva ação de amor.
                           O Pai das luzes, princípio e autor de todo o dom perfeito (Tg 1,17), que, em seu amor, nos deu seu Filho único (cf Jo 3,16; 1Jo 4,9-10), dá-nos, com Ele, todo o bem.
                           "Meu Pai vos ama, diz o Salvador, porque vós me amastes e crestes que Eu saí de Deus" (Jo 16,27). E ainda: "Tudo o que pedirdes a meu Pai, em meu nome, Ele vo-lo dará" (Jo 16,23). O nosso amor para com Jesus nos atrai; portanto, o amor do Pai, nos abre os seus tesouros e nos torna poderosos sobre o seu coração.
                           Jesus Cristo, por sua vez, consagra um amor de amizade àqueles que O amam.
                           A ação do Espírito Santo sobre a alma vem completar a do Pai e a do Filho. A missão do Espírito Santo é perpetuar e aperfeiçoar Jesus Cristo em seus membros; educador e santificador do homem, nele permanece como em seu templo, e, assim, nada de surpreendente no poder dessa alma, nada que se acha sob a influência divina e incessante do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard

27 de julho

Virgem gloriosa,
que eu dê glórias a Deus, perdoando os que me ofendem.
A Virgem ouviu de Jesus aquela Palavra: "Não sabem o que fazem", com a qual Jesus (e Maria com Ele) desculpava e perdoava os que os condenaram e crucificaram.
O perdão sempre supõe a compreensão. Desconfie do perdão que não sobe da alma a seus lábios. Maria é toda Coração e portanto é toda perdão e bondade.
Perdoe você como Evangelho exige, como a virgem pede a você.

Virgem gloriosa, que eu dê glórias a Deus, perdoando os que me ofendem.

O Evangelho comentado cada dia

16ª Semana do Tempo Comum
Mt 13,24-30
                             Deus salvará todo o bem que há em nós e destruirá o mal. É uma maneira simples de explicar o inferno. Eu concordo mais com o Pai de Jesus do que com a imagem de Deus que envia a seus filhos para o inferno pelos pecados cometidos. Mas acredito na capacidade de Deus de entrar em nosso coração e separar o trigo do joio. Porém tudo é preciso ser feito a seu tempo. Deus respeita nossa liberdade, nosso ritmo. Em nosso mundo, e também em nosso coração, brota o trigo e também o joio. Trabalhemos para que o trigo cresça mais. E Deus nos ajudará e, no momento certo, arrancará o joio.

Evangelho do dia

16ª Semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 13,24-30)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 24 Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25 Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26 Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27 Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28 O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos ar­rancar o joio?’ 29 O dono respondeu: ‘Não! pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30 Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro’”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Pantaleão
Pantaleão era filho de Eustóquio, gentio e de Êubola, cristã. Sua mãe encaminhou-o na fé cristã. Após o falecimento de sua mãe, Pantaleão foi aplicado pelo pai aos estudos de retórica, filosofia e medicina.
Durante a perseguição, travou amizade com um sacerdote, exemplo de virtude, Hermolau, que o persuadiu de Nosso Senhor Jesus Cristo ser o autor da vida e o senhor da verdadeira saúde.
Um dia que se viu diante de uma criança morta por uma víbora, disse para consigo: “Agora verei se é verdade o que Hermolau me diz”. E, segundo isto, diz ao menino: “Em nome de Jesus Cristo, levanta-te; e tu, animal peçonhento, sofre o mal que fizeste”. Levantou-se a criança e a víbora ficou morta; em vista disso, Pantaleão converteu-se e recebeu logo o santo batismo.
Acabou sendo convocado pelo imperador Maximiano como seu médico pessoal. As milagrosas curas que em nome de Jesus Cristo realizava, suscitaram a inveja de outros médicos, que o acusaram de cristão perante o imperador que, por sua vez, o mandou ser amarrado a uma árvore e degolado.
Desta forma, assumindo a coroa do martírio, São Pantaleão passou desta vida para a vida eterna.
São Pantaleão, rogai por nós!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

Jesus faça de nós evangelizadores
   
No Evangelho, Jesus nos fala da messe e do trabalhador. Uma messe é um tipo de plantação, cuja colheita precisa ser feita na época adequada e depressa porque senão se perde. O Senhor está falando de perda, mas não a perda de plantas e vegetais, mas de almas, de pessoas. Se perder uma plantação é um prejuízo, imagine perder os nossos entes queridos?

Se com poucos funcionários não se consegue fazer a colheita de uma messe, significa que são necessários muitos deles para se colher toda a plantação. Nós somos "operários dessa messe" e precisamos ter a compaixão de Jesus, precisamos ter misericórdia e nos compadecer diante da situação desses jovens que se perdem nas drogas, na prostituição, e diante de tantos sofredores.

Você que está em formação agora: Este é o tempo de se preparar para ser um "funcionário" para trabalhar na sua "messe". Então, alegre-se e entusiasme-se, não tome posse do seu "cantinho" isolando-se, abra-se a todo tipo de trabalho, tudo na intenção de não perder ninguém desse rebanho.

Senhor, coloque em nós a Sua compaixão pelas ovelhas sem pastor! Coloque em nós ardor diante da messe que se perde. Faça de nós evangelizadores, salvadores de almas! Nós precisamos ser bons pastores. Dê-nos, Senhor, a graça que queremos e da qual precisamos. E daqui para frente, tendo a Sua misericórdia e esse ardor, que possamos nos entregar ao trabalho de evangelização. Senhor, faça-nos Seus operários. Amém.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


Eu creio na força do jovem que segue o caminho de Cristo Jesus.
Pe. Zezinho

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Ouve, Minha filha! Embora todas as obras que surgem da Minha vontade estejam sujeitas a grandes sofrimentos, reflete se alguma delas esteve sujeita a maiores dificuldades do que a obra diretamente Minha - a obra da Redenção. Não deves preocupar-te demais com as adversidades. O mundo não é tão forte como parece; sua força é estritamente limitada (D. 1643).

Encontro diário com Deus


                           Ah! se o relógio da vida pudesse volver as primeiras horas de nossa existência, como haveríamos de ser, então mais sobrenaturais! É mister, porém, nos contentarmos com as horas que ainda nos restam para alcançar o meio dia da eternidade.
                           Sejamos muito sobrenaturais em tudo! Eis o ponteiro da verdadeira vida, eis a semente que germina frutos de vida para o céu. Tudo consiste nisto, e Deus só recompensa essa vida de Jesus Cristo em nós.
                           Como, porém, nos tornamos sobrenaturais? Pela caridade divina ativa. E o que vem a ser isto? É a cooperaçao de nossa vontade à graça que nos é dada. É o nosso "fiat" (cf. Lc 1,38) em Deus, é a adesão de nossa alma a Deus. É, numa palavra, o amor de Deus, lei, centro e fim de nossa vida.
                           Amai, portanto, profundamente a Nosso Senhor.
                           Que seu divino amor seja forte em vosso coração, florescente em vossas obras, régio em vossa vida.
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard

26 de julho

Virgem cheia de graça,
concede a abundância de tua graça a todos os homens
Ás vezes confundimos as coisas e de maneira lamentável.
De que adianta que fulano consagre sua oficina ou que beltrano entronize a imagem do Coração de Maria em sua casa, se depois a vida de trabalho na oficina e a da família no lar continuam com antes?
Que nosso patrões não separem a religião do trabalho, o dinheiro do coração, e que nossos cristãos cubra sua casa com tapetes feitos de coração.

Virgem cheia de graça, concede a abundância de tua graça a todos os homens

O Evangelho comentado cada dia

16ª Semana do Tempo Comum
Mt 13,16-17
                             Dos santos que hoje celebramos a memória não sabemos muita coisa. Apenas o que a tradição nos diz, isto é, que foram os pais da Virgem Maria. Mas está claro que Maria teve pais e que eram boas pessoas. Por isso tem razão o refrão que diz "tal pai tal filho". Não sabemos se conheceram o seu neto, mas certamente tiveram bastante convivência com sua filha, vendo-a crescer e transformar-se em uma bela moça. Isso é uma maravilha, um dom de Deus que se concede sempre aos pais. Maravilhas como essas as vemos também. Já é tempo de fazer de nossa vida uma ação de graças contínua a Deus?

Evangelho do dia

16ª Semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 13,16-17)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16 “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17 Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Joaquim e Sant’Ana
Em hebraico, Ana exprime “graça” e Joaquim equivale a “Javé prepara ou fortalece”.
Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant’Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora.
Sant’Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.
O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant’Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça.
A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.
São Joaquim e Sant’Ana, rogai por nós!

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

Homem e mulher assumindo o caminho da santidade
   
A dor de muitas mulheres é não ter um marido formado pelo Espírito Santo, confiante na Palavra, homem de oração, fiel a Deus. Talvez as situações que atravessam sejam tão difíceis justamente por não terem um marido santo. É hora de empenhar-se, de lutar, sofrer, de orar com fervor. É tempo de resgatar seu lar, seu marido, seu casamento. Que São José a ajude e a faça semelhante a Maria.

Os homens precisam de coração. Graças a Deus, as mulheres, que são o coração, têm ''batido'' bem. Sim, felizmente são elas que têm sustentado – na fé e na oração – tanto os homens, como as famílias. Mas é preciso que a cabeça esteja unida ao coração, desempenhando a função que lhe cabe.

Com razão, o anjo disse a Maria: ''Ave Cheia de Graça!'' E Isabel disse a Ela: ''Bendita és tu entre as mulheres!'' Não resta dúvida de que Nossa Senhor é ''bendita entre as mulheres''. Mas Deus colocou José para ser a cabeça de Maria, e Ela respeitou esta hierarquia, confiando-lhe as ordens do Senhor. O canal da graça, da bênção, da santidade para Maria era José.

Este é o segredo para você, mulher: querer o seu marido cada vez mais santo. Para isso, pedir, rezar, suplicar, jejuar. Quanto mais ele for santo, mais ele será canal para você ser cada vez mais de Deus. O Pai não a quer santa, sozinha. Você precisa do seu marido e ele precisa de você. Deus quer marido e mulher caminhando juntos para a santidade.

O matrimônio é um caiaque de dois. Se Deus chamou você para o matrimônio, não há outro jeito. É preciso remar em sincronia. É preciso que homem e mulher andem em sintonia. É preciso aprender. E, muitas vezes, vai ser preciso ensinar. Um ensina o outro. Mas é preciso que os dois aprendam. É o único jeito de levar em frente o “caiaque do casamento”.

Se você, mulher, já está mais adiante no processo da santificação, saiba que não adianta sair na frente, como na ''Corrida de São Silvestre''. Sua vocação é andar no “caiaque duplo”. É ter sincronia, é ensinar o marido a remar junto. Sua função é preparar seu companheiro, para que ele também aprenda e entre no ritmo. Você precisa começar com seu marido bem devagar, treinando bastante, até que ele se habitue e vocês adquiram sincronismo.

No casamento, a santidade, o caminho para Deus é conquistado a dois.

Homens, é hora de deixar de covardia! Remem com suas mulheres, pois elas já remaram demais sozinhas. O barco afundou porque vocês, infelizmente, não tinham assumido suas responsabilidades. Não basta dizer: ''Minha esposa já vai à igreja, reza, comunga, conta os pecados dela e os meus para o padre. Eu já nem preciso me confessar''. Isto é desculpa! É preciso que você também assuma seu caminho de santidade. Não há outro jeito!

Maria foi tão santa porque José foi muito santo. E ao mesmo tempo (aí está o bonito), José foi tão santo porque Maria foi muito santa.



Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Pensamento do dia


A base de todo Estado é a educação da sua juventude.
Diogénes

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Minha filha, não tenhas medo do que virá sobre ti. Não te deixarei sofrer acima das tuas forças. Conheces o poder da Minha graça, que isso seja suficiente (D. 1491).

Encontro diário com Deus


                           Contemplai Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento; vede o seu amor, e que este pensamento vos empolgue, vos encante. Alimentai em vós o espírito da Eucarístia, da verdade do amor que Nosso Senhor aí vos testemunha.
                           Será possível, direis a vós mesmos, que Ele me ame a ponto de dar-se a mim constantemente, sem se fartigar?
                           Vosso espírito se fixa então em Nosso Senhor; todos os vossos pensamentos O procuram e querem estudá-lo a fim de penetrar nas razões de seu amor.
                           Sentir-vos-ei admirados, cheios de enlevo, e o vosso coração há de exclamar: Como corresponder a tanto amor?
                           Eis que começa a se formar o amor no coração, pois que somente se ama profundamente aquilo que conhecemos bem.
                           E o coração voa para o Santíssimo Sacramento, porque não se satisfaz de caminhar.
                           Jesus Cristo me ama sim, Ele me ama no seu Sacramento! (cf. Gl 2,20).
                           Ah! se fosse possível, o coração romperia o invólucro da carne para se unir estreitamente a Nosso Senhor.
Flores da Eucaristia - São Pedro Julião Eymard

25 de julho


Virgem imaculada, sem mancha de pecado,
que o sangue de Jesus não se tenha derramado inutilmente por mim.

A conceição imaculada, a plenitude de graça, a ausência de pecado pessoal e de desordem, a Assunção, etc..., são fruto da morte e ressurreição de Cristo Redentor.
Em Maria aparece a vitória total de Cristo sobre o pecado e sobre a morte. Neste sentido Maria é a mais redimida: "Redimida de modo eminente"(Lumen Gentium, 53).
Cada privilégio mariano indica um Sim pleno à palavra de Deus e nisto é tipo da Igreja.
A história de nossa vida cristã poderia chamar-se: "A história de um Sim nunca revogado".


Virgem imaculada, sem mancha de pecado, que o sangue de Jesus não se tenha derramado inutilmente por mim.

O Evangelho comentado cada dia

16ª Semana do Tempo Comum
Mt 20,20-28
                             Tiago é o pescador da Galileia, é também o apóstolo que, segundo a tradição, chegou até a Espanha pregando o Evangelho, é o Tiago Matamoros que luta ao lado dos exércitos espanhois, é o São Tiago de Compostela que chama os crentes para uma peregrinação de fé. Deveríamos libertá-lo de todas essa capas de tradição - algumas muito infiéis ao Evangelho que ele pregou - e voltar ao pescador da Galileia que fez de sua própria vida uma peregrinação de fé e que hoje nos convoca a reviver nosso próprio chamado a ser apóstolos.

Evangelho do dia

16ª Semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 20,20-28)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

20 Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21 Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.
22 Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23 Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25 Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26 Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27 quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28 Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor. 

Santo do dia


São Tiago Maior
Pescador juntamente com seu irmão João, foi chamado por Jesus a ser discípulo d’Ele. Aceitou o chamado do Mestre e, deixando tudo, seguiu os passos do Senhor.
Dentre os doze apóstolos, São Tiago foi um grande amigo de Nosso Senhor fazendo parte daquele grupo mais íntimo de Jesus (formado por Pedro, Tiago e João) testemunhando, assim, milagres e acontecimentos como a cura da sogra de Pedro, a Transfiguração de Jesus, entre outros.
Procurou viver com fidelidade o seu discipulado. No entanto, foi somente após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes que São Tiago correspondeu concretamente aos desígnios de Deus. No livro dos Atos dos Apóstolos, vemos o belo testemunho de São Tiago, o primeiro dentre os doze apóstolos a derramar o próprio sangue pela causa do Evangelho:
“Por aquele tempo, o rei Herodes tomou medidas visando maltratar alguns membros da Igreja. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João” (At 12,1-2).
Segundo uma tradição, antes de ser martirizado, São Tiago abraçou um carcereiro desejando-lhe “a Paz de Cristo”. Este gesto converteu o carcereiro que, assumindo a fé em Jesus, foi martirizado juntamente com o apóstolo.
Existe ainda outra tradição sobre os lugares em que São Tiago passou, levando a Boa Nova do Reino. Dentre estes lugares, a Espanha onde, a partir do Século IX, teve início a devoção a São Tiago de Compostela.
São Tiago Maior, rogai por nós!

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Deixe Jesus tocar o seu coração

Adestrados no amor
   
Viemos do amor e vamos para o amor. Por isso, durante este tempo de vida aqui na terra, precisamos ser adestrados no amor. Assim como aprendemos a cantar, cantando; a nadar, nadando; a tocar violão, tocando; também se aprende a amar, amando.

O Pai, o Filho e o Espírito Santo, que são o Deus amor, querem nos adestrar no amor. Os santos e os anjos intercedem por nós para que aprendamos a amar. Ao mesmo tempo, há muitos demônios que querem nos atrapalhar e impedir que nos amemos, principalmente no canteiro de obras, a nossa casa.

Amar é uma questão de decisão, e não de sentimento. Amar a Deus e aos outros é um ato de vontade: é uma decisão concreta. Se eu não cantar, não há canto. Se você não amar, não há amor.

Sabemos que todos nós precisamos do Espírito Santo para amar, porque ele é o amor. Precisamos do Espírito Santo para amar e continuar amando.

Deus nos pôs neste mundo para amar e implantar nesta terra a civilização do amor. E a civilização do amor acontecerá quando pusermos o amor em prática em nossa vida. Diante de tanto desamor do mundo, amar será nosso combate.

Deus o abençoe

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib