Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



segunda-feira, 30 de abril de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Senhor, dá-me desta água


Quem neste mundo de Deus já teve muita sede e desejou tomar um copo d’água? É bom beber esse líquido da vida; além de saciar a nossa sede, é sinal de bênção. Precisamos dele não somente para beber, mas para tantas outras necessidades fundamentais para nossa existência.
Jesus, certo dia, fatigado da viagem, encontrava-se com muita sede, e sentou-se à beira do poço de Jacó. Chegando uma mulher samaritana para buscar água nesse local, o Senhor pediu-lhe água, pois, estava sedento. Depois de uma longa conversa com a samaritana, Jesus prometeu-lhe uma água viva, e disse-lhe que quem bebesse desta água, jamais teria sede. Ela respondeu imediatamente:
“Senhor, dá-me desta água, para que eu já não tenha sede nem venha aqui tirá-la” (João 4:15).
O pedido dessa mulher é, na verdade, o pedido de muita gente. Jesus é esta Água Viva e todo aquele que beber dessa fonte jamais terá sede. No dia de hoje tenha um coração aberto e permita que Cristo possa saciar a sede de sua alma.
Jesus quer estar ao seu lado, como esteve ao lado daquela mulher, pois Ele não quer somente lhe dar uma água nova, mas quer lhe dar uma vida nova e plena, para que você tenha vida em abundância!
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


“Tua tarefa é escrever tudo que te dou a conhecer sobre a minha Misericórdia para o proveito das almas, as quais lendo estes escritos, experimentarão consolo na alma e terão coragem de se aproximar de mim. E, por isso, desejo que dediques todos os momentos livres a escrever.” (Diário 1693).

Orando com o Antigo Testamento

Feliz aquele cuja iniquidade foi perdoada, cujo pecado foi absolvido. (Sl 31,1)

Orando com o Novo Testamento

Eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.  (At 8,37b)

O Evangelho comentado cada dia

4ª Semana do Tempo Pascal
Jo 10,1-10

Como é bom quando chegamos à nossa casa e nossos pais, irmãos, sobrinhos e amigos, nos recebem junto à porta ou portão com largo sorriso nos lábios e um abraço quente e carinhoso. Jesus não apenas nos recebe, mas se coloca como a porta que nos abre passagem para o verdadeiro e único encontro com Deus e com os irmãos. Todos os que decidimos entrar por Ele encontraremos um Deus que, como Pai, acolhe a todos os seus filhos e uma família que vive unida no amor, desfrutando a vida em abundância.

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (João 10,1-10)

Segunda-Feira, 30 de Abril de 2012
4ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São José Benedito Cottolengo

30 de Abril

São José Benedito Cottolengo Hoje, lembramos São José Benedito Cottolengo que nasceu em Bra, na Itália, onde desde de pequeno demonstrou-se inclinado à caridade. Com o passar do tempo e trabalho com sua vocação, tornou-se um sacerdote dos desprotegidos na diocese de Turim.

Quando teve que atender uma senhora grávida, que devido à falta de assistência social, morreu em seus braços; espantado, retirou-se em oração e nisso Deus fez desabrochar no seu coração a necessidade da criação de uma casa de abrigo que, mesmo em meio às dificuldades, foi seguida por outras. Esse grande homem de Deus acolhia pobres, doentes mentais, físicos, ou seja, todo tipo de pessoas carentes de amor, assistência material, físico e espiritual.

Confiando somente nos cuidados do Pai do Céu, estas casas desde a primeira até a verdadeira cidade da caridade que surgiu, chamou-se "Pequena Casa da Divina Providência". Diante do Santíssimo Sacramento, José Cottolengo e outros cristãos, que se uniram a ele nesta experiência de Deus, buscavam ali forças para bem servir aos necessitados, pois já dizia ele: "Se soubesses quem são os pobres, os servirias de joelhos!".

Entrou no Céu com 56 anos.

São José Benedito Cottolengo, rogai por nós!

domingo, 29 de abril de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Onde está a liberdade?



Nós fomos criados por Deus, livres, e não podemos permitir que nada e ninguém nos escravize, nem mesmo sob pressão. Contudo, sozinhos não somos capazes de viver esta liberdade; somente cheios do Espírito Santo conseguimos alcançar essa graça, porque “onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade” (II Cor 3,17).
Jesus é a verdade e quer nos libertar de todos os fatos passados que bloqueiam a nossa vida e nos impedem de ver a obra nova que Ele já está realizando. “Se, pois, Jesus vos libertar, sereis verdadeiramente livres” (Jo 8,36).
Ao longo deste dia peçamos ao Senhor que nos liberte de tudo o que nos oprime e não nos deixa viver como filhos amados de Deus.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


“Às três horas da tarde, implora à Minha misericórdia especialmente pelos pecadores e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é a Hora de grande misericórdia para o Mundo inteiro. Permitirei que penetres na Minha tristeza mortal. Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir pela Minha Paixão.” (D. 1320).

Orando com o Antigo Testamento

Animai-vos e sede fortes de coração. Todos vós que esperais no Senhor. (Sl 30,25)

Orando com o Novo Testamento

Importa obedecer antes a Deus do que aos homens.  (At 5,29)

O Evangelho comentado cada dia

4º Domingo da Páscoa
Jo 10,11-18

Lectio Divina
Leitura: Escolher um lugar apropriado para oração.Fazer silêncio e desligar-se das preocupações do dia a dia. Pedir as luzes do Espírito Santo para ouvir, rezar, pedir e agradecer como convém.
Meditação: Ler o texto de modo lento e saboreando as palavras; não ter pressa de terminar. Imaginar as cenas e as pessoas a partir do que foi lido. Permitir que a Palavra penetre o mais íntimo do seu ser.
Oração: A oração brotará como fruto da meditação. Poderão brotar louvores, súplicas, pedidos de perdão, oferta e até adoração. Deixe o Espírito rezar em ti o por ti!
Ação: Agora você fará o seu compromisso. Cuide para que seja o mais prático possível.
Oração do Pai-Nosso: Termino agradecendo ao Pai celeste este precioso tempo de graça e conversão.

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (João 10,11-18)

Domingo, 29 de Abril de 2012
4º Domingo da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.
12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário que não se importa com as ovellhas.
14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.
16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
17É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi de meu Pai”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Catarina de Sena

29 de Abril

Santa Catarina de Sena Neste dia, celebramos a vida de uma das mulheres que marcaram profundamente a história da Igreja: Santa Catarina de Sena. Reconhecida como Doutora da Igreja, era de uma enorme e pobre família de Sena, na Itália, onde nasceu em 1347.

Voltada à oração, ao silêncio e à penitência, não se consagrou em uma congregação, mas continuou, no seu cotidiano dos serviços domésticos, a servir a Cristo e Sua Igreja, já que tudo o que fazia, oferecia pela salvação das almas. Através de cartas às autoridades, embora analfabeta e de frágil constituição física, conseguia mover homens para a reconciliação e paz como um gigante.

Dotada de dons místicos, recebeu espiritual e realmente as chagas do Cristo; além de manter uma profunda comunhão com Deus Pai, por meio da qual teve origem sua obra: “O Diálogo”. Comungando também com a situação dos seus, ajudou-o em muito, socorrendo o povo italiano, que sofria com uma peste mortífera e com igual amor socorreu a Igreja que, com dois Papas, sofria cisão, até que Catarina, santamente, movimentou os céus e a terra, conseguindo banir toda confusão. Morreu no ano de 1380, repetindo: "Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja".

Santa Catarina de Sena, rogai por nós!

sábado, 28 de abril de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Não impeça a ação de Deus em sua vida!



Quando menos esperamos, Jesus marca um encontro conosco. Pode ser até que uma doença seja um bom instrumento pelo qual o Senhor se utiliza para a conversão de alguém. Por isso, não devemos retardar a ação de Deus em nossa vida com revolta, negatividade, pessimismo, rancor, ressentimento… O Senhor se utiliza de tudo para apressar a nossa conversão.
Você precisa procurar ser íntimo do Senhor, escutar o que Ele tem a lhe dizer, deixar Seu amor tomar conta da sua história, no presente, passado e futuro. Esse amor só não o envolverá se você não quiser; pois não depende de emoções, sentimentos, mas do sim da fé na ação de Deus.
Pela fé, creia que o Senhor toca em você! Não fique preso a seus medos, depressões ou fraquezas. O amor de Deus o sustentará. É nesse sentimento nobre que você encontrará forças para suportar todas as adversidades da vida cotidiana!
“Levanta-me, Senhor! Cura-me, Jesus! Conduze-me pelas Tuas mãos. Por mais inseguro e sem visão que eu me encontre, concede-me a graça de permanecer em oração e súplica, confiante em Teu socorro. Amém!”
Jesus, eu confio em Vós!
 

Frase do dia



“Quanto mais a alma confiar, tanto mais receberá.” (D. 1577).

Orando com o Antigo Testamento

Junto de vós, Senhor, me refugio; não seja eu confundido para sempre. Por vossa justiça, livrai-me. Inclinai para mim vossos ouvidos, apressai-vos em me libertar. em vossas mãos entrego meu espírito; Livrai-me, ó Senhor, Deus fiel. (Sl 30,2-3.6)

Orando com o Novo Testamento

Senhor, olhai para as suas ameaças e concedei aos vossos servos que com todo o desassombro anunciem a vossa palavra. Estendei a vossa mão para que se realizem curas, milagres e prodígios, pelo nome de Jesus, vosso santo servo. (At 4,29-30)

O Evangelho comentado cada dia

3ª Semana do Tempo Pascal
Jo 6,60-69

Na vida de todo cristão há momentos em que surgem questionamentos semelhantes ao que Jesus faz aos seus discípulos no evangelho de hoje: "Isso vos escandaliza?". Parece que muitas vezes nos escandalizamos e até nos cansamos de ser cristãos. Quem já não teve ou cedeu a esta tentação? Por isso, hoje e sempre, peçamos ao Senhor que nos mantenha firmes no seu seguimento, pois "a quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o santo de Deus!"

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (João 6,60-69)

Sábado, 28 de Abril de 2012
3ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.
65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Luís Maria Grignion de Montfort

28 de Abril

São Luís Maria Grignion de Montfort Neste dia, nós contemplamos o fiel testemunho de Luís que, ao ser crismado, acrescentou ao seu prenome o nome de Maria, devido sua devoção à Virgem Maria, que permeou toda sua vida.

Nascido na França, no ano de 1673, de uma família muito numerosa, ele sentiu bem cedo o desejo de seguir o sacerdócio e assim percorreu o caminho dos estudos.

Como padre, São Luís começou a comunicar o Santo Evangelho e a levar o povo, através de suas missões populares, a viver Jesus pela intercessão e conhecimento de Maria. Foi grande pregador, homem de oração, amante da Santa Cruz, dos doentes e pobres; como bom escravo da Virgem Santíssima não foi egoísta e fez de tudo para ensinar a todos o caminho mais rápido, fácil e fascinante de unir-se perfeitamente a Jesus, que consistia na consagração total e liberal à Santa Maria.

São Luís já era um homem que praticava sacrifícios pela salvação das almas, e sua maior penitência foi aceitar as diversas perseguições que o próprio Maligno derramou sobre ele; tanto assim que foi a Roma para pedir ao Papa permissão para sair da França, mas este não lhe concedeu tal pedido. Na força do Espírito e auxiliado pela Mãe de Deus, que nunca o abandonara, São Luís evangelizou e combateu na França os jansenistas, os quais estavam afastando os fiéis dos sacramentos e da misericórdia do Senhor.

São Luís, que morreu em 1716, foi quem escreveu o "Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem", que influencia ainda hoje, muitos filhos de Maria. Influenciou inclusive o saudoso Papa João Paulo II, que por viver o que São Luís nos partilhou, adotou como lema o Totus Tuus, Mariae, isto é, "Sou todo teu, ó Maria".

São Luís Maria Grignion de Montfort, rogai por nós!


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

O amor não condena; ao contrário, ele salva


Deus amou tanto o mundo que deu o Seu Filho unigênito para que não morra todo o que nEle crer, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
Tomemos consciência do amor que Deus tem por nós e acreditemos nEle. O caminho mais seguro é confiar e nos deixar guiar por este amor. Todos nós temos necessidades de nos sentirmos seguros, eis o segredo: viver abandonado no amor misericordioso que Deus tem por cada um de nós.
Deixemo-nos, hoje, ser amados pelo Senhor.
Jesus, eu confio em vós!

Frase do dia



“O meu maior desejo é que as almas conheçam que Vós sois a sua felicidade eterna, que creiam na Vossa bondade e glorifiquem para sempre a vossa misericórdia” (D. 305).

Orando com o Antigo Testamento

Vós convertestes o meu pranto em prazer; tirastes minha vestes de penitência e me cingistes de alegria. Assim minha alma vos louvará sem calar jamais. Senhor meu Deus, eu vos bendirei eternamente. (Sl 29,12-13)

Orando com o Novo Testamento

Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos.  (At 4,12)

O Evangelho comentado cada dia

3ª Semana do Tempo Pascal
Jo 6,53-59

Após a consagração o Sacerdote proclama:"Tudo isso é mistério da fé" e após comungarmos, aclamamos: amém! Para aceitarmos a Eucarísita e tudo aquilo que ela encera, precisamos da fé. Como alguém já afirmou, a fé e a premissa do Sacramento, e este expressa-a e alimenta-a. Diante destas afirmações, ao nos aproximarmos da mesa da Eucarístia tenhamos esta certeza em nossos corações: o Corpo e o Sangue, isto é, a pessoa de Jesus Cristo, recebidos e com fé são fontes de ressurreição e de vida eterna.

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (João 6,52-59)

Sexta-Feira, 27 de Abril de 2012
3ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Zita

27 de Abril

Santa Zita Com muito carinho e devoção lembramos - neste dia - da santidade de vida de Santa Zita, padroeira das empregadas do lar. Nascida em Lucca (Itália), no ano de 1218, em uma família pobre e camponesa, mas que soube comunicar a ela a riqueza da vida em Deus.

Como simples empregada, sem estudos e cultura, Zita consagrou-se inteiramente ao Senhor, sem deixar sua vida simples. O segredo da espiritualidade desta santa era muito concreto, pois consistia em se questionar se esta ou aquela atitude agradava ou não ao Senhor. Desta forma, abriu-se para a santificação de Deus.

Santa Zita, com vinte anos, foi trabalhar numa família nobre e lá, não deixou de participar em todas as manhãs da Santa Missa na comunidade. Ela ajudava aos pobres e visitava os doentes nos tempos de folga, desta forma conquistou a admiração dos patrões. Conquistou também muitos corações para o Senhor e, merecidamente, o Céu.

Santa Zita, rogai por nós!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Peçamos a Deus o essencial


“Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu Nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu Nome, eu o realizarei” (Jo 14,12-13).
Muitas vezes, quando alguém quer nos dar alguma coisa, ficamos sem graça, e se essa pessoa nos manda escolher, ficamos mais sem graça ainda, sem saber o que pedir, e ainda perguntamos desconfiadamente: “Posso pedir qualquer coisa?”
Hoje Jesus nos manda pedir algo ao Pai em Seu Nome, mas não precisamos ficar tímidos, porque é desejo do coração do Senhor que peçamos. E o que pedir? Peçamos o Espírito Santo, que é a força dos fracos, dos que estão desanimados, abatidos, sem entusiasmo, sem coragem, e quer ser para nós um companheiro, como o foi de Jesus durante toda a Sua caminhada terrena.
O Espírito Santo faz novas todas as coisas e restaura as nossas aspirações mais profundas.
Rezemos ao longo de todo este dia: Vinde, Espírito Santo! E, com certeza, ao final do dia perceberemos que tudo se fez novo.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


"Nada espero das criaturas e por isso não sofro nenhuma decepção..." (Diário, 766).

Orando com o Antigo Testamento

Senhor meu Deus, clamei a vós e fui curado. Senhor, minha alma foi tirada por vós da habitação dos mortos; Dentre os que descem para o túmulo vós me salvastes. (Sl 29,3-4)

Orando com o Novo Testamento

Foi a fé em Jesus que lhe deu esta cura perfeita, à vista de todos vós. Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para serem apagados os vossos pecados. (At 3,16-19)

O Evangelho comentado cada dia

3ª Semana do Tempo Pascal
Jo 6,44-51

No nosso  dia a dia somos atraídos por muitas coisas, pessoas e situações. Devemos treinar nossos corações e sentidos para estarem atentos à verdadeira atração, aquela que nos garante o "pão vivo que desceu do céu" e que nos dá "a vida eterna". Jesus nos ensina sobre quem pode verdadeiramente nos atrair com segurança: "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair". Dessa atração, nasce o encontro da fé.

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (João 6,44-51)

Quinta-Feira, 26 de Abril de 2012
3ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.
48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Pascásio

26 de Abril

São Pascásio Pascásio Radbert foi personagem considerável no seu tempo. Os historiadores da Teologia continuam a mencionar a teoria que ele imaginou para "esclarecer" o mistério da presença de Jesus no Santíssimo Sacramento. Como diplomata, viajou muito entre 822 e 834, para solucionar questões da Igreja e tentar apaziguar os conflitos que punham em campo os sucessores de Carlos Magno.

Era um enjeitado exposto no pórtico de Nossa Senhora de Soissons no fim do século VIII. A abadessa Teodarda, prima direita de Carlos Magno, recolheu-o e educou-o da melhor maneira que pôde. Sempre ele se referiu à sua mãe adotiva com reconhecimento e veneração; apesar disso, deixou-a algum tempo para se lançar em aventuras.

Converteu-se aos 22 anos, e foi então Adelardo, irmão de Teodarda, abade de Corbie, que o recebeu entre os seus monges. Veio a ser um célebre professor, que deu celebridade às escolas de Corbie.

Em 844, os seus colegas de elegeram-no como abade mas, sete anos mais tarde, fizeram uma espécie de revolução que o obrigou a refugiar-se noutra abadia. Não se afligiu. Nascera para ser escritor, e tinha várias obras em preparação: "Que felicidade, dizia, ser lançado nos braços da filosofia e da sabedoria, e poder de novo beber no meu outono o leite das Sagradas Escrituras, que alimentou a minha juventude!"

Mas afinal os monges de Corbie acabaram por o chamar; voltou a viver com eles como simples religioso, edificando-os com os exemplos e continuando a escrever. Aí morreu a 26 de abril de 865.

São Pascásio, rogai por nós!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mensagem do dia


Tudo pode ser mudado pela oração
 
Repita com fé esta frase inspirada: "Tudo pode ser mudado pela oração!" Tudo pode ser transformado pela intervenção de Deus.

Leia com fé:
"Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai" (Jo 14,12).
Jesus está dizendo com isso que: "Enquanto estou lá, à direita do Pai, e não posso estar aqui; enquanto estou junto do Pai, aqueles que creem em mim farão as obras que eu faço e até maiores. Nesse tempo entre a minha ida e a minha volta, entre a Ascensão e a Parusia, aquele que crer em mim fará também as obras que eu faço".

É por isso que estamos fazendo. Claro, não somos nós, e sim o Senhor! Mas o Senhor está fazendo por meio de nós. Somos as mãos, os braços, a boca do Senhor. Somos os membros do Corpo de Cristo.

Quando Ele voltar, não precisará mais realizar curas, porque então já não haverá doença, nem morte, dor ou pranto. Mas, por enquanto, esta é a lei do Reino de Deus, o princípio eterno: enquanto Jesus está lá, à direita do Pai, os que creem n'Ele deverão fazer as obras que Ele fez. Somos agora, de fato, os membros de Cristo. As nossas mãos é que devem fazer Suas obras.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do site Canção Nova

Deixe Jesus tocar seu Coração

Com fé podemos continuar



Com fé nós podemos continuar a caminhar um dia após o outro, confiando na misericórdia de Deus, que nos sustenta e sabe das nossas necessidades mais profundas. João Paulo II, o mais novo beato da Igreja católica, ao ser eleito Papa, dirigiu-se ao povo dizendo: “Não tenhais medo! Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo!”.
Vamos então hoje escancarar as portas da nossa vida, da nossa família, de tudo o que temos e somos para que Cristo entre e transforme todas as realidades.
Com Jesus, tudo se faz novo; em Jesus o que é velho não encontra mais espaço, porque para entrar no Seu Reino “é necessário nascer de novo”.
“Vós deveis nascer do alto” (Jo 3,7).
Senhor, dá-nos a graça de sermos homens e mulheres conduzidos e renovados pelo Espírito Santo a cada dia.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Ó sábios do mundo e grandes inteligências, conhecei que a verdadeira grandeza está em amar a Deus." (Diário, 990).

Orando com o Antigo Testamento

Eu vos exaltarei, Senhor, porque me livrastes. Não permitistes que exultassem sobre mim meus inimigos. (Sl 29,2)

Orando com o Novo Testamento

Este Jesus, que vós crucificastes, Deus o constituiu Senhor e Cristo. (At 2,36)

O Evangelho comentado cada dia

3ª Semana do Tempo Pascal
Mc 16,15-20

Jesus confere autoridade aos seus discípulos. Esta autoridade consiste em fazer o bem e promover o encontro das pessoas com a vontade do Senhor. Marcos, o primeiro evangelista, apresenta-nos o desejo de Jesus de tornar a Boa Nova conhecida. É uma nova realidade que se instaurou por meio do cumprimento das promessas. A presença constante do Senhor com a comunidade dos discípulos a fortalecia porque a realidade que recebia o anúncio era transformada. Permitamos que a presença de Jesus, a exemplo do testemunho de salvação de São Marcos, transforme a nossa vida e nos faça transformadores de realidades, fazendo-se conhecer a justiça e o amor de Deus.

Evangelho do dia

Foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus.

Evangelho (Marcos 16,15-20)

Quarta-Feira, 25 de Abril de 2012
São Marcos, evangelista

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Marcos Evangelista

25 de Abril

São Marcos Evangelista Celebramos com muita alegria a vida de santidade de um dos quatro Evangelistas: São Marcos. Era judeu de origem e de uma família tão cristã que sempre acolheu aos primeiros cristãos em sua casa: "Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosíssima assembléia a orar" (Atos 12,12).

A tradição nos leva a crer que na casa de São Marcos teria acontecido a Santa Ceia celebrada por Jesus, assim como dia de Pentecostes, onde "inaugurou" a Igreja Católica. Encontramos na Bíblia que o santo de hoje acompanhou inicialmente São Barnabé e São Paulo em viagens apostólicas, e depois São Pedro em Roma.

São Marcos na Igreja primitiva fez um lindo trabalho missionário, que não teve fim diante da prisão e morte dos amigos São Pedro e São Paulo. Por isso, evangelizou no poder do Espírito Alexandria, Egito e Chipre, lugar onde fundou comunidades. Ficou conhecido principalmente por ter sido agraciado com o carisma da inspiração e vivência comunitária, que deram origem ao Evangelho querigmático de Jesus Cristo segundo Marcos.

São Marcos, rogai por nós!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Mensagem do dia


Até quando você vai continuar preso aos pecados?
 
Deus quer rendimento, portanto, não investe à toa. Ele sabe que podemos render. E o que Ele investe em nós são Seus dons, os dons do Espírito Santo.

O Senhor quer o rendimento de Seus bens. Ele tirou do preguiçoso, do medroso e deu na mão daquele que tinha dez. E por que tinha dez? Porque trabalhou, investiu, fez mais que todos os outros. Rendeu. E o Senhor, apesar de o homem já ter dez moedas, lhe deu a outra, porque em suas mãos aquela moeda poderia produzir outras dez. Você está entendendo? Para ter de esperar o julgamento final por que você não se gastou agora pelo Reino?!

É tempo de se gastar, de morrer como o grão de trigo que passa pela morte para produzir muitos grãos. Morrer para se multiplicar; gastar-se para render ao máximo, salvando almas para o Reino de Deus. É o momento de investir com todas as forças nos talentos que recebemos!

A tática do demônio consiste em nos enredar nas teias da embromação. Assim, você acaba amarrado pelos pés e pelas mãos, pela mente e pelos sentimentos. Trata-se de uma teia igual à de uma aranha, quase transparente, da qual não se consegue sair.

Até quando você vai ficar enredado nas teias da embromação, sem se decidir definitivamente pelo Reino de Deus? Até quando o demônio continuará embromando-o nos seus pecados de sempre? Até quando? É preciso dizer um basta!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Deixe Jesus tocar seu Coração

Ser livre é ser de Deus


A maior sede do homem é sentir-se livre; e foi para isso que o Senhor nos criou: para a liberdade, tanto é que Santo Irineu nos diz que: ” O homem livre é a glória de Deus”.
É penoso ver como o sentido da liberdade tem sido cada vez mais deturpado, tendo em vista que temos nos tornado escravos de tantas coisas. Muitas pessoas têm perdido o gosto pela vida por essa razão, pois perderam de vista a essência do sagrado. Isso quando não tentam tirar a própria vida em nome de uma falsa liberdade.
Ser livre é ser de Deus; é deixar-se conduzir pelo Espírito de Deus porque ”onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (II Cor 3,17).
Quanto mais nos aproximarmos do Senhor, tanto mais livres e autênticos nos tornaremos. No entanto, só podemos experimentar essa graça se invertermos os valores abraçando a verdade de Deus e desprezando a mentira do mundo: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32).
Jesus não sente prazer em nos ver aprisionados pelas dívidas, pela depressão, pelo medo, pela mágoa, pelo ressentimento, pelo ódio, pela vingança, pelos vícios e por tantos outros situações e sentimentos negativos.
Invoquemos, hoje, com confiança e de todo o coração o nome de Jesus em meio a todas as situação em que vivemos, dizendo: Jesus, Jesus, Jesus, Jesus, Jesus, Jesus, Jesus…
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Oh! Quem compreenderá o vosso amor e a vossa insondável misericórdia para conosco?! Ó prisioneiro do amor, encerro o meu pobre coração nesse sacrário, para que vos adore sem cessar dia e noite. Não conheço obstáculo nessa adoração e, embora esteja distante fisicamente, o meu coração está sempre convosco. Nada pode criar barreiras ao amor que vos dedico. Não existem obstáculos para mim. Ó meu Jesus eu vos consolarei por todas as ingratidões.
(Diário de Sta. Faustina, Pág. 45)

Orando com o Antigo Testamento

Salvai, Senhor, vosso povo e abençoai a vossa herança; sede seu pastor, levai-o nos braços eternamente. (Sl 27,9)

Orando com o Novo Testamento

Mas Deus o ressuscitou rompendo os grilhões da morte porque não era possível que ela o retivesse em seu poder. (At 2,24)

O Evangelho comentado cada dia

3ª Semana do Tempo Pascal
Jo 6,30-35

O desejo de vida em plenitude está enraizado em nosso coração; é uma espécie de fome insaciável. Todos querem o pão da felicidade e estão dispostos a pagar por um milagre. Nunca na sociedade tivemos tanto pão, os mais variados possíveis, e ao mesmo tempo nunca estivemos com tanta fome! Dá-nos, Senhor, o "Teu Pão", aquele que além de nos saciar, nos liberta e nos ajuda a recuperar a verdadeira felicidade.

Evangelho do dia

Não foi Moisés, mas meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do céu

Evangelho (João 6,30-35)

Terça-Feira, 24 de Abril de 2012
3ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30 “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.
32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.
34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Fidélis (Fiel) de Sigmaringa

24 de Abril

São Fidélis (Fiel) de Sigmaringa O santo de hoje nasceu em Sigmaringa (Alemanha) no século XVI. Seu nome de batismo era Marcos Rei. Era dotado de grande habilidade com os estudos. Marcos era um cristão católico, tornando-se mais tarde um conhecido filósofo e advogado. Porém, havia um chamado que o inquietava: a consagração total a Deus, a vida no ministério sacerdotal.

Renunciando a tudo, entrou para a família franciscana, para os Capuchinhos. Enquanto noviço, viveu um grande questionamento: se fora do convento ele não faria mais para Deus, do que dentro da vida religiosa. Buscou então seu mestre de noviciado que, no discernimento, percebeu que era uma tentação.

Passado isso, ele se empenhou na busca pela santidade. Seu nome agora se tornou “Fidélis” ou “Fiel'. E buscou ser fiel à vontade de Deus. Estudou Teologia, foi ordenado e enviado à Suíça para uma missão especial com outros irmãos: propagar a Sã Doutrina Católica.

São Fidélis dedicou-se totalmente em iluminar as consciências e rechaçar as doutrinas que combatiam a Igreja de Cristo.

Depois de uma Santa Missa, com cerca de 45 anos, teve o discernimento de que estava próxima sua partida. Fez uma oração de entrega a Deus e, logo em seguida, foi preso e levado por homens que queriam que ele renunciasse à fé.

Fidélis deixou claro que não o faria, e que não temia a morte. Ajoelhou-se e rezou: “Meu Jesus, tende piedade de mim. Santa Maria, Mãe de Deus, assisti-me”. Recebeu várias punhaladas e morreu ali, derramando seu sangue pela Verdade, por amor a Cristo e Sua Igreja.

São Fidélis, rogai por nós!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mensagem do dia


Não podemos perder tempo
 
Atenção, pais! Quando vier, o Senhor não perguntará quem você colocou na faculdade ou quem você casou com o melhor partido – tudo isso é secundário e, aliás, costuma dar dor de cabeça. Ele perguntará a cada um de nós: "Como você negociou? Quem você comprou e garantiu para o Reino de Deus? Quem você colocou no céu?"

Você está entendendo? Mais do que nunca, não podemos perder tempo. É preciso investir tudo! Investir todo o nosso tempo, porque o tempo é breve. Invista todo o seu tempo, a sua vida, a sua saúde, as suas energias no Reino de Deus. Não os desperdice no reino das trevas! Já servimos demais ao príncipe deste mundo e já construímos demais esta Babilônia!

É preciso investir tudo aquilo que somos – conhecimentos, capacidades – unicamente no Reino de Deus. Os dotes artísticos, a vontade, a criatividade, as capacidades de mãe, de educadora, de pai, de administrador, de empresário, entre outros, precisam ser investidos em Deus. Sua honradez não pode estar voltada para o príncipe deste mundo. Muitos pais dizem: "Sou um homem honesto, trabalhador, honrado", mas investem onde? Infelizmente, no vazio, no nada, no reino do príncipe deste mundo. E isso vai passar… Tudo o que você é, o que sabe, o que Deus lhe deu, precisa ser investido em boas obras, para salvar almas.

Não podemos salvar só os nossos. Você sabe que ninguém é profeta na própria casa. Então, temos de investir fora dela. Temos de dar a vida pelos outros, para que salvem os nossos, os que não conseguimos salvar.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Deixe Jesus tocar seu Coração

Qual o desígnio de Deus em relação ao homem?


“O desígnio de nosso Deus e Salvador em relação ao homem consiste em levantá-lo de sua queda e fazê-lo voltar, do estado de inimizade ocasionado por sua desobediência, à intimidade divina.
A vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo na carne, os exemplos de sua vida apresentados pelo Evangelho, a paixão, a cruz, o sepultamento e a ressurreição, não tiveram outro fim senão salvar o homem, para que, imitando a Cristo, ele recuperasse a primitiva adoção filial.
Portanto, para atingir a perfeição, é necessário imitar a Cristo, não só nos exemplos de mansidão, humildade e paciência que Ele nos deu durante a sua vida, mas também imitá-lo em sua morte, como diz São Paulo, o imitador de Cristo: ‘Tornando-me semelhante a Ele na sua morte, para ver se alcanço a ressurreição dentre os mortos (Fl 3,10)’”. (São Basílio Magno)
Senhor, dá-nos a graça, neste dia, de mergulharmos na Tua Paixão e Morte, para que possamos ressuscitar Contigo.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Senhor, vós sois a minha força; fortalecei-me, para que sempre cumpra fielmente tudo o que de mim exigis. Por mim mesma nada posso, mas se vós me fortaleceis, nada significam todas as dificuldades. A coragem e a força que estão em mim não me pertencem, mas sim àquele que mora em mim: A Eucaristia.
(Diário de Sta. Faustina, Pág. 48)

Orando com o Antigo Testamento

Bendito seja o Senhor que ouviu a voz da minha súplica; nele confiou meu coração e fui socorrido. O Senhor é minha força e meu escudo. Por isso meu coração exulta e o louvo com meu cântico. (Sl 27,6-7)

Orando com o Novo Testamento

Ficaram todos cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (At 2,4)

O Evangelho comentado cada dia

3ª Semana do Tempo Pascal
Jo 6,22-29

Quando nos questionamos com serenidade e seriedade sobre as motivações que estão por traz daquilo que buscamos, esperamos e até mesmo da imagem que temos de Deus, estamos avaliando a maturidade da nossa fé. Muitas vezes gastamos as nossas energias espirituais buscando em Deus aquilo que ele não nos pede e muito menos pode nos dar. O evangelho deixa claro não só o desejo de Deus, mas também o caminho que nos leva à maturidade na fé: "A obra de Deus é está: que creiais naquele que ele enviou".

Evangelho do dia

Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna.

Evangelho (João 6,22-29)

Segunda-Feira, 23 de Abril de 2012
3ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.
23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.
25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Jorge

23 de Abril

São Jorge Conhecido como 'o grande mártir', foi martirizado no ano 303. A seu respeito contou-se muitas histórias. Fundamentos históricos temos poucos, mas o suficiente para podermos perceber que ele existiu, e que vale à pena pedir sua intercessão e imitá-lo.

Pertenceu a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos. Jorge então renunciou a tudo para viver apenas sob o comando de nosso Senhor, e viver o Santo Evangelho.

São Jorge não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Foi perseguido, preso e ameaçado. Tudo isso com o objetivo de fazê-lo renunciar ao seu amor por Jesus Cristo. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado.

Uma história nos ajuda a compreender a sua imagem, onde normalmente o vemos sobre um cavalo branco, com uma lança, vencendo um dragão:

“Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e ao combater o dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres.”

Verdade ou não, o mais importante é o que esta história comunica: Jorge foi um homem que, em nome de Jesus Cristo, pelo poder da Cruz, viveu o bom combate da fé. Se compadeceu do povo porque foi um verdadeiro cristão. Isto é o essencial.

Ele viveu sob o senhorio de Cristo e testemunhou o amor a Deus e ao próximo. Que Ele interceda para que sejamos verdadeiros guerreiros do amor.

São Jorge, rogai por nós!

domingo, 22 de abril de 2012

Mensagem do dia


Temos de investir tudo o que somos
 
Qual será nosso julgamento? Não estamos falando do julgamento final, quando toda a humanidade será julgada pelo amor. Agora, nessa segunda vinda de Jesus, qual será nosso julgamento? O Senhor vai querer saber como negociamos com os Seus bens. Como você negociou? Como fez render os seus dons? Como administrou e fez crescer o Espírito Santo e os Seus dons em você?

Não podemos perder tempo. Já fomos tolos demais. Já esbanjamos os tesouros de Deus e enterramos demais os Seus dons. É tempo de investir tudo! Já suamos e trabalhamos, até “como burros”, para sustentar a família, dar estudo, casa, conforto a ela, porém, nos esquecemos da salvação dos nossos. Tolos que somos nós, pais. Tolas as mães. Só garantimos o reino deste mundo.

Não adianta, portanto, termos apenas "doutores" aqui. O que estão fazendo muitos deles neste reino? Desprezando os próprios pais! Há pai e mãe de coração apertado, machucado porque os filhos que se doutoraram neste mundo, para quem deixaram fortuna, herança, hoje os renegam. Eles investiram errado e agora estão recebendo aquilo que plantaram.

Deus não quer isso. Não podemos mais ser tolos, porque o tempo é breve. Temos de investir tudo o que somos.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Deixe Jesus tocar seu Coração

Você tem um coração grato ao Senhor?


Deus é bondade sem fim em perdoar nossos pecados. Nós O ofendemos muito, O ofendemos com nosso coração ingrato e orgulhoso, com nossa língua sempre pronta a falar e julgar; com nossos pensamentos… Somos realmente muito ingratos e maus. E, apesar de tudo isso, o Senhor não nos deixa de amar.
Deus ama a cada um pessoalmente, com amor terno, um amor generoso, como nenhum homem saberia amar.
Tão grande é o amor de Deus Pai por nós que Ele deu Seu Filho único para nos redimir de nossos pecados. Por quantas humilhações Cristo passou para nos salvar! Tudo para ser instrumento de nossa salvação. Quão bom é Deus para conosco!
Nós ainda não amávamos e Ele já nos tinha amor. Quantas graças, milagres e prodígios recebemos do Senhor! Devemos buscar o sacramento da confissão o quanto antes a fim de que estejamos livres do remorso, da escravidão e do pecado, e não mais fiquemos às portas do inferno. Dessa forma encontraremos a paz e nos tornaremos novamente filhos de Deus, herdeiros do Céu.
Que durante este dia nosso coração esteja cheio de amor e gratidão por Aquele que deu a vida por e a nós.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia



” Ó hóstia Santa, reside na minha alma, amor mais puro do meu coração, que tua luz dissipe as trevas, pois não negarás a graça ao coração humilde”.
(Diário de Sta. Faustina, Pág .73)

Orando com o Antigo Testamento

Se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me acolherá. (Sl 26,10)

Orando com o Novo Testamento

Mas vós sereis batizados no Espírito Santo, e vos dará força, e sereis minhas testemunhas até os confins do mundo. (At 1,5-8)

O Evangelho comentado cada dia

3º Domingo da Páscoa
Lc 24,35-48

Lectio Divina
Leitura: "Por que estais preocupados, e porque tendes dúvidas no coração?"
Meditação: Para um testemunho ser verdadeiro, deve ser isento de dúvidas. Persistem dúvidas em meu coração a respeito da ressureição? Quais são?
Oração: Hoje, a exemplo do pai do menino epilético (Mc 9,24), grito ao meu Senhor: "Creio; socorre minha falta de fé!" 
Ação: Quero conhecer mais sobre minha fé e esperança! Por este motivo, farei o firme propósito de participar dos encontros formativos que são oferecidos em minha comunidade paroquial.

Evangelho do dia

Assim está escrito: o Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia

Evangelho (Lucas 24,35-48)

Domingo, 22 de Abril de 2012
3º Domingo da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 35os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.
36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma.
38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés.
41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles.
44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.




- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Maria Egipcíaca

22 de Abril

Santa Maria Egipcíaca Nasceu no Egito no século V, e com apenas 12 anos tomou a decisão de sair de casa, em busca dos prazeres da vida. Providencialmente, conheceu um grupo de cristãos peregrinos que ia para o Santo Sepulcro, e os acompanhou, apenas movida pelo interesse no passeio.

Por três vezes quis entrar na Igreja, mas não conseguiu. E uma voz interior lhe fez perceber o quanto ela era escrava do pecado. Ela recorreu a Virgem Maria, representada numa imagem que ali estava, e em oração se comprometeu a um caminho de conversão. Ingressou na Igreja e saiu de seu sepulcro.

Com a graça do Senhor ela pôde se arrepender e se propor a um caminho de purificação.

Ela foi levada ao deserto de Judá, onde ficou por quarenta anos, e nas tentações recorria sempre a Virgem Maria. Perto de seu falecimento, padre Zózimo foi passar seus últimos dias também nesse deserto e a conheceu, levou-lhe a comunhão e ela faleceu numa sexta-feira. O padre ao encontrar seu corpo, enterrou-a como a santa havia pedido em um recado.

Santa Maria Egipcíaca, rogai por nós!

sábado, 21 de abril de 2012

Mensagem do dia


Jesus voltará!
 
O Evangelho de São Mateus traz três grandes parábolas que mostram como devemos nos preparar para a vinda do Senhor. A primeira é a das dez virgens (cf. Mt 25,1-13), segundo a qual devemos nos preparar para a vinda do Senhor enchendo-nos do Espírito Santo e tendo-O em plenitude. A segunda parábola é a dos talentos. E a terceira é a do julgamento final, em que toda a humanidade, de todos os tempos, será julgada pelo amor.

O Filho de Deus obedeceu e foi até a morte na cruz para nossa salvação. O Pai, então, O arrebata, retira-O à força! "Esse Jesus que, do meio de vós, foi elevado ao céu, virá assim, do mesmo modo como o vistes partir para o céu" (At 1,11).

Na parábola dos talentos, Jesus está falando a esse respeito: "Disse: ‘Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. Chamou então dez dos seus servos, entregou a cada um uma bolsa de dinheiro e disse: ‘Negociai com isto até que eu volte’” (Lc 19,12-13).

O Senhor deu a nós os Seus bens, o Seu Reino, o Seu Espírito e os dons do Seu Espírito, e está dizendo: “Negociai com esses bens que lhes dou. Negociai até a minha volta. Eu vou voltar!”

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Deixe Jesus tocar seu Coração

Como agir diante das dificuldades?


Aconteça o que acontecer, Jesus ressuscitado está no meio de nós e não podemos permitir que nada nem ninguém roube a nossa paz: “A paz esteja convosco”(Jo 19,21). Foi dessa forma que Jesus se pôs em meio aos discípulos logo após a ressurreição.
Graças a Deus que, a cada novo dia, sempre temos a oportunidade de aprender e agir de maneira diferente, de seguir bons exemplos. Os apóstolos, Pedro e João foram presos por terem curado um homem em nome de Jesus, foram ameaçados e, depois, postos em liberdade. Eles tinham tudo para ficar revoltados, murmurando e reclamando, mas a atitude deles foi orar ao Senhor. Essa deve ser a forma como devemos agir diante das dificuldades da vida:
“Agora, Senhor, olhe para as ameaças que fazem e concede que os Seus servos anunciem corajosamente a Sua Palavra. Estenda a mão para que se realizem curas, sinais e prodígios por meio do nome do Seu santo, servo Jesus. Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos, então, ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a Palavra de Deus” (At 4,29-31).
Oremos ao Senhor em todos os momentos ao longo deste dia.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia



Ó Jesus, quão admiráveis são os vossos desígnios! Agora vejo que as pessoas por si só, pouco podem. ó meu jesus, transformai-me em vós, porque vós tudo podeis.
(Diário de Sta. Faustina, Pág. 77)

Orando com o Antigo Testamento

O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei? O senhor é o protetor de minha vida, de quem terei medo? (Sl 26,1)

Orando com o Novo Testamento

Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do mal. (Jo 17,15)

O Evangelho comentado cada dia

2ª Semana do Tempo Pascal
Jo 6,16-21

Em certos momentos de nossa vida agimos como os discípulos no evangelho de hoje, pegamos nossas barcas e partimos contando única e exclusivamente com as nossas forças para a travessia do mar, nos tornamos autossuficientes em relação a Deus. Mas ao chegar as noites escuras, os ventos contrários e as ondas ameaçadoras, nos percebemos fracos e sozinhos em nossa prepotência. Nesta hora ouvimos a suave voz daquele que, por amor, sempre esteve ao nosso lado, mesmo quando o deixamos fora da barca: "Sou eu, não temais". Que bom ouvir esta voz, que bom saber que o Senhor não desite de nós!