Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Deixe Jesus tocar o seu coração

Transmitimos o Espírito Santo de Deus
Imagine um lenço branco, seco, limpinho. Se o mergulharmos no azeite, ele ficará tão encharcado que, ao apertá-lo, sairá óleo por todos os lados. Assim acontece com quem está cheio do Espírito Santo: transmitimos a todos ao redor o Espírito Santo de Deus.

Quando somos batizados no Espírito Santo de Deus, o que passamos para os outros é o próprio Espírito Santo: quando tocamos alguém, é o Espírito quem o toca; quando oramos por alguém, é o Espírito que ora; quando pedimos, o Espírito pede, age e faz. É dessa forma que acontece a ação dos dons do Espírito Santo Paráclito.

Muitos têm receio do orgulho espiritual. É preciso buscar sempre a humildade. Mas a humildade está nesta verdade: não sou eu quem realizo prodígios, mas sim o Espírito do Senhor, que está em mim! E se Ele quer que eu O leve a tantos que precisam, eu devo levá-Lo.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Frase do dia

Comungar é participar da festa do amor de Jesus.
Santa Gemma Galgani

Dia a dia com a Misericórdia

                     E DISSE JESUS:

Ainda não se cumpriu inteiramente em ti a Minha vontade (...) Agrada-Me muito a tua confiança, mas quero que o amor seja mais ardente. O amor puro dá força à alma no momento da agonia. Quando Eu agonizava na cruz, não pensava em Mim mesmo, mas nos pobres pecadores, e rezava ao Pai por eles. Quero que também os teus últimos momentos sejam inteiramente semelhantes aos Meus na cruz. Um só é o preço pelo qual se resgatam as almas e é o sofrimento unido ao Meu sofrimento na cruz. Só o amor puro compreende estas palavras, o amor carnal nunca as compreenderá (D. 324).

Orando com o Antigo Testamento


Tudo que esta água (o Espírito Santo) atingir se tornará são e saudável e em toda parte onde chegar a torrente haverá vida. (Ez 47,9b)

Orando com o Novo Testamento


Deus,  nosso Pai, na sua grande misericórdia nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo, para uma viva esperança, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada para os santos do céu. (1Pd 1,3-5)

O Evangelho comentado cada dia

34ª Semana do Tempo Comum
Mt 4,18-22

               Para seguir Cristo é preciso enfrentar o desafio de deixar tudo. O seu chamado chega até mim em qualquer lugar que eu me encontre, independentemente do que eu esteja fazendo. Para ouvir o chamado preciso fazer silêncio no meu coração e ler a realidade que me circunda. Que eu escute e atenda prontamente ao chamado de Jesus, sem olhar para trás, e o siga na missão de fazer o seu Reino frutificar aqui na terra.


Evangelho do dia

Evangelho (Mateus 4,18-22)

Sexta-Feira, 30 de Novembro de 2012
Santo André

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santo André Apóstolo

30 de Novembro

Santo André Apóstolo Hoje a Igreja está em festa, pois celebramos a vida de um escolhido do Senhor para pertencer ao número dos Apóstolos.

Santo André nasceu em Betsaida, no tempo de Jesus, e de início foi discípulo de João Batista até que aproximou-se do Cordeiro de Deus e com São João, começou a segui-lo, por isso André é reconhecido pela Liturgia como o "protocleto", ou seja, o primeiro chamado: "Primeiro a escutar o apelo, ao Mestre, Pedro conduzes; possamos ao céu chegar, guiados por tuas luzes!"

Santo André se expressa no Evangelho como "ponte do Salvador", porque é ele que se colocou entre seu irmão Simão Pedro e Jesus; entre o menino do milagre da multiplicação dos pães e Cristo; e, por fim, entre os gentios (gregos) e Jesus Cristo. Conta-nos a Tradição que depois do Batismo no Espírito Santo em Pentecostes, Santo André teria ido pregar o Evangelho na região dos mares Cáspio e Negro.

Apóstolo da coragem e alegria, Santo André foi fundador das igrejas na Acaia, onde testemunhou Jesus com o seu próprio sangue, já que foi martirizado numa cruz em forma de X, a qual recebeu do santo este elogio: "Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou!"

Santo André Apóstolo, rogai por nós!

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Deixe Jesus tocar o seu coração

O amor nos leva à perfeição
"Carregai-vos uns aos outros no amor de Cristo" (Efésios 4,2b).

Eu suspiro por gastar toda a minha vida amando. Você também precisa suspirar para gastar toda a sua vida por amor e no amor. Isso é o essencial. Deus nos dará a recompensa pelo nosso amor. Esta passagem também está ligada a essa: "O amor cobre uma multidão de pecados" (cf. I Pedro 4,8).

Só pelo amor poderemos fazer com que a salvação de Jesus chegue àqueles que amamos e àqueles que passam pela nossa vida. A tentação tem nos enganado dizendo que não podemos confiar nas pessoas, que precisamos cuidar somente da nossa vida. Não! Não é assim que nós cristãos devemos agir e pensar! Deus está nos dizendo hoje: "Carregai-vos uns aos outros no amor de Cristo"!

O amor nos leva à perfeição; nele está a nossa salvação. Deus nos capacitou para amar. Amor que é suporte, amor que perdoa, amor que luta, que exorta, que se alegra, que chora junto, que anima, que não desiste... amar, amar, sempre amar!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Frase do dia

A missa é o meu Céu na terra.
São Lourenço de Bríndisi

Dia a dia com a Misericórdia

                     Santa Faustina Rezou:

29.11.(1936). A Mãe de Deus ensinou-me como devo preparar-me para a Festa do Santo Natal do Senhor. Eu A vi hoje sem o Menino Jesus. Ela me disse: Minha filha, busca o silêncio e a humildade, para que Jesus, que habita continuamente no teu coração, possa repousar. Adora-O no teu coração, não saias do teu interior. Pedirei para ti, minha filha, a graça da vida interior tal que, mesmo vivendo essa intimidade espiritual, sejas capaz de cumprir exteriormente todas as tuas obrigações com uma exatidão ainda maior. Permanece com Ele continuamente no teu próprio coração. Ele será tua força. (...) Procura proceder assim até o Natal e depois Ele mesmo te dará o conhecer de que maneira deverás conviver e unir-te com Ele (D. 785).

Orando com O Antigo Testamento


Vou fazer reentrar em vós o sopro da vida para vos fazer reviver. (Ez 37,5)

Orando com o Novo Testamento


Alguém entre vós está triste? Reze! Está alegre? Cante. Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam orações sobre ele ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente. Orai uns pelos outros para serdes curados!  (Tg 1,12)

O Evangelho comentado cada dia

34ª Semana do Tempo Comum
Lc 21,20-28


                   Para o cristão a destruição e a morte nunca têm a última palavra, mas a libertação e vida, porque Cristo ressuscitado é o Senhor tanto do cosmos quanto da história da humanidade. O  cristão sabe em quem colocou sua confiança e esperança. O livro dos Atos dos Apóstolos nos lembra categoricamente que "Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos" (At 4,12). Espero que em nosso coração não haja espaço para a dúvida, mas sim para a confiança própria dos filhos de Deus!


Evangelho do dia

Evangelho (Lucas 21,20-28)

Quinta-Feira, 29 de Novembro de 2012
34ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.
23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Francisco Antônio Fasani

29 de Novembro

São Francisco Antônio Fasani O santo de hoje nasceu em Lucera (Itália), a 6 de agosto de 1681, e lá morreu a 29 de novembro de 1742. Foi beatificado no dia 15 de abril de 1951 e canonizado a 13 de abril de 1986 pelo Papa João Paulo II. Fez os estudos no convento dos Frades Menores Conventuais. Sentindo o chamamento divino, ingressou no noviciado da mesma Ordem. Fez a profissão em 1696 e a 19 de setembro de 1705 recebeu a Ordenação Sacerdotal. Doutorou-se em Teologia e tornou-se exímio pregador e diretor de almas. Exerceu os cargos de Superior do convento de Lucera e de Ministro Provincial.

"Ele fez do amor, que nos foi ensinado por Cristo, o parâmetro fundamental da sua existência. O critério basilar do seu pensamento e da sua ação. O vértice supremo das suas aspirações", afirmou o Papa João Paulo II a respeito de São Fasani.

São Fasani apresenta-se-nos de modo especial como modelo perfeito de Sacerdote e Pastor de almas. Por mais de 35 anos, no início do século XVIII, São Francisco Fasani dedicou-se, em Lucera, e também nos territórios ao redor, às mais diversificadas formas de ministério e do apostolado sacerdotal.

Verdadeiro amigo do seu povo, ele foi para todos irmão e pai, eminente mestre de vida, por todos procurado como conselheiro iluminado e prudente, guia sábio e seguro nos caminhos do Espírito, defensor dos humildes e dos pobres. Disto é testemunho o reverente e afetuoso título com que o saudaram os seus contemporâneos e que ainda hoje é familiar ao povo de Lucera: ele, outrora como hoje, é sempre para eles o "Pai Mestre".

Como Religioso, foi um verdadeiro "ministro" no sentido franciscano, ou seja, o servo de todos os frades: caridoso e compreensivo, mas santamente exigente quanto à observância da Regra, e de modo particular em relação à prática da pobreza, dando ele mesmo incensurável exemplo de regular observância e de austeridade de vida.

São Francisco Antônio Fasani, rogai por nós!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Deixe Jesus tocar o seu coração

Cuidado com as artimanhas do inimigo!
''O demônio tem normalmente duas artimanhas principais para afastar da virtude os jovens. A primeira consiste em persuadi-los de que o serviço de Deus exige uma vida triste sem nenhum divertimento nem prazer. Mas isto não é verdade, meus caros jovens. Eu vou lhes indicar um plano de vida cristã que poderá mantê-los alegres e contentes, fazendo-os conhecer ao mesmo tempo quais são os verdadeiros divertimentos e os verdadeiros prazeres, para que vocês possam exclamar com o santo profeta Davi: 'Sirvamos ao Senhor na santa alegria'.

A segunda artimanha do demônio consiste em fazê-los conceber uma falsa esperança duma longa vida que permite converter-se na velhice ou na hora da morte. Prestem atenção, meus caros jovens, muitos se deixaram prender por esta mentira (...)" (Trecho da Carta de Dom Bosco à Juventude).

Irmãos, essas duas coisas, citadas por esse grande santo, são muito perigosas e enganosas. São artimanhas do inimigo (muito utilizadas por ele!), para que deixemos as coisas de Deus de lado ou para mais tarde.

Um verdadeiro cristão deve manter-se vigilante: rezando, adorando e vivendo à espera da segunda vinda gloriosa de Jesus Cristo!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Frase do dia

Jesus no Santíssimo Sacramento do altar tem as mãos cheias de graças, pronto a concedê-las a qualquer um que venha pedi-las.
São Pedro de Alcântara

Dia a dia com a Misericórdia

                     E DISSE JESUS:

Não tenhas medo, não te deixarei sozinha (D. 258).
Não chores, eu estou sempre contigo (D. 259)

Orando com o Antigo Testamento


Sou eu que apascentarei as minhas ovelhas. A ovelha perdida eu a procurarei; a desgarrada eu a reconduzirei; a ferida, eu a curarei; a doente, eu a restabelecei e velarei sobre a que estiver vigorosa. ( Ez 34-15-16)

Orando com o Novo Testamento


 Aquele que souber fazer o bem e não o fizer, peca.  (Tg 4,17)

O Evangelho comentado cada dia

34ª Semana do Tempo Comum
Lc 21,12-19


                 Testemunhar a fé nos momentos em que tudo está a nossa favor é muito fácil; testemunhar nos momentos de tribulação, já não parece ser tão fácil assim. Quando o testemunho nos exigir a vivência destas tribulações, lembremos das palavras do Mestre: "Eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum inimigo vos poderá resistir ou rebater". Mais do que palavras podemos contar com a presença do Senhor; presença que gera confiança e alimenta a perseverança.


Evangelho do dia

Evangelho (Lucas 21,12-19)

Quarta-Feira, 28 de Novembro de 2012
34ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Tiago da Marca

28 de Novembro

São Tiago da Marca O santo de hoje morreu dizendo "Jesus, Maria, bendita Paixão de Jesus", isto porque sua vida toda foi dedicada para a causa do Evangelho. Tiago da Marca nasceu no ano 1391 numa aldeia da Marca de Ancona, Itália. Recebeu no Batismo o nome de Domingos. Tendo morrido seu pai e sua mãe, ficou aos cuidados de um homem rico que o encaminhou para trabalhos administrativos. Desta forma, São Tiago conheceu a iniquidade do mundo, tomando a decisão de se retirar para um convento.

Quando despertou para a vocação à vida Consagrada, São Tiago pensou em entrar para os Cartuxos, mas ao viajar para Babiena, na Toscana, ficou tão edificado com os diálogos que travou com os franciscanos, que resolveu entrar para a Família de São Francisco de Assis. Recebeu o hábito, tomando o nome de Tiago, no Convento de Nossa Senhora dos Anjos, perto de Assis, onde, pouco tempo depois, fez profissão.

Dormia apenas três horas por noite; e passava o restante da noite na meditação das coisas celestes. Nunca comia carne, jejuava inviolavelmente as sete quaresmas de S. Francisco. Todos os dias se disciplinava com rigor. A única pena que sentia era não poder dedicar-se à pregação, único emprego que desejava na sua Ordem. Para conseguir o que tanto desejava, foi a Nossa Senhora do Loreto, celebrou a Santa Missa e, depois da consagração, a Santíssima Virgem apareceu-lhe a dizer que a sua oração tinha sido ouvida.

Começou a pregar com tanto fervor que nunca subia ao púlpito sem tocar os corações mais endurecidos, fazendo muitas conversões miraculosas. Foi associado a São João Capistrano para pregar a Cruzada contra os turcos que, tendo-se apoderado de Constantinopla, enchiam de terror toda a cristandade. Foi tal o seu zelo por esta ocasião que se lhe pode atribuir em grande parte o sucesso desta gloriosa empreitada.

Como sacerdote dedicou-se nas pregações populares onde, de modo simples, vivo e eficaz, evangelizava e espalhava a Sã Doutrina Católica em diversas regiões da Europa. São Tiago anunciava, mas também denunciava toda opressão social, pois os negociantes e mercadores tiranizavam o povo com empréstimos de juros sem fim, por causa disso o santo fundou os bancos populares que emprestavam com juros mínimos. Por fim, São Tiago se instalou em Nápoles onde teve a revelação que aí terminaria seus dias, como de fato aconteceu a 28 de novembro de 1476, isto depois de ser atingido por uma doença mortal. Foi canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII.

São Tiago da Marca, rogai por nós!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Deixe Jesus tocar o seu coração

Rompa com a sua vida velha
Depois que Maria Madalena teve seu encontro com Jesus, ela mudou de vida totalmente. E inaugurou uma coisa que naquele tempo não existia: naquela época, a mulher não tinha nenhum valor, nem discípula poderia ser. Ela rompeu uma barreira, porque naquele tempo discípulos eram só homens; de forma que os mestres só tinham discípulos homens.

Ninguém a chamava com tanta ternura. Na hora em que o Senhor a chamou, ela O reconheceu e Lhe respondeu: “Rabôni”, que significa “Mestre”. E Ele a enviou para ser a grande anunciadora de Sua Ressurreição. "Eu vi o Senhor!" diz ela aos demais depois de ter visto Cristo ressuscitado.

Todos nós erramos em tantas coisas, mas Jesus rompe com a vida velha, basta que queiramos romper com ela também: "Eis que tudo se faz novo, passou o que era velho".

“Quanto a mim, repreendo e corrijo todos aqueles a quem amo" (Apocalipse 3,19).

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Frase do dia

Jesus sacramentado é a fonte aberta a todos, onde sempre que queremos podemos lavar nossas almas de todas as manchas dos pecados que cometemos a cada dia.
Santo Afonso Maria de Ligório

Dia a dia com a MIsericórdia

                     Santa Faustina Rezou:

Mãe de Deus, cuja alma estava mergulhada num mar de amargura, olhai para Vossa filh e ensinai-a a sofrer e a amar sofrendo. Fortalecei minha alma, que a dor não a quebrante. Ó Mãe da Graça, ensinai-me a viver com Deus! (D. 315).

Orando com o Antigo Testamento


Eu lhes darei um só coração e os animarei com um espírito novo; extrairei do seu corpo o coração de pedra, para substituí-lo por um coração de carne, a fim de que observem as minha leis, guardem e pratiquem os meus mandamentos, sejam o meu povo e eu seu Deus. (Ez 11,19-20)

Orando com o Novo Testamento


Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Lavai as mãos, pecadores, e purificai os vossos corações, ò homens de dupla atitude. Reconhecei a vossa miséria, afligi-vos e chorai. Humilhai-vos na presença do Senhor e ele vos exaltará.  (Tg 4,8-10)

O Evangelho comentado cada dia

34ª Semana do Tempo Comum
Lc 21,5-11


                Nos três sinóticos, a última vinda de Cristo e o juízo final, aquela realidade que costumeiramente chamamos de fim do mundo e que tanto ativa a nossa imaginação, constituem em evento positivo, cósmico e universal, sem deixar, contudo, de ser pessoal. Não é anúncio de terror, mas de libertação e de esperança vigilante, porque teremos como juiz o ressuscitado, a fonte de toda misericórdia e amor; aquele que nunca nos engana, o único capaz de fazer novas todas as coisas!


Evangelho do dia

Evangelho (Lucas 21,5-11)

Terça-Feira, 27 de Novembro de 2012
34ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Catarina Labouré

27 de Novembro

Santa Catarina Labouré Celebramos neste dia o testemunho de vida cristã e mariana daquela que foi privilegiada com a aparição de Nossa Senhora, a qual deu origem ao título de Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa.

Santa Catarina de Labouré nasceu em Borgonha (França) a 2 de maio de 1806. Era a nona filha de uma família que, como tantas outras, sofria com as guerras napoleônicas.

Aos 9 anos de idade, com a morte da mãe, Catarina assumiu com empenho e maternidade a educação dos irmãos, até que ao findar desta sua missão, colocou-se a serviço do Bom Mestre, quando consagrou-se a Jesus na Congregação das Filhas da Caridade.

Aconteceu que, em 1830, sua vida se entrelaçou mais intimamente com os mistérios de Deus, pois a Virgem Maria começa a aparecer a Santa Catarina, a fim de enriquecer toda a Igreja e atingir o mundo com sua Imaculada Conceição, por isso descreveu Catarina:

"A Santíssima Virgem apareceu ao lado do altar, de pé, sobre um globo com o semblante de uma senhora de beleza indizível; de veste branca, manto azul, com as mãos elevadas até à cintura, sustentava um globo figurando o mundo encimado por uma cruzinha. A Senhora era toda rodeada de tal esplendor que era impossível fixá-la. O rosto radiante de claridade celestial conservava os olhos elevados ao céu, como para oferecer o globo a Deus. A Santíssima Virgem disse: Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem''.

Nossa Senhora apareceu por três vezes a Santa Catarina Labouré. Na terceira aparição, Nossa Senhora insiste nos mesmos pedidos e apresenta um modelo da medalha de Nossa Senhora das Graças. Ao final desta aparição, Nossa Senhora diz: "Minha filha, doravante não me tornarás a ver, mas hás-de ouvir a minha voz em tuas orações".

Somente no fim do ano de 1832, a medalha que Nossa Senhora viera pedir foi cunhada e espalhada aos milhões por todo o mundo.

Como disse Sua Santidade Pio XII, esta prodigiosa medalha "desde o primeiro momento, foi instrumento de tão numerosos favores, tanto espirituais como temporais, de tantas curas, proteções e sobretudo conversões, que a voz unânime do povo a chamou desde logo medalha milagrosa".

Esta devoção nascida a partir de uma Providência Divina e abertura de coração da simples Catarina, tornou-se escola de santidade para muitos, a começar pela própria Catarina que muito bem soube se relacionar com Jesus por meio da Imaculada Senhora das Graças.

Santa Catarina passou 46 anos de sua vida num convento, onde viveu o Evangelho, principalmente no tocante da humildade, pois ninguém sabia que ela tinha sido o canal desta aprovada devoção que antecedeu e ajudou na proclamação do Dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora em 1854.

Já como cozinheira e porteira, tratando dos velhinhos no hospício de Enghien, em Paris, Santa Catarina assumiu para si o viver no silêncio, no escondimento, na humildade. Enquanto viveu, foi desconhecida.


Santa Catarina Labouré entrou no Céu a 31 de dezembro de 1876, com 70 anos de idade.


Foi beatificada em 1933 e canonizada em 1947 pelo Papa Pio XII.


Santa Catarina Labouré, rogai por nós!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Deixe Jesus tocar o seu coração

Jogue fora o 'lixo' causado pela falta de perdão
Para muitos de nós é difícil perdoar, porque isso implica tocar nas feridas e mexer em situações dolorosas, implica abrir o coração e remexer no "lixão" de nossa vida. Seria mais fácil não tocar em nada disso! Mas, imagine conservar uma lata cheia de lixo durante um mês dentro de casa?! Ninguém iria aguentar o mau cheiro e a contaminação. O mesmo vale para nossa vida espiritual. Jogar fora o "lixo" causado pela falta de perdão significa colocá-lo aos pés da cruz de Cristo, para que possa ser queimado. O lugar desse lixo não é no seu coração, é aos pés da cruz de Jesus Cristo!

Esse convite ao perdão não é uma imposição. Você poderia dizer: "Além de tudo pelo que eu já passei, ainda sou obrigado a perdoar?" Deus quer lhe dar a graça de retirar de seu coração tudo que está estragado. Lembre-se: Deus é amor! Somos a imagem e semelhança d'Ele, por isso, dentro de nós só devem ficar sentimentos bons, como o amor e tudo o que nos ajuda a amar. Aquilo que é contrário ao amor é tóxico e venenoso, pois somos feitos para o amor; não para o ressentimento, o ódio, a mágoa, o pecado e a falta de perdão.

Por isso, é preciso viver o amor em plenitude. E para vivê-lo assim é preciso ter fé e confiança em Deus. Peça essa graça ao Espírito Santo.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Frase do dia

A Sagrada Comunhão é o remédio de nossa necessidade diária.
Santo Ambrósio

Dia a dia com a Misericórdia

                     E DISSE JESUS:

Eu estou sempre no teu coração (D. 78)
Não tenhas medo, Minha filha, Eu estou Contigo (D. 103). Minha filha, os teus sofrimentos já não durarão muito (D. 152). Minha filha, o teu coração é o céu para Mim (D. 238).

Orando com o Antigo Testamento


Coragem, meus filhos! E orai a Deus a fim de que vos salve da mão poderos de vossos inimigos ( Br 4,21)

Orando com o Novo Testamento


Ou imaginais que em vão diz a Escritura: sois amados até o ciúme pelo Espírito que habita em vós. Resisti ao maligno e ele fugirá para longe de vós.  (Tg 1,12)

O Evangelho comentado cada dia

34ª Semana do Tempo Comum
Lc 21,1-4


                     A pobreza e o desprendimento que a viúva do evangelho de hoje nos testemunhou e que Jesus chamou seus discípulos para observar são o caminho para se chegar a um relacionamento autêntico com Deus. Como nos é difícil viver este esvaziamento, este complexo abandonar-se nas mãos do Pai! Agradeçamos ao Senhor a vida e o testemunho de tantos homens e mulheres, para os quais não há dúvida e incerteza, mas total confiança. Homens e mulheres que entenderam que a plenitude da vida está no esvaziamento, na entrega total a Deus e aos irmãos.


Evangelho do dia

Evangelho (Lucas 21,1-4)

Segunda-Feira, 26 de Novembro de 2012
34ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Leonardo de Porto Maurício

26 de Novembro

São Leonardo de Porto Maurício Lembramos hoje a santidade do sacerdote que, pela sua vida e missão, mereceu ser constituído pelo Papa Pio XI, como Patrono dos sacerdotes que, em qualquer parte da terra, se consagram às missões populares católicas. São Leonardo, o grande missionário do século XVIII, como lhe chamou Santo Afonso Maria de Ligório, nasceu em Porto Maurício, perto de Gênova, Itália, a 20 de dezembro de 1676. Aconteceu que Leonardo perdeu muito cedo sua mãe, tendo sido criado e educado pelo seu tio. Encontrou cedo sua vocação ao Sacerdócio, por isso, ao renunciar a si mesmo, foi para Roma formar-se no Colégio da Companhia de Jesus. Por causa da sua inocência e sólida virtude, conquistou a simpatia e a alta consideração de seus superiores, que nele viam outro angélico Luís Gonzaga. Entrou para a Ordem Franciscana, no Convento de São Boaventura, e com 26 anos já era Padre. Começou a vivenciar toda a riqueza do Evangelho e a radicalidade típica dos imitadores de Francisco, por isso ocupou posições cada vez maiores no serviço à Ordem, à Igreja e para com todos. Devoto da Virgem Maria, que lhe salvou a vida num tempo de incurável doença (tuberculose), São Leonardo de Porto Maurício era devotíssimo do Sagrado Coração de Jesus na forma da adoração ao Jesus Eucarístico.

Foi, no século XVIII, o grande apóstolo do santo exercício da Via-Sacra. Era um grande amante da pobreza radical e franciscana. Toda a vida, penitências e orações de São Leonardo convergiam para a salvação das almas. Era tal a unção, a caridade ardente e o entusiasmo que repassava em suas pregações, que o célebre orador Bapherini, encanecido já no exercício da palavra, sendo enviado por Clemente XII a ouvir os sermões de Leonardo para depois o informar a este respeito, desempenhou-se da sua missão dizendo "que nunca ouvira pregador mais arrebatador, que o efeito de seus discursos era irresistível, que ele próprio não pudera reter as lágrimas". São Leonardo era digno sucessor de Santo Antônio de Lisboa, de São Bernardino de Sena e de São João Capistrano. O próprio Pontífice Bento XIV quis ouvir o famoso missionário, e para isso chamou-o a Roma, em 1749, a fim de preparar os fiéis para o Ano Santo. Depois de derramar-se por Deus e pelos outros, São Leonardo de Porto Maurício, não se tornou mártir, como tão desejava, mas deu toda sua vida no dia-a-dia até adoecer e entrar no Céu a 26 de novembro de 1751, no Convento de São Boaventura, em Roma, onde, 54 anos antes, se consagrara ao Senhor sob o burel de São Francisco. Não se limitou apenas à pregação o ilustre missionário de Porto Maurício; deixou também vasta coleção de escritos, publicados a princípio isoladamente, e reunidos depois numa grande edição, que prolonga no futuro a sua prodigiosa ação missionária, não apenas dentro das fronteiras da Itália, mas cujo âmbito é todo o mundo civilizado, pelas traduções feitas em quase todas as línguas cultas. Estes escritos constituem, em geral, um rico tesouro de verdades ascéticas e ensinamentos morais e homiléticos.

São Leonardo de Porto Maurício, rogai por nós!

domingo, 25 de novembro de 2012

Deixe Jesus tocar o seu coração


Busque a vida nova em Cristo
 
Um dia, Maria Madalena teve coragem de se aproximar de Cristo para ouvi-Lo de perto, dessa forma, experimentou todo o amor e a misericórdia de Deus. Jesus não a reprovou, por isso, ela pôde sentir Sua misericórdia e vislumbrar a possibilidade de ser diferente. Deixou tudo para trás porque viu que Ele era o Messias anunciado pelos profetas desde Moisés.

Você também tem essa chance. O seu coração sempre buscou isso, mesmo na vida errada que andava vivendo, desde as coisas do sexo às da mentira, falsidade, orgulho, vaidade, corrupção, entre outras. Você tem agora a oportunidade de deixar tudo isso e buscar a vida nova em Cristo! Hoje o Senhor está lhe dando a graça de romper com a mediocridade.

Hoje, Jesus Cristo ressuscitou você em primeiro lugar e lhe deu uma vida nova. Agora é o dia da salvação para você! Hoje é o dia favorável. Decida-se! E a decisão é só sua, ninguém pode decidir por você.

"Viva Jesus, que não deixa de consolar quem n'Ele confia e espera!" (Padre Pio de Pietrelcina)

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Frase do dia

Não vivi de tal modo que tenha vergonha de continuar vivendo; mas não tenho medo de morrer, porque temos um Senhor que é bom.
Santo Ambrósio

Dia a dia com a Misercórdia

                     Santa Faustina nos Relata:

Festa de Cristo Rei. (25/10/1936) Durante a Santa Missa, envolveu-me tamanho calor interior de amor a Deus e de salvação das almas, (que) não sei como expressá-lo. Sinto-me toda incendiada e capaz de lutar contra todo o mal com a arma da misericórdia. Queima-me o desejo de salvar as almas. Percorro o mundo todo em todas as direções; vou até os seus confins, até os lugares mais selvagens, para salvar as almas. Faço-o por meio da oração e pelo sacrifício. Desejo que toda alma glorifique a misericórdia de Deus, para que cada um sinta em si os efeitos dessa misricórdia. Os Santo no Céu glorificam essa miséricórdia do Senhor, eu desejo glorificá-la já aqui na Terra e divulgar a sua honra, tal como Deus o exige de mim  (D. 745).

Orando com o Antigo Testamento


Escutai, Senhor! Tende piedade! Porque pecamos contra vós. ( Br 3,2)


Orando com o Novo Testamento


Pedis  e não recebeis, porque pedis mal, com o fim de satisfazerdes cossa paixões.  (Tg 4,3)

O Evangelho comentado cada dia

33º Domingo do Tempo Comum
Jo 18,33b-37


Lectio Divina
Leitura: "Tu o dizes: eu sou rei. eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz".
Meditação: Terminamos o Tempo Comum com esta belíssima e questionadora afirmação de Jesus: "Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz". Agora farei silêncio e deixarei ecoar esta afirmação em meu coração.
Oração: Obrigado, Rei do universo, porque com a vossa encarnação, morte e ressurreição, a verdade deixou de ser uma mentira!

Ação: Que eu ame a verdade! Que eu viva a e da verdade! Que nunca me canse de escutar a voz da verdade!

Evangelho do dia

Evangelho (João 18,33b-37)

Domingo, 25 de Novembro de 2012
Jesus Cristo, Rei do universo

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 33bPilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?”
34Jesus respondeu: “Estás dizendo isto por ti mesmo, ou outros te disseram isto de mim?”
35Pilatos falou: “Por acaso sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?”
36Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”.
37Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?”
Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Catarina de Alexandria

25 de Novembro

Santa Catarina de Alexandria Neste dia lembramos a vida desta santa que é inspiradora e protetora de um Estado brasileiro: Santa Catarina. Nascida em Alexandria, recebeu uma ótima formação cristã. É uma das mais célebres mártires dos primeiros séculos, um dos Santos Auxiliadores. O pai, diz a lenda, era Costes, rei de Alexandria. Ela própria era, aos 17 anos, a mais bonita e a mais sábia das jovens de todo o império; esta sabedoria levou-a a ser muitas vezes invocada pelos estudantes. Anunciou que desejava casar-se, contanto que fosse com um príncipe tão belo e tão sábio como ela. Esta segunda condição embargou que se apresentasse qualquer pretendente.

"Será a Virgem Maria que te procurará o noivo sonhado", disse-lhe o ermitão Ananias, que tinha revelações. Maria aparece, de fato, a Catarina na noite seguinte, trazendo o Menino Jesus pela mão. "Gostas tu d'Ele?", perguntou Maria. -"Oh, sim". -"E tu, Jesus, gostas dela?" -"Não gosto, é muito feia". Catarina foi logo ter com Ananias: "Ele acha que sou feia", disse chorando. -"Não é o teu corpo, é a tua alma orgulhosa que Lhe desagrada", respondeu o eremita. Este instruiu-a sobre as verdades da fé, batizou-a e tornou-a humilde; depois disto, tendo-a Jesus encontrado bela, a Virgem Santíssima meteu aos dois o anel no dedo; foi isto que se ficou chamando desde então o "casamento místico de Santa Catarina".

Ansiosa de ir ter com o seu Esposo celestial, Catarina ficou pensando unicamente no martírio. Conta-se que ela apresentou-se em nome de Deus, diante do perseguidor, imperador Maxêncio, a fim de repreendê-lo por perseguir aos cristãos e demonstrar a irracionalidade e inutilidade da religião pagã. Santa Catarina, conduzida pelo Espírito Santo e com sabedoria, conseguiu demonstrar a beleza do seguimento de Jesus na sua Igreja. Incapaz de lhe responder, Maxêncio reuniu para a confundir os 50 melhores filósofos da província que, além de se contradizerem, curvaram-se para a Verdade e converteram-se ao Cristianismo, isto tudo para a infelicidade do terrível imperador.

Maxêncio mandou os filósofos serem queimados vivos, assim como à sua mulher Augusta, ao ajudante de campo Porfírio e a duzendos oficiais que, depois de ouvirem Catarina, tinham-se proclamado cristãos. Após a morte destes, Santa Catarina foi provada na dor e aprovada por Deus no martírio, tendo sido sacrificada numa máquina com quatro rodas, armadas de pontas e de serras. Isto aconteceu por volta do ano 305. O seu culto parece ter irradiado do Monte Sinai; a festa foi incluída no calendário pelo Papa João XXII (1316-1334).

Santa Catarina de Alexandria, rogai por nós!

sábado, 24 de novembro de 2012

Deixe Jesus tocar o seu coração

A constante presença dos anjos em nossas vidas
 
Os Evangelhos e toda a vida de Jesus são marcados pela presença dos anjos. A vida dos apóstolos e dos primeiros cristãos experimenta a mesma graça – porque realmente eles estão em nossas vidas. Pedro não foi uma exceção; nem Paulo, nem Elias, nem Maria, tampouco Zacarias ou João Batista.

Quando o povo de Deus se reúne em oração, adoração e louvor; quando a Palavra de Deus é proclamada, os anjos aí estão. "Adorem-no todos os anjos de Deus" (Hebreus 1,6; Salmo 96,7). Eles foram criados para adorar, louvar e bendizer a Deus. São mensageiros: levam a Palavra, a salvação e a cura que vêm do Senhor.

E por que o Senhor também precisou dos anjos? É simples: porque além de Sua divindade, Ele era homem, e como tal, também tinha um caminho a seguir, uma missão a realizar. Desde o nascimento de Cristo os anjos O acompanham, cantando: "Glória a Deus no mais alto dos céus, e sobre a terra paz para os seus bem-amados" (Lucas 2,14) até a Ressurreição e Ascenção ao céu (cf. Atos 1,9-11ss).

Portanto, a existência dos anjos é uma verdade de fé.

«Cada fiel tem ao seu lado um anjo como protetor e pastor, para o conduzir à vida» (São Basílio Magno).

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Frase do dia

O gozo nesta vida não pode ser pleno. Sê-lo-á quando – na Pátria – possuirmos de modo acabado o Bem perfeito: Entra no gozo do teu Senhor (Mt. 25,21).
Santo Tomás de Aquino

Dia a dia com a Misericórdia

                     E DISSE JESUS:

Hora Santa. Durante esta hora procurava meditar sobre a Paixão do Senhor. Contudo, a minha alma foi inundada de alegria e, de repente, vi o Menino Jesus. A Sua majestade me penetrou de tal maneira que eu disse: "Jesus, Vós sois tão pequenino, e no entanto, reconheço em Vos meu Criador e Senhor." - E Jesus me respondeu:  Sou, e convivo contigo como Criancinha, para te ensinar a humildade e a simplicidade (D. 184).

Orando com o Antigo Testamento


Lembrais-vos, Senhor, do que nos aconteceu. Olhai, considerai nossa humilhação. Fugiu-nos a alegria dos corações; nossas danças se converteram em luto. Caiu-nos da cabeça a coroa; desgraçados de nós, porque pecamos. Amargurou-nos o coração, e nossos olhos toldaram-se de lágrimas. Vós, porém, Senhor, sois eterno, e vosso trono subsistirá através dos tempos. ( Lm 5,1,15-17,19)

Orando com o Novo Testamento


Mas, se tens no coração um ciúme amargo e gosto pelas contendas, não vos glorieis nem mintais contra a verdade. Esta não é uma sabedoria que vem de Deus, mas é terrena, humana, maligna. Onde houver ciúmes e contenda, ali há também pertubação e toda espécie de vícios.  (Tg 3,14-16)

O Evangelho comentado cada dia

33ª Semana do Tempo Comum
Lc 20,27-40


                    Jesus Cristo ressuscitado é a única resposta válida ao mistério que envolve a morte do homem. À luz da ressurreição temos certeza de que a morte física não é o final da estrada, mas a porta de entrada para a libertação definitiva, para a superação do absurdo de uma vida sem sentido, inútil e fada ao nada. Graças a Jesus ressuscitado, o "homem é um ser para a vida". Gravemos em nossos corações as palavras confortadoras de Jesus: "Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos porque todos vivem para ele".

Evangelho do dia

Evangelho (Lucas 20,27-40)

Sábado, 24 de Novembro de 2012
Sto. André Dung-Lac e Comps.

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”.
34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.
37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santo André Dung-Lac e companheiros mártires

24 de Novembro

Santo André Dung-Lac e companheiros mártires Neste dia comemoramos a santidade dos 117 mártires vietnamitas que testemunharam seu amor a Cristo, tanto na vida como na morte. O Papa João Paulo II, em 1988, canonizou na verdade alguns, dos muitos ousados na fé, que se encontram entre o período de 1830 até 1870.

O Vietnã conheceu a Boa-nova de Jesus Cristo no século XVI, e o acolheu em sua integridade: "Então, entregar-vos-ão à aflição, matar-vos-ão, sereis odiados por todos os pagãos por causa do meu nome...mas quem perseverar até o fim, este será salvo". (Mt 24,9-13)

Santo André Dung-Lac, era de família pobre, reconheceu a riqueza do Dom Sacerdotal e foi ordenado Padre em 1823; em meio às perseguições desejava ardentemente testemunhar Jesus Cristo com o martírio, pois dizia que "aqueles que morrem pela fé sobem ao céu".

Na Ásia, iniciou-se grande perseguição aos cristãos. De 1625 a 1886, os governantes tudo fizeram para despertar o ódio e a vingança contra a religião cristã e àqueles que anunciavam o Evangelho ou tornavam-se cristãos. Mas, quanto mais os perseguiam, mais aumentava o fervor dos cristãos. Esse período culminou com a morte de 117 santos: Sacerdotes, Bispos, pais de famílias, jovens, crianças, catequistas, seminaristas, militares. Todos estes mostrando a universalidade do chamado à Santidade com o próprio sangue.


Santo André Dung-Lac e companheiros mártires, rogai por nós!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Deixe Jesus tocar o seu coração

Coloque o seu pecado no fogo do amor de Deus
 
A coisa mais preciosa que Deus nos deu é a nossa inteligência. Contudo, junto com os nossos pensamentos estão nossos sentimentos e nossas emoções conspirando contra nós.

O Senhor nos perdoa, porque faz parte da essência d'Ele ser amor, misericórdia e perdão. E exatamente por essa razão, é só nos aproximarmos d'Ele que essas virtudes já começam a acontecer em nossas vidas. No entanto, enquanto guardamos o pecado para nós e ficamos remoendo o sentimento de culpa, dando justificativas e não tomamos a decisão de nos confessar ao Senhor, ele [pecado] continua em nós. Dessa forma, a verdade não está em nós. E ainda acusamos Deus de nos ter abandonado.

Coloque o seu pecado e o seu sentimento de culpa no fogo do amor e da misericórdia de Deus! Às vezes, somos tolos e não nos perdoamos mesmo depois de já termos sido perdoados. Ficamos nos sentindo sujos com o resto do pecado e essa sujeira fica agarrada em nós, enquanto o nosso Deus é amor, misericórdia! Não ande mais com essa sujeira! Lave tudo, tire toda a sujeira e todo o resto do pecado que ficou em você, confessando-se e arrependendo-se verdadeiramente.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Frase do dia

O que temer? Nada. A quem temer? Ninguém. Por quê? Porque aqueles que se unem a Deus obtém três grandes privilégios: onipotência sem poder; embriaguez, sem vinho e vida sem morte.
São Francisco de Assis

Dia a dia com a Misericórdia

                     E DISSE JESUS:

Diz que a Misericórdia é o maior atributo de Deus. Todas as obras das Minha mãos são coroadas pela misericórdia (D. 301).

Orando com o Antigo Testamento


Examinemos nosso proceder e voltemos para o Senhor. Elevemos os corações tanto as mãos para Deus lá nos céus. ( Lm 3,40-41)

Orando com o Novo Testamento


Porque todos nós caímos em muitos pontos. Se alguém não cair por palavra, este é um homem perfeito, capaz de refrear todo seu corpo.  (Tg 3,2)

O Evangelho comentado cada dia

33ª Semana do Tempo Comum
Lc 19,45-48


                    Partilho com todos o seguinte comentário sobre o evangelho de hoje: "Jesus afirma energicamente que a casa do Senhor é lugar de encontro com ele e com os irmãos. Infelizmente este nossos encontro com o Senhor se reduz muitas vezes a uma presença puramente material, ou então nos limitamos a mastigar fórmulas estereotipas. O encontro com Deus deve ser realizado em verdadeiro e vivo relacionamento, como entre pais e filhos em feliz contato de amor". Colaboremos, portanto, para que a casa do Senhor seja realmente uma casa de oração e de encontro!

Evangelho do dia

Evangelho (Lucas 19,45-48)

Sexta-Feira, 23 de Novembro de 2012
33ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Clemente I

23 de Novembro

São Clemente I Com grande alegria e veneração lembramos a vida do terceiro Papa que governou, no primeiro século, a Igreja Romana. São Clemente I assumiu a Cátedra de Pedro, depois de Lino, Anacleto e com muito empenho regeu a Igreja de Roma dos anos 88 até 97.

Sobressai no seu pontificado um documento de primeira grandeza, fundamental a favor do primado universal do Bispo de Roma: a carta aos Coríntios, escrita no ano de 96.

Perturbada por agitadores presumidos e invejosos, a comunidade cristã de Corinto ameaçava desagregação e ruptura.

São Clemente escreve-lhe então uma extensa carta de orientação e pacificação, repassada de energia persuasiva, recomendando humildade, paz e obediência à hierarquia eclesiástica já então definida nos seus diversos graus: Bispos, Presbíteros e Diáconos.

Esta sua intervenção mostra que Clemente, para além de Bispo de Roma, sentia-se responsável e com autoridade sobre as outras Igrejas.

E saliente-se que, nessa altura, vivia ainda o Apóstolo São João, o que nos permite concluir que o Primado não foi de modo algum uma ideia meramente nascida de circunstâncias favoráveis, mas uma convicção clara logo desde o início. Se assim não fosse, nunca São Clemente teria ousado meter-se onde, por hipótese, não era chamado.

João, como Apóstolo de Cristo, era sem dúvida uma figura venerável. Mas era ao Bispo de Roma, como sucessor de São Pedro, que competia o governo da cristandade.

Uma tradição, que remonta ao fim do século IV, afirma que São Clemente terminou sua vida com o martírio. Seu nome ficou incluído no Cânon Romano da Missa.


São Clemente I, rogai por nós!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Deixe Jesus tocar o seu coração

Descanse no colo do Senhor
 
Deus nos tem no colo. Pode descansar, relaxe no colo do Senhor! Eu era gago e por causa de minha timidez me tornava antipático; e veja a transformação que Deus fez em mim. Saiba que você está no colo do Pai e no colo da Mãe da Ternura, os quais o acolhem e podem transformar tudo em sua vida.

"Todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus" (Rom 8,28). E se tudo concorre para o nosso bem, acabamos achando que não amamos a Deus e que Ele não nos ama, pois tantas coisas ruins acontecem. Você não precisa ser perfeito, ame no seu “grau”. Basta que você ame! Você olha para o seu casamento, vê tantos erros e acaba se revoltando com Deus. Mas, Ele não se revoltou com você, Ele continua o amando.

Você não é um cachorro vira-lata, mas um escolhido por Deus, com suas qualidades e falhas. Ele só quer que você corresponda ao chamado d’Ele. Se o Senhor fez tudo isso em nossas vidas é porque nós temos correspondido a Ele; mas se não correspondêssemos mais, Ele faria ainda mais.

Deus merece que você dê tudo a Ele, porque Ele deu tudo por você!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Frase do dia

Deus será o fim de nossos desejos, pois o veremos sem fim, o amaremos sem cansarmos. Este ofício, este afeto, este ato, será, sem dúvida, como a mesma verdade eterna, comum a todos.
Santo Agostinho, in A Cidade de Deus.