Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



sábado, 30 de junho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

As delicadezas do amor de Deus


O amor consiste no seguinte: “Não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele quem nos amou e nos enviou o seu Filho como vítima expiatória pelos nossos pecados” (I Jo 4,10)
O fato de sabermos reconhecer as delicadezas do amor divino na trama ordinária da vida é uma graça do Senhor. Compreender isso é uma autêntica profissão de fé. Na realidade, não somos nós quem procuramos estar perto de Deus para tentar atingi-Lo e amá-Lo, mas é Ele quem nos busca até o momento em que consegue abrir uma brecha em nosso coração.
Não podemos nos deixar escravizar pela dor, pelo medo, pelos contratempos inesperados, pelas coisas passageiras deste mundo… Para conseguirmos ver a vida com os olhos da fé e superar essas escravidões precisamos nos deixar inundar e conduzir pelo Espírito Santo de Deus.
Viva o tempo que se chama hoje, seja de alegria ou de tribulação, tendo a graça do Espírito Santo como suporte em todas as suas ações.
Peçamos, hoje, ao Senhor, a graça de conhecê-Lo profundamente e de ter uma fé sólida na Sua Palavra e no Seu amor.
Senhor, dá-nos um coração sensível à Sua presença para que possamos reconhecê-Lo e amá-Lo como Nosso Senhor e amigo.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia

"A fim de preservar sua pureza, os jovens rapazes devem receber frequentemente os Sacramentos, especialmente o da confissão" (São Felipe Neri)

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Abri o Meu Coração como fonte viva de misericórdia; que dela tirem vida todas as almas, que se aproximem desse mar de misericórdia com grande confiança. Os pecadores alcançarão justificação, e os justos serão confirmados no bem. O que confiou na Minha misericórdia, derramarei na hora da morte a Minha divina paz na sua alma. (D. 1520).

Orando com o Antigo Testamento

O Senhor  é minha força, minha coragem; ele é meu salvador. Este é o dia que o Senhor fez. Seja para nós um dia de alegria e felicidade. (Sl 117,14-24)

Orando com o Novo Testamento

Por alto preço fostes comprados, não vos torneis escravos de homens. (1Cor 7,23)

O Evangelho comentado cada dia

12ª Semana do Tempo Comum
Mt 8,5-17


"Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado. "Palavras tão forte, verdadeiras e reveladoras, só poderiam nascer de um coração humilde e que sabe confiar! O evangelho de hoje nos mostra que a humildade e a confiança são pressupostos esseciais da fé. Devemos confiar em Jesus Cristo, a Palavra realizadora dos gestos amorosos do Pai. Devemos aceitar tanto o "dia" quanto a "noite" da nossa fé sem ceder à frágil segurança do palpavél.

Santo do dia

Protomártires da Igreja de Roma

30 de Junho

Protomártires da Igreja de Roma Depois da solenidade universal dos apóstolos São Pedro e Paulo, a liturgia nos apresenta a memória de outros cristãos que se tornaram os primeiros mártires da Igreja de Roma, por isso, protomártires.

O testemunho dos mártires da nossa Igreja nos recorda o que é essencial para a vida, para o cristão, para sermos felizes em Deus, principalmente nos momentos mais difíceis que todos nós temos.

Os mártires viveram tudo em Cristo.

No ano de 64, o imperador Nero pôs fogo em Roma e acusou os cristãos. Naquela época a comunidade cristã, vítima de preconceitos, era tida como uma seita, e inimiga, pois não adoravam o Imperador.

Qualquer coisa que acontecia de negativo, os cristãos eram acusados. Por isso, foram acusados de terem posto fogo em Roma, e a partir daí, no ano 64, começaram a ser perseguidos.

Os escritos históricos em Roma narram que os cristãos eram lançados nas arenas para servirem de espetáculo ao povo, junto às feras. Cobertos de piches, como tochas humanas e muitos outros atos atrozes.

E a resposta era sempre o perdão e a misericórdia.

O Papa São Clemente I escreveu: “Nos encontramos na mesma arena e combatemos o mesmo combate. Deixemos as preocupações inúteis e os vãos cuidados e voltemo-nos para a gloriosa e venerável regra da nossa tradição: consideremos o que é belo, o que é bom e o que é agradável ao nosso criador.”

Protomártires da Igreja de Roma, rogai por nós!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Como reconhecer um verdadeiro amigo?


Cultivemos uma verdadeira amizade com Jesus, porque Ele é um amigo fiel e bondoso e nunca nos abandona em nenhum momento da nossa vida. Todos os nossos relacionamentos devem ser alimentadas no Senhor, “porque a amizade cuja fonte é Deus nunca se acaba” (Santa Catarina de Senna).
Diante de um verdadeiro amigo não precisamos dizer nada, ele é capaz de perceber se estamos bem ou não, e até de nomear o que estamos sentindo, quando, muitas vezes, nem nós mesmos entendemos o que está se passando em nosso interior.
É desejo do Coração de Jesus que sejamos amigos d’Ele, como Ele o era de Marta, Maria, Lázaro e tantos outros.
“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Mas chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai” (Jo 15,15).
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia

"Então, caro amigos, quando é que começaremos a amar a Deus?"(São Felipe Neri)

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Minha filha, não podes desanimar. Sei que confias em Mim sem limites, sei que conheces a Minha bondade e a Minha misericórdia. Então, talvez possamos conversar detalhadamente sobre tudo o que aflige o teu coração (...) Fala Comigo com simplicidade, como entre amigos. Então, diz-Me, Minha filha, o que te detém na caminho da santidade?... (D. 1486).

Orando com o Antigo Testamento

Comigo está o Senhor, nada temo; que mal me poderia ainda fazer um ser humano.      (Sl 117,6)

Orando com o Novo Testamento

Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma. (1Cor 6,12)

O Evangelho comentado cada dia

12ª Semana do Tempo Comum
Mt 8,1-4


Ao realizar os milagres, Jesus não mostrava apenas seu poder taumaturgo, mas principalmente seu amor para com o ser humano. Cada milagre proclamava e continua proclamando que Ele é a fonte do nosso existir em plenitude, nossa esperança e libertação. Outro aspecto muito importante que podemos extrair do evangelho de hoje é o dado da fé. Precisamos da fé para receber o milagre...Precisamos da fé para sermos homens e mulheres entregues à fascinantes tarefa de amar e libertar os irmãos atingidos pela dor... Também nós podemos ser um milagre para os outros!

Santo do dia

São Pedro e São Paulo Apóstolos

29 de Junho

São Pedro e São Paulo Apóstolos Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.

Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.

Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.

Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.

Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.

Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".


São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Você tem um coração grato ao Senhor?


Deus é bondade sem fim em perdoar nossos pecados. Nós O ofendemos muito, O ofendemos com nosso coração ingrato e orgulhoso, com nossa língua sempre pronta a falar e julgar; com nossos pensamentos… Somos realmente muito ingratos e maus. E, apesar de tudo isso, o Senhor não nos deixa de amar.
Deus ama a cada um pessoalmente, com amor terno, um amor generoso, como nenhum homem saberia amar.
Tão grande é o amor de Deus Pai por nós que Ele deu Seu Filho único para nos redimir de nossos pecados. Por quantas humilhações Cristo passou para nos salvar! Tudo para ser instrumento de nossa salvação. Quão bom é Deus para conosco!
Nós ainda não amávamos e Ele já nos tinha amor. Quantas graças, milagres e prodígios recebemos do Senhor! Devemos buscar o sacramento da confissão o quanto antes a fim de que estejamos livres do remorso, da escravidão e do pecado, e não mais fiquemos às portas do inferno. Dessa forma encontraremos a paz e nos tornaremos novamente filhos de Deus, herdeiros do Céu.
Que durante este dia nosso coração esteja cheio de amor e gratidão por Aquele que deu a vida por e a nós.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia

"Em matéria de pureza, não há maior perigo do que não temer o perigo. Quando o homem não desconfia de si mesmo e está sem medo, tudo está acabado para ele" (São Felipe Neri)

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Minha filha, exorta as almas a rezarem esse terço que  te dei. Pela recitação deste Terço agrada-Me dar tudo o que Me peçam. quando os pecadores emperdernidos o recitarem, encherei de paz as suas almas, e a hora da morte deles será feliz (...) Escreve que, quando recitarem esse Terço junto aos agonizantes, Eu Me colocarei entre o Pai e a alma agonizante não como justo Juíz, mas como Salvador misericordioso. (D. 1541).

Orando com o Antigo Testamento

Louvai o Senhor, porque ele é bom; porque eterna é a sua misricórdia. (Sl 117,1)

Orando com o Novo Testamento

Fostes lavados, fostes santificados, fostes justificados, em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito de nosso Deus. (1Cor 6,11)

O Evangelho comentado cada dia

12ª Semana do Tempo Comum
Mt 7,21-29


Cumprir a vontade de Deus supõe conhecer o querer divino. Mas, onde e como encontrar um caminho seguro, sem os desvios provocados pela tendência ilusória do nosso subjetivismo religioso? Sem dúvida alguma, encontramos este caminho naquele que se definiu como o caminho, a verdade e a vida, Jesus de Nazaré! Jesus nos afirma, com as palavras e obras, que quem põe em prática a sua palavra, edifica a casa sobre a rocha. Queremos, Senhor, manter firmes a nossa fé e esperança, fazer vossa vontade e ser reconhecidos como bons operários ao final de nosso trabalho.

Santo do dia

Santo Irineu

28 de Junho

Santo Irineu Celebramos a memória do grande bispo e mártir, Santo Irineu que, pelos seus escritos, tornou-se o mais importante dos escritores cristãos do século II. Nascido na Ásia Menor, foi discípulo de São Policarpo, que por sua vez conviveu diretamente com o Apóstolo São João, o Evangelista.

Ao ser ordenado por São Policarpo, Irineu foi para a França e assumiu várias funções de serviço à Igreja de Cristo (que crescia em número de comunidades e necessidade de pastoreio). Importante contribuição deu à Igreja do Oriente quando foi em missão de paz para um diálogo com o Papa Eleutério sobre a falta de unidade na data da celebração da Páscoa, pois o Oriente corria ao risco de excomunhão, sendo fiel ao significado do seu próprio nome – portador da paz – logrou êxito nessa missão, já que isto nada interferia na unidade da fé.

Ao voltar da missão deparou-se com a morte do bispo Potino, o qual o havia enviado para Roma e, sendo assim, foi ele o escolhido para sucessor do episcopado de Lião. Erudito, simples, orante e zeloso bispo, foi Santo Irineu quem escreveu contra os hereges, sobre a sucessão apostólica e muito dos dados que temos hoje, sobre a história da Igreja do século II. Este grande bispo morreu mártir na perseguição do imperador Severo.

Santo Irineu, rogai por nós!


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Precisamos do olhar de Deus para viver


O olhar de Jesus nos liberta, porque “valemos o que somos diante de Deus” (São Francisco de Assis).
Com muita confiança, hoje, podemos rezar com o salmista: “Sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos. Quando ando e quando repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos” (Sl 138,1-3).
Um dos conselhos que Jesus nos dá é: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus” (Mt 6,1).
Senhor, dê-nos a graça de caminharmos sempre e em todo momento sob o Seu olhar.
Obrigada!
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia

"Com a oração pedimos mais graças a Deus; mas na Santa Missa obrigamos a Deus a no-las dar". (São Felipe Neri)

Dia a dia com a Misericórdia

Santa Faustina nos Relata:
De repente, vi a Imagem (em) uma pequena capela e logo vi como essa pequena capela se transformava num grande e belo santuário. Nesse santuário vi Nossa Senhora com o Menino nos braços. Num certo momento, desapareceu o Menino Jesus dos braços da Mãe de Deus e vi a imagem viva de Jesus crucificado. A Mãe de Deus recomendava-me que eu seguisse contente, tivesse sempre os olhos fixos na Cruz e acrescentou que as graças que Deus me concede não são só para mim, mas também para as outras alma. (D. 561).

Orando com o Antigo Testamento

Louvai o Senhor todas as nações, louvai-o todos os povos. Porque sem limites é sua misericórdia para conosco. E eterna a fidelidade do Senhor. (Sl 116)

Orando com o Novo Testamento

Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porque sois pães ázimos, porque Cristo, nossa Páscoa foi imolado. (1Cor 5,7)

O Evangelho comentado cada dia

12ª Semana do Tempo Comum
Mt 7,15-20


Dizer que os outros são falsos profetas é muito fácil; aliás, é fácil apontar o dedo para os outros! Precisamos estar atentos ao nosso proceder porque, também nós em certos momentos e por várias razões nos disfarçamos de ovelhas. Sei que muitos poderão não concordar comigo e até achar esta conclusão pesada, no entanto, muito cuidado, somos frágeis e podemos beber desta água um dia! O próprio Jesus nos aponta a melhor maneira para examinar as propostas a nós apresentadas como também nos examinar: "Pelos frutos os conhecereis". Precisamos conhecer a fundo as motivações de nosso coração!

Santo do dia

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

27 de Junho

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro A devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a ser propagada a partir de 1870 e espalhou-se por todo o mundo. Trata-se de uma pintura do século XIII, de estilo bizantino. Segundo a tradição, foi trazida de Creta, Grécia, por um negociante. E, desde 1499, foi honrada na Igreja de São Mateus in Merulana..

Em 1812, o velho Santuário foi demolido. O quadro foi colocado, então, num oratório dos padres agostinianos. Em 1866, os redentoristas obtiveram de Pio IX o quadro da imagem milagrosa. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi colocada na Igreja de Santo Afonso, em Roma. De semblante grave e melancólico, Nossa Senhora traz no braço esquerdo o Menino Jesus, ao qual o Arcanjo Gabriel apresenta quatro cravos e uma cruz. Ela é a senhora da morte e a rainha da vida, o Auxílio dos cristãos, o socorro seguro e certo dos que a invocam com amor filial.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Agimos bem quando enxergamos bem


Peçamos, hoje, ao Senhor que retire as escamas dos nossos olhos, para que enxerguemos todas as coisas como de fato são, e não como as julgamos.
Hoje, o Senhor nos dá este conselho: “Não julgueis e não sereis julgados. Pois vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos com a mesma medida com que medirdes ” (Mt 7,1-3). Em outras palavras, Deus está nos dizendo que, antes de falar ou fazer alguma coisa a alguém, precisamos nos colocar no lugar dessa pessoa e nos perguntarmos: “Eu gostaria que fizessem assim comigo?”. Usando sempre esse critério, faremos sempre o bem.
Jesus, dê-nos a graça de enxergar como o Senhor enxerga.
Obrigada, Jesus!
Jesus eu confio em vós

Frase do dia

"Somente a Comunhão pode conservar puro um coração aos vinte anos! Não pode haver castidade sem Eucaristia". (São Felipe Neri)

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Estou satisfeito com o que estás fazendo. Continua tranquila, se fizeres sempre o que estiver ao teu alcance em toda essa Obra da Misericórdia. Que a tua sinceridade diante do confessor seja a maior possível. O demônio não conseguiu nada tentando-te, porque não iniciaste diálogo com ele. Continua a agir assim. Hoje Me deste uma grande glória lutando tão fielmente. Que o teu coração se fortifique e confirme na convicção de que Eu sempre estou contigo, embora não Me sintas no momento da luta. (D. 1499).

Orando com o Antigo Testamento

Que poderei retribuir ao Senhor, por tudo o que ele me tem dado? (Sl 115,3)

Orando com o Novo Testamento

Não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que merece. (1Cor 4,5)

O Evangelho comentado cada dia

12ª Semana do Tempo Comum
Mt 7,6.12-14


Como é difícil valorizarmos as coisas da própria casa, a do vizinho sempre é melhor! O evangelho é a nossa maior riqueza, nosso tesouro, nossa pérola preciosa. Quantas vezes nos queixamos da nossa pobreza espiritual, da falta de alegria em viver e celebrar a fé; quantas vezes somos tentados e até cedemos, deixando de lado nosso tesouro espiritual. Homens e mulheres maduros espiritual e humanamente sabem que na vida sempre existirá uma "porta e um caminho estreito" balizados pela fidelidade e a perseverança. 

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Mateus 7,6.12-14)

Terça-Feira, 26 de Junho de 2012
12ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santos João e Paulo

26 de Junho

Santos João e Paulo Os santos que recordamos hoje pertenceram ao século IV e ali deram um lindo testemunho do martírio no ano de 362, no contexto em que a Igreja de Cristo era perseguida.

Eles pertenciam à Corte de Juliano, o Apóstata, que queria que todos os cristãos se rendessem aos deuses do Império. João e Paulo, porém, renunciaram ao cargo, e se retiraram para uma propriedade onde viveram da caridade e servindo aos pobres, testemunhando acima de tudo o amor a Deus.

Eram irmãos de sangue, mas responderam pessoalmente ao Evangelho.

O Imperador enviou uma autoridade para convencê-los a mudarem de ideia, e oferecerem sacrifícios ao deus Júpiter para não serem condenados.
Após alguns dias, os irmãos não negaram sua fé e acabaram morrendo degolados, testemunhando seu amor a Deus.

São João e São Paulo, rogai por nós!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Deus provê, Deus proverá, sua misericórdia não faltará


Quando no nosso coração há o desejo sincero de agirmos com retidão, de procedermos de acordo com a verdade, o próprio Deus tem a bondade de nos esclarecer e nos indicar o caminho a percorrer das formas mais variadas. Isso pode ocorrer por intermédio de alguém que nos oferece justamente a resposta de que estávamos precisando; ou por meio de determinado texto que nos ensina algo; ou um fato que acontece, entre tantas outras formas encontradas pelo Senhor para nos ajudar.
Quem de nós nunca fez alguma experiência assim? Por vezes até dizemos: “Que coincidência!”, quando, na verdade, é a ação da Divina Providência regendo todas as coisas até o nosso fim último.
Podemos perceber hoje claramente no Evangelho a ação de Deus na vida de São José, angustiado porque Maria aparecera grávida e ele sabia que não era o pai da criança, e o Senhor enviou o socorro na hora certa a ele:
“Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho, e lhe disse: José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado” (Mt 1,20-21.24a).
Rezemos hoje assim: “Deus provê, Deus proverá, Sua misericórdia não faltará!” certos de que o Senhor está conduzindo todas as situações ao nosso redor.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia

"A devoção ao Santíssimo Sacramento e a devoção a Santíssima Virgem são, não o melhor, mas o único meio, para se conservar a pureza". (São Felipe Neri)

Dia a dia com a Misericórdia

Santa Faustina nos Relata:
Em determinado momento o confessor me disse que eu rezasse em sua intenção. comecei uma novena a Nossa Senhora. Essa novena consistia em rezar nove vezes: "Salve Rainha (...). "No final da novena, vi a Mãe de Deus com o Menino Jesus nos braços, e vi também meu Confessor, que estava ajoelhado a Seus pés e conversava com Ela. Não compreendi o que ele dizia a Nossa Senhora, pois eu estava ocupada em conversar com o Menino Jesus, que desceu dos braços de Nossa Senhora e aproximou-se de mim. Não me cansava de admirar Sua beleza. Ouvi depois algumas palavras que Nossa Senhora lhe dizia, mas não ouvi tudo, e são as seguintes: Não sou apenas Rainha do Céu, mas também a Mãe da Misericórdia e tua Mãe (D. 330).

Orando com o Antigo Testamento

O Senhor é bom e justo, cheio de misericordia é nosso Deus. O Senhor cuida dos corações simples; achava-me na miséria e ele me salvou. Volta minha alma à tua serenidade, porque o Senhor foi bom para contigo (Sl 114,5-6)

Orando com o Novo Testamento

Sois o templo de Deus e o Espírito de Deus habita em vós. O templo de Deus é sagrado e isto sois vós. Ninguém se engane a si mesmo. (1Cor 3,16-18)

O Evangelho comentado cada dia

12ª Semana do Tempo Comum
Mt 7,15


Acredito que podemos elencar pelo menos três razões pelas quais não podemos julgar ninguém: o julgamento pertence a Deus, que conhece os mistérios de nosso coração; a medida usada para julgar os outros será a mesma para o nosso julgamento; todos somos imperfeitos e temos uma trave bloqueando a luz da verdade para os nossos olhos. Que o Senhor nos conceda hoje e sempre o dom e a graça da tolerância e da compreensão. Não esqueçamos; um dia alguém precisará ser compreensivo e tolerante comigo; também precisarei ser perdoado.

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Mateus 7,1-5)

Segunda-Feira, 25 de Junho de 2012
12ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não jul­gueis, e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que me­dirdes. 3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Guilherme

25 de Junho

São Guilherme Com grande devoção, hoje, lembramos a santidade de vida de São Guilherme, que nasceu em Vercelli, Itália, no ano de 1085. Órfão muito cedo, foi morar com os familiares que em nada o impediram de seguir Jesus e realizar seus anseios de vida religiosa.

Quando tinha apenas 14 anos, Guilherme saiu com vestes penitenciais para visitar o Santuário de Santiago de Compostela, na Espanha, visando expressar sua caminhada espiritual. Aconteceu que desejava peregrinar para a Terra Santa, mas devido a turbulências políticas, desviou-se e acabou se retirando no Monte Partênio (Monte da Virgem) e ali permaneceu em silêncio, penitência e oração.

São Guilherme, ao começar a construção do Santuário de Nossa Senhora do Monte Virgine, com o tempo, teve de organizar a comunidade dos monges formada a partir de sua total consagração. E desta forma nasceu o primeiro dos vários mosteiros fundados pelo Santo.

Combatente contra o mal, durante os 67 anos de existência ele não admitiu o pecado em sua vida, tanto que diante da malícia de uma mulher, ele preferiu jogar-se em brasas acesas do que nos braços do pecado; e por graça foi preservado milagrosamente de qualquer ferimento.

São Guilherme, rogai por nós!

domingo, 24 de junho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

O caminho da verdadeira liberdade


“Aplica-te a fazer a vontade de outro em vez da tua. Escolhe sempre ter menos e não mais. Busca sempre o último lugar. Sê submisso a todos. Deseja sempre e pede-o na oração – que a vontade de Deus se realize em ti até o fim. É assim que se penetra o domínio da paz e do repouso.
O inimigo emprega todos os recursos para extinguir o teu desejo de agir corretamente e para te afastar do exercício espiritual: do culto aos santos, da recordação de minha paixão, da memória salutar de teu pecado, do cuidado em perseverar teu coração e do firme propósito de crescer na virtude” (A Imitação de Cristo).
Que, nesta Semana Santa, você possa dedicar-se, com empenho, ao caminho da oração e das virtudes.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia

“É possível restaurar as instituições com a santidade, e não restaurar a santidade com as instituições". (São Felipe Neri)

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Fala, porque te escuto a qualquer hora, filha querida. Sempre estou à tua espera. Sobre o que é que desejas falar Comigo? (...) Agradam-Me as tuas palavras, e tua ação de graças abre-te novos tesouros de graças. Mas, Minha filha, talvez pudéssemos falar não em geral, mas em detalhes, sobre o que mais te pesa no coração. Conversemos em confidência, sinceramente, como dois corações que se amam reciprocamente...(D. 1487).

Orando com o Antigo Testamento

Desde o nascer ao pôr-do-sol, seja louvado o nome do Senhor! (Sl 112,3)

Orando com o Novo Testamento

Quanto ao fundamento ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto: Jesus Cristo. (1Cor 3,11)

O Evangelho comentado cada dia

Nascimento de S. João Batista
Lc 1,57-66.80

Lectio Divina
Preparando a Oração: Escolher um lugar apropriado para oração. Fazer silêncio e desligar-se das preocupações do dia a dia. Pedir as luzes do Espírito Santo para ouvir, rezar, pedir e agradecer como convém.

Leitura: Ler o texto de modo lento e saboreando as palavras; não ter pressa pra terminar. Imaginar as cenas e as pessoas a partir do que foi lido. Permita que a Palavra penetre o mais íntimo do seu ser.
Meditação: É hora de ruminar e saborar a Palavra. Não coloque resistência à ação do Espírito Santo e dixe que a Palavra ilumine as realidades obscuras da sua vida.
Oração: A oração brotará como fruto da meditação. Poderão brotar louvores, súplicas, pedidos de perdão, oferta e até adoração. Deixe o Espírito rezar em ti e por ti!
Ação: Agora você fará o seu compromisso. Cuide para que seja o mais prático possível.
Oração do Pai-Nosso: Termino agradecendo ao Pai celeste este precioso tempo de graça e conversão.


Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Lucas 1,57-66.80)

Domingo, 24 de Junho de 2012
Natividade de São João Batista

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.
61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Solenidade do Nascimento de João Batista

24 de Junho

Solenidade do Nascimento de João Batista Com muita alegria, a Igreja, solenemente, celebra o nascimento de São João Batista. Santo que, juntamente com a Santíssima Virgem Maria, é o único a ter o aniversário natalício recordado pela liturgia.

São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou o seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho.

Estudiosos mostram que possivelmente depois de idade adequada, João teria participado da vida monástica de uma comunidade rigorista, na qual, à beira do Rio Jordão ou Mar Morto, vivia em profunda penitência e oração. Pode-se chegar a essa conclusão a partir do texto de Mateus: "João usava um traje de pêlo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre".

O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência (por isso “Batista”). Como nos ensinam as Sagradas Escirturas: "Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo" (Mateus 3,11).

Os Evangelhos nos revelam a inauguração da missão salvífica de Jesus a partir do batismo recebido pelas mãos do precursor João e da manifestação da Trindade Santa.

São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Messias aparecesse. Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado devido ao ódio de Herodíades, que fora esposa do irmão deste [Herodes], com a qual este vivia pecaminosamente.

O grande santo morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: "Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista" (Mateus 11,11).


São João Batista, rogai por nós!


sábado, 23 de junho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

O amor dá sentido a todas as coisas


Há alguém, na sua vida, com quem você não tem contato há muito tempo ou, até mesmo, aconteceu algum desencontro e você ficou indiferente a essa pessoa? Eu lhe dou um conselho: faça uma carta de amor para essa pessoa, dizendo que você a ama e quer perdoá-la ou pedir-lhe perdão; que quer retomar a amizade.
“Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos nos amar uns aos outros” (IJo 4,11). Saiba que as pendências interiores que carregamos e os medos nos fazem viver pela metade. Deus nos criou para viver plenamente e nos fez verdadeiramente livres, portanto, tudo o que nos prende e nos impede de usufruir dessa vida abundante, precisa ser retirado da nossa vida com coragem.
Vamos fazer o exercício de expressar o nosso amor, concretamente, ao longo de todo este dia. O que dá sentido a todas as coisas é o amor.
Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso, fazei-nos viver o amor e a reconciliação.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


"Se quisermos nos dedicar inteiramente ao nosso próximo, não devemos reservar a nós mesmos nem tempo nem espaço". (São Felipe Neri)

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
(...) A Minha misricórdia é maior que as tuas misérias e as do mundo inteiro. Quem pode medir a extensão da Minha bondade? Por ti desci do Céu à Terra, por ti permiti que Me pregassem na cruz, por ti permiti que fosse aberto pela lança o Meu Sacratíssimo Coração e, assim, abri pra ti uma fonte de misericórdia. Vem haurir graças dessa fonte com o recipiente da confiança. Nunca rejeito um coração humilhado. A tua miséria ficou submersa no abismo da Minha misericórdia. Por que terias que travar Comigo (uma disputa) sobre a tua miséria? Dá-Me antes o prazer de Me entregares todas as tuas penúrias e toda a miséria, e Eu te cumularei com tesouros de graças. (D. 1485).

Orando com o Antigo Testamento

Feliz o homem que teme o Senhor e põe seu prazer em observar os seus mandamentos. Não temerá notícias funestas; porque seu coração está firme e confiante no senhor. Inabalável é seu coração, livre do medo, até que possa ver confundidos os seus adversários (Sl 111,1.7-8)

Orando com o Novo Testamento

Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou. Nós temos o pensamento de Cristo. (1Cor 2,12-16b)

O Evangelho comentado cada dia

11ª Semana do Tempo Comum
Mt 6,24-34


Quando nos deixamos levar pela obsessiva preocupação pelo dia de amanhã, sofrem os nossos corações e de todos aqueles que estão ao nosso lado. Quanta energia gasta desnecessariamente; quantas noites sem dormir; quanto remédio...No evangelho de hoje, Jesus não está nos propondo um viver irresponsável; está, sim, nos chamando a viver como filhos que confiam e por isso se abandonam nas mãos amorosas e providentes do Pai. "A cada dia basta o seu cuidado"  e o Pai que está no céu e que teceu o nosso ser zela por todos nós com imenso amor. Confiemos, é o amor que cuida de nós!

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Mateus 6,24-34)

Sábado, 23 de Junho de 2012
11ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?
27Quem de nós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?
31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São José Cafasso

23 de Junho

São José Cafasso O santo de hoje nasceu em Castelnuevo, Itália, no ano de 1811, onde também nasceu o grande São João Bosco. José Cafasso, desde criança, sentiu-se chamado ao sacerdócio, que foi se tornando cada vez mais forte no decorrer de sua vida com Deus.

Assim, entrou para a formação sacerdotal e se tornou padre aos 23 anos, destacando-se no meio de tantos por seu amor aos pobres e zelo pela salvação das almas. Depois de comprovado e dedicado trabalho na Igreja de São Francisco em Turim, José assumiu, com toda sua bagagem de pregador, confessor e iluminado diretor espiritual, a função de reitor e formador de novos sacerdotes.

Dom Bosco foi um dos vocacionados que desfrutou das formações e aconselhamentos deste santo, pois como um sacerdote sintonizado ao coração do Cristo Pastor, sabia muito bem colocar sua cultura eclesiástica, dons e carismas a serviço da salvação do próximo.

Dentre tantos ofícios assumidos por este homem incansável, que foi para o Céu em 1860, despontou José Cafasso na evangelização dos condenados à forca, tanto assim que ficou conhecido com o "Santo da Forca".

São José Cafasso, rogai por nós!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Como devemos agir diante das adversidades?


A lógica do Reino de Deus é bem diferente da nossa, pois é exigente. Mas se a seguirmos, seremos felizes nesta vida e, depois, por toda a eternidade.
Acolhamos o ensinamento de Jesus: “Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente! Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado” (Mt 5,38-42).
Peçamos ao Senhor a graça de sermos conduzidos pelo Espírito Santo em todo o nosso proceder ao longo deste dia.
Obrigada, Jesus! Eu confio em Vós!

Frase do dia

"Neste mundo não há purgatório: ou é paraíso ou é um inferno. Os que suportam com paciência os sofrimentos desta vida gozam o paraíso. Quem assim não o faz, sofre o inferno". (São Felipe Neri)

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Minha filha, fica sabendo que os maiores obstáculos à santidade são o desânimo e a inquietação infundada. eles te impedem de praticar a virtude. Todas as tentações juntas não deveriam , nem por um momento, perturbar a tua paz interior. A suscetibilidade e o desânimo são frutos do teu amor próprio. Não devem nunca desanimar-te, mas esforçar-te para que em lugar do amor próprio possa reinar o Meu amor. Portanto, tem confiança, Minha filha; não deves desanimar. Vem buscar o Meu perdão, pois Eu estou sempre pronto a te perdoar. Quantas vezes Me pedires o perdão, tantas vezes glorificarás a Minha misericórdia... (D. 1486).

Orando com o Antigo Testamento

Enviou a seu povo a redenção; concluiu com ele uma aliança eterna. Santo e venerável é seu nome. (Sl 110,9)

Orando com o Novo Testamento

Porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus. Assim, também, as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. (1Cor 2,10-11b)

O Evangelho comentado cada dia

11ª Semana do Tempo Comum
Mt 6,19-23


coração dos homens e mulheres de nosso tempo está saturado de aventuras e de falsas seguranças. O transitório, o aparente e o descartável jamais poderão ser porto seguro. Mais do que coisas, necessitamos de razões para viver! O evangelho de hoje nos faz lembrar também uma belíssima frase de Dom Oscar Romero ou por ele referida: "O sentido da vida é mais importante que a própria vida". A felicidade não pode estar fora, em coisas e eventos, mas dentro de nós. Costumo dizer que podemos comprar tudo, menos o que realmente dá sentido ao nosso compra existir, pois isto não está a venda, é dom e gratuidade!

Evangelho do dia

Evangelho
 Evangelho (Mateus 6,19-23)

Sexta-Feira, 22 de Junho de 2012
11ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santos João Fischer e Tomás More

22 de Junho

Santos João Fischer e Tomás More João Fischer era inglês, chamado por Deus à vida sacerdotal. Fez uma linda caminhada acadêmica até chegar a ser Arcebispo de Rochester.

Foi um homem de grande influência intelectual, cultural e religiosa a partir do seu testemunho. Ele não se vendia: diante do contexto das confusões da Reforma ele já havia se declarado contra. Também escreveu e defendeu a fé católica.

Henrique VIII, por causa de um envolvimento com uma amante, quis que a Igreja declarasse nulo seu casamento. Mas, ao ser analisado pelo Bispo de Rochester, viu-se que não era o caso. Mas com insistência e imposição, Henrique VIII se "auto-declarou" chefe da Igreja da Inglaterra.

Em meio às confusões religiosas e políticas, o testemunho de Fischer indicou a verdade, que nem sempre é acolhida. O Papa já havia escolhido ele para Cardeal, mas Henrique VIII o condenou à morte.

E ao ser apresentado para o martírio, São João Fischer deixou claro que era pela fé da Igreja Católica e de Cristo que ele estava ali. E seu sangue foi derramado em 1535.

No mesmo ano, Tomás More, pai de família e de grande influência no meio universitário, era chanceler do rei, mas não se vendeu diante do ato de supremacia de Henrique VIII. Também foi martirizado. Era leal ao rei, mas acima de tudo a Deus. Em 1535 Tomás More foi decapitado.

Em meio às confusões, o testemunho faz a diferença.

Santos João Fischer e Tomás More, rogai por nós!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Precisamos do olhar de Deus para viver


O olhar de Jesus nos liberta, porque “valemos o que somos diante de Deus” (São Francisco de Assis).
Com muita confiança, hoje, podemos rezar com o salmista: “Sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos. Quando ando e quando repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos” (Sl 138,1-3).
Um dos conselhos que Jesus nos dá é: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus” (Mt 6,1).
Senhor, dê-nos a graça de caminharmos sempre e em todo momento sob o Seu olhar.
Obrigada!
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


"Quem não puder dedicar longo tempo a oração deve, pelo menos, elevar muitas vezes o seu coração a Deus". (São Felipe Neri)

Dia a dia com a Misericórdia

E DISSE JESUS:
Estás vendo, Minha filha, o que és por ti mesma, e que a causa das tuas quedas é o fato de contares demais contigo mesma e pouco te apoiares em Mim. Mas que isso não te entristeça demasiadamente. Estás tratando com Deus da Misericórdia; a tua miséria não a esgotará, pois não limitei o número dos Meus perdões...(D. 1486).

Orando com o Antigo Testamento

Dai-nos auxílio contra o inimigo, porque é vão qualquer socorro humano. com Deus faremos proezas, ele esmagará os nosso inimigos. (Sl 107,13-14)

Orando com o Novo Testamento

Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam. (1Cor 2,9)

O Evangelho comentado cada dia

11ª Semana do Tempo Comum
Mt 6,7-15


oração do Pai-Nosso, nunca deveria desaparecer de nossos lábios! Como oração, ela é completa, profunda, simples e, o mais importante, tem por autor o próprio Jesus Cristo. foi a única oração que Jesus nos ensinou e que contém a regra norteadora do ser e existir dos filhos de Deus, como também, um convite à vivência plena da vontade do Pai. É a oração elaborada a partir do coração do Filho Unigênito, daquele que conhece as entranhas amorosas do Pai!

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Mateus 6,7-15)

Quinta-Feira, 21 de Junho de 2012
São Luis Gonzaga

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus.
11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Luís Gonzaga

21 de Junho

São Luís Gonzaga Considerado o "Patrono da Juventude", São Luís Gonzaga nasceu no ano de 1568 na Corte de Castiglione. Recebeu por parte de sua mãe a formação cristã. Já seu pai o motivava a ser príncipe. Sua família tinha muitas posses mas, graças ao amor de Deus, Luís - desde cedo - deixou-se possuir por esse amor.

Deixar-se amar por Deus é fonte de santidade.

Com dez anos de idade, na corte, frequentando aqueles meios, dava ali testemunho do Evangelho e se consagrou a Nossa Senhora. Ali descobriu seu chamado à vida religiosa e queria ser padre. Seu pai, ao saber disso, o levava para festas mundanas, na tentativa de fazê-lo desistir de sua vocação.

Entrou para a Companhia de Jesus onde viveu durante seis anos.

Com pouco mais de vinte anos, faleceu de uma peste que havia se espalhado em Roma.

São Luís Gonzaga, rogai por nós!