Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

A confiança em Deus é a arma da vitória

 
Precisamos acreditar no auxílio eficaz do Espírito Santo na nossa vida. Quando passamos por dificuldades, a primeira coisa que fazemos é contar para as pessoas; ficamos angustiados, muitas vezes, murmuramos e nos aterrorizamos, esquecendo-nos de buscar o nosso socorro no Senhor, que combate por nós e que está sempre ao nosso lado, mesmo quando não nos apercebemos da presença d’Ele.
Durante a caminhada do povo de Israel no deserto, foram muitas as provas, mas o Senhor caminhava com ele, assim como caminha conosco no presente.
“Moisés disse ao povo: Não temais! Permanecei firmes, e vereis o que o Senhor fará hoje para vos salvar; os egípcios que hoje estais vendo, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor combaterá por vós, e vós, ficai tranquilos” (Êxodo 14,13-14).
Na situação em que nos encontramos, hoje, confiemos no Senhor, porque Ele combaterá por nós e a vitória será certa. O segredo está em confiar, mesmo sem ver nada.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


O que melhor define a lei de Cristo é a caridade, e esta caridade a praticamos de verdade quando toleramos por amor o peso dos irmãos.

São Gregório Magno

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Coloca o amor-próprio em último lugar, para que não macules as tuas ações. Com grande paciência suporta-te a ti mesma. Não descuides das mortificações interiores. Justifica sempre em ti o ponto de vista das Superioras e do confessor. foge dos que murmuram como da peste. Deixa que todos procedam como lhes aprouver; tu, procede como estou exigindo de ti... (D. 1760).

Orando com o Antigo Testamento

O verbo de Deus nos céus é fonte de sabedoria, seus caminhos são mandamentos eternos. (Sr 1,5)

Orando com o Novo Testamento

Que vos mostreis em vosso proceder dignos do Evangelho de Cristo. (Fl 1,27)

O Evangelho comentado cada dia

21ª Semana do Tempo Comum
Mt 25,1-13

Responsabilidade e prudência são duas das principais caracterísitcas da "vigilância evangélica". Como cristãos dependemos destas virtudes para manter a lâmpada da fé acesa. Mas atenção, porque o evangelho de hoje nos ensina que tanto a responsabilidade quanto a prudência não podem ser partilhadas. Precisamos também estar atentos a outro detalhe muito importante: o óleo que compramos junto aos vendedores, que em nossos dias se proliferam, dada a nossa imprudência e falta de responsabilidade, na grande maioria das vezes é sem consistência e termina bem antes da noite passar! Cuidado, porque temos muitas noites em nossa vida espiritual!

Evangelho do dia

Evangelho (Mateus 25,1-13)

Sexta-Feira, 31 de Agosto de 2012
21ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes.
3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.
9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Raimundo Nonato

31 de Agosto

Hoje, celebramos a vida do santo que se tornou modelo para todo vocacionado à santidade e ao resgate das almas. Por ter encontrado dificuldades para vir à luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras (seu nome significa "não nascido" porque foi extraído vivo das entranhas da mãe já morta). São Raimundo Nonato nasceu na Espanha, em Portel, na diocese de Solsona (próximo a Barcelona) no ano de 1200. Ainda menino, teve de guardar o gado e, durante seus anos de pastor, visitava constantemente uma ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora de quem era devotíssimo. Conta-se que, durante as horas que passava aos pés de Maria, um anjo lhe guardava o rebanho.

Desde jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o hábito. Assim, tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos.

Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o Missionário e Sacerdote Raimundo, entregou-se no lugar de um dos cristãos. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos, com tanta Unção que começou a convertê-los e desse modo sofreu muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.

Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha. São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente. Não aguentou atingir Roma onde o Papa Gregório IX queria São Raimundo como Cardeal e conselheiro.

O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau em que orava nos seus anos de pastor.

São Raimundo Nonato, rogai por nós!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Orando com o Antigo Testamento

O verbo de Deus nos céus é fonte de sabedoria, seus caminhos são mandamentos eternos. (Sr 1,5)

Deixe Jesus tocar seu Coração

Para que sofrer sozinho?

 
“Naquele dia em que gritei , vós me escutastes, ó Senhor” (Sl 137).
Como o salmista, ao longo de todo este dia, lancemos um grito ao Senhor, em todas as circunstâncias. Talvez até achemos que somos capazes de resolver todas as coisas sozinhos, mas é um engano pensarmos assim. Precisamos e dependemos do auxílio do Senhor.
“Naqueles dias, a Rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. Prostrou-se por terra, desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: Deus de Abrãao, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor” (Ester 4,17).
A nossa atitude precisa ser também como a da Rainha Ester que, em meio ao perigo, buscou refúgio no Senhor e não nas coisas, nas pessoas e nos bens que possuía, muito menos nas suas próprias forças, porque o único auxílio eficaz para a nossa vida é o que vem do Senhor.
Aconteça o que acontecer, neste dia de hoje, lancemos um grito ao céu: “Senhor, salva-me, livra-me do mal”.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia



Na verdade, a eficácia das boas obras está na perseverança.

São Gregório Magno

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Minha filha, quero instruir-te sobre a luta espiritual. Nunca confies em ti, mas entrega-te inteiramente, à Minha vontade. No abandono, nas trevas e diversas dúvidas, recorre a Mim e ao teu diretor. Ele te responderá sempre em Meu nome. Não principies disputa com nenhuma tentação. Encerra-te logo no Meu Coração e na primeira oportunidade abre-te diante do confessor... (D. 1760).

Orando com o Antigo Testamento

Mas a vossos filhos, mesmo os dentes de serpentes venenosas não os puderam vencer, porque, sobrevindo a vossa misericórdia, curou-os. Não foi uma erva nem algum unguento que os curou, mas a vossa palavra, que cura todas as coisa, Senhor. (Sb 5,15)

Orando com o Novo Testamento

Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. (Fl 1,21)

O Evangelho comentado cada dia

21ª Semana do Tempo Comum
Mt 24,42-51

Uma das características do cristão é a vigilância, que não pode ser confundida com a "psicose da segurança". São Paulo nos ajuda a entender o sentido exato da vigilância cristã: "Mas vós, irmãos, não estais em trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão. Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. (...) Mas vigiemos e sejamos sóbrios. (...) Nós, ao contrário, que somos do dia, sejamos sóbrios. Tomemos por couraça a fé e a caridade, e por capacete a esperança da salvação". (1Ts 5,4ss)

Evangelho do dia

Evangelho (Mateus 24,42-51)

Quinta-Feira, 30 de Agosto de 2012
21ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42“Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.
47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Cesário de Arles

30 de Agosto

Os santos, como ninguém, entenderam que a Graça do Cristo que quer santificar a todos, é sempre a mesma, na eficiência, abundância e liberalidade. Cesário de Arles foi um destes homens que se abriu ao querer de Deus, e por isso como Bispo tornou-se uma personalidade marcante do seu tempo.

Cesário nasceu na França em 470, e ao deixar sua casa entrou para o mosteiro de Lérins, onde se destacou pela inteligência, bom humor, docilidade e rígida penitência, que mais tarde acabou exigindo imperfeitamente dos monges sob sua administração. Diante dos excessos de penitências, Cesário precisou ir se tratar na cidade de Arles - Sul da França- local do aprofundamento dos seus estudos e mais tarde da eleição episcopal.

São Cesário de Arles, até entrar no Céu com 73 anos de idade, ocupou-se até o fim com a salvação das almas e isto fazia, concretamente, pela força da Palavra anunciada e escrita, tornando-se assim o grande orador popular do Ocidente latino e glória para a vida monástica. Já que escreveu duas Regras monásticas. Em tudo buscava comunicar a ortodoxia da Fé e aquilo que lutava para viver com o Espírito Santo e irmãos, por isto no campo da moral cristã, Cesário de Arles salientava o cultivo da justiça, prática da misericórdia e o cuidado da castidade.


São Cesário de Arles, rogai por nós!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Acampamento de Músicos Sítio Bom Jesus

Deixe Jesus tocar seu Coração

Nunca estamos sozinhos

 
Mesmo quando nos sentimos sós, não estamos sozinhos, porque o Senhor está sempre conosco como Ele nos prometeu: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20b).
Confiemos não simplesmente na nossa força física, nas pessoas ou no que possuímos, mas em Deus, que tudo pode e nos ama incondicionalmente.
“Pois eu, o Senhor teu Deus, eu te seguro pela mão e te digo: Nada temas, eu venho em teu auxílio” (Is 41,23).
Em meio ao que estamos vivendo, supliquemos ao Senhor o Seu auxílio eficaz.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia



Todo aquele que estuda para chegar à iluminação, à contemplação do sagrado, devia começar perguntando a si mesmo quanto ama. Pois o amor é a força motriz da mente, que o tira do mundo e o inspira para o alto.

São Gregório Magno

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Minha filha, medita sobre a vida divina que está contida na Igreja, para a salvação e a santificação da tua alma. Reflete sobre como estás aproveitando estes tesouros de graças, este esforços do Meu amor. (D. 1758).

Orando com o Antigo Testamento

Mas vós, Deus nosso, sois benfazejo e verdadeiro, vós sois paciente e tudo governais com misericórdia. Mesmo se pecamos, somos vossos, porque conhecemos o vosso poder, mas não pecaremos, cientes de que somos considerados como vossos. (Sb 15,1-3)

Orando com o Novo Testamento

Estou persuadido de que Aquele que iniciou em vós esta obra excelente lhe dará o acabamento até o dia de Jesus Cristo. (Fl 1,6)

O Evangelho comentado cada dia

21ª Semana do Tempo Comum
Mt 6,17-29

Todo aquele que toma a opção pela vida a sério como base fundamental do Reino de Deus corre o risco de ter a mesma sorte de João Batista. O profeta é alguém com consciência crítica diante da sociedade. A missão do profeta geralmente acarreta perseguição, hostilidade, e até mesmo o martírio, pois a profecia, muitas vezes, incide contra estruturas de poder que oprimem e excluem as pessoas. A palavra do profeta não é outra senão a do próprio Deus que, por amor à humanidade, quer se comunicar conosco, ajudar-nos a endireitar as veredas de nossa existência.

Evangelho do dia

Evangelho (Marcos 6,17-29)

Quarta-Feira, 29 de Agosto de 2012
Martírio de São João Batista

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia.
20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.
24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Martírio de São João Batista

29 de Agosto

Com satisfação lembramos a santidade de São João Batista que, pela sua vida e missão, foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas: "Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista...De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar." (Mt 11,11-14)

Filho de Zacarias e Isabel, João era primo de Jesus Cristo, a quem "precedeu" como um mensageiro de vida austera, segundo as regras dos nazarenos.

São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e ao denunciar os vícios e injustiças deixou Deus conduzí-lo ao cumprimento da profecia do Anjo a seu respeito: "Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente..." ( Lc 1, 15)

São João Batista desejava que todos estivessem prontos para acolher o Mais Forte por isso, impelido pela missão profética, denunciou o pecado do governador da Galileia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades - sua cunhada - e com ela vivia como esposo.

Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio do santo, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe: "Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista" (Mc 6,25)

Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.

São João Batista, rogai por nós!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Acampamento de Músicos Sítio Bom Jesus

Deixe Jesus tocar seu Coração

Vida em plenitude

 
“Tenho escrito a todas as Igrejas e a todas elas faço saber que morro por Deus com alegria, desde que vós não me impeçais. Suplico-vos: não demonstreis por mim uma benevolência inoportuna. Deixai-me ser alimento das feras; por elas pode-se alcançar a Deus. Sou trigo de Deus, serei triturado pelos dentes das feras para tornar-me o puro pão de Cristo. Rogai a Cristo por mim, para que por este meio me torne sacrifício para Deus.
Nem as delícias do mundo nem os reinos terrestres são vantagens para mim. Mais me aproveita morrer em Cristo Jesus, do que imperar até os confins da terra. Procuro-O, a Ele que morreu por nós; quero-O, a Ele que por nossa causa ressuscitou. Que não me entregueis ao mundo nem me fascineis com o que é material. Concedei-me, ser imitador da paixão de meu Deus”! (Santo Inácio de Antioquia).
O nosso conceito de vida é muito limitado. Quando aceitamos Jesus como Senhor de nossas vidas, experimentamos, de fato, a vida em plenitude, e a alegria passa ser a nossa companheira inseparável. De forma que descobrimos o verdadeiro tesouro, que é Jesus, e tudo ganha um novo sentido e um novo brilho.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Assim como há perigo de que os doutores ocultem o talento do Senhor, também os ouvintes podem incorrer na mesma falta quando lhes for exigido os rendimentos do que lhes foi ensinado.

São Gregório Magno

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Reflete, Minha filha, sobre quem é Aquele com quem o teu coração está estreitamente unido pelos votos...Antes de criar o mundo, Eu te amava com o amor que o teu coração experimenta hoje e, por todos os séculos, o Meu amor nunca mudará (D. 1754).

Orando com o Antigo Testamento

Os justos viverão eternamente, sua recompensa está no Senhor, e o Altíssimo cuidará deles. (Sb 5,15)

Orando com o Novo Testamento

Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo. (Ef 5,21)

O Evangelho comentado cada dia

21ª Semana do Tempo Comum
Mt 23,23-26

Jesus se preocupa com o "interior", pois tudo é puro quando sai de um coração puro. Precisamos, então, purificar urgentemente nosso interior, que no evangelho de hoje é expresso pelo copo e o prato. Mas qual é a melhor maneira para fazermos esto nosso dia a dia de seguidores de Jesus? A resposta para esta pergunta é também um desafiador convite: devemos buscar com coragem e convicção a conversão do coração para com a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Nunca nos esqueçamos do seguinte ensinamento: "A observância exterior deve corresponder uma atitude interior".

Evangelho do dia

Evangelho (Mateus 23,23-26)

Terça-Feira, 28 de Agosto de 2012
Santo Agostinho

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 23Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.
24Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santo Agostinho

28 de Agosto

Celebramos neste dia a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se modelo de cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual rezou durante 33 anos para que o filho fosse de Deus.

Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus.

Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.

O seu processo de conversão recebeu um "empurrão" quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: "Toma e lê", e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:"...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo...não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências".

Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de "perder" sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade.


Santo Agostinho, rogai por nós!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração


Só no Senhor encontramos repouso

 
Todos nós temos necessidade de ter alguém que se comprometa conosco, que abrace a nossa causa, defendendo-nos, ajudando-nos e cuidando de nós. Temos necessidade de ser amados e acolhidos, principalmente nos momentos de dificuldade.
Precisamos tomar consciência de que não estamos sozinhos, porque o próprio Senhor nos prometeu que estará conosco todos os dias da nossa vida, e está sempre ao nosso lado.
É a Ele que devemos recorrer sempre, porque está sempre a nos chamar: “Vinde a mim vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” (Mateus 11, 28-30).
Descansemos em Jesus e deixemo-nos cuidar por Ele. Façamos um ato de entrega de todas as nossas preocupações e inquietações, porque o Senhor sabe como fazer e resolver todas as coisas.
Com confiança, aproximemo-nos do Senhor e oremos incessantemente ao longo deste dia:
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Considera bem o pouco valor que tem as coisas que passam com o tempo. O fim de todas as coisas temporais manifesta-nos quão pouco vale o que passou. Fixa o teu amor nas coisas que perduram.

São Gregório Magno

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Nada temas. O que aos outros não é permitido, a ti é dado. As graças que a outras almas não é dado ver, nem mesmo de longe, tu te alimentas com elas diariamente, como se fosse pão de cada dia. (D. 1753).

Orando com o Antigo Testamento

Porque os filhos nascidos de uniões ilícitas serão no dia do juízo testemunhas a deporem contra seus pais. (Sb 4,6)

Orando com o Novo Testamento

Vigiai, pois, com cuidado, sobre a vossa conduta; que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus. (Ef 5,15-16)

O Evangelho comentado cada dia

21ª Semana do Tempo Comum
Mt 23,13-22 ou Lc 7,11-17

Vinte séculos se passaram desde o primeiro anúncio do Reino, da revelação amorosa da imagem e do coração de nosso Deus. No entanto, as atitudes farisaicas e ritualistas, que tanto distorcem a imagem de Deus e da religião, continuam vivas e sendo usadas como nunca. Com tristeza vemos homens e mulheres, até de boa-vontade, que vivem e buscam uma religião "comercializada", uma religião que se adéque a seu modo de ser, pensar e agir. Quando agimos assim ocultamos a genuína face de Deus e nos entregamos à velha tentação de separar fé e vida, a tentação mãe de toda a hipocrisia...

Evangelho do dia

Evangelho (Mateus 23,13-22)

Segunda-Feira, 27 de Agosto de 2012
Santa Mônica

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, 14nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós.
16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’
19Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Mônica

27 de Agosto

Neste dia, celebramos a memória desta grande santa, que nos provou com sua vida que realmente "tudo pode ser mudado pela força da oração." Santa Mônica nasceu no norte da África, em Tagaste, no ano 332, numa família cristã que lhe entregou – segundo o costume da época e local – como esposa de um jovem chamado Patrício.

Como cristã exemplar que era, Mônica preocupava-se com a conversão de sua família, por isso se consumiu na oração pelo esposo violento, rude, pagão e, principalmente, pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e pecado. A história nos testemunha as inúmeras preces, ultrajes e sofrimentos por que Santa Mônica passou para ver a conversão e o batismo, tanto de seu esposo, quanto daquele que lhe mereceu o conselho: "Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas".

Santa Mônica tinha três filhos. E passou a interceder, de forma especial, por Agostinho, dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, o que fez com que resolvesse procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo. Por isso se envolveu em meias verdades e muitas mentiras. Contudo, a mãe, fervorosa e fiel, nunca deixou de interceder com amor e ardor, durante 33 anos, e antes de morrer, em 387, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: "Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer".

Por esta razão, o filho Santo Agostinho, que se tornara Bispo e doutor da Igreja, pôde escrever: "Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade".


Santa Mônica, rogai por nós!

domingo, 26 de agosto de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

A esperança é a característica dos que creem

 
A esperança é a característica de que creem, mesmo em meio a tantas tribulações e fraquezas humanas. É ela que garante a nossa salvação por meio de Deus. Mas é Ele quer contar com uma reação positiva da nossa parte, o nosso sim pela vida, a nossa colaboração para reagirmos e ajudarmos os outros a fazer o mesmo.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia



O pastor deve saber guardar silêncio com discrição e falar quando é útil, de tal modo que nunca diga o que se deve calar, nem deixe de dizer aquilo que deve ser manifesto.

São Gregório Magno

Dia a dia com a Misericórdia

Santa Faustina nos Relata:
Tinha permissão para visitar Czestochowa. Vi Nossa Senhora pela primeria vez, quando de madrugada, pelas cinco horas, fui assistir à exposição da Imagem. Rezei sem cessar até as onze horas e parecia-me que havia acabado de chegar. A Madre Superiora de lá mandou uma Irmã me chamar para o café, e ela se preocupava que eu me atrasasse para o trem. Muitas coisas me disse Nossa Senhora. confiei-Lhe meus votos perpétuos, e sentia que sou Sua filha e ela minha Mãe. Nada me recusou do que Lhe pedi. (D. 260).

Orando com o Antigo Testamento

Deus criou o ser humano para a imortalidade, e o fez à imagem de sua própria natureza. É por inveja do inimigo que a morte entrou no mundo, e os que a ele pertencem prová-la-ão. (Sb 2,23-24)

Orando com o Novo Testamento

Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente. (Ef 5,10-11)

O Evangelho comentado cada dia

21º Domingo do Tempo Comum
Jo 6,60-69

Lectio Divina
Preparando a Oração: Escolher um lugar apropriado para oração. Fazer silêncio e desligar-se das preocupações do dia a dia. Pedir as luzes do Espírito Santo para ouvir, rezar, pedir e agradecer como convém.
Leitura: Ler o texto de modo lento e saboreando as palavras; não ter pressa pra terminar. Imaginar as cenas e as pessoas a partir do que foi lido. Permita que a Palavra penetre o mais íntimo do seu ser.
Meditação: É hora de ruminar e saborar a Palavra. Não coloque resistência à ação do Espírito Santo e dixe que a Palavra ilumine as realidades obscuras da sua vida.
Oração: A oração brotará como fruto da meditação. Poderão brotar louvores, súplicas, pedidos de perdão, oferta e até adoração. Deixe o Espírito rezar em ti e por ti!
Ação: Agora você fará o seu compromisso. Cuide para que seja o mais prático possível.
Oração do Pai-Nosso: Termino agradecendo ao Pai celeste este precioso tempo de graça e conversão.

Evangelho do dia

Evangelho (João 6,60-69)

Domingo, 26 de Agosto de 2012
21º Domingo Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?”
61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não crêem”.
Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.
65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”.
66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele.
67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?”
68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.




- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Zeferino

26 de Agosto

Neste dia celebramos a vida de santidade do Papa São Zeferino que no amor de pastor chefiou com o Espírito Santo a Igreja de Cristo. Zeferino era romano, filho de Abôndio e assumiu no século II a Cátedra de Pedro, num período de grande perseguição para os cristãos, tanto assim que os seus treze predecessores morreram todos mártires.

O que mais abalava a Igreja não eram as perseguições e massacres, mas sim as heresias que foram surgindo conjuntamente à tentativa de elaborar as Revelações com dados puramente filosóficos. Os gnósticos chegavam a negar a divindade de Cristo; Teodoro subordinou de tal forma Cristo ao Pai que fez dele uma simples criatura e Montano profetizava e pregava sobre o fim do mundo a partir da consciência de ser a revelação do Espírito Santo.

Diante de todas as agitações, São Zeferino, mesmo não sendo um teólogo e nem escritor, soube com o bom senso e a ajuda do Espírito Santo unir-se a grande sábios da ortodoxia da época, como Santo Irineu, Hipólito e Tertuliano, a fim de livrar os cristãos da mentira e rigorismos. São Zeferino foi martirizado e entrou na Igreja Triunfante no ano de 217.


São Zeferino, rogai por nós!

sábado, 25 de agosto de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Hoje tudo se faz novo

Hoje é um novo dia, e precisamos nos abrir ao novo. Faz parte da vida a novidade, a verdadeira novidade, a boa notícia que enche o nosso coração de alegria, refaz as nossas forças e revitaliza o nosso humor. Todos os dias ao amanhecer, se olharmos para o céu, observaremos sempre um novo cenário: novas cores, as nuvens com um novo formato, o qual nunca se repete. Não podemos viver do ontem porque o amor de Deus se renova por cada um de nós a cada manhã que desperta.
“Eis que eu renovo todas as coisas” (Ap 21,5).
Eu não sei se hoje você já se fez esta pergunta: “Qual é a novidade que o Senhor tem para mim neste dia de hoje?” Se ainda não a fez, a hora é oportuna, porque estamos no começo do dia, e mesmo que estivéssemos chegado ao final dele, nada nos impediria de perguntar porque o Senhor está sempre esperando uma oportunidade da nossa parte para nos cumular com a Sua graça e bênçãos.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Devemos considerar frequentemente os pecados que cometemos, considerando-os, chorar; e chorando, apagá-los.

São Gregório Magno

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Caríssima filha Minha, delícia do Meus Coração, as tuas palavras Me são mais caras e agradáveis que o cântico dos Anjos. Para ti estão abertos todos os tesouros do Meu coração. Tira desse Coração tudo de que necessitas para ti e para o Mundo inteiro. Pelo teu amor, afasto os justos castigos que a Humanidade merece. (...) Um só suspiro de amor teu desagrava-Me por muitas injúrias, que Me infligem os ímpios. A menor ação, ou ato de virtude, tem a Meus olhos valor imenso, e é pelo grande amor que tens para Comigo (...) Ó filha por Mim especialmente amada, menina do Meu olho, descansa um momento junto ao Meu Coração e saboreia esse amor com que te deliciarás pela eternidade toda... (D. 1487).

Orando com o Antigo Testamento

Acautelai-vos, pois, de queixar-vos inutilmente, evitai que vossa língua se entregue à critica, porque até mesmo uma palavra secreta não ficará sem castigo, e a boca que acusa com injustiça arrasta a alma à morte. (Sb 1,11)

Orando com o Novo Testamento

Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeira luzes. Ora, o fruto da luz é bondade, justiça e verdade. (Ef 5,8-9)

O Evangelho comentado cada dia

20ª Semana do Tempo Comum
Mt 23,1-12

Nosso mundo está como que "poluído" de palavras, sons e imagens bonitas... Mas vazias de sentido! Para os seguidores de Jesus, o poder se chama serviço, e a autoridade, coerência entre o ser e o agir. Nada desabona tanto o nosso testemunho e destrói as relações fraternas quanto o nosso complexo de superioridade. Devemos ser humildes e contar sempre com a graça do senhor, pois sem ela, a palavra que anunciamos jamais se tornará verdade em nossa vida.

Evangelho do dia

Evangelho (Mateus 23,1-12)

Sábado, 25 de Agosto de 2012
20ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos.
9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Luís

25 de Agosto

Nós celebramos neste dia a vida do santo, que foi rei da França, Luís IX. Ele nasceu em Poissy a 25 de abril de 1214 e teve a graça de ter uma mãe muito religiosa, tanto assim que o aconselhava depois do Batismo: "Filhinho, agora és um templo do Espírito Santo, conserva sempre teu coração puro e jamais o manches com o pecado ".

A rainha-mãe, Branca de Castela, providenciou ótimos professores e instrutores para uma formação digna do filho, dessa forma quando o pai de Luís morreu, quando este tinha apenas 12 anos, o jovem pôde ser coroado e na idade de 21 anos começar a reger toda a nação, sem esquecer sua realidade de pai e esposo. São Luís era penitente, humilde, homem de oração e caridade; participava com tanta perseverança da Santa Missa diária que, ao ser provocado por nobres, respondia: "Se eu dedicasse tempo dobrado para os jogos ou para a caça, ninguém repreenderia!"

São Luís buscava intensamente viver a justiça do Reino de Deus enquanto rei e cristão, por isso praticava o que aconselhava: "Não tiremos o bem dos outros nem sequer para o dar a Deus". Cheio de amor a Cristo, à Igreja e ao Papa, São Luís organizou até mesmo cruzadas a fim de resgatar os lugares santos; certa vez ficou preso durante 5 anos e depois de solto empenhou-se numa outra cruzada que o vitimou com uma peste mortífera (tifo). Ao receber os santos sacramentos esse grande santo entrou no Céu a 25 de agosto de 1270.

Foi canonizado em 1297, pelo Papa Bonifácio VIII.

São Luís, rogai por nós!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Por onde seguir?

Nós precisamos ter clareza da vontade de Deus para a nossa vida, para não ficarmos parados no que não é essencial. Talvez você tenha se perguntado: Como faço para obter esta clareza? Todos os dias o Senhor nos dá uma direção precisa para seguirmos, e se colocarmos em prática, a luz de Cristo nos conduzirá ao porto seguro porque a palavra do Senhor é lâmpada para os nossos passos.
Hoje, o Senhor nos dá esta direção: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará. Mas se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará” (Mt 6,14-15).
Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso, fazei-nos viver o amor e a reconciliação.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia



Nós temos as tochas acesas em nossas mãos quando, com as boas obras, damos ao nosso próximo bons exemplos.

São Gregório Magno

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Recita o Terço que te ensinei, que a tempestade cessará (...) Por ele conseguirás tudo, se o que pedires estiver de acordo com a Minha vontade (D. 1731).

Orando com o Antigo Testamento

O Espírito Santo educador dos corações fugirá da perfídia, afastar-se-á dos pensamentos insensatos, e a iniquidade que sobrevém o repelirá. (Sb 1,11)

Orando com o Novo Testamento

Sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.. (Ef 4,32)

O Evangelho comentado cada dia

20ª Semana do Tempo Comum
Jo 1,45-51

No encontro com Jesus, ele fala ao coração do discípulo, revela no íntimo do ser humano quem ele é, fascina com sua vida, impulsiona com suas palavras e faz que o discípulo tome uma decisão radical na vida: segui-lo mais de perto, aprender dele e ser seu apóstolo. É no diálogo com o Mestre e na sinceridade do coração de quem o acolhe que se dá a livre decisão de segui-lo. em Jesus, Deus se comunicou de modo concreto e eficaz. O "Filho do Homem" é o mediador entre Deus e o homem.

Evangelho do dia

Evangelho (João 1,45-51)

Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2012
São Bartolomeu

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Bartolomeu

24 de Agosto

Neste dia, festejamos a santidade de vida de São Bartolomeu, apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que na Bíblia é citado com o nome de Natanael (que significa dom de Deus). Os três Evangelhos sinópticos chamam-lhe sempre Bartolomeu ou Bar-Talmay (filho de Talmay em aramaico). Nasceu em Caná da Galiléia, naquela pequena aldeia onde Jesus transformou a água em vinho.

Bartolomeu é modelo para quem quer se deixar conduzir pelo Senhor, pois, assim encontramos no Evangelho de São João: "Filipe vai ter com Natanael e lhe diz: 'É Jesus, o filho de José de Nazaré'". Depois de externar sua sinceridade e aproximar-se do Cristo, Bartolomeu ouviu dos lábios do Mestre a sua principal característica: "Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento" (Jo 1,47).

Pertencente ao número dos doze, São Bartolomeu conviveu com Jesus no tempo da vida pública e pôde contemplar no dia-a-dia o conteúdo de sua própria profissão de fé: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel". Depois da Paixão, glorificação do Verbo e grande derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, conta-nos a Tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para a Armênia e, neste local conseguido a conversão do rei Polímio, da esposa e de muitas outras pessoas, isto até deparar-se com invejosos sacerdotes pagãos, os quais martirizaram o santo apóstolo, após o arrancarem a pele, mas não o Céu, pois perseverou até o fim.


São Bartolomeu, rogai por nós!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Tenhamos a humildade de aprender sempre


A vida é um aprendizado constante, por isso nunca podemos perder a oportunidade de aprender. Ninguém sabe tudo. Como é bom termos a humildade de perguntar alguma coisa quando não sabemos ou de acolher uma novidade quando alguém nos fala algo que não sabíamos! Isso deve ser motivo para nos alegrarmos, porque significa que estamos dentro do dinamismo da vida: aprender sempre. Há um ditado que diz: “Ninguém é tão pobre que não tenha o que dar, e ninguém é tão rico que não tenha o que receber”. Podemos traduzi-lo assim: “Ninguém é tão limitado que não tenha o que ensinar, e ninguém é tão sábio que não tenha o que aprender”.
Nós aprendemos com os fatos, com a natureza, com as pessoas, de maneira especial com as crianças . Fiquemos atentos para não perdermos nenhuma oportunidade de sempre enriquecer a nossa vida com um novo aprendizado.
“Meu filho, aceita a instrução desde teus jovens anos; ganharás uma sabedoria que durará até a velhice” (Eclo 6,18).
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Quis o Senhor que o tempo de nossa morte nos fosse ocultado, para que esta incerteza nos obrigue a estar sempre bem dispostos.

São Gregório Magno

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Diz aos pecadores que ninguém escapará ao Meu braço. Se fogem do Meu misericordioso Coração, hão de cair nas mãos da Minha justiça. Diz aos pecadores que sempre espero por eles, presto atenção ao pulsar dos corações deles, para ver quando batem por Mim. Escreve que falo a eles pelos remorsos da consciência, pelos malogros e sofrimentos, pelas tempestades e raios; falo pela voz da Igreja e, se menosprezarem todas as Minhas graças, começarei a Me zangar com eles, deixando-os a si mesmos, e dou-lhes o que desejam (D. 1728).

Orando com o Antigo Testamento

Tende para com o Senhor sentimentos perfeitos, e procurai-o na simplicidade de coração. (Ecl 7,29)

Orando com o Novo Testamento

Toda amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia. (Ef 4,31)

O Evangelho comentado cada dia

20ª Semana do Tempo Comum
Mt 13,44-46

Hoje celebramos a Festa da Padroeira da América Latina, Santa Rosa de Lima. Rosa nasceu em Lima, Peru, no ano de 1586 e morreu no dia 24 de agosto de 1617, aos 31 anos de idade. Levou uma vida de extraordinária penitência e intensa piedade eucarística e mariana. Foi favorecida, pelo Senhor, principalmente nos últimos anos de vida, com singulares dons místicos. Devemos também lembrar aqui que Rosa foi a primeira santa canonizada do continente Americano. E como canta o hino das vésperas do ofício da Festa, que "sobre toda a América, Trindade divina, derrame-se o orvalho de Rosa de Lima".

Evangelho do dia

Evangelho (Mateus 13,44-46)

Quinta-Feira, 23 de Agosto de 2012
Santa Rosa de Lima

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Rosa de Lima

23 de Agosto

Para todos nós, hoje é dia de grande alegria, pois podemos celebrar a memória da primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: "Você é bonita como uma rosa!".

Rosa bem sabia dos elogios que a envaideciam, por isso buscava ser cada vez mais penitente e obedecer em tudo aos pais, desta forma, crescia na humildade e na intimidade com o amado Jesus. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: "Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência".

A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: "O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto".

Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: "Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco".

Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.

Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

As grandes audácias são sempre das crianças

Um coração simples é capaz de perceber, em tudo, a manifestação de Deus e se alegrar em todos os momentos. Quando pensamos em simplicidade, logo vem ao nosso coração, como modelo, as crianças; são elas mesmas, sem pregas nem disfarces.
“As grandes audácias são sempre das crianças. Elas nos surpreendem com as suas perguntas, com as suas respostas e com as suas ações. O próprio Senhor vai nos dizer que, para entrarmos no Reino dos Céus, precisamos ser como as crianças.
Sendo crianças, não tereis mágoas; as crianças esquecem depressa os desgostos para voltarem aos seus divertimentos habituais. Por isso, com esse abandono, não tereis que vos preocupar, pois descansareis no Pai.
São muitas pessoas que vivem constantemente estressadas, porque perderam a simplicidade das crianças. Não queiras ser grande. Criança, criança sempre, ainda que morras de velho.
Quando uma criança tropeça e cai, ninguém estranha; seu pai se apressa a levantá-la. A nossa experiência cotidiana está cheia de tropeços e quedas. Que será de nós se não formos cada vez mais criança. Não queiramos ser grandes, mas meninos, para que, quando tropeçares, a mão de Deus nosso Pai nos levante” (Beato José Maria Escrivá).
Senhor, dá-nos um coração de criança.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Por que, pois, sois preguiçosos para dar, quando o que dais aos que vivem na terra, o dais ao que tem o seu trono no Céu?

São Gregório Magno

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Sou três Santo e abomino o menor pecado. Não posso amar uma alma manchada pelo pecado, mas, quando se arrepende, não há limites para a Minha generosidade com ela. A Minha misericórdia a envolve e justifica. Com a Minha misericórdia persigo os pecadores em todos os seus caminhos, e o Meu Coração se alegra quando eles coltam a Mim. Esqueço as amarguras com que alimentaram o Meu coração e alegro-Me com a volta deles... (D. 1728).

Orando com o Antigo Testamento

Põe-me como um selo sobre o teu coração, como um selo sobre os teus braços, porque o amor é forte como a morte, e a paixão é violenta como o inferno (Ct 8,6)

Orando com o Novo Testamento

Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da redenção. (Ef 4,30)