Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



sábado, 31 de março de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Vamos hoje pedir sabedoria a Deus?



Muitas coisas na vida são importantes, mas poucas são essenciais. Algo de essencial, que não nos pode faltar em nenhum momento, é a sabedoria para que saibamos como agir corretamente em cada situação, das mais simples às mais complexas. Talvez você esteja se perguntando: Como posso adquiri-la? A própria Palavra do Senhor nos responde: “Se a alguém de vós falta sabedoria, peça-a a Deus, que a concede generosamente a todos, sem impor condições; e lhe será dada” (Tg 1,5).
Quando pedimos a Deus o essencial, Ele nos concede incondicionalmente.
“O Senhor apareceu a Salomão durante a noite e lhe disse: ‘Pede-me o que queres que eu te dê!’” (I Re 3,5). Ele tinha uma oportunidade inigualável e por poucos conquistada. Poderia pedir muitos tesouros, saúde inabalável, vida longa e próspera. No entanto, ele clamou: “Dá a teu servo um coração que saiba perceber a verdade, para julgar o teu povo e discernir entre o bem e o mal. Pois quem poderia governar este teu povo tão numeroso?” (v. 9). Ao desejar inteligência para praticar a justiça, foi contemplado com o acréscimo do Alto: “um coração tão sábio e inteligente, como nunca houve outro igual” antes ou depois dele (cf. v. 12).
Obrigada, Jesus, porque a Sua bondade nos sustenta em todos os momentos.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Um coração que ama trabalha com amor. (Santa Terezinha)

Orando com o Antigo Testamento

Mas vós sois, Senhor, para mim um escudo; vós sois minha glória, vós me levantais a cabeça. Levanto-me porque o Senhor me sustenta. Sim, Senhor, a salvação vem de vós. Desça a vossa bênção sobre vosso povo.(Sl 3,4.6.9)

Orando com o Novo Testamento

Quem de vós estiver sem pecado seja o primeiro a lhe atirar uma pedra. (Jo 8,7)

O Evangelho comentado cada dia

5ª Semana da Quaresma
Jo 11,45-56

Terminamos a quaresma com uma certeza: Jesus morrerá por todos os filhos de Deus. Está na hora de retomarmos o convite que Jesus e a Igreja nos fizeram na quarta-feira de Cinzas: "Convertei-vos e crede no Evangelho". A partir deste convite de conversão, vamos responder às seguintes perguntas: Estamos preparados para celebrar a Páscoa? Entendemos o que signifca ser cristão? Estamos dispostos a renovar nossas promessas batismais? Obrigado, Senhor, pela graça de caminhar ao teu lado durante esta quaresma!

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (João 11,45-56)

Sábado, 31 de Março de 2012
5ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.
49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.
54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Benjamim

31 de Março

 São Benjamim Nasceu no ano de 394 na Pérsia e, ao ser evangelizado, começou a participar da Igreja ao ponto de descobrir sua vocação ao diaconato.

Serviu a Palavra e aos irmãos na caridade, chamando a atenção de muitos para Cristo.

Chegou a ser preso por um ano, sofrendo, e se renunciasse ao nome de Jesus, seria solto. Porém, mesmo na dor, na solidão e na injustiça, ele uniu-se ainda mais ao Cristo crucificado.

Foi solto com a ordem de não falar mais de Jesus para ninguém, o que era impossível, pois sua vida e seu serviço evangelizavam.

Benjamim foi canal para que muitos cegos voltassem a ver, muitos leprosos fossem curados e assim muitos corações duvidosos se abriram a Deus.

Foi novamente preso, levado a público e torturado para que renunciasse à fé. Perguntou então ao rei, se gostaria que algum de seus súditos fosse desleal a ele. Obviamente que o rei disse que não. E assim o diácono disse que assim também ele, não poderia renunciar à sua fé, a seu Rei, Jesus Cristo.

E por não renunciar a Jesus, foi martirizado. Isso no ano de 422.

São Benjamim, rogai por nós!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Uma mãe de verdade sempre enxerga além


Há coisas que somente uma mãe é capaz de enxergar e de fazer por um filho. Nem sempre as pessoas com as quais convivemos conseguem perceber o que estamos vivendo, mas não há como esconder da nossa mãe o que se passa, porque ela é capaz de perceber mesmo quando não queremos ou não sabemos o que dizer.
Graças a Deus, todos nós temos uma Mãe que nos acompanha sempre. Quando sentimos medo, ela nos diz: “Não sou eu a tua mãe”? E assim em cada situação ela se faz presente e nos convida a nos colocarmos sob os seus cuidados, porque ela quer cuidar de cada um de nós, da mesma forma como cuidou do Menino Jesus.
Convidemos hoje a nossa Mãe, Maria Santíssima, para ser a nossa companheira, nossa amiga e fazer tudo conosco.
Jesus nos deu Maria como Mãe aos pés da cruz, e na pessoa de São João pediu-nos para levá-la para casa: “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para sua casa” (Jo 19, 26-27).
Obrigada, Virgem Maria, pelos seus cuidados de Mãe na nossa vida.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Dir-se-ia que na oração és como uma rainha que tem livre acesso ao Rei
e que dele podes alcançar tudo o que pedires!
(Santa Terezinha)

Orando com o Antigo Testamento

Tu és meu filho, eu hoje te gerei. Pede-me: dar-te-ei por herança todas as nações. Servi ao Senhor com respeito e exultai em sua presença.  (Sl 2,7-11)

Orando com o Novo Testamento

Quem tem sede venha a mim, e beba quem crê em mim, do seu interior jorrarão rios de água viva. (Jo 7,37-39)

O Evangelho comentado cada dia

5ª Semana da Quaresma
Jo 10,31-42


Para entendermos a pessoa de Jesus Cristo e seu mistério, precisamos nos despojar de muitas coisas, principalmente do orgulho que obscurece nossa mente e fecha nosso coração. Precisamos nos despojar dos preconceitos, da visão míope das aparências e da rejeição quanto à revelação do amor divino no humano: "porque sendo homem, te fazes Deus. "Para entendermos a pessoa de Jesus Cristo e seu mistério, precisamos silenciar diante da humildade de Deus: "a Palavra se fez carne e habitou entre nós!"

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (João 10,31-42)

Sexta-Feira, 30 de Março de 2012
5ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”
33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?
35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.
39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São João Clímaco

30 de Março

São João Clímaco Nasceu na Palestina em 579, dentro de uma família cristã que passou para ele muitos valores, possibilitando a ele uma ótima formação literária.

Clímaco desde cedo foi discernindo sua vocação à vida religiosa. Diante do testemunho de muitos cristãos que optavam por ir ao Monte Sinai, e ali no mosteiro viviam uma radicalidade, ele deixou os bens materiais e levou os bens espirituais para o Sinai. Ali, com outros irmãos, deixou-se orientar por pessoas com mais experiência, fazendo um caminho pessoal e comunitário de santidade.

Foi atacado diversas vezes por satanás, vivendo um verdadeiro combate espiritual.

São João Clímaco buscou corresponder ao chamado de Deus por meio de duras penitências, pouca alimentação, sacrifícios, intercessões e participação nas Santas Missas.

Perseverou até o fim da vida, partindo para a glória aos 70 anos de idade.

São João Clímaco, rogai por nós!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Deus é o nosso apoio e sustentáculo



Somos muito fracos, inconstantes e pecadores, por isso não podemos perder a oportunidade de entregar a Deus toda e qualquer situação, até aquelas para as quais não acreditamos haver solução.
Enquanto não percebermos de onde vem a força de que precisamos, ficaremos nos debatendo, buscando soluções humanas, querendo vencer as situações por nós mesmos. É muito importante mergulharmos na misericórdia de Deus, mas, igualmente importante, é ajudar os outros a alcançar a mesma graça.
Seja qual for a situação em que vivemos, precisamos confiar: Deus é o nosso apoio e sustentáculo.
Quando aprendemos a obedecer à voz de Deus, temos a certeza de que o mundo pode desabar ao nosso redor, mas não deixaremos de acreditar que Jesus está no barco de nossa vida.
Ao mesmo tempo, sabemos que o Senhor nos dá forças para que continuemos caminhando e para que ajudemos tantas pessoas ao nosso lado que, como nós, necessitam encontrar a paz, o amor e o direcionamento!
“Ninguém tem maior amor do que aquele que se despoja da vida por aqueles a quem ama” (Jo 15,13)
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Deus não tem necessidade das nossas obras, mas do nosso amor. (Santa Terezinha)

Orando com o Antigo Testamento

Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores. Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite. como a árvore plantada às margens de um rio, sua folhagem não murchará jamais. O Senhor vela pelo caminho dos justos.  (Sl 1,1-6)

Orando com o Novo Testamento

Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus! (Jo 6,68-69)

O Evangelho comentado cada dia

5ª Semana da Quaresma
Jo 8,51-59

Saber coisas de e sobre Deus não é sinônimo de fé e muito menos nos garante o dom da vida eterna. Como o próprio Jesus nos afirma, precisamos ir além, precisamos "guardar a Palavra". Por outro lado, só guardamos, cuidamos e praticamos aquilo que verdadeiramente traz sentido para nossa vida. Queremos guardar a vossa Palavra, Senhor, pois nela encontramos o sentido pleno para nossa existência. Renovai nossa vida transformando nossos corações em depositários ativos da vossa Palavra, a única capaz de nos garantir a vida eterna!

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (João 8,51-59)

Quinta-Feira, 29 de Março de 2012
5ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?”
54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. 57Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Constantino

29 de Março

 São Constantino Rei de uma região da Inglaterra, casou-se, mas não assumiu seriamente esta aliança, tanto que deixou a esposa para se dedicar às guerras militares. Nesta aventura de poder e fama, ele – como São Paulo - 'caiu do cavalo'. Era pagão, converteu-se ao Cristianismo e assumiu seriamente o chamado à santidade.

Entrou para um mosteiro irlandês e descobriu seu chamado ao sacerdócio. Junto com outro santo, percorreu muitas regiões da Inglaterra anunciando o nome de Jesus, que tem o poder de nos dar a vitória sobre o 'homem velho'.

Constantino foi martirizado no ano de 598, atacado por pagãos duros de coração ante o Evangelho.

São Constantino, rogai por nós!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Não tenhamos medo de dar a vida pelo Evangelho!



”Os que lançam sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria” ( Sl 126).
O Senhor nos chama a dar a vida inteira e gratuitamente a serviço do Seu Reino.
”Porém, temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós. Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos. Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos ( II Cor 4,7-9).
Levamos em nós mesmos os sofrimentos de Jesus. No entanto, sofrer por sofrer é masoquismo, ao passo que, quando assumimos cada tribulação como uma forma de nos unir a Jesus crucificado a nossa dor adquire um novo significado.
Não tenhamos medo de dar a vida pelo Evangelho, porque o Senhor está conosco em todos os momentos. Lutemos para fazer do mundo um lugar mais justo e humano, denunciando a injustiça e a mentira.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Deus apenas te pede que te deixes amar. (Santa Terezinha)

Orando com o Antigo Testamento

Enquanto Jó rezava por seus amigos, o Senhor o restabeleceu de novo em seu primeiro estado e lhe tornou em dobro tudo quanto tinha possuído (Jó 42,10)

Orando com o Novo Testamento

Trabalhai não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu seu sinal. (Jo 6,27)

O Evangelho comentado cada dia

5ª Semana da Quaresma
Jo 8,31-42

Como temas fundamentais do evangelho de hoje destacamos: a liberdade, como fruto da verdade e da observância da palavra de Jesus, e a verdadeira filiação do homem com Deus Pai. Disto temos, portanto, que liberdade, verdade e observância não são apenas requisitos básicos para quem deseja ser discípulo de Jesus, mas os grandes referenciais da vida espiritual. Aproveitemos estes últimos dias da quaresma para examinarmos se estamos nutrindo, para com o Senhor, apenas sentimentos de simpatia ou verdadeiro amor filial.

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (João 8,31-42)

Quarta-Feira, 28 de Março de 2012
5ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?”
34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”.
39Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai”.
Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Guntrano

28 de Março

 São Guntrano Guntrano teve muitos descaminhos, muitas opções erradas. Teve muitas mulheres e muitos filhos. Como todo ser humano buscou a felicidade, porém, em lugares errados.

Um homem social, político e de grande influência, mas com o coração inquieto e desejoso de algo maior.

Deu toda sua herança para um sobrinho e se decidiu a viver uma radicalidade cristã, ou seja, viver o chamado à santidade.

Então, Guntrano passou a ouvir a Palavra de Deus e a acolher os conselhos dos bispos. Governou na justiça, a partir dos bons conselhos recebidos. Viveu a renúncia de si mesmo para abraçar a cruz e fazer a vontade de Deus.

Faleceu com 68 anos, depois de consumir-se no amor a Deus e aos irmãos, sendo cristão na sociedade.

São Guntrano, rogai por nós!

terça-feira, 27 de março de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

O que importa é como utilizamos o que temos e somos


Não importa o quanto representemos em relação aos outros, se somos maiores ou menores, se temos mais ou menos condições que os demais. Para o Senhor o que realmente importa é como utilizamos o que temos, ou seja, nossa capacidade de doar tempo, dedicação, sorriso sincero, vontade de fazer o melhor possível e satisfazer à necessidade alheia.
Jesus passou por esta vida fazendo o bem a todos, a ponto de ser profundamente questionado em todas as Suas atitudes e comportamentos; mas nem por isso deixou que os julgamentos humanos determinassem o motivo do Seu agir. Isso significa que devemos seguir os passos de Cristo, porque: “Conosco está o Senhor do universo” (Sl 45).
Jesus, ensina-nos a agir como o Senhor em todas as situações.
Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
Jesus, eu confio em vós!

Frase do dia


Eu sempre quis ser santa. (Santa Terezinha)

Orando com o Antigo Testamento

Reconcilia-te com Deus e faz as pazes com Ele, é assim que te será de novo dada a felicidade, aceita a instrução de sua boca, e põe suas palavras em teu coração.  (Jó 22,21)

Orando com o Novo Testamento

Em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida (Jo 5,24)

O Evangelho comentado cada dia

5ª Semana da Quaresma
Jo 8,21-30

A vida pública de Jesus foi uma constante revelação de sua pessoa, missão e do próprio Pai. O problema é que, como no tempo de Jesus, ainda hoje continuamos vendo e ouvindo apenas aquilo que nos interessa. Somos seletivos com relação à imagem que temos de Deus e principalmente quando esta imagem passa pela cruz: "quando tiverdes levantado o Filho do homem". No  entanto, aquele que olha a cruz com fé e com espírito de conversão, alcança a salvação de Deus e a vida eterna.

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (João 8,21-30)

Terça-Feira, 27 de Março de 2012
5ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto, e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”.
22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.
25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”.27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Ruperto

27 de Março

 São Ruperto O santo de hoje foi um grande apóstolo da Baviera, Alemanha. A pedido do rei, foi convidado a evangelizar a França, e fez este belo trabalho. Após ser eleito bispo, a corte da Baviera o chamou, convidando-o também a evangelizar aquelas terras.

Juntamente com o apoio do rei pôde ter o apoio de muitos religiosos, inclusive de sua irmã, que também era consagrada.

São Ruperto evangelizou a muitos, fazendo a Boa Nova chegar às altas autoridades, ao ponto do sucessor do rei já ser evangelizado.

Antes de sua última Santa Missa, sua irmã ouviu sua oração de entrega: “Pai, em Tuas mãos eu entrego o meu espírito”.

Em toda sua vida, e também na morte, viveu entregue a Deus.

São Ruperto, rogai por nós!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Mensagem do dia


A beleza presente no plano do Pai
 
Que maravilha! Eu e você somos o presente do Pai para Jesus, o Filho de Deus! Ele é o Senhor desta humanidade. Este foi, desde o início, o plano do Pai: um presente para Seu Filho.

E criou todas as outras coisas: esta terra com tudo aquilo que nela existe – céus, mares, rios, montanhas, plantas, flores. Depois, vieram os animais. Tudo foi criado por Ele e para Ele. Desde sempre, o objetivo do Pai foi este: que o Seu Filho viesse e renascesse nesta terra. Aqui é o lugar do Reino do Filho de Deus.

O Pai queria que Cristo viesse para ser o Senhor, o Rei, o Governador de tudo e de todos nós. Ele é o princípio e Deus colocou toda a plenitude n'Ele. Aí está a beleza!

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Deixe Jesus tocar seu Coração

Diante dos impossíveis clamemos: Vinde, Espírito Santo!


Quando o anjo anunciou a Virgem Maria que ela conceberia e daria à luz um filho e lhe poria o nome de Jesus: “Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra” (Lc 1,34-35).
Isso, para a Santíssima Virgem, era algo impossível de acontecer, mas o que é impossível a nós é possível a Deus. O Senhor nos ensina que, diante dos nossos impossíveis, precisamos clamar o Espírito Santo e deixar-nos conduzir por Ele, num total abandono, como o fez Nossa Senhora ao aceitar a vontade de Deus em sua vida e clamar: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra” (Lc 1,38).
Hoje, diante de qualquer situação, simples ou complexa, clamemos: Vinde, Espírito Santo!
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Ser carmelita; ser pela minha união convosco mãe das almas:
essa é a minha vocação.
(Santa Terezinha)

Orando com o Antigo Testamento

Será que tenho a fortaleza das pedras, e será de bronze a minha carne? Não encontro nenhum socorro, qualquer esperança de salvação me foi tirada. Recusar a piedadea um amigo é abandonar o temor do todo-poderoso.  (Jó 6,12-14)

Orando com o Novo Testamento

O que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água que jorrará até a vida eterna. (Jo 4,14)

O Evangelho comentado cada dia

4ª Semana da Quaresma
Lc 1,26-38
Anuncianção do Senhor

Celebramos o ínico do grande mistério da Encarnação: Jesus é recebido no seio da Virgem Maria. Através de Maria a salvação chega ao mundo. Um novo tempo se inicia... Aquilo que é velho é posto de lado, para se assumir uma nova realidade. No sim da Virgem Maria, está contido todo o desejo da salvação anunciada pelos profetas e esperada pelo povo eleito. Maria manifesta a sua total confiança fazendo-se instrumento para o plano divino da salvação. Recebamos neste dia todas as graças que este mistério de amor e salvação derrama sobre nós fazendo-nos novas criaturas, recriadas no amor de Deus.

Evangelho do dia

Anunciação do anjo e a concepção do Filho de Deus no ventre de Maria

Evangelho (Lucas 1,26-38)

Segunda-Feira, 26 de Março de 2012
Anunciação do Senhor

 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Bráulio

26 de Março

 São Bráulio O santo de hoje, foi bispo de 631 a 651.

Nasceu em uma família muito sensível à vontade do Senhor: uma irmã foi para a vida religiosa e tornou-se abadessa. Outro irmão foi para uma Abadia e outro, chegou a bispo.

Depois de entrar para uma vida de oração e contemplação numa abadia, Bráulio conheceu em Sevilha Santo Isidoro, escritor e santo.

Fecundo escritor e grande pastor, São Bráulio foi escolhido para bispo em Saragoça, participando ativamente em três Concílios de Toledo.

São Bráulio, rogai por nós!

domingo, 25 de março de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Volte ao Senhor e deixe os seus pecados


O Senhor está sempre nos chamando para estarmos ao lado d’Ele. Jesus, que é a própria Misericórdia encarnada, nunca desiste de nós; Ele continua batendo à porta do nosso coração até que tenhamos a coragem de abri-la e deixá-Lo entrar para cear conosco. Sempre é tempo de voltarmos para o Senhor.
“Volta ao Senhor e deixa os teus pecados, suplica em sua presença e diminui as tuas ofensas” (Eclo 17,21-22).
Somente ao vivermos próximos ao Senhor seremos capazes de acolher e demonstrar misericórdia por aqueles com quem convivemos e que vêm ao nosso encontro.
Peçamos ao Senhor a graça de ser misericordiosos, compassivos e puros com nossos irmãos como Ele o é.
Clamemos ao Espírito Santo que, neste dia que se chama hoje, renove toda a nossa vida e encha o nosso coração com os Seus dons.
Rezemos: “Ó vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais”.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Oh! Bem-aventurado silêncio que tanta paz traz à alma! (Santa Terezinha)

Orando com o Antigo Testamento

O Senhor fez coisas grandes e insondáveis, maravilhas incalculáveis: espalha a chuva sobre a terra, e derrama as águas sobre os campos; exalta os humildes, e dá nova alegria aos que estão de luto... volta esperança ao infeliz, e é fechada a boca da iniquidade...  (Jó 5,8ss)

Orando com o Novo Testamento

Com efeito, aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas. (Jo 3,34)

O Evangelho comentado cada dia

5º Domingo da Quaresma
Jo 12,20-33

Lectio Divina
Leitura: "Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto."
Meditação: Muitos homens e mulheres se queixam de que suas vidas são ou estão vazias...Perderam o sentido! Diante desta realidade, o evangelho me convida a meditar sobre o quanto estou disposto a renunciar para que a minha vida possa atingir a sua plenitude. Será que já estou suficientemente convencido de que, para produzir frutos, a semente precisa morre?
Oração: Senhor, hoje minha prece é por todos aqueles que, por um motivo o u outro, estão vivendo a dolorosa experiência do vazio existencial. Atenda minha prece, Senhor, pois esta experiência machuca demais!
Ação: Já sei o que fazer para que a minha vida não seja tomada pelo "vazio existencial" e possa atingir a sua plenitude: assimilar e aceitar com alegria e esperança, o processo do "grão de trigo que cai na terra".

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (João 12,20-33)

Domingo, 25 de Março de 2012
5º Domingo da Quaresma

 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa.
21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”.
22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus.
23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto.
25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna.
26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
27Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!”
Então veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e glorificarei de novo!”
29A multidão, que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”.
30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”.
33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer”.



- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Anunciação do Senhor

25 de Março


Anunciação do Senhor Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço.

Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."

Com alegria contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1,26-38).

Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.

Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:

"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".

sábado, 24 de março de 2012

oração do mês de março

Março

A são José

Ó São José, homem justo,
Que trazíeis em vós
O patrimônio da antiga Aliança,
e estivestes no "principio"
da nova e eterna Aliança em Jesus Cristo,
indicai-nos os caminho desta Aliança salvífica,
que prolonga na história
a "plenitude dos tempos",
própria do mistério inefável
da Encarnação do Verbo.
Obtende para a Igreja e para o mundo,
assim como para cada um de nós,
a bênção do Pai e do Filho
e do Espírito Santo. Amém.
Oração do Santo Papa João Paulo II extraída
da Exortação Apostólica
Redemptoris Cutos

Deixe Jesus tocar seu Coração

Silenciar para ouvir o Senhor


Há vários tipos de silêncio. Muitos mergulham nele apenas para fugir ou para dormir. Outros fazem uso de mil técnicas a fim de atingirem um silêncio simplesmente relaxante; outros ainda exercitam a meditação com o pensamento bloqueado, suspenso num vácuo silencioso, no qual julgam ser elevados.
Alguns emudecem por capricho ou por mau humor; e assim por diante… No entanto, o verdadeiro silêncio é aquele que nos coloca diante de Deus. Essa experiência enriquece os nossos valores, enobrece nossas reflexões, sentimentos e ideias, e mais: no íntimo da alma formam-se as convicções e enraízam-se as virtudes. Dessa forma, as linhas mestras da luta pessoal por melhorarmos a cada dia um pouco mais são definidas e solidificadas.
Temos o hábito de falar muito e quase não sabemos escutar o outro, sobretudo ao Senhor, que quer nos falar no íntimo de nosso coração. Há pobreza de palavras, porque há pobreza de silêncio. Só teremos condições de responder com prontidão a Deus e aos irmãos se nos exercitarmos nessa escuta.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Lutemos sempre, mesmo sem esperança de ganhar a batalha.  (Santa Terezinha)

Orando com o Antigo Testamento

Nu saí do ventre de minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!  (Jó 1,20)

Orando com o Novo Testamento

Com efeito, Deus amou de tal modo o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3,16)

O Evangelho comentado cada dia

4ª Semana da Quaresma
Jo 7,40-53

Ontem, como hoje, a pessoa de Jesus continua provocando divisão na humanidade. Mas para nós, que diariamente ouvimos e meditamos a sua Palavra; que diariamente provamos de seuaamor (lembrar o texto de ontem), não pode haver dúvidas, equívocos e divisões. Nós acreditamos firmemente que Jesus é o Filho de Deus, feito homem, a fonte da vida e o salvador da humanidade. Que o nosso testemunho seja a mais contudente denúncia diante da incredulidade e da divisão que insiste morar em muitos corações. Em nossos corações mora uma única certeza: "jamais homem algum falou como este homem!". 

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (João 7,40-53)

Sábado, 24 de Março de 2012
4ª Semana da Quaresma

 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”
43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?”
46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. 47Então os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!”
50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Catarina da Suécia

24 de Março

 Santa Catarina da Suécia Nasceu na Suécia, de família ligada aos reis. Sua mãe era Santa Brígida, que após o falecimento do esposo, se tornou uma peregrina até instalar-se em Roma.

Catarina foi formada na Abadia de Bisberg, permanecendo ali até casar-se. Não demorou muito tempo e seu esposo veio a falecer. Tinha um coração rendido a uma intimidade profunda com Deus, abriu-se a uma consagração total e foi viver junto de sua mãe em Roma, onde permaneceram por 23 anos.

Tornou-se Abadessa em Valdstena, onde permaneceu até sua morte em 1381.

Santa Catarina da Suécia, rogai por nós!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Mergulhemos na fonte da Divina Misericórdia


A Misericórdia do Senhor surpreende-nos sempre e alcança todo pecador.
Deus chama as cidades envolvidas pela devassidão e maldade, como Sodoma e Gomorra, e oferece a Sua salvação:
”Ouvi a palavra do senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. Vinde, debatamos – diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão branco como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra” ( Is 1,10.16-19).
No momento atual, esta mesma misericórdia é oferecida ao mundo. É preciso escutar e obedecer a Deus Pai. O Senhor nos chama a moldarmos a nossa vida no amor, na pureza e na justiça, e sempre está disposto a nos perdoar.
Aproveitemos o dia de hoje para estreitar o nosso relacionamento com Deus e com as pessoas que nos são caras e para rezar por todos que estão perdidos nos vícios e no pecado.
”Ilumina meus olhos, Senhor. Guardai-me do sono da morte. Que meu inimigo não possa dizer: triunfei sobre ele” (Salmo 12,5).
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Deus absorver-me-á como uma gotinha de orvalho. (Santa Terezinha)

Orando com o Antigo Testamento

Bendisseram, pois a mão do justo juiz, o Senhor, que faz aparecer as coisas ocultas, e puseram-se em oração para implorar-lhe o perdão completo do pecado cometido.  (2Mc 12,41)

Orando com o Novo Testamento

Quem não nascer de novo não poderá ver o reino de Deus. Quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no reino de Deus. (Jo 3,3-6)

O Evangelho comentado cada dia

4ª Semana da Quaresma
Jo 7,1-2.10.25-30  

Ao meditar no evangelho de hoje, Senhor, sentimos a necessidade de vos agradecer. Agradecer, por sermos vossas ovelhas e estarmos seguros em vossas mãos; agradecer porque nos dás o dom da vida eterna; agradecer porque nos conheces: que tranquilidade e paz esta certeza traz aos nossos corações, Deus nos conhece! Mas este agradecimento traz consigo a consciência da nossa responsabilidade como testemunha de tão grande amor. Não posso me acomodar, o amor jamais se acomoda!

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (João 7,1-2.10.25-30)

Sexta-Feira, 23 de Março de 2012
4ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.
25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é”.
28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”.
30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Turíbio de Mongrovejo

23 de Março

 São Turíbio de Mongrovejo De origem espanhola, nasceu no ano de 1538. Cresceu muito bem educado dentro de uma formação cristã e humana, estudou Direito e prestou muitos serviços nessa área, sempre buscando dar testemunho cristão no ambiente em que se encontrava.

Turíbio ajudou até o rei Felipe, mas o chamado à vida dedicada ao Senhor, dentro do ministério sacerdotal, falou mais forte. Renunciou à sua profissão e, como sacerdote, foi escolhido bispo e enviado ao Peru. Era um homem apostólico.

Deparou-se com muitas injustiças: indígenas oprimidos, pobres abandonados. Então ele, no anúncio e na denúncia, passou a ser respeitado e ouvido por muitos.

Sem interesses e sem comungar com o poder opressor, ele deixou um marco para toda a América: de que o mundo precisa de santos, e isso só é possível na misericórdia, no amor, na verdade, no anúncio e na coragem de denunciar.

Depois de uma grave enfermidade, faleceu em 1606.

São Turíbio, rogai por nós!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Mensagem do dia


A Virgem Maria nos prepara para a ressurreição

Várias pessoas, muito machucadas no coração por causa do autoritarismo do pai, por causa de maus-tratos, rudeza, rejeição, não conseguem sentir o amor de Deus, não conseguem sentir o amor do Pai. E a Santíssima Virgem toca nesses corações com sua mão, curando e os tornando capazes de amar. E diz: “Eu não estou apenas consertando seu coração, mas lhe dando um coração novo. Receba-o. É com ele que eu quero que você caminhe”.

Nossa Senhora o chama pecador não por você ter cometido um ou outro pecado, mas porque existe um mal habitando em seu coração; o demônio colocou um veneno dentro de você. Este é o pecado original. O diabo, como serpente, o mordeu, espalhou em você o veneno da rebeldia, da desobediência, da oposição a Deus.

Há, portanto, em seu interior duas inclinações, e você sente isso: uma o leva a sentir-se impulsionado para o bem, para ser de Deus e viver n'Ele, e foi o próprio Deus quem a pôs em você; mas, ao mesmo tempo, você sente uma outra inclinação empurrando-o para o mal, para o pecado, colocando-o contra Deus e Suas ordens.

A Santíssima Virgem Maria o está preparando para a ressurreição: “Foi por isso que meu Filho veio. O Pai enviou Seu Filho, e meu Filho, para salvar você. Foi por isso que Jesus foi até a morte, e morte de cruz; foi por isso que derramou todo Seu Sangue para salvá-lo de uma doença incurável que se chama pecado. A única salvação para essa doença é Jesus, é a redenção, o Sangue de Cristo”.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Deixe Jesus tocar seu Coração

Só atingimos a perfeição ao imitarmos a Cristo


“O desígnio de nosso Deus e Salvador em relação ao homem consiste em levantá-lo de sua queda e fazê-lo voltar, do estado de inimizade ocasionado por sua desobediência, à intimidade divina.
A vinda de Cristo na carne, os exemplos de sua vida apresentados pelo Evangelho, a Paixão, a cruz, o sepultamento e a Ressurreição, não tiveram outro fim senão salvar o homem, para que, imitando a Cristo, ele recuperasse a primitiva adoção filial.
Portanto, para atingir a perfeição, é necessário imitar a Cristo, não só nos exemplos de mansidão, humildade e paciência que Ele nos deu durante a Sua vida, como também imitá-Lo em Sua Morte, como diz São Paulo, o imitador de Cristo: ‘Tornando-me semelhante a Ele na sua morte, para ver se alcanço a ressurreição dentre os mortos (Fl 3,10)’”. (São Basílio Magno)
Senhor, dá-nos a graça, neste dia, de mergulharmos na Tua Paixão e Morte para que possamos ressuscitar Contigo.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia



A vontade de Deus é que eu lute até à morte. (Santa Terezinha)

Orando com o Antigo Testamento

Saúde aos nossos irmãos. Deus vos acumule de bens e que Ele se lembre de sua aliança. Que ele disponha vossa alma à piedade e à observância dos seus mandamentos com um coração generoso. Que ele abra vosso coração à sua lei e aos seus precitos e que estabeleça na paz! Que ele ouça vossas súplicas, vos seja misericordioso e não vos abandone nas provações! Nós daqui rezamos por vós. (2Mc 1,1ss)

Orando com o Novo Testamento

Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (Jo 1,29)

O Evangelho comentado cada dia

4ª Semana da Quaresma
Jo 5, 31-47

Não podemos nos esquecer de que a fé, embora sendo um dom, requer a colaboração do homem. Desta constatação nasce e se desenvolve o grande desafio a ser assumido pelo cristão: viver no meio da incredulidade, isto é, "receber a glória uns dos outros". Nossa glória está na fidelidade que, por sua vez, é sustentada pelo encontro íntimo e pessoal com o Senhor, único capaz de sustentar a solidez da identidade cristã.

Evangelho do dia

A GLÓRIA PROVINDA DO PAI

Evangelho (João 5,31-47)

Quinta-Feira, 22 de Março de 2012
4ª Semana da Quaresma


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.
36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.
44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Zacarias, Papa

22 de Março

 São Zacarias, Papa Filho de pai grego, residente na Calábria, foi eleito Papa em 741 e morreu em 752.

Ao contrário do seu predecessor Gregório III, relativamente a Liutprando, rei dos Lombardos, julgou ser melhor partido inaugurar com ele relações amistosas. Concluiu assim um acordo bastante vantajoso, recuperando quatro fortalezas e vários patrimônios; estipulou também com ele uma trégua de trinta anos. Mas não conseguiu impedir os Lombardos de tirarem aos Bizantinos o exarcado de Ravena.

Zacarias soube tornar favorável à Igreja romana o imperador Constantino V e recebeu mesmo territórios como dádiva. Em 747 aprovou a mudança de regime na França, com a proclamação de Pepino, o Breve.

Foi bom administrador das terras da Igreja, as quais progrediram no seu tempo. Restaurou o palácio de Latrão e embelezou, no sopé do Palatino, a igreja de Santa Maria Antiga, onde se conserva ainda o seu retrato, pintado quando ele ainda vivia.

São Zacarias, rogai por nós!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Deus provê, Deus proverá, sua misericórdia não faltará




Quando no nosso coração há o desejo sincero de agirmos com retidão, de procedermos de acordo com a verdade, o próprio Deus tem a bondade de nos esclarecer e nos indicar o caminho a percorrer das formas mais variadas. Isso pode ocorrer por intermédio de alguém que nos oferece justamente a resposta de que estávamos precisando; ou por meio de determinado texto que nos ensina algo; ou um fato que acontece, entre tantas outras formas encontradas pelo Senhor para nos ajudar.
Quem de nós nunca fez alguma experiência assim? Por vezes até dizemos: “Que coincidência!”, quando, na verdade, é a ação da Divina Providência regendo todas as coisas até o nosso fim último.
Podemos perceber hoje claramente no Evangelho a ação de Deus na vida de São José, angustiado porque Maria aparecera grávida e ele sabia que não era o pai da criança, e o Senhor enviou o socorro na hora certa a ele:
“Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho, e lhe disse: José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado” (Mt 1,20-21.24a).
Rezemos hoje assim: “Deus provê, Deus proverá, Sua misericórdia não faltará!” certos de que o Senhor está conduzindo todas as situações ao nosso redor.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Do Evangelho fiz o meu tesouro mais precioso. (Santa Terezinha)

Orando com o Antigo Testamento

O sono fugiu aos meus olhos e meu coração desfalece de tristeza. eu repito para mim mesmo: em que aflição fui eu cair e a que desolação fui eu reduzido até o presente, eu que era bom e querido no tempo do meu poder. Reconheço que foi por causa dos meus pecados que todos estes males me fulminaram, e agora morro de tristeza numa terra estrangeira.  (1Mc 6,10)