Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



terça-feira, 31 de julho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Com quem devemos partilhar a nossa vida?

Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, não sabia que a pele de seu rosto resplandecia por ter falado com o Senhor” (Ex 34, 29).
Quando falamos com Deus, tudo se transforma em nossa vida, até mesmo o nosso semblante, porque o amor do Senhor nos faz homens e mulheres novos.
Nós gastamos bastante tempo conversando com as pessoas com as quais convivemos, e que é algo bom, mas não podemos nos esquecer jamais de que Jesus é uma Pessoa e deve ser o nosso melhor Amigo, ter um lugar especial na nossa vida, porque Ele nos amou por primeiro.
Com os verdadeiros amigos falamos tudo sem nenhum receio, porque sabemos que seremos acolhidos do jeito que somos e estamos. O Senhor sabe tudo de nós quando nos sentamos ou nos levantamos, nos dá tudo de bom e só quer o nosso bem.
Busquemos hoje o Senhor de todo o nosso coração e conversemos com Ele sobre tudo o que se passa em nosso íntimo.
Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos Ele amado, e enviado o Seu Filho para expiar os nossos pecados” (I Jo 4,10).
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


A prudência está em guarda e vigilante, não aconteça que, insinuando-se pouco a pouco uma má inclinação, nos enganemos e caíamos.

Santo Agostinho

Dia a dia com a Misericórdia

Rezemos com Santa Faustina:
Dia de Santo Inácio. - Rezei com fervor a este Santo, censurando-o, por poder olhar para mim e não me dar ajuda em coisa tão importante, isto é, no cumprimento da vontade de Deus. Eu dizia ao Santo: "Vós, nosso Padroeiro, que estáveis inflamado pelo fogo do amor e do zelo pela maior glória de Deus, peço-Vos humildemente, ajudai-me no cumprimento dos planos de Deus." (...) Então, vi Santo Inácio, do lado esquerdo do altar, com um grande livro na mão, e ele me disse estas palavras: "Minha filha, não sou indiferente à sua causa; (...) e, indicando o livro com a mão, desapareceu. (D. 448).

Orando com o Antigo Testamento

Guarda meus ensinamentos como a pupila de teus olhos, trazeis-os ligados aos teus dedos, grava-os em teu coração. (Pr 7,2-3)

Orando com o Novo Testamento

É para que sejamos livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos sbmetais outra vez ao jugo da escravidão. (Gl 5,1)

O Evangelho comentado cada dia

17ª Semana do Tempo Comum
Mt 13,36-43


No dia 28, último sábado, meditávamos sobre a "intolerância". Hoje o Senhor nos convida a prestarmos atenção ao quanto somos impacientes; queremos as coisas para ontem. Deus não é assim. Ele é paciente e misericordioso, lento para condenar, mas pronto para perdoar. Jesus não nos atribui a função de juízes sobre o bem e o mal, mas simplismente afirma: "o campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino".

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Mateus 13,36-43)

Terça-Feira, 31 de Julho de 2012
Sto. Inácio de Loyola

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santo Inácio de Loyola

31 de Julho

Santo Inácio de Loyola Neste dia celebramos a memória deste santo que, em sua bula de canonização, foi reconhecido como tendo "uma alma maior que o mundo".

Inácio nasceu em Loyola na Espanha, no ano de 1491, e pertenceu a uma nobre e numerosa família religiosa (era o mais novo de doze irmãos), ao ponto de receber com 14 anos a tonsura, mas preferiu a carreira militar e assim como jovem valente entregou-se às ambições e às aventuras das armas e dos amores. Aconteceu que, durante a defesa do castelo de Pamplona, Inácio quebrou uma perna, precisando assim ficar paralisado por um tempo; desse mal Deus tirou o bem da sua conversão, já que depois de ler a vida de Jesus e alguns livros da vida dos santos concluiu: "São Francisco fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo. São Domingos isso, pois eu tenho também de o fazer".

Realmente ele fez, como os santos o fizeram, e levou muitos a fazerem "tudo para a maior glória de Deus", pois pendurou sua espada aos pés da imagem de Nossa Senhora de Montserrat, entregou-se à vida eremítica, na qual viveu seus "famosos" Exercícios Espirituais, e logo depois de estudar Filosofia e Teologia lançou os fundamentos da Companhia de Jesus. A instituição de Inácio iniciada em 1534 era algo novo e original, além de providencial para os tempos da Contra-Reforma. Ele mesmo esclarece: "O fim desta Companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição da alma própria, mas, com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição da alma do próximo".

Com Deus, Santo Inácio de Loyola conseguiu testemunhar sua paixão convertida, pois sua ambição única tornou-se a aventura do salvar almas e o seu amor a Jesus. Foi para o céu com 65 anos e lá intercede para que nós façamos o mesmo agora "com todo o coração, com toda a alma, com toda a vontade", repetia.

Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Um socorro eficaz

Há momentos na vida que somente as graças habituais recebidas de Deus nos parecem insuficientes para o que estamos vivendo. Com certeza, o Senhor sempre nos dá a medida certa, mas, por vezes, parece que vamos sucumbir, que não vamos aguentar, porque o mar está revolto. Nessas horas precisamos ter a humildade de suplicar ao Senhor que nos conceda graças especiais; que venha em nosso auxílio, como fizeram os apóstolos em meio à tempestade: “Senhor, salva-nos, nós perecemos” (Mt 8,25b).
Não podemos nos deixar surpreender pelas tempestades da vida, precisamos estar sempre vigilantes, com o coração unido ao Senhor, por meio da oração.
Vinde, Espírito Santo, em socorro das nossas fraquezas.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Senhor, instrua-me acerca do que devo ensinar, ensina-me acerca de que maneira devo me corrigir.

Santo Agostinho

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Minha filha, sabe que o teu amor vivo e a compaixão que tens para Comigo foram um consolo para Mim no Jardim das Oliveiras (D. 1664).

Orando com o Antigo Testamento

Entre as coisas que o Senhor detesta: um coração que maquina projetos perversos e aquele que semeia discórdias entre irmãos. (Pr 6,16-19)

Orando com o Novo Testamento

Onde está agora aquele vosso entusiasmo? (Gl 4,15)

O Evangelho comentado cada dia

17ª Semana do Tempo Comum
Mt 13,31-35


As parábolas do evangelho de hoje nos falam sobre o desenvolvimento do Reino dos Céus, ou seja, da ação de Deus por meio das palavras e obras de Jesus. Ambas as parábolas destacam o contraste, a desproporção existente entre o começo insignificante da realidade do Reino e o seu esplendor final. O Reino dos Céus é uma realidade oculta e quase imperceptível, mas que leva dentro de si a força transformadora do amor, da justiça, da paz, da fraternidade e da ressurreição; a força do desígnio salvados para a vida dos homens!

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Mateus 13,31-35)

Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012
17ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”. 33Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: “O Reino dos Céus é como fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. 34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: ‘Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo’.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Pedro Crisólogo

30 de Julho

São Pedro Crisólogo O santo deste dia nasceu em Ímola, na Itália, no ano de 380 e "aproveitou" sua vida, gastando-se totalmente pelo Evangelho, a ponto de ser reconhecido pela Igreja como Doutor da Igreja (isto se deu em 1729, pelo Papa Bento XIII). São Pedro Crisólogo tinha este nome por ter se destacado principalmente pelo dom da pregação - Crisólogo significa 'O homem da palavra de ouro' (este cognome lhe foi dado a partir do séc IX).

Diante da morte do bispo de Ravena, o escolhido para substituí-lo foi Pedro, que neste tempo vivia num convento, aonde queria oferecer-se como vítima no silêncio; mas os planos do Senhor fizeram dele bispo. Pastor prudente e zeloso da Igreja usou do dom da pregação como instrumento do Espírito para a conversão de pagãos, hereges e cristãos indiferentes na vivência da própria fé.

São Pedro Crisólogo, com o seu testemunho de santidade, conhecimento das ciências teológicas e dom de comunicação venceu a heresia do Monofisismo, a qual afirmava Jesus ter apenas uma só natureza, e não a misteriosa união da natureza divina e humana como o próprio nos revelou. Um homem que tinha o pecado no coração, porém, Pedro lutou com as armas da oração, jejum e mortificações para assim desfrutar e transmitir pela Palavra o tesouro da graça, isto até entrar na Glória Celeste em 450.

São Pedro Crisólogo, rogai por nós!

domingo, 29 de julho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

A verdade sobre si mesmo

“A vida traz, indelevelmente, uma verdade sua inscrita nela. O homem, ao acolher o dom de Deus, deve comprometer-se a manter a vida nesta verdade, que lhe é essencial. Desviar-se dela equivale a condenar-se a si próprio à insignificância e à infelicidade, com a consequência de poder tornar-se também uma ameaça para a existência dos outros [...]” (Evangelium Vitae, 48).
Amar a Deus e “ao próximo como a si mesmo” (cf. Lv 19,18) não consiste apenas em seguir alguns dos mandamentos a favor da vida, mas observar a Lei do Senhor em toda a sua extensão. Cumprir a vontade do Pai a nosso respeito e obedecer às leis divinas é encontrar pleno significado para a nossa existência. É reconhecer o amor como fundamental e originária vocação do ser humano.
Conheçamos a verdade sobre nós mesmos para compreendermos e aceitarmos a verdade do nosso irmão. Sejamos sempre verdadeiros, assumindo isso como uma meta para as nossas ações, libertando-nos, assim, para uma experiência cotidiana do amor a Deus e à vida!
“Que o Evangelho seja o grande critério que guia as opções e os rumos da vossa vida!” (João Paulo II).
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Tudo quanto existe fora de nós flutua com as tempestades e tentações deste século. Mas temos em nosso interior um lugar ermo onde podemos nos recolher e viver a nossa fé.

Santo Agostinho

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Olha para o Meu Coração cheio de amor e misericórdia para com os homens, especialmente para com os pecadores, Contempla e penetra na Minha Paixão. (D. 1663).

Orando com o Antigo Testamento

O homem será preso por suas próprias faltas e ligado com as cadeias de seu pecado. (Pr 5,22)

Orando com o Novo Testamento

Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo. (Gl 3,27)

O Evangelho comentado cada dia

17º Domingo do Tempo Comum
Jo 6,1-15

Lectio DivinaLeitura: Um dos discípulos, andré, o irmão de Simão Pedro, disse: "Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixe. Mas o que é isso para tanta gente?" 
Meditação: Quantas vezes diante de situações semelhantes a do evangelho, acabei fazendo a mim e aos outros a mesma pergunta de abdré: "Mas o que é isto para tanta gente? "Já parei para pensar sobre o que esta pergunta esconde e ou revela sobre a minha fé?
Oração: Obrigado, Senhor, por tantos homens e mulheres que diariamente se entregam à tarefa de distribuir aos irmãos o Pão do Céu e o Pão da Terra.
Ação: Ao invés de me justificar, obedecerei à ordem do Senhor: "Fazei sentar as pessoas".

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (João 6,1-15)

Domingo, 29 de Julho de 2012
17º Domingo Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.
2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes.
3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos.
4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5Levantando o olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?”
6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.
7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.
8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isto para tanta gente?”
10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.
12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”
13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido.
14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”.
15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Marta

29 de Julho

Santa Marta Hoje lembramos a vida de Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e teólogos encontram em Marta e sua irmã Maria, a figura da vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria). O nome Marta vem do hebraico e significa "senhora".

No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe: "... Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa" (Lc 10,38).

Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro.

A tradição nos diz que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, saíram de Bethânia e tiveram de ir para França, onde se dedicaram à evangelização. Santa Marta é considerada em particular como patrona das cozinheiras e sua devoção teve início na época das Cruzadas.

Santa Marta, rogai por nós!

sábado, 28 de julho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Um amigo verdadeiro nos conduz para o céu

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos” (Jo 15,13). É desta forma que Jesus expressa a beleza e a grandeza do dom da amizade, cuja fonte é o próprio Deus, e dela podemos beber sempre, porque jamais se esgotará.
O amigo por excelência, que todos nós precisamos ter, é Jesus, e o maravilhoso é que Ele nos considera Seus amigos. Todas as outras amizades devem ser por causa d’Ele.
A amizade tem a sua origem no céu; é um dom que nasce do coração de Deus. Um verdadeiro amigo tem uma forte influência na nossa vida, a ponto de ele poder nos ajudar em certas coisas, que, muitas vezes, nem a nossa família consegue fazê-lo.
Peçamos hoje a Jesus a graça de vivermos na Sua amizade.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia



Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente.

Santo Agostinho

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Minha filha, a tua compaixão por Mim é um alívio para Mim. A tua alma adquire uma beleza singular quando medita sobre a Minha Paixão. (D. 1657).

Orando com o Antigo Testamento

Guarda teu coração acima de todas as outras coisas porque dele brotam todas as fontes da vida. Preserva tua boca de toda malignidade, longe de teus lábios a falsidade. Examina o caminho onde colocas os pés. (Pr 4,23-27)

Orando com o Novo Testamento

Eu vivo, mas já não sou eu, é Cristo que vive em mim; a minha vida presente na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que amou e se entregou por mim. (Gl 2,20)

O Evangelho comentado cada dia

16ª Semana do Tempo Comum
Mt 13-24-30


É evidente a lição de compreensão e tolerância que Jesus quer nos ensinar por meio da parábola de hoje. Ao mesmo tempo em que somos intolerantes para com as faltas dos outros, somos extremamente rápidos para nos autojustificarmos. Precisamos estar muito atentos: o mal e o bem não estão apenas fora de nós, eles podem estar muito atentos: o mal e o bem não estão apenas fora de nós, eles podem estar, e estão, dentro de nossos coração. Que o nosso coração de discípulos aprenda do coração de Jesus as virtudes capazes de suplantar o joio: tolerância, indulgência, paciência e discernimento.

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Mateus 13,24-30)

Sábado, 28 de Julho de 2012
16ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio.
27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!’”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Celestino

28 de Julho

São Celestino Com satisfação nós lembramos da santidade do Papa Celestino I, que governou a Igreja dos anos 422 até 432. Ele nasceu na Itália e, ao ser escolhido para governar a Igreja do Cristo, usou muito bem o cajado da justiça e paz.

No tempo dele havia a auto-suficiência do Pelagianismo que, embora condenado no Concílio de Cartago, perdurava querendo "contaminar" os cristãos, pois afirmava uma "auto salvação".

Combatente também contra a heresia do Nestorianismo - que afirmava ter Jesus duas naturezas e duas pessoas - São Celestino fez de tudo para condenar o erro e pecado sem deixar de amar o errado e o pecador; assim viveu na santidade, até entrar na eterna casa dos santos em 432.


São Celestino, rogai por nós!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

O essencial é divino e somente Deus pode nos dar

Todos nós, sem nenhuma exceção, precisamos nos encontrar com Jesus e desejar, do fundo do coração, esse encontro, porque esta é a nossa maior necessidade.
Nem nós mesmos, na maioria das vezes, sabemos discernir o que é essencial para a nossa vida, mas quando nos encontramos com o Senhor tudo passa a ter um novo sentido, um novo brilho, os nossos olhos ficam iluminados e tudo se faz novo. Desse modo, somos saciados por Deus em todas as nossas necessidades e aprendemos a discernir o que é importante e o que é essencial, porque, muitas coisas, são importantes, mas poucas são essenciais: o essencial é divino e somente Deus pode nos dar.
O desejo do Pai é que “todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (I Tm 2,4).
Deus sabe o que é bom para cada um de nós.
Senhor, nós confiamos na Sua bondade para conosco.

Frase do dia


Nosso fim deve ser nossa perfeição; nossa perfeição é Cristo.

Santo Agostinho

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Minha filha, medita com frequência sobre os sofrimento que por ti suportei, e nada do que sofres por Mim te parecerá grande. Tu Meu agradas mais quando meditas sobre a Minha dolorosa Paixão. Une os teus pequenos sofrimentos com a Minha dolorosa Paixão, para que tenham valor infinito diante de Minha majestade (D. 1512).

Orando com o Antigo Testamento

Meu filho, ouve as minhas palavras, inclina teu ouvido aos meus mandamentos. que eles não se afastem de seus olhos, conservar-os no íntimo do teu coração. Pois são vida para aqueles que os encontram, saúde para todo corpo. (Pr 4,20-22)

Orando com o Novo Testamento

Ninguém se justifica pela prática da lçei, mas somente pela fé em Jesus Cristo. (Gl 2,15b)

O Evangelho comentado cada dia

16ª Semana do Tempo Comum
Mt 13,18-23


O que torna nosso existir um campo de tiranias é a nossa obsessiva busca do "cem por um". Na conhecida párabola do semeador, da semente e do terreno, Jesus nos convida a prestar mais atenção àquilo que vem antes e que dá qualidade ao nosso existir e Ação: escuta e entendimento. Só teremos raízes profundas, constância, perseverança e discernimento, quando tivermos a coragem de romper definitivamente com a superficialidade. Quando isto acontecer, entenderemos que para Deus não importa a porcentagem, mas sim a beleza e o sabor do fruto!

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Mateus 13,18-23)

Sexta-Feira, 27 de Julho de 2012
16ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo. 22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto. 23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Pantaleão

27 de Julho

São Pantaleão O santo de hoje viveu no séc. III e IV da era cristã, durante um período de intensa perseguição aos cristãos que não podiam professar a própria fé, pois o que predominava naquela época era o culto aos deuses pagãos.

Pantaleão era filho de Eustóquio, gentio e de Êubola, cristã. Sua mãe encaminhou-o na fé cristã. Após o falecimento de sua mãe, Pantaleão foi aplicado pelo pai aos estudos de retórica, filosofia e medicina.

Durante a perseguição, travou amizade com um sacerdote, exemplo de virtude, Hermolau, que o persuadiu de Nosso Senhor Jesus Cristo ser o autor da vida e o senhor da verdadeira saúde.

Um dia que se viu diante de uma criança morta por uma víbora, disse para consigo: "Agora verei se é verdade o que Hermolau me diz". E, segundo isto, diz ao menino: "Em nome de Jesus Cristo, levanta-te; e tu, animal peçonhento, sofre o mal que fizeste". Levantou-se a criança e a víbora ficou morta; em vista disso, Pantaleão converteu-se e recebeu logo o santo batismo.

Acabou sendo convocado pelo imperador Maximiano como seu médico pessoal. As milagrosas curas que em nome de Jesus Cristo realizava, suscitaram a inveja de outros médicos, que o acusaram de cristão perante o imperador que, por sua vez, o mandou ser amarrado a uma árvore e degolado.

Desta forma, assumindo a coroa do martírio, São Pantaleão passou desta vida para a vida eterna.


São Pantaleão, rogai por nós!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Vamos adorar a Deus?

Senhor está conosco todos os dias, mas quanto tempo nós estamos com Ele?
Deus sente saudade de nós e aguarda ansiosamente o nosso retorno para vivermos numa profunda comunhão com Ele em todos os momentos da nossa vida. Hoje é o dia de voltarmos à presença do Altíssimo, onde quer que estejamos.
O próprio Senhor nos chama: “Vinde a mim vós todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11,28).
A maior graça para a nossa vida é viver com Jesus. Quando estamos com Ele tudo é bom e nada nos parece difícil, por mais desencontrado que esteja tudo à nossa volta. Estar com Jesus é um paraíso. Se Ele está conosco nenhum inimigo poderá nos prejudicar ou abater.
Vamos adorar a Deus hoje? Na sua paróquia ou na igreja mais perto o Senhor está esperando por você. Mas se você não tem como fazer isso, não se esqueça de que Jesus está em seu coração: adore-O em espírito e em verdade.
Senhor, ensina-nos a adorá-Lo.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Todos os bons pastores são, na realidade, como membros do único Pastor e formam uma só coisa com Ele. Quando eles apascentam, é Cristo quem apascenta.

Santo Agostinho

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Ouve, Minha filha! Embora todas as obras que surgem da Minha vontade estejam sujeitas a grandes sofrimentos, reflete se alguma delas esteve sujeita a maiores dificuldades do que a obra diretamente Minha - a obra da Redenção. Não deves preocupar-te demais com as adversidades. O mundo não é tão forte como parece; sua força é estritamente limitada (D. 1643).

Orando com o Antigo Testamento

Que teu coração retenha minha palavras; guarda meus preceitos e viverás. (Pr 4,4)

Orando com o Novo Testamento

Irmãos, vivei com alegria. Tendei a perfeição, animai-vos, tenhais um só coração, vivei em paz, e o Deus de amor e paz estará convosco. Saudai-vos com o beijo santo. (2Cor 13,11-13)

O Evangelho comentado cada dia

16ª Semana do Tempo Comum
Mt 13,10-17 (ou Mt 13-16-17)


Temos consciência, Senhor, de que vosso infinito amor não se cansa de nos revelar os "Mistérios do Reino dos Céus". No entanto, em certos ou quem sabem em muitos momentos de nosso existir, nos tornamos surdos e cegos para com vossa Palavra. Diante desta constatação, concedei-nos Senhor a disponibilidade necessária para escutar a vossa palavra e a receptividade de coração e vida para entendê-la, acolhê-la e praticá-la.

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Mateus 13,16-17)

Quinta-Feira, 26 de Julho de 2012
São Joaquim e Sant’Ana

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Joaquim e Sant'Ana

26 de Julho

São Joaquim e Sant'Ana Com alegria celebramos hoje a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant'Ana.

Em hebraico, Ana exprime "graça" e Joaquim equivale a "Javé prepara ou fortalece".

Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant'Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora.

Sant'Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.

O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant'Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça.

A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.


São Joaquim e Sant'Ana, rogai por nós!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

A ousadia de recomeçar

Nós precisamos ter a coragem de começar tudo de novo, de maneira alguma podemos nos acomodar com o que já fazemos e já sabemos. A vida é movimento; é um aprendizado constante; é a capacidade de sempre dar respostas diferentes. É a sensibilidade de perceber que precisamos mudar certos hábitos, de agir e não de simplesmente reagir; é ter a ousadia de recomeçar, de ser quem somos, de enfrentar os desafios, de nos colocar a serviço dos que necessitam, na certeza de que nunca estamos sozinhos, porque Jesus está sempre conosco auxiliando-nos e mostrando-nos por onde devemos seguir.
Muitas vezes, não avançamos porque temos medo de errar. Coloquemo-nos a caminho e comecemos tudo de novo, porque unidos ao Senhor tudo podemos.
“Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13).
Jesus, eu confio em Vós!

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Minha filha, não tenhas medo do que virá sobre ti. Não te deixarei sofrer acima das tuas forças. Conheces o poder da Minha graça, que isso seja suficiente (D. 1491).

Orando com o Antigo Testamento

Que te coração deposite toda sua confiança no Senhor! Não te firmes em tua própria sabedoria! Sejam quais forem os teus caminhos, pensa nele, e ele aplainará tuas sendas. (Pr 3,5)

Orando com o Novo Testamento

Se for preciso que a gente se glorie, eu me gloriarei na minha fraqueza. (2Cor 11,30)

O Evangelho comentado cada dia

16ª Semana do Tempo Comum
Mt 20,20-28


O Reino anunciado por Jesus não segue os padrões humanos de domínio e poder. Os apóstolos, aos poucos, foram aprendendo do Mestre que, no reinado de Deus, o que é importante não é ocupar uma posição honrosa, mas seguir Jesus no seu caminho de entrega e de serviço aos mais necessitados. A autoridade daqueles que presidem a comunidade cristã deve ser fundamentada e exercida no serviço e entrega aos demais, assim como fez Jesus até as últimas consequências. O cristão deve opor-se a todo esquema de poder e domínio que escraviza o ser humano.

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Mateus 20,20-28)

Quarta-Feira, 25 de Julho de 2012
São Tiago Maior

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.
22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Tiago Maior

25 de Julho

São Tiago Maior Nascido em Betsaida, este apóstolo do Senhor era filho de Zebedeu e de Salomé e irmão do apóstolo João, o Evangelista.

Pescador juntamente com seu irmão João, foi chamado por Jesus a ser discípulo d'Ele. Aceitou o chamado do Mestre e, deixando tudo, seguiu os passos do Senhor.

Dentre os doze apóstolos, São Tiago foi um grande amigo de Nosso Senhor fazendo parte daquele grupo mais íntimo de Jesus (formado por Pedro, Tiago e João) testemunhando, assim, milagres e acontecimentos como a cura da sogra de Pedro, a Transfiguração de Jesus, entre outros.

Procurou viver com fidelidade o seu discipulado. No entanto, foi somente após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes que São Tiago correspondeu concretamente aos desígnios de Deus. No livro dos Atos dos Apóstolos, vemos o belo testemunho de São Tiago, o primeiro dentre os doze apóstolos a derramar o próprio sangue pela causa do Evangelho:

"Por aquele tempo, o rei Herodes tomou medidas visando maltratar alguns membros da Igreja. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João" (At 12,1-2).

Segundo uma tradição, antes de ser martirizado, São Tiago abraçou um carcereiro desejando-lhe "a Paz de Cristo". Este gesto converteu o carcereiro que, assumindo a fé em Jesus, foi martirizado juntamente com o apóstolo.

Existe ainda outra tradição sobre os lugares em que São Tiago passou, levando a Boa Nova do Reino. Dentre estes lugares, a Espanha onde, a partir do Século IX, teve início a devoção a São Tiago de Compostela.


São Tiago Maior, rogai por nós!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Tarde de Louvor

A RCC Taguatinga convida a todos a estarmos juntos neste domingo.Vamos rezar pelas nossa famílias!!!

Deixe Jesus tocar seu Coração

Como viver cada momento

Em nossa vida há grandes momentos de festa, de alegrias, de encontros e visitas. É importante que aconteçam esses momentos para retemperar as nossas forças, razão pela qual devemos vivê-los intensamente, porque fazem parte da nossa caminhada terrena.
No entanto, não podemos perder de vista o nosso dia a dia simples, feito de pequenos gestos, de lutas, vitórias, sofrimentos, quedas e retomadas, porque Deus nos dá uma graça própria para cada momento a fim de que vivamos santamente, como Ele nos ensina nas Sagradas Escritura: “Sede santos, porque eu sou santo” (I Pd 1,16). Todos os momentos da nossa história são importantes para o nosso crescimento e santificação, tanto os dolorosos como os felizes; não podemos deixar de lado nenhum deles.
Diante de muitas situações ao longo do dia nos perguntamos: “Como devo agir?” Há uma regra de ouro no Evangelho que pode conduzir toda a nossa trajetória: “Tudo o que quereis o que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” (Mt 7,12). Ao vivermos guiados por essa verdade nossa existência adquire um verdadeiro e edificante sentido e, dessa forma, vamos nos santificando pouco a pouco.
Senhor, ensina-nos a viver bem cada instante da nossa vida.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Nada é mais infeliz que a felicidade dos pecadores.

Santo Agostinho

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Minha discípula, demostra grande amor para com aqueles que te infligem sofrimentos, faz o bem àqueles que te odeiam (...) O sentimento nem sempre está em teu poder. conhecerás que tens amor, se, depois de experimentar dissabores e contrariedades, não perderes a calma, mas rezares por aqueles que te fizeram sofrer e se lhes desejares o bem (D. 1628).

Orando com o Antigo Testamento

Meu filho, não te esqueças de meu ensinamento e guarda meus preceitos em teu coração. (Pr 3,1)

Orando com o Novo Testamento

Sinto vergonha de o dizer: temos mostrado demasiada fraqueza. (2Cor 11,21)

O Evangelho comentado cada dia

16ª Semana do Tempo Comum
Mt 12,46-50


No evangelho de hoje, de forma discreta e silenciosa, mas em plenitude de missão e vida, aparece a figura materna de Maria. O evangelista se limita a dizer: "Tua Mãe". Mas ao dizer isto, está dizendo tudo, pois ela é verdadeiramente a Mãe, a primeira entre os discípulos de Jesus, aquela que em plenitude fez a vontade do Pai: ""Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra". Mãe querida, concede a todos nós, discípulos do teu Filho, as virtudes do teu coração: fé robusta, esperança alegre e caridade ardente.

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Mateus 12,46-50)

Terça-Feira, 24 de Julho de 2012
16ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.
48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Charbel

24 de Julho

São Charbel O santo de hoje nasceu no norte do Líbano, num povoado chamado Bulga-Kafra, no ano de 1828. Proveniente de uma família cristã e centrada nos valores do Evangelho, muito cedo precisou conviver com a perda de seu pai.

Após discernir o seu chamado à vida religiosa, com 20 anos ingressou num seminário libanês maronita. Durante o Noviciado, trocou seu nome de batismo (José) por Charbel. Mostrou-se um homem fiel às regras, obediente à ação do Espírito Santo e penitente.

Após sua ordenação em 1859, enfrentou muitas dificuldades, dentre elas a perseguição ferrenha aos cristãos com o martírio de muitos jovens religiosos e a destruição de inúmeros mosteiros em sua época. Em meio a tudo isso, perseverou na fé, trazendo consigo as marcas de uma vocação ao silêncio, à penitência e à uma vida como eremita.

Aos 70 anos, vivendo num ermo dedicado a São Pedro e São Paulo, com saúde bastante fragilizada, discerniu que era chegada a hora de sua partida para a Glória Celeste. Era Véspera de Natal. E no dia 24 de Dezembro, deitado sobre uma tábua, agonizante, entregou sua vida Àquele que concede o prêmio reservado aos que perseveram no caminho de santidade: a vida eterna.

São Charbel, rogai por nós!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Livre-se do sentimento de culpa

Mergulhar no amor de Deus é o segredo para nos livrarmos do sentimento de culpa. Tudo o que nos escraviza não vem d’Ele Deus. Muitas pessoas, por falta de conhecimento e discernimento, acham que fazer a vontade do Senhor as torna escravas. É bem o contrário: quanto mais abrimos mão da nossa vontade, para fazer a vontade divina, tanto mais nos tornamos livres, porque o Altíssimo nos fez livres e para a liberdade.
É claro que o conceito de liberdade do Criador não é o mesmo desta falsa liberdade semeada por aí, em que, de maneira irresponsável, as pessoas realizam as ações por conta própria, acarretando sérias consequências para o resto de suas vidas.
“Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade” (Gl 5,13).
Muitas pessoas carregam um terrível sentimento de culpa e se deixam destruir por esse mal. Mergulhe no infinito amor de Deus e imediatamente todo esse sentimento terá fim.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Guarda a ordem e a ordem te guardará.

Santo Agostinho

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Porque és criança, ficarás junto do Meu Coração. Agrada-Me mais a tua simplicidade do que as mortificações (D. 1617).

Orando com o Antigo Testamento

Aquele que me ecuta, porém , habitará com segurança, viverá tranquilo, sem recear dano algum. (Pr 1,33)

Orando com o Novo Testamento

Não e de espantar: pois, se o próprio Maligno se transfigura em anjo de luz, parece bem normal que seus ministros se disfarcem em ministros de justiça, cujo fim, no entanto, será segundo suas obras. (2Cor 11,14)

O Evangelho comentado cada dia

16ª Semana do Tempo Comum
Mt 12,38-42


Quando nos falta fé e nos fechamos à prática dos atos que expressam a verdadeira conversão, os milagres passam a ser provas sensacionais e banalizadas. Como consequência deste agir, Jesus Cristo, o "Sinal de Deus" para o mundo, passa a ser visto apenas como uma personagem que marcou a história da humanidade. Nos abramos à lição do evangelho de hoje: penitência e a sabedoria humilde da fé e do amor são o que avaliza e expressa a nossa conversão.

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Mateus 12,38-42)

Segunda-Feira, 23 de Julho de 2012
16ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Brígida

23 de Julho

Santa Brígida A santa de hoje nasceu na Suécia, no ano de 1302. Ela foi entregue em casamento a um jovem chamado Wulfon, príncipe de Nerícia.

Ao casar-se com Wulfon, Santa Brígida assumiu, com orações e sacrifícios, a missão de lutar pela conversão de seu esposo, um homem entregue aos vícios e paixões desregradas.

Santa Brígida alcançou esta graça. E, juntamente com seu esposo (agora convertido) numa vida com muitas práticas de piedade, foram a diversas peregrinações, até que aos 32 anos Wulfon veio a falecer.

Agora viúva e mãe de 8 filhos, Santa Brígida dedicou-se inteiramente ao serviço dos mais necessitados, cuidando dos enfermos (dentro de um hospital fundado por ela mesma e por seu esposo). E tudo isto sem perder de vista a formação cristã de seus filhos.

Devota do Sagrado Coração de Jesus e da Santíssima Virgem, Santa Brígida passava horas em adoração a Jesus Sacramentado. Inspirada pelo Espírito Santo, fundou uma Ordem feminina e outra masculina. Consagrou-se na vida religiosa, e em meio a sofrimentos e inspirações reveladoras do próprio Jesus, aprofundou-se no mistério do Cristo crucificado, até que mergulhasse definitivamente neste mistério, quando em Roma, aos 71 anos, entrou na eternidade.


Santa Brígida, rogai por nós!

domingo, 22 de julho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

O Amigo de todas as horas

Todos nós temos necessidade de ter alguém que se comprometa conosco e que abrace a nossa causa, defendendo-nos, ajudando-nos e cuidando de nós. Temos necessidade de ser amados e acolhidos, principalmente nos momentos de dificuldade.
Precisamos tomar consciência de que não estamos sozinhos, porque o próprio Senhor nos prometeu que estará conosco todos os dias da nossa vida. Por isso, nos enviou Seu Espírito Santo!
É a Cristo que devemos recorrer sempre, porque Ele sempre nos chama e nos consola: “Vinde a mim vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” (Mateus 11, 28-30).
Descansemos em Jesus e deixemo-nos cuidar por Ele. Façamos um ato de entrega de todas as nossas preocupações e inquietações a Ele, porque o Senhor sabe como fazer e como resolver todas as situações.
Com confiança, aproximemo-nos de Nosso Senhor Jesus Cristo e oremos incessantemente ao longo deste dia:
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Os trabalhos da Igreja não terão fim até que se acabem os séculos.

Santo Agostinho

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
(...) Minha filha, ainda que falasses ao mesmo tempo todas as línguas dos homens e dos Anjos, mesmo assim não dirias demais, mas pelo contrário, conseguirias glorificar apenas uma pequena parcela da Minha bondade - da Minha insondável misericórdia...  (D. 1605).

Orando com o Antigo Testamento

Convertei-vos às minhas admoestações, espalharei sobre vós o meu espírito, ensinar-vos-ei minhas palavras. (Pr 1,23)

Orando com o Novo Testamento

Temo que, como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim se corrompam os vossos pensamentos e se apartem da sinceridade para com Cristo. (2Cor 11,3)

O Evangelho comentado cada dia

16º Domingo do Tempo Comum
Mc 6.30-34

Lectio Divina
Preparando a Oração: Escolher um lugar apropriado para oração. Fazer silêncio e desligar-se das preocupações do dia a dia. Pedir as luzes do Espírito Santo para ouvir, rezar, pedir e agradecer como convém.

Leitura: Ler o texto de modo lento e saboreando as palavras; não ter pressa pra terminar. Imaginar as cenas e as pessoas a partir do que foi lido. Permita que a Palavra penetre o mais íntimo do seu ser.
Meditação: É hora de ruminar e saborar a Palavra. Não coloque resistência à ação do Espírito Santo e dixe que a Palavra ilumine as realidades obscuras da sua vida.
Oração: A oração brotará como fruto da meditação. Poderão brotar louvores, súplicas, pedidos de perdão, oferta e até adoração. Deixe o Espírito rezar em ti e por ti!
Ação: Agora você fará o seu compromisso. Cuide para que seja o mais prático possível.
Oração do Pai-Nosso: Termino agradecendo ao Pai celeste este precioso tempo de graça e conversão.

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Marcos 6,30-34)

Domingo, 22 de Julho de 2012
16º Domingo Comum

— O Senhor esteja convosco
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado.
31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer.
32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.
34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Maria Madalena

22 de Julho

Santa Maria Madalena Natural de Mágdala, na Galileia, Maria Madalena foi contemporânea de Jesus Cristo, tendo vivido no Século I. O testemunho de Maria Madalena é encontrado nos quatro Evangelhos:

"Os doze estavam com ele, e também mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças. Maria, dita de Mágdala, da qual haviam saído sete demônios..." (Lc 8,1-2).

Após ter sido curada por Jesus, Maria Madalena coloca-se a serviço do Reino de Deus, fazendo um caminho de discipulado, de seguimento a Nosso Senhor no amor e no serviço. E este amor maduro de Maria Madalena levou-a até ao momento mais difícil da vida e da missão de Nosso Senhor, permanecendo ao lado d'Ele:

"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena" (Jo 19,25).

Maria Madalena foi a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus:

"Então, Jesus falou: 'Maria!' Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: 'Rabûni!' (que quer dizer: Mestre)" (Jo 20,16).

A partir deste encontro com o Ressuscitado, Maria Madalena, discípula fiel, viveu uma vida de testemunho e de luta pela santidade.

Existe também uma tradição de que Maria Madalena, juntamente com a Virgem Maria e o Apóstolo João, foi evangelizar em Éfeso, onde depois veio a falecer nesta cidade.

O culto à Santa Maria Madalena no Ocidente propagou-se a partir do Século XII.

Santa Maria Madalena, rogai por nós!