Ministério Eterna Luz

Ministério Eterna Luz

Twitter

Festa da Misericórdia SBJ



quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé


Rezemos muito hoje e sempre e peçamos a Jesus que restaure em nós a confiança no Seu poder em todas as situações, para que nos mantenhamos firmes na fé e na esperança.
Certa vez, Santa Clara teve a segurança do seu convento ameaçada por alguns homens que queriam espalhar o terror e destruir aquele local. Algumas irmãs entraram em pânico, mas essa grande santa italiana não teve dúvida: tomou Jesus no ostensório e O levantou diante daqueles malfeitores. Conta-se que eles fugiram apavorados, porque viram sair raios daquele ostensório.
Sei que são muitos os desafios da vida, mas unidos confiantemente a Jesus, como Santa Clara o fez, somos mais que vencedores.
“E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (I Jo 5,4b).
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Reavive a cada momento a sua confiança em Deus e mais ainda na hora das provações.
(São Padre Pio de Pietrelcina)

Orando com o Antigo Testamento


Em tudo o que empreendeu para o serviço do Senhor, só procurou a vontade de Deus, pondo em sua obra todo seu coração. em tudo foi bem-sucedido. (2Cr 31,21)

Orando com o Novo Testamento


Todo o povo procurava tocá-lo, pois saía dele uma força que os curava a todos. (Lc 5,19)

O Evangelho comentado cada dia

1ª Semana da Quaresma
Lc 11,29-32

O cotidiano de nossa vida está marcada por sinais que têm por função apontar caminhos, direções, ideias e posturas a serem assumidas. No meio de tantos sinais, devemos estar atentos ao grande sinal do amor de Deus Pai para cada um de nós, seu Filho Jesus Cristo, que, com palavras e obras nos apresenta um constante convite à conversão. Alarga Senhor o nosso coração e olhar, muitas vezes tomados pela incredulidade, pela incapacidade de ir além, e dá-nos a coragem para mudarmos interiormente.

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Lucas 11,29-32)

Quarta-Feira, 29 de Fevereiro de 2012
1ª Semana da Quaresma

 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santo Osvaldo

29 de Fevereiro

 O santo do dia de hoje era de origem dinamarquesa, vindo de uma educação religiosa muito forte, tendo como tio o Arcebispo de Cantuária. Osvaldo foi educado sob os cuidados dele e, após ter sido Bispo e confessor, se tornou Cônego de Winchester com seu auxílio.

Tinha um forte desejo de ingressar numa abadia beneditina, o que de fato fez, tornando-se monge em Fleury-sur-Loire, na França. Homem de grande santidade, ativo, generoso e bom, Osvaldo apreciava também a ciência.

Apoiado pelo rei Edgar, em 972, foi nomeado Arcebispo de York, tornando os mosteiros verdadeiros centros de estudos. Mas como houve uma recusa por parte do Clero da Catedral de Worcester, da reforma imposta por Santo Osvaldo, este mandou construir aí uma abadia e uma igreja dedicadas a Nossa Senhora. Gozou da plenitude eterna nos Céus no dia 29 de fevereiro de 992.


Santo Osvaldo, rogai por nós!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mensagem do dia


Leve mais a sério as ordens de Deus
 
Esta é a vontade de Deus: “a nossa santificação” (I Ts 4,3).
Deus tem um plano para a nossa vida. Ele quer nos fazer à imagem de Seu Filho! Dentro desse projeto, O Altíssimo age como um hábil arquiteto. O nosso protótipo é Jesus Cristo. Fazem parte de um projeto os momentos difíceis, as situações dolorosas problemas e dificuldades. Uma vez que o nosso projeto não é só uma construção, mas uma transformação, a realização de um ser, mas também acontecem momentos dolorosos: por causa da nossa dureza, desobediência, indocilidade e rebeldia.

“Quem se apega aos meus mandamentos e os observa, este me ama: ora, aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu, por minha vez, o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14,21).

Muitos dizem: “Não consigo amar a Deus com a emoção de gostaria”. Mas não se trata de sentimento. O começo do amor ao Senhor é árido: é levar a sério e colocar em prática os Seus mandamentos. Amar a Deus é algo muito concreto. Amamos mais com vontade do que com sentimentos. A vontade do Pai é que sigamos os Seus mandamentos, e a Palavra de Deus contém muitas ordens. Precisamos levar a sério os preceitos do Senhor, guardar os Seus mandamentos. Colocá-los em prática é realizar o amor a Deus. “Quem se apega aos meus mandamentos e os observa, este me ama”. O amor de Deus é algo concreto: é levar a sério os seus sentimentos.

O mundo desvirtuou de tal maneira a nossa mente que não levamos mais a sério as ordens de Deus. Agimos como crianças distraídas e até malcriadas que nem ligam para o que os pais dizem. Deus Pai fala, mas os homens nem ligam. Não levamos em conta os Seus mandamentos.

“Quem se apega aos meus mandamentos e os observa, este me ama: ora, aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu, por minha vez, o amarei e me manifestarei a ele. Judas, não o Iscariotes, lhe disse: ‘Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?’ Jesus lhe respondeu: ‘Se alguém me ama, observará a minha palavra, e meu Pai o amará; nós viremos a ele e estabeleceremos a nossa morada. Aquele que não me ama não observa as minhas palavras’” (Jo 14,21-24).

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Deixe Jesus tocar seu Coração

Silenciar para ouvir o Senhor



Há vários tipos de silêncio. Muitos mergulham nele apenas para fugir ou para dormir. Outros fazem uso de mil técnicas a fim de atingirem um silêncio simplesmente relaxante; outros ainda exercitam a meditação com o pensamento bloqueado, suspenso num vácuo silencioso, no qual julgam ser elevados.
Alguns emudecem por capricho ou por mau humor; e assim por diante… No entanto, o verdadeiro silêncio é aquele que nos coloca diante de Deus. Essa experiência enriquece os nossos valores, enobrece nossas reflexões, sentimentos e ideias, e mais: no íntimo da alma formam-se as convicções e enraízam-se as virtudes. Dessa forma, as linhas mestras da luta pessoal por melhorarmos a cada dia um pouco mais são definidas e solidificadas.
Temos o hábito de falar muito e quase não sabemos escutar o outro, sobretudo ao Senhor, que quer nos falar no íntimo de nosso coração. Há pobreza de palavras, porque há pobreza de silêncio. Só teremos condições de responder com prontidão a Deus e aos irmãos se nos exercitarmos nessa escuta.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Arme-se com a "arma" da oração, e terá mais força no combate diário.
(São Padre Pio de Pietrelcina)

Orando com o Antigo Testamento


Escutai-me, levitas! Santificai-vos agora, santificai o templo do Senhor, Deus de nossos pais, e purificai-o de tudo o que o mancha. (2Cr 29,5)

Orando com o Novo Testamento



Todo homem verá a salvação de Deus. (Lc 3,6)

O Evangelho comentado cada dia

1ª Semana da Quaresma
Mt 6,7-15

Pai Nosso! Que presente nos deu Jesus ao nos ensinar esta belíssima e completa oração, a oração do cristão por excelência. Ao rezarmos o Pai Nosso como resposta de fé à Palavra do Senhor, entendemos melhor por que Jesus no Evangelho de hoje nos alerta: "Nas vossas orações, não multipliqueis palavras...". No final deste dia, agraciados com filiação divina, deixemos o amor , a providência e o perdão de Deus tomarem conta de nosso ser. Digamos apenas e simplismente: obrigado, Pai Nosso!

Evangelho do dia

Vós deveis rezar assim

Evangelho (Mateus 6,7-15)

Terça-Feira, 28 de Fevereiro de 2012
1ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santos Romão e Lupicino

28 de Fevereiro

 Santos Romão e Lupicino São Romão entrou para a vida religiosa com 35 anos, na França, onde nasceram os dois santos de hoje. Ele foi discernindo sua vocação, que o deixava inquieto, apesar de já estar na vida religiosa. Ao tomar as constituições de Cassiano e também o testemunho dos Padres do deserto, deixou o convento e foi peregrinar, procurando o lugar onde Deus o queria vivendo.

Indo para o Leste, encontrou uma natureza distante de todos e percebeu que Deus o queria ali.

Vivia os trabalhos manuais, a oração e a leitura, até o seu irmão Lupicino, então viúvo, se unir a ele. Fundaram então um novo Mosteiro, que se baseava nas regras de São Pacômio, São Basílio e Cassiano.

Romão tinha um temperamento e caminhada espiritual onde com facilidade era dado à misericórdia, à compreensão e tolerância. Lupicino era justiça e intolerância. Nas diferenças, os irmãos se completavam, e ajudavam aos irmãos da comunidade, que a santidade se dá nessa conjugação: amor, justiça, misericórdia, verdade, inspiração, transpiração, severidade, compreensão. Eles eram iguais na busca da santidade.

O Bispo Santo Hilário ordenou Romão, que faleceu em 463. E em 480 vai para a glória São Lupicino.

Santos Romão e Lupicino, rogai por nós!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mensagem do dia

Escolhidos como sementes de uma nova geração
 
Se você soubesse que foi escolhido para uma seleção de futebol, de vôlei ou de basquete, com certeza não estranharia as exigências dos treinadores: a indicação de não beber, de não fumar, de ter uma alimentação adequada, noites de sono, e tantos exercícios físicos.

Deus nos escolheu como semente de uma nova geração, e por isso está se esmerando na preparação dessas sementes, para que nenhuma delas se perca. Quando semeamos sementes velhas, mal selecionadas, num canteiro bem preparado, podemos regar e tomar todos os cuidados, mas, infelizmente, a maior parte delas não nascerá. Deus Pai não quer que isso aconteça conosco.

Deus Pai quer produzir uma geração de homens e mulheres novos. Sabendo disso, o demônio quer exterminar a riqueza da humanidade: a nossa juventude. O maligno quer exterminá-la com o sexo desregrado, a bebida, as drogas e as consequências todas que vêm daí. Talvez você tenha entrado por esses caminhos errados. Volte! Faça uma boa confissão. Recomece tudo de novo. Você é capaz de permanecer na graça de Deus. É necessário ser coerente. O Todo-poderoso lhe dará forças para superar, mas é preciso força de vontade: decisão. E isso cabe a você.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Deixe Jesus tocar seu Coração

Volte ao Senhor e deixe os seus pecados



O Senhor está sempre nos chamando para estarmos ao lado d’Ele. Jesus, que é a própria Misericórdia encarnada, nunca desiste de nós; Ele continua batendo à porta do nosso coração até que tenhamos a coragem de abri-la e deixá-Lo entrar para cear conosco. Sempre é tempo de voltarmos para o Senhor.
“Volta ao Senhor e deixa os teus pecados, suplica em sua presença e diminui as tuas ofensas” (Eclo 17,21-22).
Somente ao vivermos próximos ao Senhor seremos capazes de acolher e demonstrar misericórdia por aqueles com quem convivemos e que vêm ao nosso encontro.
Peçamos ao Senhor a graça de ser misericordiosos, compassivos e puros com nossos irmãos como Ele o é.
Clamemos ao Espírito Santo que, neste dia que se chama hoje, renove toda a nossa vida e encha o nosso coração com os Seus dons.
Rezemos: “Ó vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais”.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Cada um tem o que espera. Confie em Deus e você já terá muito!
(São Padre Pio de Pietrelcina)

Orando com o Antigo Testamento


 Prestai atenção. Eis o que vos diz o Senhor: não temais, não vos deixeis atemorizar diante dessa multidão imensa, pois a guerra não compete a vós, mas a Deus. (2Cr 20,15)

Orando com o Novo Testamento



Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na cidade de Davi um Salvador, que é Cristo Senhor. (Lc 2,10-11)

O Evangelho comentado cada dia

1ª Semana da Quaresma
Mt 25,31-46

A lei suprema do cristianismo é aquela que define o próprio Deus: o amor que vai ao encontro do outro! Lembremos aqui das palavras de São João da Cruz: "No entardecer da vida seremos examinados sobre o amor". Amar, portanto, não é apenas a nossa grande questão, mas é também o ponto que nos qualifica definitivamente diante de Deus e dos irmãos. Por ser essa a vontade de Deus, façamos desta quaresma um tempo propício para a conversão ao essencial do cristianismo, o amor!

Evangelho do dia

Assentar-se-á em seu trono glorioso e separará uns dos outros

Evangelho (Mateus 25,31-46)

Segunda-Feira, 27 de Fevereiro de 2012
1ª Semana da Quaresma

 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Gabriel das Dores

27 de Fevereiro

 São Gabriel das Dores Nascido a 1838 em Assis, na Itália, dentro de uma família nobre e religiosa, recebeu o nome de batismo Francisco, em homenagem a São Francisco.

Na juventude andou desviado por muitos caminhos, e era dado a leitura de romances, festas e danças. Por outro lado, o jovem se sentiu chamado a consagrar-se totalmente a Deus, no sacerdócio ministerial. Mas vivia 'um pé lá, outro cá'. Ou seja, nas noitadas e na oração e penitência.

Aos 18 anos, desiludido, desanimado e arrependido, entrou numa procissão onde tinha a imagem de Nossa Senhora. Em meio a tantos toques de Deus, ouviu uma voz serena, a voz da virgem Maria, que dizia que aquele mundo não era para ele, e que Deus o queria na religião.

Obediente a Santíssima Virgem, na fé, entrou para a Congregação dos Padres Passionistas. Ali, na radicalidade ao Evangelho, mudou o nome para Gabriel, e de acordo também com a sua devoção a Nossa Senhora, chamou-se então: Gabriel da Dores.

Antes de entrar para a Congregação, já tinha a saúde fraca, e com apenas 23 anos partiu para a glória, deixando o rastro da radicalidade em Deus.

Em meios as dores, São Gabriel viveu o santo Evangelho.

São Gabriel das Dores, rogai por nós!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Mensagem do dia


Você é chamado a ser um valente guerreiro do Senhor
 
O Senhor diz claramente: nós que fomos alcançados pela graça do derramamento do Espírito Santo de Deus, que vem acontecendo na Igreja Católica desde 1967, somos também convocados para uma "guerra santa" e já fomos enviados para a frente de batalha: “Aproximem-se, subam, todos os homens de guerra!”

O Senhor nos dá um nome: "Somos homens de guerra". Em hebraico esse termo é "guibor". Somos guerreiros, somos da tropa de elite do Senhor, convocados e adestrados pelo Espírito Santo, que recebemos. Somos impulsionados para a frente de batalha como os “valentes guerreiros” do Senhor dos Exércitos.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Deixe Jesus tocar seu Coração

Mergulhemos na fonte da Divina Misericórdia



A Misericórdia do Senhor surpreende-nos sempre e alcança todo pecador.
Deus chama as cidades envolvidas pela devassidão e maldade, como Sodoma e Gomorra, e oferece a Sua salvação:
”Ouvi a palavra do senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. Vinde, debatamos – diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão branco como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra” ( Is 1,10.16-19).
No momento atual, esta mesma misericórdia é oferecida ao mundo. É preciso escutar e obedecer a Deus Pai. O Senhor nos chama a moldarmos a nossa vida no amor, na pureza e na justiça, e sempre está disposto a nos perdoar.
Aproveitemos o dia de hoje para estreitar o nosso relacionamento com Deus e com as pessoas que nos são caras e para rezar por todos que estão perdidos nos vícios e no pecado.
”Ilumina meus olhos, Senhor. Guardai-me do sono da morte. Que meu inimigo não possa dizer: triunfei sobre ele” (Salmo 12,5).
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Em tudo o que você fizer, seja sempre humilde, guardando zelosamente a pureza de seu coração e a pureza de seu corpo.
(São Padre Pio de Pietrelcina)

Orando com o Antigo Testamento


Ó nosso Deus, não exercereis sobre nós vossa justiça? Pois a força nos falta diante dessa multidão que avança contra nós; não sabemos o que fazer e nossos olhos se voltam para vós.(2Cr 20,12)

Orando com o Novo Testamento


Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente, que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos passos no caminho da paz. (Lc 1,78-79)

O Evangelho comentado cada dia

1º Domingo da Quaresma
Mc 1,12-15

Lectio Divina

Preparando a Oração: Escolher um lugar apropriado para oração. Fazer silêncio e desligar-se das preocupações do dia a dia. Pedir as luzes do Espírito Santo para ouvir, rezar, pedir e agradecer como covém.
Leitura: Ler o texto de modo lento, saboreando as palavras; não ter pressa pra terminar. Imaginar as cenas e as pessoas a partir do que foi lido. Permitir que a Palavra penetre o mais íntimo do nosso ser.
Meditação: É hora de ruminar e saborear a Palavra. Não coloque resistência à ação do Espírito Santo e deixe que a Palavra ilumine as realidades obscuras da sua vida.
Oração: A oração brotará como fruto da meditação. Poderão brotar louvores, súplicas, pedidos de perdão, oferta e até adoração. Deixe o Espírito rezar em ti ou por ti!
Ação: Agora você fará o seu compromisso. Cuide para que seja o mais prático possível.
Oração do Pai-Nosso: Termino agradecendo ao Pai celeste este precioso tempo de graça e conversão.

Evangelho do dia

Foi tentado por Satanás, e os anjos o serviam

Evangelho (Marcos 1,12-15)

Domingo, 26 de Fevereiro de 2012
1º Domingo da Quaresma

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 12o Espírito levou Jesus para o deserto. 13E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre animais selvagens, e os anjos o serviam.
14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Porfírio

26 de Fevereiro

 São Porfírio Nascido do ano de 353 em Tessalônica da Macedônia, Porfírio foi muito bem formado pelos seus pais, numa busca de piedade e vontade de Deus. Com 25 anos foi para o Egito, onde viveu a austeridade. Depois, seguiu para a Palestina, vivendo como eremita por 5 anos. Devido a uma enfermidade seguiu para Jerusalém, onde se tratou.

São Porfírio percebia que faltava algo. Ele tinha herdado uma grande fortuna, e já tendo discípulos - que vendo a ele seguir a Cristo, também quiseram seguir nosso Senhor nos passos dele - ele ordenou que esses discípulos fossem para Tessalônica e vendessem todos os bens. Ele então, pôde dar tudo aos pobres.

Ele estava muito doente, mas através de uma visão, o Senhor o curou. Mais tarde, passou a trabalhar para ganhar o 'pão de cada dia', sempre confiando na Divina Providência.

O Patriarca de Jerusalém o ordenou sacerdote, e depois Bispo em Gaza, tendo grande influência politica e na religiosidade de todo o povo. Por meio do Espírito Santo e das autoridades, conseguiu que os templos pagãos fossem fechados, e os ídolos destruídos. Não para acabar com a religiosidade, mas para apontar a verdadeira religião: Nosso Senhor Jesus Cristo, único Senhor e Salvador.

Faleceu no século V, deixando-nos esse testemunho: nossa fé, nossa caridade, precisam ter uma ressonância dentro e fora da Igreja, para a glória de Deus e Salvação de todas as pessoas.

São Porfírio, rogai por nós!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Mensagem do dia


Jesus se dá por inteiro na Eucaristia
 
Para um corpo ressuscitado não há barreiras nem empecilhos. O Corpo de Jesus é assim, o de Maria também, e o nosso ainda o será.

Cristo apareceu diversas vezes aos apóstolos [após a Morte]. De maneira repentina, se fazia visível e, logo depois, se tornava invisível, para mostrar que já estava ali com eles. Não conseguiam vê-Lo, pois os nossos sentidos não têm a capacidade de captar um corpo ressuscitado.

Não se tratava de um espírito – era o Corpo d'Ele. Tanto assim que tinha os sinais das chagas. Jesus lhes mostrava as mãos e os pés com Suas chagas, para que não tivessem dúvida, e até comeu entre eles para que percebessem que era Ele mesmo e não “um espírito”, como fez questão de explicar: “Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um espírito não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho” (Lc 24,39).

É com esse Corpo que Jesus Cristo está na Eucaristia. É Jesus por inteiro: um Corpo que tem carne, sangue e ossos; mais ainda: um Corpo humano de alguém que sente, ama e perdoa.

Jesus quis concretizar a Sua presença entre nós na hóstia, sob a forma de pão e vinho, assim compreenderíamos que, quando recebemos a Eucaristia, estamos recebendo o Seu Corpo, que vem ser presença, remédio, cura, alimento e força para nós.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Deixe Jesus tocar seu Coração

Deus é o nosso apoio e sustentáculo



Somos muito fracos, inconstantes e pecadores, por isso não podemos perder a oportunidade de entregar a Deus toda e qualquer situação, até aquelas para as quais não acreditamos haver solução.
Enquanto não percebermos de onde vem a força de que precisamos, ficaremos nos debatendo, buscando soluções humanas, querendo vencer as situações por nós mesmos. É muito importante mergulharmos na misericórdia de Deus, mas, igualmente importante, é ajudar os outros a alcançar a mesma graça.
Seja qual for a situação em que vivemos, precisamos confiar: Deus é o nosso apoio e sustentáculo.
Quando aprendemos a obedecer à voz de Deus, temos a certeza de que o mundo pode desabar ao nosso redor, mas não deixaremos de acreditar que Jesus está no barco de nossa vida.
Ao mesmo tempo, sabemos que o Senhor nos dá forças para que continuemos caminhando e para que ajudemos tantas pessoas ao nosso lado que, como nós, necessitam encontrar a paz, o amor e o direcionamento!
“Ninguém tem maior amor do que aquele que se despoja da vida por aqueles a quem ama” (Jo 15,13)
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


“A beneficência, venha de onde vier, é sempre filha da mesma mãe: a providência.” (Padre Pio de Pietrelcina)

Orando com o Antigo Testamento



Fez o mal, não aplicando seu coração à procura do Senhor. (2Cr 12,14)

Orando com o Novo Testamento



Libertados de mãos inimigas, possamos servi-lo em santidade e justiça, em sua presença, todo os dias da nossa vida. (Lc 1,74-75)

O Evangelho comentado cada dia

Sábado depois das Cinzas
Lc 5,27-32

O Deus da misericórdia e a misericórdia de Deus são as imagens que Jesus usou para nos falar do Pai. A misericórdia não é somente a capacidade de ir ao encontro do outro a partir do coração; é mais do que isto, é acreditar nos lampejos de vida e conversão que se escondem no coração humano. Sendo assim, a misericórdia torna nosso culto pleno de sentido, de verdade e de vida. Um dos anseios mais secretos do coração humano é do ser envolvido pelo amor misericordioso de Deus e dos irmãos.

Evangelho do dia

Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores para a conversão

Evangelho (Lucas 5,27-32)

Sábado, 25 de Fevereiro de 2012
Sábado depois das Cinzas

 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Santa Valburga

25 de Fevereiro

Santa Valburga Santa Valburga nasceu no ano de 710. Era filha de São Ricardo, rei dos Saxões do Oeste. Santa Valburga tinha dois irmãos: o bispo Vilibaldo e o monge Vunibaldo. Durante uma peregrinação com seu pai, mãe e irmãos aos Lugares Santos, Santa Valburga retirou-se numa abadia. E foi ali que descobriu a beleza do chamado de Deus, consagrando-se inteiramente ao Senhor. Seu pai veio a falecer durante a viagem de volta dessa peregrinação.

Em 748, foi enviada por sua abadessa à Alemanha, junto com outras religiosas, para fundar e implantar mosteiros e escolas entre populações recém-convertidas. Na viagem, uma grande tempestade foi aplacada pelas preces de Valburga, por ela Deus já operava milagres. Naquele país, foi recebida e apoiada pelo bispo Bonifácio, seu tio, que consolidava um grande trabalho de evangelização, auxiliado pelos sobrinhos missionários.

Designou a sobrinha para a diocese de Eichestat onde Vunibaldo havia construído um mosteiro em Heidenheim e tinha projeto para um feminino na mesma localidade. Ambos concluíram o novo mosteiro e Valburga eleita a abadessa. Após a morte do irmão, ela passou a dirigir os dois mosteiros, função que exerceu durante dezessete anos. Nessa época transpareceu a sua santidade nos exemplos de sua mortificação, bem como no seu amor ao silêncio e na sua devoção ao Senhor. As obras assistenciais executadas pelos seus religiosos fizeram destes mosteiros os mais famosos e procurados de toda a região.

Valburga se entregou a Deus de tal forma que os prodígios aconteciam com frequência. Os mais citados são: o de uma luz sobrenatural que envolveu sua cela enquanto rezava, presenciada por todas as outras religiosas e o da cura da filha de um barão, depois de uma noite de orações ao seu lado.

Morreu no dia 25 de fevereiro de 779 e seu corpo foi enterrado no mosteiro de Heidenheim, onde permaneceu por oitenta anos. Mas, ao ser trasladado para a igreja de Eichestat, quando de sua canonização, em 893, o seu corpo foi encontrado ainda intacto. Além disso, das pedras do sepulcro brotava um fluído de aroma suave, como um óleo fino, fato que se repetiu sob o altar da igreja onde o corpo foi colocado.

Nesta mesma cerimônia, algumas relíquias da Santa foram enviadas para a França do Norte, onde o rei Carlos III, o Simples, havia construído no seu palácio de Atinhy, uma igreja dedicada a Santa Valburga. O seu culto, em 25 de fevereiro, se espalhou rápido, porque o óleo continuou brotando. Atualmente é recolhido em concha de prata e guardado em garrafinhas distribuídas para o mundo inteiro. Os devotos afirmam que opera milagres.

Santa Valburga, rogai por nós!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mensagem do dia


Jesus expressa a vontade do Pai
 
“Senhor, aquele que amas está doente”. Foi o que disseram a Jesus quando deram-lhe a notícia de que seu amigo Lázaro estava doente. É palavra de grande consolação! Diz-se para alguém que é realmente amado! “Ora, havia um doente, Lázaro, de Betânia, do povoado de Marta e de Maria, sua irmã. (Maria é aquela que ungiu o Senhor com perfume e enxugou seus pés com os cabelos. Lázaro, seu irmão, é quem estava doente.) As irmãs mandaram avisar Jesus: ‘Senhor, aquele que amas está doente’” (Jo 11,1-3).

Para este recado, Jesus tem uma resposta: “Esta doença não leva à morte, mas é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela” (Jo 11,4).

Deus, por nos amar, chama-nos a crer nesta grande verdade. Jesus expressa a vontade de Deus. Seja qual for a doença ou situação que apresentamos a Deus, servirá para a sua glória, porque desta forma o Filho de Deus será glorificado.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Deixe Jesus tocar seu Coração

Viver o hoje cura-nos intensamente


Viver o dia de hoje faz-nos bem em todos os aspectos: espiritual, psicológico, afetivo, social…
O Senhor, na Sua infinita sabedoria e bondade, nos ensinou que: “A cada dia basta o seu cuidado” (Mt 6, 34c), e que “não devemos nos preocupar com o dia de amanhã” (Mt 6, 34a).
Não fiquemos presos às coisas passadas, nem pensando no que ainda virá. Vivamos intensamente o presente: amando, perdoando, ajudando as pessoas, contribuindo com o bem comum e à inteira disposição da vontade de Deus a nosso respeito.
Quando ficamos atrelados ao passado, a ponto de adoecermos, a vida passa e não nos apercebemos nem nos apropriamos das graças próprias deste dia. Vamos hoje ficar bem atentos a cada pessoa que passar pela nossa vida; olhemos para o céu várias vezes; contemplemos a beleza da natureza e os detalhes da vida com os quais hoje a Divina Providência nos presenteará: o sorriso de uma criança, e nascer e o pôr do sol e tantas cenas lindas que alegrarão o nosso coração.
Vivamos o dia que se chama “hoje” em plenitude, sem desperdiçar nenhum momento.
Jesus, eu confio em Vós!!

Frase do dia


Tenha Jesus Cristo em seu coração e todas as cruzes do mundo parecerão rosas.
(São Padre Pio de Pietrelcina)

Orando com o Antigo Testamento



Aplicai-vos, pois, de todo o vosso coração e vossa alma a buscar o Senhor vosso Deus. (I Cr 22,19)

Orando com o Novo Testamento



Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu salvador. (Lc 1,46-47)

O Evangelho comentado cada dia

Sexta-feira depois das Cinzas
Mt 9,14-15

Muitas de nossas práticas religiosas se tornaram formalismo, e o jejum é uma delas. Se jejuar for apenas privação de alimentos, diria que vivemos em um mundo em que jejuar só não está na moda como também já virou doença. O jejum que Deus quer vai além, e o seu valor e significados são dados pelo coração e pelo espírito com que se realiza, isto é, o desejo profundo de conversão.

Evangelho do dia

Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão

Evangelho (Mateus 9,14-15)

Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2012
Sexta-feira depois das Cinzas

 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram:
“Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Sérgio

24 de Fevereiro

 São Sérgio Celebramos neste dia a santidade de vida do monge Sérgio que chegou ao martírio devido seu grande amor a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. São Sérgio vivia no deserto enquanto os cristãos estavam sendo perseguidos e entregando a vida em sacrifício de louvor.

Certa vez o santo monge e intercessor foi movido pelo Espírito Santo para ir à Cesareia, onde lá ele encontrou no centro da praça a imagem de Júpiter, que era considerado como o maior dos deuses entre os pagãos. Diante da imagem os sacerdotes pagãos acusavam os cristãos e os condenavam, com o motivo de serem eles os culpados da omissão dos deuses diante das necessidades do povo.

Encorajado por Deus, São Sérgio levantou-se para denunciar as mentiras e anunciar no poder do Espírito Santo o Evangelho. Depois de fazer um lindo trabalho de evangelização, São Sérgio foi preso e no século IV partiu para a Glória.

São Sérgio, rogai por nós!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mensagem do dia


Somos cidadãos do céu!
 
O Pai tem uma morada para cada um de nós no céu. Essa é a esperança que nós, combatentes, precisamos assumir a cada dia mais e proclamar aos quatro cantos da terra. Temos lá uma morada: somos cidadãos do céu!

Pousada é o lugar onde você pousa para descansar e depois, no dia seguinte, continua a caminhada. Mas morada é o lugar onde a pessoa permanece. Não é lugar de passagem: é lugar para morar; lugar para permanecer.

Deus Pai afirma que existem MORADAS para nós no céu. Se o seu sobrenome é, por exemplo, Silva, saiba que no céu há uma morada própria da família Silva. Se o seu sobrenome é Ferreira, há no céu uma morada própria da família Ferreira. Há no céu uma morada para a sua família. Sempre comparo as moradas do céu com a beleza dos arranjos de flores. Sua família é um arranjo, e o Pai precisa de você para que toda a sua família possa morar no céu. Lá há lugar para ela. Jesus foi preparar esse caminho.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Retirado do Site Canção Nova

Deixe Jesus tocar seu Coração

Sigamos sempre pela trilha da verdade



Somos livres para fazer as nossas escolhas, mas precisamos fazę-las acertadamente. Muitas vezes, entramos em caminhos que inicialmente parecem bons, mas no fim nos conduzem ao buraco. A cada açăo que formos realizar, em qualquer momento ou circunstância, precisamos pedir a Deus sabedoria e discernimento, para năo entrarmos por caminhos tortuosos e afundarmos. "Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos" (Sl 119,30).Quando temos uma reta intençăo diante das situaçőes, o próprio Senhor adianta-se em nos mostrar o caminho certo, e se por acaso errarmos com o desejo de acertar na vontade de Deus, Ele mesmo endireitará os nossos passos. Existem pessoas que săo eternamente infelizes, porque năo sabem fazer as escolhas certas para a sua vida. Tudo é muito simples, basta perguntarmos ao Senhor em cada situaçăo: "Senhor, o que queres de mim? O que queres que eu faça? O que queres para a minha família?" Mostra-me os Teus caminhos! Peçamos ao Senhor a graça de sermos dóceis ŕ vontade d'Ele em todos os momentos de nossa vida.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


O impulso de permanecer em paz eternamente é bom e santo, mas é preciso modificá-lo com a completa resignação à Vontade Divina.
(São Padre Pio de Pietrelcina)

Orando com o Antigo Testamento


Mas eu não passo de um adolescente e não sei como me conduzir. Dai pois a vosso servo um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal; pois sem isso, quem poderia julgar o vosso povo, um povo tão numeroso? (1Rs 3,7b-9)

Orando com o Novo Testamento


Eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. (Lc 1,6)

O Evangelho comentado cada dia

Quinta-Feira depois das Cinzas
Lc 9,22-25

Jesus nos apresenta no Evangelho de hoje a condição para segui-lo, e nesta condição, o segredo da vivência quaresmal: saber renunciar e, principalmente, renunciar a nós mesmos! Com esta exigência, Jesus não está pregando a autopunição, pois a renúncia do cristão tem um horizonte bem definido e uma meta a ser alcançada: o nascimento do homem novo e libertado, a nossa Páscoa. Senhor, queremos viver esta renúncia fundamental , venha ao encontro de nossa fraqueza e ajuda-no com a força do teu Espírito!

Evangelho do dia

Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará

Evangelho (Lucas 9,22-25)

Quinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2012
Quinta-feira depois das Cinzas

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Policarpo

23 de Fevereiro

São Policarpo O santo deste dia é um dos grandes Padres Apostólicos, ou seja, pertencia ao número daqueles que conviveram com os primeiros apóstolos e serviram de elo entre a Igreja primitiva e a Igreja do mundo greco-romano.

São Policarpo foi ordenado Bispo de Esmirna pelo próprio São João, o Evangelista. De caráter reto, de elevado saber, amor à Igreja e fiel à ortodoxia da fé, era respeitado por todos no Oriente.

Com a perseguição aos cristãos, o santo Bispo de 86 anos, escondeu-se até ser preso e levado para o governador, que pretendia convencê-lo de ofender a Cristo. Policarpo, porém, proferiu estas palavras: "Há oitenta e seis anos sirvo a Cristo e nenhum mal tenho recebido dele. Como poderei rejeitar Àquele a quem prestei culto e reconheço como meu Salvador".

Condenado à morte no estádio da cidade, ele próprio subiu na fogueira e testemunhou para o povo: "Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o Vosso Nome adorável seja glorificado por todos os séculos". São Policarpo viveu o seu nome – poli=muitos, carpo=fruto – muitos frutos”, que foram regados com suor, lágrimas e, no seu martírio no ano de 155, regado também com sangue.

São Policarpo, rogai por nós!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

É tempo de vida nova!


"Senhor, eu vos louvarei entre os povos, anunciarei o vosso nome aos meus irmăos. Aleluia!" (Sl 17,50; 21,23) O encontro com Jesus Cristo é decisivo! Somente Ele tem a chave da vida. Só n'Ele o homem encontra a revelaçăo do Amor que tanto busca: ''Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer encontre vida eterna. Quem nele crę năo é condenado, mas quem năo crę já está condenado, porque năo acreditou no nome do Filho Unigęnito'' (Joăo 3,16.18). Deus está intervindo no mundo e o Cristo Ressuscitado, Misericordioso, sofre as demoras na espera da conversăo de cada pessoa em particular. Será que já chegou a nossa vez? Como estamos em nossa abertura para a luz de Cristo? Nossas açőes tęm testemunhado a obra de Deus em nós? É tempo de vida nova! É tempo de năo ter medo de abraçar o bem. É hora de nos aproximarmos da luz de Cristo e abandonarmos de vez as obras das trevas. Este é o dia que o Senhor fez para nós. Temos graças suficientes para que consigamos vencer o mal. Oremos uns pelos outros! Amando-nos e respeitando-nos como irmăos!
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Perdoe a todos com caridade cristã.
(São Padre Pio de Pietrelcina)

Orando com o Antigo Testamento


O senhor pôs-me a salvo e livrou-me, porque me ama. (2Sm 22,20)

Orando com o Novo Testamento



Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. (Mc 16,15)

O Evangelho comentado cada dia

Quarta-feira de Cinzas
Mt 6,1-6. 16-18

Hoje iniciamos, como Igreja, o Tempo Litúrgico da Quaresma. Começamos com em forte e desafiador convite: "Convertei-vos e crede no Evangelho". Esta frase não é apenas uma síntese da mensagem de Jesus Cristo, é também nossa tarefa quaresmal, nosso caminho para a Páscoa! A Igreja nos convida, através dos sinais e meios de esmola, oração, jejum, escuta da Palavra e caridade fraterna, a vivermos uma autêntica renovação interior. Ouçamos o forte e suave convite de Paulo: "reconciliai-vos com Deus".

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Mateus 6,1-6.16-18)

Quarta-Feira, 22 de Fevereiro de 2012
Quarta-feira de Cinzas


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

Festa da Cátedra de São Pedro

22 de Fevereiro

 Festa da Cátedra de São Pedro Festa da Cátedra de São Pedro. É com alegria que hoje nós queremos conhecer um pouco mais a riqueza do significado da cátedra, do assento, da cadeira de São Pedro que se encontra na Itália, no Vaticano, na Basílica de São Pedro. Embora a Sé Episcopal seja na Basílica de São João de Latrão, a catedral de todas as catedrais, a cátedra com toda a sua riqueza, todo seu simbolismo se encontra na Basílica de São Pedro.
Fundamenta-se na Sagrada Escritura a autoridade do nosso Papa: encontramos no Evangelho de São Mateus no capítulo 6, essa pergunta que Jesus fez aos apóstolos e continua a fazer a cada um de nós: "E vós, quem dizei que eu sou?" São Pedro,0 em nome dos apóstolos, pode assim afirmar: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus então lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne, nem o sangue que te revelou isso, mas meu Pai que está no céus, e eu te declaro: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; eu te darei a chave dos céus tudo que será ligado na terra serás ligado no céu e tudo que desligares na terra, serás desligado nos céus".
Logo, o fundador e o fundamento, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Crucificado que ressuscitou, a Verdade encarnada, foi Ele quem escolheu São Pedro para ser o primeiro Papa da Igreja e o capacitou pelo Espírito Santo com o carisma chamado da infalibilidade. Esse carisma bebe da realidade da própria Igreja porque a Igreja é infalível, uma vez que a alma da Igreja é o Espírito Santo, Espírito da verdade.
Enfim, em matéria de fé e de moral a Igreja é infalível e o Papa portando esse carisma da infalibilidade ensina a verdade fundamentada na Sagrada Escritura, na Sagrada Tradição e a serviço como Pastor e Mestre.
De fato, o Papa está a serviço da Verdade, por isso, ao venerarmos e reconhecermos o valor da Cátedra de São Pedro, nós temos que olhar para esses fundamentos todos. Não é autoritarismo, é autoridade que vem do Alto, é referência no mundo onde o relativismo está crescendo, onde muitos não sabem mais onde está a Verdade.
Nós olhamos para Cristo, para a Sagrada Escritura, para São Pedro, para este Pastor e Mestre universal da Igreja, então temos a segurança que Deus quer nos dar para alcançarmos a Salvação e espalharmos a Salvação.
Essa vocação é do Papa, dos Bispos, dos Presbíteros, mas também de todo cristão.

São Pedro, rogai por nós!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

A misericórdia humana e a divina



"Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia’. É suave a palavra misericórdia, meus irmãos. E se a palavra assim é, o que não será a realidade?
Apesar de todos a desejarem, não agem de modo a merecer recebê-la, o que é mau. De fato, todos querem receber a misericórdia, mas poucos querem dá-la.
Ó homem, com que coragem queres pedir aquilo que finges dar! Deve, portanto, conceder misericórdia aqui na terra quem espera recebê-la no céu. Por isso, irmãos caríssimos, já que todos queremos misericórdia, tenhamo-la por padroeira neste mundo, para que nos liberte no futuro. Há no céu uma misericórdia a que se chega pelas misericórdias terrenas. A Sagrada Escritura assim diz: ‘Senhor, no céu, tua misericórdia’.
Qual é a misericórdia humana? Aquela, é claro, que te faz olhar para as misérias dos pobres. E a misericórdia celeste? Certamente a que concede o perdão dos pecados” (São Cesário de Arles, bispo).
Peçamos, hoje, ao Senhor, a graça de sermos misericordiosos, principalmente com os mais necessitados dessa graça.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Não se desanime se você não consegue fazer tudo como gostaria.
(São Padre Pio de Pietrelcina)

Orando com o Antigo Testamento


Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei para meu Deus: de seu Templo ele ouviu a minha voz. E meu clamor chegou a seus ouvidos. (2Sm 22,7)

Orando com o Novo Testamento


Mas o que perseverar até o fim será salvo. (Mc 13,13)

O Evangelho comentado cada dia

7ª Semana do Tempo Comum
Mc 9,30-37

Todos, em maior ou menor medida, sofremos de uma tentação quase irresistível, o poder! O maior testemunho da comunidade cristã, no meio de nosso mundo, seria voltar à pessoa de Jesus, o "Servo sofredor", o servidor paciente, aquele que disse: "Eis que venho, ó Pia, para fazer a vossa vontade". Amanhã começamos o tempo da quaresma. Que o evangelho de hoje nos ajude a bem vivermos este tempo, tempo do "serviço salvador", da fraternidade e solidariedade. Tempo para romper as estruturas asfixiantes da ambição e do domínio; tempo de conversão!

Evangelho do dia

Evangelho
Evangelho (Marcos 9,30-37)

Terça-Feira, 21 de Fevereiro de 2012
7ª Semana Comum

 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37“Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo do dia

São Pedro Damião

21 de Fevereiro

 São Pedro Damião São Pedro Damião, Bispo e Doutor da Igreja. Nasceu em Ravena, Itália no ano de 1907. Marcado desde cedo pelo sofrimento porque perdeu os seus pais, foi morar e viver com seu irmão. No amor e no acolhimento, São Pedro Damião pode discernir a sua vocação.

Oração e penitência, algo que sempre acompanhou a vida de Pedro Damião; e algo que também precisa nos acompanhar constantemente.

São Pedro Damião discerniu sua vocação à vida religiosa e entrou para a Ordem dos Camaldulenses, no mosteiro de Fonte Avellana, na Úmbria, onde religiosos austeros levavam vida de eremitas.

Diante das regras e do que ele via e percebia, era preciso uma renovação a começar por ele. Ao se abrir a ação do Espírito Santo, ao ser obediente às regras, outros também foram se ajuntando a Pedro Damião, fundaram outros mosteiros e deram essa contribuição.

A renovação de qualquer instituição passa pela renovação pessoal, e também é válido para os tempos de hoje. As reclamações, as acusações, as rebeliões nada renovam, mas a decisão pessoal, a abertura a Deus, isso sim, pode provocar, como provocou na vida e na história de São Pedro Damião, uma renovação.

Deus pediu mais, e ele foi servir de maneira mais próxima a hierarquia da Igreja, sendo conselheiro de um Papa. Foi Bispo de Óstia, lugar perto de Roma, e também foi escolhido como Cardeal. Algo que marcou a sua história.

São Pedro Damião, sua própria vida nos aconselha a oração, a penitência e ao amor que se compromete com a renovação dos outros, pois a partir da renovação pessoal, nós também ajudamos na renovação do outro e das instituições.

A Igreja precisa ser renovada constantemente, para isso somos chamados a nossa renovação pessoal, a conversão diária. Peçamos a intercessão do santo de hoje que foi Bispo, Cardeal e Doutor da Igreja.

São Pedro Damião, rogai por nós!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Deixe Jesus tocar seu Coração

Uma mãe de verdade sempre enxerga além


Há coisas que somente uma mãe é capaz de enxergar e de fazer por um filho. Nem sempre as pessoas com as quais convivemos conseguem perceber o que estamos vivendo, mas não há como esconder da nossa mãe o que se passa, porque ela é capaz de perceber mesmo quando não queremos ou não sabemos o que dizer.
Graças a Deus, todos nós temos uma Mãe que nos acompanha sempre. Quando sentimos medo, ela nos diz: “Não sou eu a tua mãe”? E assim em cada situação ela se faz presente e nos convida a nos colocarmos sob os seus cuidados, porque ela quer cuidar de cada um de nós, da mesma forma como cuidou do Menino Jesus.
Convidemos hoje a nossa Mãe, Maria Santíssima, para ser a nossa companheira, nossa amiga e fazer tudo conosco.
Jesus nos deu Maria como Mãe aos pés da cruz, e na pessoa de São João pediu-nos para levá-la para casa: “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para sua casa” (Jo 19, 26-27).
Obrigada, Virgem Maria, pelos seus cuidados de Mãe na nossa vida.
Jesus, eu confio em Vós!

Frase do dia


Não desanime quando for incompreendido.
(São Padre Pio de Pietrelcina)

Orando com o Antigo Testamento


Invoco o Senhor digno de todo louvor e fico livre dos meus inimigos. (2Sm 22,4)

Orando com o Antigo Testamento


Tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e ser-vos-á dado. (Mc 11,24)